sábado, 24 de setembro de 2011


MENINO NÃO GOSTAVA DA PROFESSORA, AFIRMA POLÍCIA.



Rosileide Queiros de Oliveira, 38 anos, era vista como ‘linha dura’ pelos alunos da escola. Ficha de Davi Mota Nogueira não tinha ocorrências e estudante era tido como exemplar pela direção.Filho de um guarda civil municipal, criado em uma família evangélica, aluno exemplar. Esse é o perfil de Davi Mota Nogueira, 10 anos, um menino tímido, que tinha poucos amigos e dificilmente falava em sala de aula. Na tarde desta quinta, ele atirou contra a professora de português Rosileide Queiros de Oliveira e se matou. Antes de disparar, Davi fez um desenho semelhante à cena que aterrorizaria a todos que estavam na classe minutos depois ? um menino com duas armas, um professor e um balão com os dizeres “eu com 16 anos”. A imagem foi apreendida pela polícia e será analisada.O estudante Luan Pereira, 15 anos, disse que a timidez de Davi era motivo de gozação. Segundo o adolescente, o menino tinha dificuldade para se relacionar com os colegas e não gostava da professora, vista como repressora e exigente pelo restante dos alunos. A informação foi confirmada pelo delegado Francisco José Alves Cardoso, chefe da Delegacia Central de São Caetano. “Pelo que apurei, o menino não se dava bem com a Rosileide.” O delegado disse que vai investigar se o garoto sofria bullying.A professora também não gostava de Davi. É o que garante Luiz Eduardo, namorado há dez meses de Rosileide. “Não sei se era sobre esse aluno especificamente, mas ela falava de um menino que o pai era GCM de São Caetano e que tinha problemas psicológicos”, disse. A educadora teria contado que ninguém tomava providências em relação ao aluno e, na opinião dela, o menino deveria estar em um colégio especial. Sua visão sobre o garoto contrasta com a descrição dada por Luan ? para Rosileide, Davi era hiperativo, batia nos colegas, maltratava as crianças e tinha brincadeiras que fugiam da normalidade.
Ainda segundo Luiz Eduardo a professora comunicou o que acontecia à direção da escola, mas nada foi feito. “A coordenadora da escola sabia, mas tudo foi relatado verbalmente, não tem nada no papel”, disse.
Funcionários da escola relataram à polícia que Davi era um aluno normal, aplicado e sem nenhuma queixa por parte de alunos ou professores.
Opinião de Elizabeth Costa Pinto – Psicanalista
Realengo pode ter inspirado crime em escola
É padrão que uma tragédia como a de Realengo se torne modelo para crimes semelhantes. É provável que Davi tenha se inspirado nesse caso antes de agir. O fato de uma criança levar uma arma à escola demonstra total falta de freio em sua formação. O que aconteceu tinha um planejamento e o suicídio é uma fuga da culpa. É nítido que esse garoto tinha um problema que já havia sido revelado em casa, mesmo que por um clima, um olhar. A única prevenção é fazer com que os pais realmente olhem para seus filhos.


Professora baleada por aluno não sabe que ele se matou, diz namorado



A professora de português da 4ª série do ensino fundamental Rosileide Queiros de Oliveira, de 38 anos, vítima do aluno Davi Mota Nogueira, de 10 anos, na quinta-feira (22), dentro de uma escola em São Caetano do Sul, no ABC, ainda não sabe que o estudante que a baleou se matou em seguida com um tiro na cabeça. A informação foi divulgada na manhã deste sábado (24) pelo namorado da educadora, o funcionário público Luiz Eduardo Hayakawa.
“Tanto eu quanto a família ainda não contamos a ela [Rosileide] que seu aluno se suicidou. Ela soube por nós que foi ele quem atirou nela, o que a deixou surpresa porque os dois nunca tiveram problemas. Não sabemos por que o garoto fez isso. Rosileide nem sabia até então quem havia atirado nela. O menino era quieto e nunca apresentou mau comportamento”, disse Luiz Hayakawa.
A professora está internada em observação num quarto do Hospital das Clínicas de São Paulo e deverá voltar para a casa na próxima semana. Antes disso, deverá ser ouvida pela Polícia Civil na segunda-feira (26) ainda na unidade médica. “Uma hora ou outra vamos ter de falar da morte do Davi para ela [Rosileide]. Até porque policiais querem pegar o depoimento dela ainda no hospital. Ela deverá sair do quarto entre terça [27] ou quarta-feira [28] quando poderá voltar para casa, pelo que me disseram os médicos”, disse Hayakawa. Sua namorada havia passado por cirurgia que retirou a bala que a feriu da região abdominal.
Crime premeditado
O motivo do crime ainda é investigado pela Polícia Civil. O menino pediu a professora para ir ao banheiro, foi autorizado, e quando voltou atirou nela dentro da sala onde estavam 23 crianças. Em seguida, seguiu para uma escada, onde disparou contra sua cabeça e morreu. A escola tem 16 câmeras de segurança, que registraram a passagem do aluno, mas não os disparos.
Não está descartada a possibilidade de o estudante ter sido vítima de bulluying. Também será apurado se a educadora recebeu alguma ameaça do garoto. A investigação quer ouvir dois amigos de Davi, um menino e uma menina já identificados, que teriam ouvido o atirador dizer que mataria a professora e se suicidaria em seguida. O comentário teria sido escutado pelos colegas um dia antes da tragédia. Se isso for confirmado, a polícia terá a certeza de que o crime foi premeditado.
A polícia obteve a informação sobre a suposta premeditação do crime após ouvir duas professoras da escola Escola Municipal Professora Alcina Dantas Feijão, na sexta-feira (23). Em depoimento no 3º Distrito Policial de São Caetano, elas relataram que após os tiros, alunos falavam que Davi havia prometido cometer o crime e que se mataria depois.
“As professoras confirmaram que após os tiros ouviram crianças falar que Davi tinha comentado um dia antes que mataria a professora e que se mataria”, disse a delegada titular do 3º DP, Lucy Fernandes, neste sábado (24). “Quem ouviu isso do aluno teriam sido dois colegas mais próximos dele que já sabemos quem são. Aparentemente, ainda não sabemos porque o menino atirou na professora, talvez ele não gostasse dela ou foi pressionado a fazer isso para provar algo a alguém. Tudo isso está sendo apurado”.
Depoimentos na escola
A delegada Lucy Fernandes pretende ouvir as duas crianças na próxima semana. Além delas, também prestarão depoimento os outros alunos que estavam da classe de Davi que estavam na sala de aula e viram a professora ser baleada depois que o garoto voltou do banheiro. “Todos serão ouvidos com ajuda de psicólogos na própria escola. Levá-los para a delegacia poderia trazer mais problemas para eles, que já estão traumatizados com o que presenciaram”, disse a delegada.
Um dos motivos de Davi ter se matado após atirar na professora seria o fato de ele temer ser repreendido pelo pai, Milton Evangelista Nogueira, 42, que é guarda-civil, segundo apurou a investigação. A arma usada pelo garoto é de Nogueira e foi apreendida. Ele ainda poderá responder criminalmente por não ter impedido o filho de pegar o revólver calibre 38 que ele escondia em casa.
Pai de Davi
O pai do menino já havia notado a falta da arma em casa e chegou a ir à escola durante à tarde para perguntar aos filhos se eles estavam com ela. Segundo a diretora, o pai foi autorizado a conversar com os filhos, mas o conteúdo da conversa não foi relatado aos funcionários. Os dois filhos negaram que estivessem com a arma.
Para Meire Cunha, coordenadora pedagógica da escola, se o pai tivesse relatado à direção o que havia ocorrido algo poderia ter sido feito para evitar a morte do menino.
As aulas na escola foram suspensas nesta quinta e sexta-feira e só devem ser retomadas na quarta-feira (28). Na segunda (26) e na terça (27), os professores e funcionários irão se reunir para planejar como será feita a recepção dos alunos na volta às aulas.
A polícia também quer ouvir a partir da próxima semana os pais de Davi e da diretora da escola. Todos os depoimentos em São Caetano serão acompanhados pelo Ministério Público.

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.