segunda-feira, 24 de outubro de 2011

NOTÍCIAS DE NOVA RUSSAS E REGIÃO:

NOVA RUSSAS: HOMEM MORRE APÓS SOFRER ATENTADO A BALA

O FATO OCORREU NESTE SÁBADO, 22, POR VOLTA DAS 19:30 MIN., NAS PROXIMIDADES DO CEMITÉRIO, NA RUA ORIEL MOTA,SAÍDA DE NOVA RUSSAS PARA ARARENDÁ,  SENDO VÍTIMA ANTÔNIO RENAN RODRIGUES PORFÍLIO, 22 ANOS, QUE ERA AGENTE DE ENDEMIAS DO MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS E RESIDIA NO BAIRRO PROGRESSO.SEGUNDO INFORMAÇÕES, A VÍTIMA ESTAVA VOLTANDO DA CASA DE UM FAMILIAR, QUANDO FOI ABORDADO POR UM INDIVÍDUO BAIXO E GORDO, QUE ESTAVA EM UMA MOTOCICLETA DE COR PRATA, APROXIMOU-SE  E FETUOU PELO MENOS 05 DISPAROS, SENDO QUE 03 ACERTARAM RENAN, UM NAS COSTAS, OUTRO NAS NÁDEGAS E OUTRO NO BRAÇO DIREITO.APÓS A PRÁTICA DO CRIME, O ASSASSINO FUGIU, TOMANDO RUMO IGNORADO.A POLÍCIA FOI ACIONADA, CHEGOU AO LOCAL, ENCONTROU A VÍTIMA  CAÍDA AO SOLO, QUE FOI SOCCORRIDA AO HOSPITAL LOCAL E TRANSFERIDA COM URGÊNCIA PARA SANTA CASA DE SOBRAL, ONDE PASSOU POR CIRURGIA, MAS DEVIDO A GRAVIDADE DAS LESÕES, VEIO A ÓBITO NA TARDE DESTE DOMINGO, 23. SEGUNDO INFORMAÇÕES, A VÍTIMA TERIA REVELADO PARA A POLÍCIA O NOME DO CRIMINOSO, MAS ESTA INFORMAÇÃO NÃO FOI CONFIRMADA.SEGUNDO AINDA MAIS INFORMAÇÕES, A VÍTIMA ERA AMIGO DE "TOINZIN", QUE FOI ASSASSINADO NO ÚLTIMO  DIA 25 DE SETEMBRO, NO BAIRRO PROGRESSO, QUANDO ESTAVA EM UM BAR E FOI EXECUTADO POR 02 INDIVÍDUOS EM UMA MOTOCICLETA.INCLUSIVE A POPULAÇÃO TEM COMENTADO QUE SERIAM 07 PESSOAS QUE ESTARIAM MARCADAS PARA MORRER EM NOVA RUSSAS E QUE AGORA RESTARIAM 05 PESSOAS DA LISTA NEGRA.SERÁ?CADÊ NOSSAS AUTORIDADES QUE NÃO DÃO UM BASTA NISSO?VOLTAMOS A ÉPOCA DO FAROESTE?

ARARENDÁ: HOMEM É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR CRIANÇA DE 05 ANOS

UM HOMEM  DE NOME CÍCERO DAVID DE SOUSA FERREIRA, 23 ANOS, RESIDENTE E NATURAL DE TAUÁ, FOI PRESO NESTE SÁBADO, 22, ACUSADO DE ESTUPRAR UMA CRIANÇA DE 05 ANOS. O FATO ACONTECEU EM UM HOTEL DA CIDADE, E A VÍTIMA É NETA DA DONA DO ESTABELECIMENTO.O INDIVÍDUO FOI FLAGRADO POR UMA FUNCIONÁRIA DO HOTEL QUANDO ESTAVA DESPINDO A CRIANÇA.A POLÍCIA FOI ACIONADA E PRENDEU O MANÍACO EM FLAGRANTE.

PORANGA: INDIVÍDUOS PRATICAM ARROMBAMENTO SEGUIDO DE FURTO NA LOJA MACAVI 

O CRIME ACONTECEU NA MADRUGADA DESTA SEGUNDA-FEIRA, 24, QUANDO 02 ELEMENTOS ARROMBARAM A LOJA E LEVARAM ALGUNS ELETRO-ELETRÔNICOS, QUE FORAM ABANDONADOS NA PRAÇA DA MATRIZ DE PORANGA, APÓS OS CRIMINOSOS SEREM PERSEGUIDOS POR POPULARES. A POLÍCIA ESTÁ A PROCURA DOS AUTORES DO CRIME, QUE AINDA NÃO FORAM IDENTIFICADOS.

MAIS NOTÍCIAS:

CARIDADE: Corpos de Agente do Pró-Cidadania e de seu irmão encontrados enterrados em cova rasa 


No final da manhã da última sexta-feira, 21/10, a polícia localizou os corpos do Agente do Pró-cidadania, Ediclene Medeiros Canuto, 23 anos, e de seu irmão, Edvaldo Medeiros Canuto, 16 anos, que estavam desaparecidos desde 21 de setembro de 2011, dia em que ambos deixaram a comunidade de Monteiro com destino a sede do município de Caridade.Os corpos foram localizados em cova rasa em um riacho, próximo ao açude Oiticica, na localidade de Monteiro, na propriedade da família Alves, acusada da prática deste crime, e estavam com as mãos amarradas para trás, já em estado avançado de putrefação. O que chamou a atenção da polícia, foi o fato de que os criminosos após enterrarem as vítimas, mataram um cavalo e colocaram em cima da cova rasa, para despistar a cena do crime.A operação que foi desencadeada desde o dia do desaparecimento, vinha sendo coordenada pela Delegada Regional de Canindé, Dra. Cláudia Oliveira Guia, e contou com o apoio do Delegado Jocel Dantas, Diretor do Departamento de Polícia Civil do Interior. Participaram da operação que localizou os corpos, a Polícia Civil, Polícia Militar, Perícia Forense, e Agentes do Pró-cidadania de Caridade.
 





Dos acusados envolvidos no crime, dois já se encontram presos na Delegacia de Capturas, em Fortaleza, os quais foram identificados como sendo Francisco Evaldo Martins Barbosa, o "Zé Preto", 35 anos, e Afonso Neto Martins Barbosa, 44 anos, o "Neto Alves". Os outros acusados encontram-se ainda foragidos, e de acordo com a polícia, outras três pessoas teriam envolvimento no crime, sendo um dos principais um homem identificado como Xerém.


Juazeiro do Norte-CE: Vigilância proíbe remédio que leva nome de Padre Cícero




Técnicos da vigilância sanitária de Juazeiro do Norte, cidade no Sul do Ceará, fizeram inspeção nesta segunda-feira (24) para apreender remédios caseiros batizados com o nome de Padre Cícero e vendidos no comércio local.A vigilância recolheu também a chamada “pomada Padre Cícero’. Os fiscais afirmam que a imagem de Padre Cícero é usada para aumentar as vendas do produto, que pode causar efeitos colaterais.De acordo com o fiscal da vigilância sanitária Carlos Alberto de Azevedo, as substâncias são misturas de ervas embaladas em um frasco com rótulo e vendida como remédio. “A partir do momento em que você põe um rótulo e diz que serve para isso ou para aquilo, tem de haver uma responsabilidade técnica, que vai garantir que aquele produto tem qualidade”, explica o fiscal.Juazeiro do Norte é o maior centro religioso do Ceará e um dos principais do Nordeste. A cada ano milhões de pessoas visitam o município em devoção a Padre Cícero Romão Batista, fundador da cidade e santo popular, mesmo sem ser canonizado pela Igreja Católica.De acordo com técnicos, os remédios Padre Cícero têm elementos como o amoníaco, que podem causar efeito colateral. Os comerciantes defendem que os produtos apontados como prejudiciais são usados apenas para conservar o remédio. “Nós usamos arueira, baço, ameixa, todos remédios para cicatriz. Depois é só cozinhar e fica pronto”, diz o comerciante José Ramos, que afirma que o produto não causa efeito colateral.A proibição desagradou os comerciantes. Eles alegam que o remédio é vendido há décadas na região e que a satistação dos romeiros que visitam a cidade é prova da qualidade dos medicinais Padre Cícero. “Sempre que venho a Juazeiro do Norte compro o bálsamo Padre Cícero. Eu uso para passar mais as dores, e para mim serve”, diz a romeira Gilerne Fernando, da Paraíba.
“Produto tradicional”
Devido à tradição dos produtos na região, a vigilância sanitária promoveu um encontro dos comerciantes com especialistas no assunto para convencê-los de que uso de remédios caseiros é perigoso. O encontro foi realizado por administradores do comércio da região do Horto e conduzido pelo coordenador do Centro Nordestino de Medicina Popular, Celerino Carrionde, que trabalha com ervas medicinais há 30 anos.
“Não se pode usar esse remédio. Ele é perigoso e pode causar efeitos colaterais. A gente quer produtos que tenham maior eficácia e segurança. Ele pode até ser eficaz, mas não é seguro”, diz Carrionde. O especialista em ervas medicinais esclarece que o uso de uma planta medicinal isoladamente é regular, mas a mistura de ervas e venda precisa da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Carrionde sugere aos comerciantes populares do Horto que se reunam em associação para fabricar o remédio com controle de qualidade e autorização da Anvisa.

Banco Central alerta para tentativas de golpes realizadas por telefone

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (24) um comunicado onde alerta a população para que fica atenta à ação de golpistas que se passam por funcionários da instituição oferecendo vantagens e até cobrando para resolver problemas ligados ao banco.De acordo com nota do BC, a autarquia não faz contatos com pessoas físicas ou jurídicas para tratar do andamento de pendências administrativas, judiciais ou solicitação de documentos. A exceção é para as partes interessadas em processos administrativos cujos processos foram devidamente protocolados e que estejam em análise no Banco Central.O BC informou ainda que uma linha telefônica com código de área do Distrito Federal (61) e de número 4063-6199 foi identificada, mas podem existir outras utilizadas nas fraudes. As ocorrências estão sendo encaminhadas para a Polícia Federal.

Justiça pode impedir novamente venda de novas linhas da TIM no CE

A empresa de telefonia móvel TIM pode ser impedida novamente de comercializar novas habilitações no Ceará. A Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), Ministério Público do Estado e Decon, requereram a nulidade da revogação da liminar que impedia a venda de chips por parte da operadora no Ceará.O documento já apreciado pelo desembargador Clécio Aguiar de Magalhães, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). O magistrado intimou a empresa a apresentar defesa até o fim deste mês.De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem, Seccional Ceará, Eginardo Rolim, OAB-CE e Ministério Público recorreram da decisão de revogação da liminar publicada em agosto deste ano porque as reclamações contra a empresa não diminuíram no decorrer dos meses. “A TIM apresentou um plano de expansão, mas em nenhum momento comprovou que esse plano está sendo efetivamente cumprido. O desembargador, o mesmo que já tinha dado parecer favorável à liminar anteriormente, não atendendo, portanto, ao pedido da TIM, que tinha recorrido da decisão judicial, despachou no sentido de ouvir a empresa para depois se manifestar sobre o caso. Enquanto isso, as reclamações contra o serviço da operadora continuam”, explica Eginardo. Em junho deste ano, a Justiça cearense determinou a suspensão da TIM em comercializar novas habilitações até que a empresa ampliasse a rede de atendimento. Dois meses depois, a liminar foi revogada e a empresa voltou a operar normalmente.De acordo com Eginardo Rolim, a qualidade dos serviços prestados por outras companhias do setor também está sendo estudada pela Comissão.“Esperamos que a TIM apresente sua defesa e que, pela emergência do caso, seja apreciada pelo desembargador o mais rápido possível. Mas sem perder de vista as demais empresas, estamos fazendo um levantamento de seus serviço aqui no Ceará”, afirma o representante da OAB-CE.


Municípios cearenses poderão receber recursos para construção de Centros de Assistência Social

Os municípios cearense de Araripe, Aratuba e Sobral, terão que apresentar até o dia 7 de novembro ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), projetos para a construção de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) OU Centro de Rerência Especializados de Assistência Social (Crea).Os projetos que preencherem os requisitos da resolução receberão recursos vinculados ao orçamento da União deste ano e poderão aprimorar a rede pública de serviços socioassistenciais cofinanciados pelo Governo Federal.Os critérios de partilha da verba foram determinados pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). As propostas para construção de Cras e Creas devem ser enviadas pelo portal do Governo Federal, por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv – www.convenios.gov.br). “Estão habilitados para apresentar projetos os municípios com equipamento que preencha critérios de pessoal, horário de funcionamento e placa, entre outros, mas que precisa de acessibilidade ou de maior espaço”, destaca a secretária nacional de Assistência Social do ministério, Denise Colin.

Médicos do SUS no Ceará suspendem atendimento nesta terça-feira

A Comissão Pró-SUS, composta por representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenan), confirma que médicos de todo o país suspenderão o atendimento nesta terça-feira (25).Eles protestam contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho e de assistência oferecidas na rede pública de saúde. A ideia é chamar a atenção das autoridades e da população para os problemas que afetam o setor.“Com a mobilização queremos chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais recursos para a saúde, melhor remuneração para os profissionais e melhor assistência à população”, afirma o coordenador da Comissão Pró-SUS do CFM Aloísio Tibiriçá Miranda.A paralisação está confirmada no Ceará, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Piauí.Serão suspensos os atendimentos eletivos (consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos). No entanto, ficará assegurado o trabalho nas unidades de urgência e emergência.


Semace discute sobre agrotóxicos nos sertões Central e Inanhuns

"Os municípios de Quixeramobim e Crateús, nas macro-regiões dos sertões Central e Inhamuns, respectivamente, discutirão questões em torno da temática sobre agrotóxicos. Na ocasião, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio de sua Diretoria Florestal (Diflo), realizará o Workshop Comercialização e Uso Legal de Agrotóxicos no Estado do Ceará, nos dias 25 e 26 de outubro.O objetivo é reunir comerciantes de agrotóxicos visando esclarecer dúvidas sobre adequação da venda e descarte de embalagens de produtos agrotóxicos. Durante o evento, técnicos da Diflo, juntamente com fiscais da Diretoria de Fiscalização, explicarão procedimentos para o registro das revendas e comércio junto à superintendência, de acordo com a legislação ambiental vigente.Dentre os participantes, o momento contará com a participação de representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea). Eles explanarão sobre competências e precauções em relação à atividade.

Ceará tem chuvas 700% acima da média no mês de outubro

As chuvas fora de época que vêm sendo registradas em outubro, no Ceará, estão atingido números acima da média no período. Dados da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que, até esta segunda-feira (24), o Estado tem precipitações 710,3% além do normal.Em outubro, até o dia 24, o Ceará tem uma média de somente 7,1 milímetros em seus 184 municípios. A Funceme, no entanto, indica que em 2011 o índice no mês está em 57,7 milímetros. Uma série de chuvas acima de 100 milímetros, e até com mais de 200 milímetros, foi registrada no Interior.De acordo com o metereologista Paulo Barbiere, da Funceme, as maioria das precipitações vem acontecendo na metade da região Sul do Estado, em uma parte da região Norte e também na Serra da Ibiapaba.Barbalha, com 252 milímetros; Brejo Santo, com 223 milímetros e Carius, com 205 milímetros são os municípios com os maiores índices pluviométricos registrados pela Funceme até o momento.A explicação para as precipitações fora de época se deve a dois fenômenos, segundo Barbiere: uma frente fria que começou no Sul da Bahia, afetando as chuvas no Sul do Ceará, além de uma nebulosidade oriunda do Amazonas até o Sul e o Sudeste do país.
Previsões
De acordo ainda com Barbiere, a intensidade dos fenômenos já está diminuindo e é diminuta a possibilidade de chuvas para os próximos dias.Somente a possível vinda de uma frente fria existente no Sul do País pode resultar em precipitações futuras no Ceará, mas a Funceme acredita que o fenômeno não deve chegar ao Estado.

Gasolina no Ceará varia mais de 50 centavos, diz ANP

O preço da gasolina em Fortaleza apresenta uma variação superior a 10 centavos, aponta a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A pesquisa foi feita em mais de 70 postos da Capital e indica que o valor do litro pode chegar a R$ 2,799 na Capital.No Ceará o combustível ultrapassa R$ 3 no Interior e a variação entre o preço mais baixo e mais barato supera 50 centavos.A pesquisa foi feita ao longo da semana passada e concluída no último sábado (22), segundo a ANP. Em Fortaleza o trabalho coletou preços em 73 postos, em todas as regiões da cidade, e o valor mais baixo foi de R$ 2,68 em três estabelecimentos do Centro e da Aldeota.Já o preço mais alto, de R$ 2,799, foi verificado em 12 postos localizados em várias regiões de Fortaleza. A variação foi de R$ 11 centavos.Em Fortaleza o preço médio da gasolina é de R$ 2,772. É o segundo valor médio mais alto entre todas as nove capitais do Nordeste, atrás somente de Maceió, onde o litro em média custa R$ 2,793. Em João Pessoa o combustível mais barato chega a R$ 2,329, conforme ainda a ANP.
Região Metropolitana e Interior
No Ceará o valor mais baixo por litro de combustível foi encontrado em Caucaia, na Grande Fortaleza, por R$ 2,549. O valor mais alto, por sua vez, foi anotado em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, a R$ 3,090. A variação no Estado chega a R$ 0,541 centavos.

Ceará deve ganhar mais duas usinas eólicas

O Ceará está prestes a ganhar mais duas usinas eólicas. Na próxima quinta-feira (27), a partir de 14 horas, o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) vota o licenciamento ambiental de dois parques a serem instalados na praia de Fontainha, a 19 quilômetros de Aracati, no Litoral Leste.Atualmente o Estado possui 17 usinas em operação com capacidade total para 493,9 MW. Somente em Aracati existem cinco parques eólicos. A Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) estima que o Ceará deve ter mais de 50 parques eólicos em 2014 e uma capacidade instalada de quase 1,5 mil MW.Um dos parques eólicos, chamado de São Judas Tadeu, deve ter potência instalada de 16,2 MW. O projeto prevê o uso de nove aerogeradores em um terreno total de 89 hectares. Já o outro parque, com o nome de Fontainha, tem uma potência prevista de 14,4 MW por meio de oito geradores e um terreno de 117,57 hectares.A reunião de quinta-feira no Coema deve avaliar o pedido de licenciamento prévio. Depois da atual fase, as obras serão iniciadas após a aprovação da licença de instalação. Já o funcionamento das usinas começar somente após a aprovação da licença de operação.

NOVOS JUÍZES DO TRE TOMAM POSSE

Os advogados Antônio Sales de Oliveira e Mônica Fontgalland Rodrigues de Lima tomam posse, nesta segunda-feira, nos cargos de juízes substitutos, categoria jurista, da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. A posse acontece às 15h30 no Gabinete da Presidência do TRE-CE, na presença do desembargador Ademar Mendes Bezerra, presidente do Tribunal, e dos demais juízes da Corte da Justiça Eleitoral do Ceará.
Os dois novos juízes foram nomeados, no último dia 13 de outubro, pela presidente Dilma Roussef, que também nomeou o advogado Manoel Castelo Branco Camurça para o cargo de juiz titular da Corte do TRE. Ele substituirá Tarcísio Brilhante de Holanda, que chegou ao fim do seu segundo mandato, em outubro de 2010. A data da posse do novo juiz titular do TRE ainda não foi definida.

Dilma prorroga Zona Franca de Manaus por 50 anos

A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje a prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos e a ampliação dos benefícios para toda região metropolitana da capital amazonense. O comunicado foi feito durante cerimônia de inauguração da ponte que liga as duas margens do Rio Negro, realizada no dia em que a cidade completa 342 anos. "Trouxe dois presentes", afirmou Dilma, ao anunciar as duas medidas. "Queremos que a Zona Franca gere emprego a milhões de amazonenses", disse.De acordo com Dilma, a ocupação de vagas geradas na Zona Franca vai enfraquecer a exploração predatória da floresta amazônica. "Este é um reconhecimento da situação do povo do Amazonas e do que representa a floresta e sua imensa riqueza de biodiversidade para o País", disse a presidente, ao lado do governador do Amazonas, Omar Aziz, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva."Quando impedimos o desmatamento, criamos oportunidades de trabalho para o Amazonas. Aqui combinamos duas coisas, o crescimento e a preservação do meio ambiente", completou, antes de exaltar a inauguração da Ponte Rio Negro e parabenizar os moradores de Manaus pelo aniversário da cidade. "A ponte é um monumento à altura dos 342 anos", disse. "Desejo a Manaus, ao Amazonas e ao povo amazonense um feliz aniversário."

Eleições 2012: Candidatura de Heitor Férrer ganha força para disputa em Fortaleza

O deputado federal André Figueiredo, presidente estadual do PDT, foi reconduzido ao cargo e permanece a frente da Executiva estadual, pelos próximos dois anos. A decisão foi tomada durante convenção da sigla realizada no sábado (22), no plenário da Assembleia Legislativa.

Deputado estadual Heitor Férrer (PDT)
Férrer 2012?
Os pedetistas também discutiram a mobilização da sigla para as eleições municipais de 2012. O deputado estadual Heitor Férrer, que já manifestou o desejo de concorrer a sucessão de Luizianne Lins (PT), foi bastante festejado durante a convenção. O parlamentar foi citado por colegas, entre as quais a deputada Patrícia Saboya, por sua atuação e compromisso com a vida pública.
Com apoio de Lupi
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, prestigiou o evento. Ao falar aos convencionais, Luppi citou o nome do deputado estadual Heitor Férrer para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2012.O presidente estadual da sigla, André Figueiredo, assegurou que Fortaleza terá prioridade nos planos da sigla para as eleições de 2012. O pedetista avalia, no entanto, que a escolha do representante da legenda só deve acontecer no início do ano que vem.

Professores da rede estadual protestam pedindo greve imediata

Professores da educação básica da rede estadual de ensino se reuniram em plenária na tarde desta segunda-feira (24) no salão do auditório Castelo Branco do Instituto Federal do Ceará (IFCE), na avenida Treze de Maio, bairro Benfica, e pediram greve imediata.Os educadores reivindicaram a nomeação de 300 aprovados em concurso público no ano de 2009 e pedem a implantação do piso nacional para os professores. A reunião serviu também para definir as diretrizes para uma nova paralisação, maracada para o dia 11 de novembro.
Caminhada quarta-feira
O Sindicato dos Professores e Servidores no Estado do Ceará (Apeoc) realiza, na próxima quarta-feira (26), uma caminhada em defesa dos direitos da categoria. A concentração acontece em frente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a partir das 15h.


Prefeito de Campinas exonera cunhado de Orlando Silva

O prefeito de Campinas, Pedro Serafim Júnior (PDT), exonerou o secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Petta, filiado ao PC do B e cunhado do ministro Orlando Silva. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município de hoje. Serafim Júnior assumiu a prefeitura na sexta-feira, no lugar de Demétrio Vilagra (PT), afastado temporariamente pela Câmara, enquanto durar a Comissão Processante que vai apurar suposto envolvimento do petista em esquema de corrupção da Sanasa, empresa de saneamento de Campinas. Vilagra tomou posse no fim de agosto, após o ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos, do PDT de Serafim Júnior, ter sido cassado.Segundo informou o ex-secretário de Esportes e Lazer, a decisão de colocar os cargos à disposição foi tomada pelo PC do B na quinta-feira à noite, comunicada ao novo prefeito na sexta-feira, levou em consideração a conjuntura local e nada tem a ver com as denúncias contra o ministro Orlando Silva.O PC do B de Campinas divulgou em nota que a decisão foi pautada exclusivamente pela conjuntura municipal. "Eu encarei a exoneração como algo natural", disse Petta nesta segunda ao Estado. "Tentar ligar isso à conjuntura do ministro do Esporte é forçar a barra", disse. "Sou solidário ao ministro e acredito que a verdade vá prevalecer, tanto que o acusador já admitiu não ter provas."Além de Petta, foram exonerados Nilson Lucílio (chefia de Gabinete) e Otávio Antunes (Comunicação). O presidente da Sanasa, Fernando Pupo, também do PC do B, também deixará o cargo.

Caminhão com 25 milhões de abelhas capota nos EUA

Um caminhão que transportava milhões de abelhas tombou no sul do Estado de Utah e as autoridades tentam descobrir uma maneira de capturar ou eliminar os insetos. O jornal The Deseret News informou que o caminhão transportava cerca de 25 milhões de abelhas quando capotou em uma autoestrada perto de St. George, no final da tarde do domingo.Não existem informações sobre quantas abelhas fugiram, mas autoridades estão em contato com o Departamento de Agricultura do Estado de Utah para descobrir como e se podem capturar os insetos ou eliminá-los.O canal de televisão KTVX informou que o motorista do caminhão e um passageiro foram transportados a um hospital por causa das picadas que levaram das abelhas. As autoridades recomendaram aos motoristas que viajam pelo interior de Utah que mantenham as janelas dos carros fechadas.

Ibama multa empresa que importou lixo em R$ 6 mi

Os dois contêineres com 46 toneladas de lixo classificado como hospitalar, apreendidos pela Receita Federal no Porto de Suape, na região metropolitana de Recife, devem ser devolvidos ao país exportador, os Estados Unidos, e o responsável pela importação, o empresário Altair Teixeira de Moura, deve arcar com as custas da devolução. Além disso, o Ibama autuou a empresa dele em R$ 6 milhões por danos causados ao meio ambiente.Essa é a postura do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em relação às cargas identificadas como "tecido de algodão com defeito" e que na verdade eram lençóis com manchas suspeitas de sangue e de outras secreções humanas, com logomarcas de vários hospitais norte-americanos, além de cateteres, seringas e luvas usadas.Os contêineres foram apreendidos nos dias 11 e 13 de outubro. Antes deles, outros seis contêineres - com cargas de mesma identificação - foram recebidos por Moura, dono da empresa Na Intimidade, de Santa Cruz do Capibaribe. Nos galpões da Império do Forro de Bolso (nome fantasia da Na Intimidade) nos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, todos interditados pela vigilância sanitária e polícia - havia um total de 25 toneladas de tecidos com as mesmas características da carga retida no porto.Amostras estão sendo analisadas pelo Instituto de Criminalística (IC). O laudo deve ser concluído nesta semana. De acordo com o Ibama, as 25 toneladas devem ser incineradas por uma empresa especializada, também custeada pela Na Intimidade. "Muitos dos lençóis encontrados nos galpões apresentavam dejetos e alguns vinham com eletrodos utilizados em exames cardíacos", afirmou a superintendente regional do Ibama, Ana Paula Pontes, com base em depoimentos de pessoas que lidavam com o material e depuseram em inquérito instaurado pela Polícia Civil.O advogado do importador, Gilberto Lima, diz que o Ibama se antecipou ao fazer a acusação, "não teve a cautela de esperar o laudo do IC" para comprovar se os tecidos estão contaminados. "São tecidos limpos e novos, sobras de diversas fábricas de empresas norte-americanas e que serviam de matéria prima para fazer forro de bolso", diz ele. Quanto aos contêineres retidos no porto, ele afirma que Altair foi vitima de engano, pois não teria importado material usado. O advogado pretende responsabilizar a empresa exportadora Texport Inc.O trâmite de devolução não é simples. De acordo com o inspetor da Receita Federal no Porto de Suape, Carlos Eduardo, o procedimento usual nestes casos é o da incineração da carga. Para haver a devolução, como quer o Ibama, é preciso, primeiramente, saber se os Estados Unidos aceitam a carga de volta. Segundo ele, as negociações visando a devolução ficarão a cargo do Ministério das Relações Exteriores. A Polícia Federal assumiu a responsabilidade pelo caso e conta com a colaboração da polícia federal norte-americana (FBI) nas investigações.

Emerson Leão é o novo técnico do São Paulo

A diretoria do São Paulo anunciou nesta segunda-feira a contratação do técnico Emerson Leão. O treinador assume o comando da equipe ainda nesta tarde e viajará com o grupo para o Paraguai, onde a equipe enfrentará o Libertad, na quarta-feira, em duelo válido pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O treinador assinou contrato com o clube até o final de 2011."O Leão se encaixa perfeitamente no que desejamos. É um técnico vitorioso, de comando e com forte identificação com o torcedor. Além disso, claro, temos como referência seu excelente trabalho deixado no clube", afirmou Adalberto Batista, diretor de futebol do clube.Esta será a segunda passagem de Leão pelo São Paulo, já que o treinador dirigiu a equipe entre 2004 e 2005. Com ele, o time terminou o Campeonato Brasileiro 2004 em terceiro lugar e foi campeã paulista em 2005. Quando deixou o clube, o time fazia boa campanha na Libertadores.Posteriormente, a equipe foi campeã continental sob o comando de Paulo Autuori.Nesse período, Leão dirigiu o São Paulo em 45 partidas, com 27 vitórias, 12 empates e seis derrotas. "Minha volta ao São Paulo é um reencontro com o passado. É estar no lugar certo na hora certa. Estou muito feliz por voltar ao São Paulo. Conheço o clube e o clube me conhece", disse Leão.Com passagens de sucesso na sua carreira no Sport, no Atlético Mineiro e no Santos, Leão estava sem trabalhar desde o final de agosto de 2010, quando foi demitido do comando do Goiás. Agora, retorna ao São Paulo com o objetivo de recuperar a equipe, que atravessa péssimo momento no Campeonato Brasileiro.O São Paulo está há sete rodadas sem vitórias no torneio e ocupa o sexto lugar, fora do grupo que garante vaga na Libertadores de 2012, com 49 pontos, oito atrás do líder Vasco. Em 2011, a equipe já foi dirigida por Paulo César Carpegiani, Adilson Batista e Milton Cruz, de forma interina.

Dimas Filgueiras aceita convite e volta a ser treinador do Ceará

Após reunir-se com a presidência do clube, Dimas Filgueiras aceitou o convite e volta a comandar o Ceará Sporting Club. O 'soldado alvinegro' será o treinador da equipe nos últimos 7 jogos do Vozão na Série A.Dimas retorna ao cargo após a demissão de Estevam Soares. O presidente Evandro Leitão disse que a meta é a permanência na primeira divisão em 2012.Evandro disse que o objetivo era trazer alguém que já conhecesse o elenco e admitiu que o nome de Lula Pereira também foi ventilado.Dimas comanda a equipe alvinegra no próximo sábado (29), diante do Fluminense, no PV.O Vozão é o 17º colocado na Série A, na zona de rebaixamento.

Griselda vai dar surra em Teresa Cristina




O autor de ´Fina Estampa´, Aguinaldo Silva, contou em entrevista para o UOL que a surra que Griselda (Lilia Cabral) dará em Tereza Cristina (Christiane Torloni) acontecerá na reunião de condôminos do ´Marapendi Dream´no momento em que a perua fará um discurso nazista contra a faz-tudo. ´Tereza Cristina tenta convencer os moradores a impedir que Griselda compre uma casa lá. Para desmerecer Griselda, Tereza Cristina faz um discurso tão nazista que a outra não aguenta e parte pra cima´.No capítulo da última sexta-feira (21), Tereza Cristina já armou um plano com vizinhas e convocou uma reunião em sua casa para convencer a vizinhança.O problema seria a mudança de Griselda para o local, ela se refere à Pereirão: ´Uma mulher sem cultura nem educação, uma criatura hedionda! Ela vai é poluir a nossa vizinhança´. Atitude que ganhou muitos adeptos.Após assinarem a convocação para a reunião extraordinária, os moradores comparecem em peso e ouvem o discurso da perua. Na verdade, a proibição para que Griselda não compre uma casa no local é possível, pois há uma cláusula na convenção do condomínio que a permite.
 

Homem com 39 mulheres e 94 filhos quer continuar a casar



Com as suas 39 mulheres, 94 filhos e 33 netos, o sexagenário indiano Zionnghaka Chana afirma que isso não é o bastante e quer «aumentar a prole», que vive num grande prédio do nordeste da Índia, informou esta segunda-feira a agência indiana Ians.´Eu gostaria de viajar além das fronteiras de Mizoram (a sua região, no nordeste) e da Índia para continuar a aumentar a minha família´, declarou Chana, de 67 anos, na sua aldeia, em Baktawng.A família de Chana é formada pelo patriarca, as suas 39 esposas, 94 filhos, 33 netos e 14 noras (na Índia, as noras passam a fazer parte da família do marido): no total, 181 pessoas.´Como em qualquer outra igreja, acreditamos na existência de Deus, a única diferença é que o nosso credo permite-nos casar com mais de uma mulher´, contou Nunparliana, um de seus filhos.A família segue as directrizes de um culto que chamam de ´Channa´, que começou com o pai de Zionnghaka, Challianchana (morto em 1997): foi criado no início da década de 1930 e, quatro gerações depois, conta com 1.700 membros.Embora não se saiba com toda a certeza quantos filhos teve o fundador Challianchana – que casou com 50 mulheres -, é certo que Zionnghaka é o seu primogénito.

Mulher espera marido morto ressuscitar e vive 1 mês com corpo




Uma camponesa colombiana conviveu por um mês com o corpo insepulto de seu marido em sua casa, em uma área rural da cidade sulina de Garzón, porque ele disse antes de morrer que ´iria ressuscitar´, informou neste domingo o jornal La Nación de Neiva, capital da província.O falecido Lúcio Chacué pediu a sua mulher que cumprisse esse desejo: permanecer com o corpo escondido na casa porque ele ´retornaria à vida´. Alba Yacué, a mulher, cumpriu a promessa e conviveu 30 dias com o corpo do marido morto.´O que restava de seu cadáver um mês após sua morte estava agasalhado com um lençol. Estava em estado de decomposição e expelia odores que Alba Yacué suportou na espera de uma possível ressurreição de seu companheiro´, acrescentou o jornal.Em mais de 40 anos como agente funerário jamais tinha visto uma coisa desta magnitude. Ficamos perplexos´, disse Evangelista Ome, da Funerária La Paz que recebeu o corpo.
Alba Yacué pediu que tratassem o corpo, mas para que devolvesse posteriormente, pois ainda acredita que possa sepultá-lo no pátio de sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário