quinta-feira, 22 de março de 2012

Primeira UPA 24 horas de Fortaleza inicia atendimento nesta sexta-feira

Até o final de 2012, 22 UPAs devem ser inauguradas no Ceará.

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Fortaleza começa a atender a população com serviços de urgência e emergência a próxima sexta-feira (23). A Unidade será localizada na Praia do Futuro e terá a capacidade de realizar 450 atendimentos por dia. A inauguração está prevista para esta quinta-feira (22), às 18 horas.

A UPA 24h da Praia do Futuro conta com uma área de 1.300 metros quadrados e terá 128 profissionais de saúde, entre eles 43 médicos e 18 enfermeiros. A unidade é formada por 15 leitos e equipamentos modernos para realização de exames.

Entre os atendimentos disponíveis à população, estão tratamentos contra doenças como pressão alta, febre, cortes, queimaduras e receber o primeiro atendimento em casos de Acidente Vascular AVC. Os médicos prestam socorro em casos de urgência, com apoio do serviço de raio-x, laboratório para exames e aparelho de letrocardiograma.
Meta é desafogar hospitais
De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), a UPA vai ajudar a reduzir o movimento de pacientes nas emergências dos hospitais, principalmente a do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), pela proximidade e facilidade de acesso através da Avenida Santos Dumont. "A UPA 24h funcionará de domingo a domingo, durante 24 horas, até nos feriados", informa a Sesa.

Para a construção e funcionamento da UPA da Praia do Futuro, foi investido mais de R$ 4 milhões, em obras e aquisição de equipamentos, oriundos do Governo do Estado do Ceará e do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário Sesa, Arruda Bastos, até o final de 2012, 22 UPAs devem ser inauguradas no Ceará. No total, serão entregues à população 48 UPAs até o ano de 2013.


·  Dia Mundial da Água
Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água? Vamos aos fatos: 97% da água do planeta, é água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra. Agora, é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida. Muito se fala em falta de água e que, num futuro próximo, teremos uma guerra em busca de água potável. Mas como está a situação dos recursos hídricos hoje no Brasil? Para o alívio de todos os brasileiros, o Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aqüífero Guarani.

No Dia Mundial da Água reflita sobre o desperdício e a preservação deste bem

Nesta quinta-feira (22) é comemorado o Dia Internacional da Água. Esta data foi nomeada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Desde então, todos os anos nesta data é realizada uma discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
Em 2012, o tema é Segurança da Água e da Comida, com a preocupação voltada para o aumento da população e a falta de recursos, pois hoje são contabilizados 7 bilhões de pessoas no planeta, e este número deve chegar a 9 bilhões até 2050. Cada um consume, em média, 2 a 4 litros por dia.
Para evitar o desperdício de água, a campanha visa tópicos como dieta sustentável, produtos que consomem menos água, redução de desperdício e produção de comida usando menos água. Precisamos evitar o desperdício e colaborar com a preservação da água não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano.
As atitudes do dia a dia precisam ser revistas por todos os habitantes do planeta. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Governo vai prorrogar IPI baixo para produtos da linha branca até junho

Benefício terminaria no próximo dia 31 e cortou o IPI da geladeira de 15% para 5% e o do fogão de 4% para zero.
 
O Governo Federal quer prorrogar por mais três meses a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para artigos da chamada linha branca (geladeiras, tanquinhos, máquinas de lavar e fogões).
O benefício, anunciado em dezembro do ano passado,  terminaria no próximo dia 31, e cortou o IPI da geladeira de 15% para 5% e o do fogão de 4% para zero.
A equipe econômica avaliação que a medida ajudou a aumentar o emprego e a incentivar o consumo. Os técnicos também estudam reduzir o IPI para outros bens de consumo e de capital, bem como o PIS/Cofins para mais alimentos.



'Não há risco de faltar juízes para as eleições', diz TRE
'O quadro de juízes eleitorais do Ceará será suficiente para realizar o próximo pleito', afirmou o juiz auxiliar da Corregedoria Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), Cléber de Castro Cruz, rebatendo a informação de que existem mais de 100 cargos vagos na justiça eleitoral.
Durante a coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (23), Cruz disse que o Ceará possui 145 juízes lotados no interior, número suficiente para atender às 110 Zonas Eleitorais durante o período das convenções partidárias, em junho, até a diplomação dos candidatos eleitos, em dezembro de 2012.
O juiz auxiliar esclareceu ainda que, existe um acordo firmado entre o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) e o TRE para garantir a presença de um juiz em cada Zona Eleitoral do interior a partir de junho. "Serão nomeados os magistrados do interior para as Zonas Eleitorais que se encontrem vagas e se, mesmo assim, ainda restarem cargos vagos, os juízes da capital serão remanejados para presidirem as eleições no interior”.
A partir de 1º de junho deste ano, não haverá mais qualquer promoção ou remoção de magistrados e aqueles designados para a função eleitoral não poderão usufruir férias até o final do processo eleitoral.

TJ mantém suspenção dos direitos políticos do ex-prefeito de Ipaumirim

Tribunal de Justiça do Ceará sustentou nesta quarta-feira (21) a suspenção dos direitos políticos do ex-prefeito do município de Ipaumirim, Luiz Alves de Freitas.
A decisão foi analisada na 4ª Câmara Cível, pelo desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto. O desembargador afirmou que o ex-prefeito não comprovou a necessidade de contratação dos servidores sem o devido processo seletivo. 
Luiz Alves foi denunciado em 2006 pelo Ministério Público do Ceará acusado de improbidade administrativa, por contratar funcionários sem realizar concurso público.
Condenado
Em agosto de 2010, o juíz da Comarca de Ipaumirim determinou a suspensão dos direitos políticos de Luiz Alves de Freitas por três anos e seis meses e o condenou a pagar multa de 25 vezes o valor da remuneração recebida como chefe do Executivo municipal.
O ex-prefeito também foi proibido de contratar com o poder público e receber benefícios e incentivos fiscais pelo prazo de três anos.



COMENTÁRIO

FRAGILIDADE DA BASE ALIADA DE GOVERNO 
NOBRES:
Ficou constatado mais uma vez a fragilidade da base aliada no Congresso quando atende os seus interesses. Esta ocorrência deu-se em alusão a Lei Geral da Copa, uma matéria que atende interesses do alto capital internacional promovido pela FIFA cujos encargos para o nosso país é deveras desolador quando empreende que bebidas sejam comercializadas nos estádios de futebol durante a “COPA” que atende a um dos seus patrocinadores, as grandes marcas de cervejarias de franquia internacional, contrariando a sociedade que está de plantão e, que não admite a quebra da soberania nacional em razão de ser a droga legal ser diretamente causadora de crimes diversos que atinge elevados índices de mortalidades prematuras no país. De principio, determinou para os estados, fugindo totalmente de sua responsabilidade: à Câmara delegou diretamente os governadores que por vontade própria determinará as Assembleias Legislativas dos estados (cognominadas de “Assembleias de Deus – amém!” como costumeiramente ocorre, no nosso Ceará – tem disso sim) irmanados em atender o “Chefe” contrariando a delegação popular expressada nas urnas. Talvez seja essa a causa de se acharem descompromissados com o eleitor em função da corrida pela compra de votos patenteada através dos gastos da campanha eleitoral realizada na eleição anterior e, pasmem as contas foram aprovadas pelos tribunais eleitorais. - E o “timeco” do Brasil cognominado de Seleção Brasileira em que o técnico é encarregado de distribuir as camisas, já que as “escalações” são determinadas por grupos dominantes visivelmente interessados em promover as grandes empresas internacionais – isto é que interessa – tanto faz ganhar como perder isto é assunto apenas para o torcedor alguns ainda fanáticos. O que enseja para o grande grupo organizador da Copa do Mundo, é atender empreiteiras, é atrasar as suntuosas e até faraônicas obras de “reconstrução” dos estádios. (O Maracanã e o Castelão é “testemunha” dessas “excrescências” já que foram reformados há pouco tempo: se não fazem desse uso outras realizações ficaram a mercê do tempo, quando serão dispensadas licitações (a propósito: - os Prefeitos fazem das licitações nos municípios –“ a sua Bíblia Sagrada”) estabelecendo a roubalheira como afirmou ROMÁRIO, um atleta que conquistou uma das Copas do Mundo para o Brasil, hoje Deputado Federal e membro de uma das comissões da Copa. A sociedade acordada pela evolução atual dos conceitos éticos, com sua opinião de principio alijou o então eterno presidente da CBF Ricardo Teixeira, - o maior simbolismo da corrupção-, tendo a frente uma entidade privada, que concorre paralelamente com os políticos eletivos no país na realidade não sabemos o uso da sociedade ou se foi por redes rivais contrárias as interesses. Neste contexto, a sociedade alerta, e como elementar crítica, certamente contribuirá para rolar “cabeças” atenuando a corrupção contaminada e que há remédios para combatê-la, mesmo o estabelecimento do “câncer social” degenerativo os todos os setores da política nacional.
Antônio Scarcela Jorge


TCM reúne gestores para orientar sobre transição administrativa

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) reúne na próxima segunda-feira (26) prefeitos e dirigentes de Câmaras de todos os municípios cearenses.Será o início do programa definido pelo Tribunal para orientar os gestores sobre os cuidados que precisam ter antes, durante e depois do período eleitoral para que haja uma transição administrativa tranquila.

A abertura será realizada pelo presidente do TCM, conselheiro Manoel Veras, que apresentará cartilha contendo informações detalhadas para que os administradores das comunidades locais possam compreender, de forma didática, o passo a passo das exigências previstas em lei.

Depois dessa fala inicial, grupo técnico do TCM ficará à disposição dos presentes para ajudar no esclarecimento das possíveis dúvidas.O encontro acontecerá a partir das 9h da próxima segunda-feira (26) no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios no Centro Administrativo do Cambeba.

Diretório do PCdoB de Crateús festeja seus 90 anos nesta quinta-feira

O Diretório do PCdoB do município de Crateús comemora nesta quinta-feira (22) seus 90 anos de atuação no município. Estão previstas programações, dentre elas, durante a sessão solene na Câmara Municipal, a partir das 16h.
Já no Clube Sargento Hermínio, à noite, haverá um evento que contará com a participação de lideranças políticas da sigla pertencentes à região do Sertão de Crateús.


TCM reúne gestores para orientar sobre transição administrativa

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) reúne na próxima segunda-feira (26) prefeitos e dirigentes de Câmaras de todos os municípios cearenses.Será o início do programa definido pelo Tribunal para orientar os gestores sobre os cuidados que precisam ter antes, durante e depois do período eleitoral para que haja uma transição administrativa tranquila.

A abertura será realizada pelo presidente do TCM, conselheiro Manoel Veras, que apresentará cartilha contendo informações detalhadas para que os administradores das comunidades locais possam compreender, de forma didática, o passo a passo das exigências previstas em lei.Depois dessa fala inicial, grupo técnico do TCM ficará à disposição dos presentes para ajudar no esclarecimento das possíveis dúvidas.O encontro acontecerá a partir das 9h da próxima segunda-feira (26) no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios no Centro Administrativo do Cambeba.

Receita Federal vai cobrar multa de 75% sobre o IR devido por senadores

Os senadores da República serão multados em 75% do valor do Imposto de Renda devido por receberem o 14º e o 15º salários sem o devido desconto do tributo na fonte e ainda serão obrigados a restituir o Fisco.
A decisão da Receita Federal, após 15 dias de investigação, chegou nessa quarta-feira (21). Auditores fiscais comunicaram ao jornal Correio Braziliense que o maior trunfo utilizado pela Receita é o fato de os deputados federais pagarem o IR normalmente no momento em que ganham exatamente os mesmos rendimentos adicionais.

“Já analisamos toda a situação e não tem escapatória, não tem como correr. Se a gente não multasse e não cobrasse os impostos devidos, a Receita teria que passar um cheque para a Câmara dos Deputados devolvendo o que foi cobrado nos últimos anos”, atestou um dos auditores.

A Receita deve se pronunciar oficialmente após o 2 de abril, prazo dado ao Senado para apresentar toda a documentação pedida. Até o momento, desde que recebeu a notificação, a Casa não encaminhou nenhuma resposta ao Fisco.Os deputados distritais se encontram na mesma situação e também foram notificados. A Câmara Legislativa resolveu, após as denúncias, abolir os extras por conta própria.


Sobral:Adolescente é morto em tentativa de assalto a mercadinho

Um adolescente de 16 anos foi morto a facadas na noite desta quarta-feira, 21, após assaltar um comércio frigorífico em Sobral (220 km de Fortaleza). O crime ocorreu às 20h, na rua Oswaldo Rangel, no bairro Alto Cristo.
Segundo informações da rádio Caiçara AM e da delegacia de Sobral, dois adolescentes assaltaram um frigorífico e estavam tentando assaltar um mercadinho popular.
Durante a abordagem ao mercadinho, os dois adolescentes foram surpreendidos pelo proprietário do frigorífico. Na tentativa de fuga, um dos assaltantes foi morto a facadas. O segundo assaltante fugiu.
De acordo com informações da Polícia Civil, o agressor informou, por meio de familiares, que irá se apresentar ainda hoje à polícia em companhia de seu advogado. 

Homem tenta arrancar os dois olhos da companheira em Fortaleza-CE

Um homem, identificado como João Edivan da Silva, foi preso, ontem, acusado de tentar arrancar os olhos e aplicar mordidas em diversas partes do corpo de sua companheira, uma mulher de 48 anos (identidade preservada). A filha da vítima, de 14 anos, também foi agredida. O caso foi parar na Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza.

Afirmando estar "possuído por uma entidade", o acusado gritava a todo momento no xadrez que queria "ficar com as duas" (mãe e filha). Em decorrência da gravidade dos ferimentos constatados na mulher, o acusado acabou sendo autuado em flagrante, por crime de lesão corporal de natureza grave, pela delegada Rena Moura, titular da DDM de Fortaleza.

"Estava dormindo e acordei com ele enfiando os dedos nos meus olhos. Depois, partiu para me morder. Mordeu meus braços, meus seios e quase tira um pedaço deles", relatou a vítima. "Ele está possuído pelo demônio", disse a mulher, que é evangélica e morava com o agressor há cerca de quatro anos.


Polícia Rodoviária registra 16 acidentes no Ceará nas últimas 24h

As Polícias Rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE) registraram 16 acidentes nas estradas do Ceará nas últimas 24 horas. Do total, foram oito feridos e um morto.

A PRF registrou um acidente fatal na BR-020, no município de Canindé, localizado a 120,2 quilômetros de Fortaleza. Francisco Vieira Filho, 73, foi vítima de atropelamento por volta das 8h20min da quarta-feira, 21. A PRF informou não ter as informações se o condutor do veículo modelo Siena prestou socorro à vítima. A Polícia registrou ainda outros 10 acidentes, com seis feridos.

A PRE registrou cinco acidentes, com duas vítimas com lesões leves devido a uma colisão entre uma moto e uma bicicleta na CE-060, em Fortaleza.

Polícia já identificou todos os envolvidos no assalto ao Bradesco

Sete armas foram apreendidas

A Polícia Civil tem pistas sobre os três suspeitos foragidos do assalto a agência do Bradesco, ocorrido na tarde da última terça-feira (20). Dois deles foram identificados como Pivete e Branquinho e estão na faixa de 18 e 19 anos de idade. O terceiro se chama Gilvan, mas atende pelo codinome de Velho e tem 50 anos, segundo o delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos, Romerio Almeida.

No total, seis homens estavam envolvidos no crime, dentre os quais um está preso, outro hospitalizado com um tiro no rosto e o terceiro foi morto no tiroteio com a polícia.
O delegado disse que todos os assaltantes capturados tinham ficha na Polícia. Detido na Delagacia de Roubos e Furtos, José Ronaldo Silva já respondia, em liberdade, por homicídio e roubo. Agora ele também terá de prestar contas com a Justiça por assalto qualificado, com pena de quatro a dez anos de reclusão.
Planejamento
De acordo com o depoimento do preso, a ação foi a primeira do grupo contra um banco. Ele confessou a participação e disse que houve seis reuniões para planejar o assalto, lideradas por João Erivaldo da Silva (morto). O acusado contou que a ausência de porta giratória foi um dos critérios de escolha da agência e que isso facilitou o crime.

A intenção dos bandidos era identificar o gerente e rendê-lo. Três motos foram usadas pelos criminosos. Duas delas já foram apreendidas pelos policiais. A outra foi usada na fuga dos suspeitos.Conforme o delegado, um dos assaltantes deve ter fugido a pé, afinal uma motocicleta comporta um máximo de duas pessoas. Ainda assim, não há pistas concretas sobre o rumo dos fugitivos.

Sete armas de fogo foram usadas pelos bandidos: três de calibre 38 milímetros (mm) e três tomadas dos seguranças rendidos (recuperadas), além de uma pistola com o brasão do exército, calibre 9 mm.
O dinheiro do roubo estava em posse de José Ronaldo e foi recuperado pela policiais. A quantia de R$ 5.700 foi tirada da gaveta do gerente, pouco antes de ser levada ao cofre.

Perseguição policial termina com dois presos após tentativa de assalto

Uma tentativa de assalto seguida de perseguição policial resultou em uma colisão na Avenida Mister Hull, em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (22). De acordo com a Polícia Militar, os bandidos foram surpreendidos por uma patrulha do Ronda do Quarteirão enquanto praticavam um assalto no bairro Conjunto Ceará.
Durante a fuga, três assaltantes levaram um número ainda não informado de reféns em um veículo carregado de cigarros. Após uma troca de tiros com a polícia durante a perseguição, os acusados perderam o controle do veículo e colidiram.
Dois acusados foram presos com uma arma calibre 38 e as vítimas foram libertadas sem ferimentos.

Médico é preso em motel com paciente de 13 anos

O clínico geral Gerluzio Lira e Silva, 58 anos, que atendia em hospitais públicos da Zona da Mata pernambucana, foi preso terça-feira acusado de estuprar uma paciente de 13 anos que sofre de epilepsia. A prisão ocorreu em um motel no município de Catende.
Segundo o delegado da cidade, Manoel Martins, a polícia chegou ao médico depois de uma denúncia feita ao Disque 100, um serviço nacional de proteção à criança e ao adolescente. O conselho tutelar municipal formalizou a queixa. O médico foi flagrado de cuecas. A menina, que estava despida sob um roupão, confirmou à polícia que mantinha relações sexuais com o médico.
Ela fez exames sexológicos no Instituto de Medicina Legal (IML), e ele foi encaminhado para o presídio de Palmares, na região, acusado de estupro de vulnerável e porte de arma. No seu carro foi encontrado um revólver calibre 38. Não houve denúncias de outras vítimas do médico até o momento, de acordo com o delegado.
Em Itamaracá, na região metropolitana do Recife, um agricultor aposentado de 75 anos também foi preso terça-feira por abusar sexualmente das filhas de 12 e 15 anos, crime que praticava há pelo menos quatro anos, de acordo com o delegado da cidade Vítor Melo. Ele vivia em um sítio na zona rural e ameaçava as filhas com um facão, afirmando que as mataria se elas contassem sobre os abusos.
"Foram anos de terror", resumiu o delegado ao relatar que o pai fazia as crianças desfilarem em lingeries que ele comprava. Uma outra filha, de 18 anos, que escapou da violência, depôs e contou ser comum ver cenas libidinosas do pai com as irmãs mais novas. A mãe das crianças também era violentada e fugiu de casa. Ela morreu no ano passado.
O caso veio à tona depois que uma das meninas superou o medo e procurou a polícia. Elas foram encaminhadas para a casa de parentes e o pai, cujo nome não foi divulgado para não expor as crianças, está no presídio Cotel, no município metropolitano de Abreu e Lima.

Bandidas da "gangue das loiras" usavam só grifes, afirma vítima

"Me chamou a atenção que a moça tinha uma ótima aparência, um cabelo muito bonito, com bolsa de grife, óculos de alta grife", contou.

Gangue das loiras. Gangue das loiras. 
 
Uma das vítimas da "gangue das loiras" disse nesta quinta-feira (22) que a mulher que a atacou usava bolsa e óculos de uma grife cara. Segundo a mulher atacada, que pediu para não ser identificada, a criminosa era de boa aparência e a abordou em seu carro no estacionamento de um hipermercado na Zona Sul da capital paulista, quando foi anunciado o sequestro-relâmpago, em novembro do ano passado. A vítima disse ter tido um prejuízo de R$ 5 mil. Nesta quarta-feira (21), ela fez o reconhecimento fotográfico da suspeita detida.


"Me chamou a atenção que a moça tinha uma ótima aparência, um cabelo muito bonito, com bolsa de grife, óculos de alta grife", contou. A vítima afirma ter sido abordada por um homem e uma mulher. Os criminosos a levaram para um shopping. O homem fez compras e saques com os cartões bancários e a mulher ficou com a vítima no carro.


Até esta quarta-feira, dez vítimas fizeram o reconhecimento fotográfico das mulheres suspeitas de integrar a "gangue das loiras", segundo a Polícia Civil. A polícia informou ainda que outros dois homens foram identificados suspeitos de participarem da "gangue das loiras". Apenas uma mulher havia sido presa até esta quarta-feira.


As mulheres de classe média alta são suspeitas de participação em pelo menos 50 crimes. Segundo a polícia, elas abordavam mulheres e idosas nas proximidades de estacionamentos e shoppings. De acordo com as investigações, a quadrilha agia desde 2008. Nesse período, é suspeita de ter cometido uma média de três roubos por semana. Os policiais da delegacia especializada em sequestro-relâmpago investigavam o grupo havia dois meses.

Assaltantes arrombam caixa do BB em Piripiri

Assaltantes arrombam caixa do BB em Piripiri Caixa eletrônico foi arrombado na madrugada de hoje 
 
Seis homens armados de rifles calibre 12 assaltaram na madrugada de hoje o caixa eletrônico do Banco do Brasil que fica localizado no interior do supermercado Carvalho, em Piripiri. Os assaltantes pularam a grade do supermercado, por volta de 1h30, redenderam o vigilante e o gerente da loja para em seguida iniciarem o arrombamento do caixa.


Os bandidos utilizaram equipamentos de precisão para abrir um buraco no caixa eletrônico e uma lona para evitar chamar atenção da movimentação no interior do supermercado.

Segundo a polícia, pelo sotaque, os assaltantes podem ser de outro estado.


Um acordo celebrado há cerca de um mês entre os governos brasileiro e chinês, liberando a exportação de jumentos para a China, está sendo objeto de questionamento pelo Congresso Nacional. Por iniciativa do deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB/SP), foi pedida explicações ao Ministério do Exterior, sobre o tratado, que visa ao abate e ao aproveitamento do animal em experiência de laboratório para fins de cosméticos. Pelo acordo, serão vendidos 300 mil jumentos por ano.

Em ofício enviado ao ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, o parlamentar paulista manifestou repúdio e descontentamento acerca do acordo firmado. O ato tem recebido apoio de outros congressistas, inclusive da base aliada do Governo Federal, como o deputado Chico Lopes (PCdoB/CE), que também manifestou repúdio pela exportação para comercialização da carne e experimentos de vivissecção (que é experiência com animais em prol da pesquisa científica).

Na avaliação de Tripoli, conforme sua assessoria, a repulsa não se restringe às questões de ordem cultural ou econômica, mas esbarra em entraves técnicos e éticos, além de ser "descabida" a justificativa de superpopulação, o que demandaria ações eficazes de gerenciamento de saúde pública local.

Essa iniciativa foi comemorada pela presidente da União Internacional de Proteção Animal (Uipa/CE), Geuza Leitão, que disse ser contrária a esse acordo desde seu anúncio, porque vê questões culturais e jurídicas.

Segundo Geuza, a própria Constituição Federal, através do artigo 225, no parágrafo primeiro e item 7º, que trata da fauna, proíbe práticas que provoquem a extinção da espécie ou que submetam aos animais à crueldade. "Os animais, pela Lei, são tutelados pelo Estado. Desse modo, não podem ser vendidos e não se pode lucrar", afirma Geuza.

Luta

A presidente da Uipa/CE diz que é antiga a luta da entidade por uma maior sensibilidade com o jumento, que ao longo do tempo é tido como o problema pelo poder público e deixou de ser relevante no meio rural, como animal de carga ou transporte.Com isso, grande quantidade desses animais são abandonados pelas estradas e nos seus entornos, nas regiões do interior, padecendo de doenças e causando acidentes de trânsito nas rodovias nordestinas. Abandonados, acorrem para as pistas, sendo atingidos pelos veículos.

Sem consulta

"Tratou-se de uma medida autoritária, haja vista que não houve nenhuma consulta à sociedade e é mais uma forma de se dar um fim a qualquer preço, quando podemos pensar numa saída mais justa", afirma Geuza.

Lembra que uma das primeiras alternativas pensadas para eliminar os jumentos do cenário rural cearense foi a construção de um moderno matadouro em Santa Quitéria. A ideia seria transformar a carne do animal em produtos industrializados como mortadelas, salsichas e carne "in natura" para exportação. Esse investimento foi por posto por terra, graças aos ambientalistas e à sociedade protetora dos animais que conseguiu sensibilizar os prováveis países compradores, como Bélgica e a Holanda, a não comprar esses produtos. Uma das explicações dissuasórias foi de que poderiam transmitir doenças.

Atualmente, os animais são recolhidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e encaminhados para uma fazenda em Santa Quitéria. Para Geuza, o exemplo do Ceará poderia servir para todo os Estados nordestinos.

De acordo com o gerente do Núcleo de Regionais, João Carlos Macedo, são recolhidos por ano um número em torno de 1000 a 1.200 animais nas rodovias estaduais, sendo que os jumentos representam mais de 90%. "Hoje, temos 13 caminhões que percorrem 90 mil km/mês. Esse é um trabalho que vem se intensificando e objetiva diminuir os acidentes de trânsitos, ocasionados por animais", afirma Macedo.

Na fazenda em Santa Quitéria, os animais são assistidos por veterinários, sendo ministradas as vacinas adequadas para cada espécie. Macedo lembra que em 2009, houve 89 acidentes envolvendo animais com quatro óbitos. Em 2010, o número somou 119 com 9 mortes, e em 2011, 96 ocorrências com cinco óbitos. Os animais recolhidos são levados para currais de apoio, onde permanecem por 10 dias para que sejam resgatados pelos seus donos. Somente exaurido esse prazo é que se destinam para a fazenda de Santa Quitéria.

A Secretária de Esporte e Juventude do município (SEJUV) reuniu na noite de ontem, quarta -feira (21/03) na sede da SEJUV, com desportistas e pessoas ligados ao esporte, com objetivo de escolher a uma diretoria e que irá ingressar o Ipu na 3ª divisão do futebol profissional cearense.

Após várias sugestões de nomes o nome do empresário e desportista Denis Timbó, foi escolhido para presidir a nova associação que será criada para posteriormente formar o time que se chamará Ipu Esporte, o nome da associação ficou definida e se chamará Associação Esportiva Ipu Grande

Participaram desse encontro o secretário de esporte, Francisco de Assis Martins Júnior (Júnior Melo), Denis Timbó, Cristiano Robinson, Adauto Pontes, Rodrigues Neto, Antonio Dilson, Expedito Ferro, Chico Soares, Zé Milton, Nenem Ipu e Hélio Lopes. A próxima reunião ficou agendada para hoje sexta-feira, (22/03) as 19h na sede da Secretaria de Esporte e Juventude do Município

Médico: ´ele estava efetivamente morto´

Clique para Ampliar
Atleta esteve morto por 78 minutos e só foi reanimado após a utilização do desfibrilador por 15 vezes

O médico Jonathan Tobin, do time inglês Bolton, disse que o jogador Fabrice Muamba, 23, "esteve efetivamente morto por 78 minutos", após o atleta sofrer uma parada cardíaca em campo, no último sábado, em Londres.

"Foram 48 minutos, somando o atendimento dentro do campo e o caminho para o hospital, e mais 30 tentando reanimá-lo. Nestes 78 minutos, ele esteve efetivamente morto", declarou o médico. Segundo Tobin, conseguir reanimar Muamba foi um milagre. "Se eu fosse usar o termo milagre em qualquer situação seria em algo assim", disse Jonathan Tobin. Ainda conforme o médico, ele utilizou 15 vezes o desfibrilador para o coração do jogador voltar a bater.

O meia-campista inglês, de origem congolesa, permanece internado e sob observação, mas já reconhece familiares e apresenta melhoras. Na última terça-feira, o Bolton deveria jogar, mas, por causa da parada cardíaca de Muamba, o compromisso fora cancelado temporariamente.

Policiais e militares da Colômbia matam 33 integrantes das Farc

Operação conjunta de militares colombianos e policiais matou 33 integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia  (Farc) em uma ação na região de Arauca, na fronteira com a Venezuela. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que o Exército e a Aeronáutica conseguiram “neutralizar” 45 integrantes da guerrilha nas últimas horas.
"Parabenizo as forças de segurança pela linha do dever, mas ninguém deve se alegrar com mortes, por isso estou determinado a seguir em busca da paz tão desejada, pois é o que precisamos em nosso país”, disse o presidente colombiano.
Direitos humanos
Santos acrescentou que policiais e militares colombianos devem agir no combate à guerilha usando armas e a Constituição, referindo-se à necessidade de respeitar à legislação vigente no país, que busca a preservação dos direitos humanos. "Avançando com arma em uma mão e a Constituição na outra, estarão cumprindo seu dever”, disse.
No mês passado, o comando das Farc sinalizou que pretende libertar dez reféns militares, mantidos sob o poder da guerrilha, em etapas. Não há data nem prazos fixados. O governo brasileiros deve colaborar com a operação, enviando aeronaves e equipes de apoio. Do lado brasileiro, o assunto é conduzido pelo Ministério da Defesa.

Começa acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família

O sistema de frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família está aberto para impressão de relatórios pelas secretarias municipais de Educação e envio às unidades de ensino.

A partir de 1º de abril, o operador máster poderá fazer o registro da presença às aulas durante os meses de fevereiro e março. Essa é a primeira etapa do calendário da contrapartida de educação de 2012.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) orienta os gestores municipais do programa de transferência de renda e as famílias atendidas para que a mudança de escolas, ocorrida no início do ano letivo, conste do Cadastro Único.

O prazo para registro dos dados no sistema do Ministério da Educação termina em 28 de abril. O público a ser acompanhado soma 16,3 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.Para a família manter o benefício, os alunos de até 15 anos precisam assistir, no mínimo, a 85% das aulas a cada mês. A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de 75% das aulas.

Os beneficiários que tiverem índices abaixo dos exigidos recebem advertência, podem ter os valores suspensos e até serem retirados do programa, em casos de reiterados descumprimentos.


Serão atendidos 70 municípios pelo novo modelo de operação do PAA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promovem nesta quinta-feira (22), em Fortaleza, um encontro com Prefeitos e secretários municipais de agricultura do Ceará para apresentar e pactuar o novo modelo de operação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

De acordo com a coordenadora estadual do PAA, Mônica Macedo, o objetivo deste Termo de Adesão que os gestores poderão assinar com o Estado, através da SDA ou com o MDS, é ampliar os recursos para os agricultores familiares atendidos pelo programa.

Atualmente, os produtores fornecem alimentos ao PAA, através de convênio com o MDS, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário. A vigência do convênio é até dezembro de 2012.

Serão beneficiados prioritariamente agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf) e que tenham renda mensal igual ou inferior a R$ 70. O Termo de Adesão vai contemplar os territórios Inhamuns/Crateús, Cariri, Vales do Curu e Sertão Central.
 

Casas Bahia abre 110 vagas em Fortaleza

As oportunidades são para vários cargos em duas novas lojas que vão ser inauguradas em Fortaleza
A rede varejista Casas Bahia, que já possui duas lojas em Fortaleza, pretende expandir a rede na cidade inaugurando outras duas lojas no Centro. Com isso, surgirão 110 vagas de emprego para as funções de vendedor, caixas, auxiliares de estoque, analistas de crédito e cobrança, analistas de crédito e cobrança (trainee) e auxiliares de limpeza.

A empresa recebe currículos até esta sexta-feira, 23, pelo site da empresa ou comparecendo ao Sistema Nacional de Emprego (Sine). Para participar da seleção é necessário ter ensino médio completo e seis meses de experiência na função ou em cargo similar. A seleção deve ocorrer na segunda-feira, 26.
Nas Casas Bahia, segundo a assessoria do grupo, há possibilidades de ascensão profissional para os funcionários das duas unidades existentes em Fortaleza e, futuramente, para as outras lojas que deverão ser inauguradas na cidade. Ainda não foi divulgada data para a inauguração, nem endereço das novas unidades.
Crescimento
As Casas Bahia, por meio do programa de trainee interno “líderes do futuro”, devem passar a formar funcionários já contratados para tornarem-se gerentes. Segundo a assessoria, a empresa, que antes contratava gerentes de fora do Estado, quer descobrir os talentos internos. Os mais de 70 gerentes que já foram formados em todo o País devem assumir os postos de trabalho neste mês.  
SERVIÇOSistema Nacional de Emprego (Sine)
Endereço: avenida Duque de Caxias, 1150, Centro.
Telefone: (85) 3101 2776

Confira mais 960 vagas de emprego no Ceará

São oportunidades de trabalho para Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Itaitinga, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba e Pecém

Os interessados nas oportunidades devem procurar a unidade do Sine/IDT mais próxima de sua residência.
FORTALEZA
Centro: (85) 3101 2774
Aldeota: (85) 3101 1660
Barra do Ceará: (85) 3101 2743
Parangaba: (85) 3101 3034
Messejana: (85) 3101 2138
Auxiliar de produção 20 vagas
Auxiliar de cozinha 10 vagas
Auxiliar de estoque 8 vagas
Analista de crédito e cobrança 8 vagas
Auxiliar de limpeza 5 vagas
Caixa 10 vagas
Costureira de máquina industrial 50 vagas
Consultor de vendas 30 vagas
Cozinheiro em geral 15 vagas
Garçom 10 vagas
Mecânico de autos 5 vagas
Motoboy 5 vagas
Motorista de caminhão 5 vagas
Operador de telemarketing 100 vagas
Porteiro 5 vagas
Vendedor 72 vagas
Vendedor pracista 30 vagas

PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Ajudante de carga e descarga 2 vagas
Atendente de lanchonete 1 vaga
Auxiliar de biblioteca 3 vagas
Auxiliar administrativo 2 vagas
Auxiliar de escritório 3 vagas
Auxiliar de cozinha 2 vagas
Auxiliar de produção 2 vagas
Contínuo 2 vagas
Carpinteiro 2 vagas
Cobrador 3 vagas
Copeiro 2 vagas
Estoquista 3 vagas
Ferreiro 1 vaga
Operador de caixa 3 vagas
Operador de telemarketing 8 vagas
Porteiro 3 vagas
Servente de obras 6 vagas
Zelador 8 vagas

AQUIRAZ
Almoxarife de obras 1 vaga
Assistente técnico de parametrização 1 vaga
Atendente 7 vagas
Auxiliar financeiro 1 vaga
Ajudante de cozinha 15 vagas
Caixa 2 vagas
Camareira 12 vagas
Churrasqueiro 1 vaga
Confeiteira 1 vaga
Copeiro 1 vaga
Cortador de granito 4 vagas
Cozinheiro 1 vaga
Cumim 13 vagas
Empregada doméstica 1 vaga
Eletricista 5 vagas
Gari 2 vagas
Garçom / Garçonete 14 vagas
Instrutor / Salva-Vidas 14 vagas
Líder de manutenção 1 vaga
Mensageiro 6 vagas
Motoboy 2 vagas
Monitor de esporte e lazer 20 vagas
Operador de empilhadeira 2 vagas
Recepcionista de restaurante 1 vaga
Recepcionista secretária 1 vaga
Recepcionista pleno 6 vagas
Recepcionista sênior 1 vaga
Relações públicas 1 vaga
Roupeira 3 vagas
Secretária executiva 1 vaga
Serviços gerais 31 vagas

CAUCAIA

Ajudante de carga e descarga 1 vaga
Ajudante de motorista 1 vaga
Alinhador de rodas 1 vaga
Auxiliar de crédito 4 vagas
Auxiliar de linha de produção 25 vagas
Barman 2 vagas
Bombeiro hidráulico 1 vaga
Cabeleireira 1 vaga
Cabeleireira escovista 2 vagas
Carregador 3 vagas
Confeiteiro 2 vagas
Costureira de máquinas industriais 3 vagas
Costureiro em geral 5 vagas
Empregada doméstica nos serviços gerais 2 vagas
Eletricista de instalações de veículos 1 vaga
Estofador 2 vagas
Frentista 3 vagas
Funileiro de veículos 1 vaga
Garçom/Garçonete 4 vagas
Manicure 1 vaga
Mecânico de injeção eletrônica 1 vaga
Mecânico de manutenção de máquinas industriais 1 vaga
Mecânico de veículos 1 vaga
Montador de móveis 1 vaga
Motorista de caminhão 3 vagas
Oficial de serviços gerais 2 vagas
Operador de caixa 1 vaga
Operador de carga e descarga 1 vaga
Operador de supermercado 5 vagas
Padeiro 1 vaga
Pedreiro 5 vagas
Pintor de alvenaria 5 vagas
Pintor de pinturas acrílicas automotivas 3 vagas
Professor de espanhol 1 vaga
Professor de inglês 1 vaga
Representante comercial autônomo 2 vagas
Serralheiro 2 vagas
Tecnólogo em petróleo e gás 1 vaga
Torneiro mecânico 1 vaga
Vendedor pracista 31 vagas
Vendedor externo 5 vagas
Vendedor interno 1 vaga

ITAITINGA
Analista de prevenção de perdas 2 vagas
Auxiliar de produção 10 vagas
Costureira de máquina reta 1 vaga
Pedreiro 5 vagas
Soldador 1 vaga
Vigia 1 vaga

HORIZONTE
Caixa de loja 1 vaga
Costureiro 3 vagas
Cronometrista 1 vaga
Marceneiro 1 vaga
Montador de móveis 2 vagas
Operador mantenedor 2 vagas
Operador têxtil 2 vagas
Operador de empilhadeira 1 vaga
Porteiro 1 vaga
Vendedor interno 2 vagas

MARACANAÚ
Auxiliar de serviços gerais 4 vagas
Auxiliar de cozinha 4 vagas
Auxiliar de departamento pessoal 1 vaga
Cozinheiro 4 vagas
Copeira 4 vagas
Enfestador de tecidos 1 vaga
Líder de produção 1 vaga
Mecânico de manutenção industrial 1 vaga
Motorista de caminhão 2 vagas
Supervisor de produção 1 vaga
Assistente de RH 1 vaga
Almoxarife 1 vaga
Auxiliar de almoxarife 1 vaga
Auxiliar administrativo 1 vaga
Motoboy 1 vaga
Conferente 1 vaga
Técnico agrícola 1 vaga

MARANGUAPE
Auxiliar contábil 1 vaga
Auxiliar de linha de produção 50 vagas
Auxiliar de setor pessoal 1 vaga
Cobrador externo 4 vagas
Costureiro a máquina na confecção 20 vagas
Mecânico de moto 1 vaga
Técnico agrícola 2 vagas
Vendedor de consórcio 15 vagas

PACATUBA

Auxiliar de cozinha 2 vagas
Costureiro 5 vagas
Empregado doméstico nos serviços gerais 1 vaga
Ferreiro 1 vaga
Operador de betoneira 1 vaga
Condutor de ecotrilha 1 vaga
Técnico em segurança no trabalho 1 vaga
Motorista de caminhão 1 vaga
Garçom 5 vagas
Marceneiro 1 vaga
Personal trainer 2 vagas

SÃO GONÇALO DO AMARANTE/PECÉM
Administrativo de setor pessoal 1 vaga
Agente de segurança 2
Analista de meio ambiente 1 vaga
Assistente administrativo 1 vaga
Atendente de balcão 1 vaga
Auxiliar de cozinha 6
Bombeiro civil 2
Churrasqueiro 1 vaga
Cozinheiro 2
Eletricista montador 1 vaga
Encarregado de almoxarifado 2
Oficial de serviços gerais 4
Faturista 1 vaga
Operador de munk 1 vaga
Supervisor de hospedagem 2
Supervisor de segurança patrimonial 1 vaga
Supervisor de transportes 2
Técnico em segurança 1 vaga
Técnico em segurança do trabalho 1 vaga

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.