segunda-feira, 18 de junho de 2012

Conheça oito alimentos que podem aumentar o risco de câncer

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 500 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil em 2012. Maus hábitos alimentares estão diretamente relacionados com essa estatística. A vida moderna, cada vez mais agitada, dificultou o velho (e bom) hábito de preparar os próprios alimentos e deu lugar aos alimentos prontos para consumo ou de fácil preparo.

O nutricionista Fábio Gomes, do INCA, explica que muitos alimentos possuem fatores mutagênicos, ou seja, lesam as células humanas e alteram o material genético que existe dentro dela. "Esse processo leva a uma multiplicação celular muito maior do que o normal e, em consequência, pode aparecer um tumor". Muitos desses alimentos não apresentam qualquer benefício à saúde e podem ser facilmente riscados do cardápio. Veja quais são e modere no consumo dos alimentos que predispõem a doença. 

Salsicha - foto: Getty Images
Carnes processadas

Linguiça, salsicha, bacon e até o peito de peru contêm quantidades consideráveis de nitritos e nitratos. Essas substâncias, em contato com o estômago, viram nitrosaminas, substâncias consideradas mutagênicas, capazes de promover mutação do material genético.

"A multiplicação celular passa a ser desordenada devido ao dano causado ao material genético da célula. Esse processo leva à formação de tumores, principalmente do trato gastrointestinal", explica Fábio Gomes. A recomendação do especialista é evitar esses alimentos, que não contribuem em nada com a saúde.  


Brasil é 4º em novo índice de riqueza da ONU

Em ranking baseado num novo cálculo que associa riqueza dos países com uso dos recursos naturais, divulgado neste domingo pelo programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnuma), braço da ONU, o Brasil ficou em quarto lugar, empatado com Índia, Japão e Reino Unido e na frente dos Estados Unidos. A China foi a primeira colocada, seguida da Alemanha. 
 
O resultado, porém, não indica um cenário otimista - China, Estados Unidos, África do Sul e Brasil aparecem com tendo esgotado parte significativa de seu capital natural - a soma de um conjunto de recursos renováveis e não renováveis, como combustíveis fósseis, florestas e pesca.

A proposta, batizada de Índice de Riqueza Inclusiva (IRI), busca integrar aspectos sociais e ambientais ao desempenho econômico das nações, se apresentando como um indicador mais completo do que o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medidas usadas para mostrar riqueza e desenvolvimento dos países. O indicador foi apresentado neste domingo na Rio+20.

O relatório observou as mudanças na riqueza inclusiva em 20 países, que juntos representam quase três quartos do PIB mundial, de 1990 a 2008. Durante o período avaliado, os recursos naturais per capita diminuíram em 33% na África do Sul, 25% no Brasil, 20% nos Estados Unidos e 17% na China. Das 20 nações pesquisadas, somente o Japão não sofreu diminuição do capital natural, devido a um aumento da cobertura florestal.

"A Rio+20 é uma oportunidade para abandonar o Produto Interno Bruto como medida de prosperidade no século 21 e como barômetro de uma transição para uma Economia Verde inclusiva, não serve para medir o bem-estar humano, ou seja, as muitas questões sociais e a situação dos recursos naturais de uma nação", disse o subsecretário geral e diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner.

"O novo índice faz parte de uma gama de substitutos potenciais que líderes mundiais podem levar em conta como forma de dar mais precisão à avaliação da geração de riqueza para concretizar o desenvolvimento sustentável e erradicar a pobreza", acrescentou Steiner.

Greve de professores e servidores de escolas técnicas é oficializada nesta segunda-feira

Será instalado nesta segunda-feira (18) o Comando Nacional de Greve, formado por representantes estaduais de servidores técnicos administrativos e professores dos institutos federais de educação tecnológica.

O órgão, liderado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica, Profissional e Tecnológica,  será o responsável pelas negociações da categoria com o Governo Federal.

O movimento atuará em conjunto à greve dos professores das instituições federais de ensino superior, parados há um mês. A categoria reivindica, entre outros pontos, a reestruturação das carreiras técnicas e dos docentes, a democratização das relações de trabalho e a aprovação da carga horária de 30 hora para os técnicos administrativos.

De acordo com a secretaria adjunta de Comunicação do Sinasefe, Eugênia Martins, a categoria vinha negociando com o governo para evitar a greve. Contudo, como não houve avanço nas tratativas, várias instituições de ensino técnico decidiram paralisar suas atividades na semana passada.

“O que está travando as negociações é que o governo está tratando de forma diferenciada os [servidores] administrativos e os professores. Além disso, o governo ofereceu uma proposta para os professores, que não atende às reivindicações, mas nenhuma para os servidores administrativos”, disse Eugenia à Agência Brasil.

Inscrições para o Sisu começam nesta segunda-feira com 3.154 vagas no CE

Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 poderão se inscrever a partir desta segunda-feira (18) para disputar as vagas disponíveis em instituições públicas de ensino superior disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Em todo o país estão sendo oferecidas 30.548 vagas. Desse total, 3.154 são no Ceará. A lista dos aprovados será divulgada no dia 25 deste mês e os alunos selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino do dia 29 ao dia 2 de julho. Está prevista ainda uma segunda chamada para 6 de julho.
Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será usada pelas universidades para selecionar os alunos em caso de sobra de vagas.

CNJ determina que fóruns do Ceará não podem funcionar junto a bancos

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) tem menos de 60 dias para apresentar cronograma de construção ou locação de novas dependências para órgão da Justiça Estadual que funcionam junto a estabelecimentos bancários.

A medida foi determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através de solicitação da Associação Cearense de Magistrados (ACM). O objetivo é evitar novas ações criminosas em fóruns que abrigam agências bancárias

Para o presidente da ACM, juiz Ricardo Barreto, a decisão corrige uma situação que durante muitos anos atormentava os magistrados cearenses. “Os riscos foram comprovados em diversas ocasiões, a exemplo de cidades como Várzea Alegre e Independência, que tiveram seus fóruns invadidos em conseqüência de ações contra bancos”, afirma o magistrado.

De acordo com informações apuradas no processo, treze unidades ainda se encontram funcionando de forma inadequada. Dessas, quatro estão na fase de licitação (Assaré, Bia Viagem, Itapipoca e Santa Quitéria), e as outras nove estão em situação indefinida (Catarina, Crateús, Iço, Independência, Itapajé, Russas, Senador Pompeu, Uruburetama e Várzea Alegre).

FUGA EM MASSA NA CADEIA PÚBLICA DE PEDRA BRANCA TERMINA COM BANDIDO MORTO.


Sete detentos serraram as grades de sua cela da cadeia pública de Pedra Branca, a 161 km de Fortaleza, e fugiram na noite do último sábado (16). Um deles foi recapturado, outro foi morto e os outros cinco estão foragidos.

De acordo com a polícia, Márcio Ferreira da Silva, vulgo ‘Alemão’, 28, tentou roubar uma moto durante a fuga.Entretanto, o proprietário do veículo percebeu a ação e o alvejou com tiros. Márcio, que respondia ao artigo 157 (latrocínio – roubo seguido de morte), morreu na hora. O autor dos disparos não foi identificado pelos policiais e também está sendo procurado.

O outro preso que foi recapturado não teve sua identificação revelada pela polícia, bem como os outros cinco que ainda estão foragidos – todos já devidamente reconhecidos pelos responsáveis pela cadeia.
Policiais realizam diligências ostensivas na região em busca de tentar localizar e recapturar os fugitivos.


CHITÃO DO LIONS CLUBE

Ao público em geral amante de forró pé de serra,
 
Convite no Atacado....Animação do Sanfoneiro dos bons: CAFUNÉ DO MUCAMBO. Dia 07 de Julho no Grêmio Recreativo Novarussense - 22:00 Horas.
 
Obrigado pela presença!
 
José Wilson de Sousa
Presidente do Lions Clube de Nova Russas 2011-2012 


DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.