quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

MÉDIA DE 9,41%: IPVA terá redução de até 31%; boleto só neste ano


O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2013 no Ceará terá uma redução média de 9,41% sobre a tabela realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fibe) - base de cálculo do imposto -, segundo anunciou ontem o titular da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), Mauro Benevides Filho. 

De acordo com as regras apresentadas para o próximo ano, a redução no tributo pode chegar a até 31,23%. Outra novidade é a extinção dos boletos, os quais deverão ser enviados pela última vez para as residências e empresas no próximo ano.

"Nós observamos que 60% dos contribuintes de IPVA do Ceará não usam mais o boleto para o pagamento. Ou ele vai na internet e emite novamente ou recorre aos nossos núcleos da Secretaria da Fazenda. Portanto, é um gasto desnecessário e 2013 será o último ano que o Estado enviará boletos via correios", explicou o secretário. A economia anunciada pela pasta com o fim deste trabalho é de cerca de R$ 900 mil anuais.

Entrega em janeiro

A
data para a postagem das correspondências com as últimas cobranças deve ser 15 de janeiro, mas, desde ontem, a tabela com os modelos dos veículos está disponível no site da secretaria (www.sefaz.ce.gov.br)
.

Mauro Filho garantiu que, a partir do dia 7 de janeiro, o valor correspondente ao imposto de cada carro, moto, caminhão, avião ou barco poderá ser consultado pelo contribuinte no mesmo endereço virtual.

Alíquotas mantidas

Determinantes do valor a ser cobrado, as alíquotas de cálculo do IPVA continuam em 2,5% para automóveis - "carros, caminhonetes, caminhonetas e utilitários" - e embarcações; 1,5% para aeronaves e 1% para caminhões e motocicletas de até 125 cilindradas (desde que os proprietários delas não tenham cometido infrações de trânsito, caso contrário será de 2%).

Os contribuintes dispostos a quitar o imposto todo de uma vez continuarão com a data de 31 de janeiro como limite para o pagamento, assim como o desconto de 5% garantido.

Já para os que preferirem parcelar o imposto (sem juros e em iguais parcelas), a Sefaz-CE estipulou o dia 8 de cada mês (subsequente a janeiro) como data de vencimento do boleto.

Cartão de crédito

O pagamento do IPVA no cartão de crédito continua em 2013 e, além do Banco do Brasil, o Bradesco já adequou o sistema dele ao da Sefaz-CE para viabilizar as operações. De acordo com a secretaria, todas as bandeiras vinculadas aos dois bancos podem ser usadas para quitar o imposto. "Lembrando que somos o único Estado no Brasil que se paga imposto através de cartão de crédito. E isso com certeza melhora o fluxo de caixa seja da pessoa jurídica ou física", ressaltou. 



 
Uma perfuração a faca aconteceu por volta das 20h15min na noite desta quarta-feira, em Santa Quitéria.

Segundo informações, Francisco Jorlan Camelo Brito, 18 anos, morador do bairro Flores, andava em uma bicicleta no bairro Primavera quando dois elementos em uma moto passaram por ele e lhe enfiaram uma faca a altura da nuca.

O jovem foi socorrido para o Hospital Municipal, com a arma branca cravada na cabeça. Ainda consciente, Jorlan foi levado as pressas para à Santa Casa de Sobral.

De acordo com informações passadas à polícia, o motivo do crime seria richa por causa de briga de gangues e o principal suspeito é um homem do bairro Cinzas.A polícia está a procura dos suspeitos.

Fonte: Santa Quitéria de Verdade



"COM O FERRO QUE SE FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO''

 VEJA O FIM DE QUEM ENTRA PELO CAMINHO DA MARGINALIDADE:

DO SITE ROBERTO LIRA NOTÍCIAS

Em uma entrevista concedida ao Roberto Lira Notícias, o comandante da PM de Cariré, sargento Epitácio informou que um arrastão de assaltos ocorrido na sexta (14/12/12), na zona rural de Cariré, teve como um dos acusados, o bandido Elitônio, mas o sagento garantiu que estava com policiais do serviço reservado na região e que novidades aconteceriam sobre a prisão de Elitônio e de seu comparça, de nome Cícero. Este último continua foragido e sendo 'caçado'.


Na tarde desta quarta-feira, a viatura 1240, fazia rondas ostensivas pelo centro da cidade daquele município quando suspeitou da atitude de dois homens que estavam em posse de uma bolsa. Ao serem abordados e revistados os soldados Mulato e Diego encontraram duas pedras de crack, totalizando 122 gramas.

O fato que chamou a atenção dos policiais foi à inscrição existente nas pedras. A sigla PCC - Primeiro Comando da Capital – estava grafada nas drogas. O PCC, é a mais importante facção criminosa do estado de São Paulo, criada na década de 90, e ganhou notoriedade pela enorme comercialização de entorpecentes, armas e realização de assaltos a carros fortes e bancos. A organização, hoje é comandada por traficantes de renome, como por exemplo, o Marcola, que atualmente cumpre sentença de 44 anos, em Presidente Bernardes (SP).

Para o Supervisor do Ronda do Quarteirão nas cidades de Iguatu, Acopiara e Quixelô, Tenente Arquênio, até o momento não se sabe se essas drogas possuem alguma ligação com o Comando, ou se foi apenas uma forma de apologia por parte dos traficantes. Ainda de acordo com Arquênio, os acusados exerceram o direito de permanecer calados, e as investigações tentarão elucidar a origem da droga.

Os acusados de tráfico de iniciais E.D.G, 33 anos e F.E.S., DE 16 anos, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Iguatu, onde serão autuados em flagrante por o crime de tráfico de drogas. 



Família é acusada de vender drogas nas proximidades de escola em Milagres


Uma mulher de 38 anos, um jovem de 19 anos foram presos e o filho da acusada, de 17 anos, foi apreendido por tráfico de drogas após denúncias de populares de que havia uma "boca de fumo" nas proximidades de uma escola municipal em Milagres, a 473 km de Fortaleza. A prisão foi realizada por volta das 15h30min da última quarta-feira (27). Segundo informações do boletim da Polícia Militar, a acusada foi presa na própria residência, onde foram apreendidas 17 pedras crack, a quantia de R$ 120 e 3 comprimidos de Cimato de Fildenafila, conhecido como viagra.

A mulher afirmou que os entorpecentes pertenciam ao marido, que estava preso na Penitenciária Industrial do Cariri, onde responde por tráfico. Ele recebia a droga na prisão e repassava para a esposa, que era responsável pela distribuição do material ilícito juntamente com o jovem de 19 anos. O filho da acusada também foi apreendido, e segundo a Polícia, o adolescente era usado para fazer a venda e distribuição da droga em pontos de venda.Os 3 foram encaminhados à Delegacia Regional da Polícia Civil de Brejo Santo.

Pai e filha são baleados em Icó

Um pai e a filha de 10 anos foram baleados no município de Icó, a 358 km de Fortaleza. O crime ocorreu por volta das 20 horas da última quarta-feira (26).

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima tem 27 anos e é um ex-presidiário. Ele foi atingido por dois disparos de arma de fogo, sendo um no tórax e outro na coxa direita. Já a criança, foi atingida com três disparos, um na pélvis, um na perna direita e outro na perna esquerda.

Ainda de acordo com a PM, os acusados chegaram ao local em uma motocicleta e estavam armados, eles efetuaram os disparos e fugiram em seguida. As vítimas foram encaminhadas ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. A Polícia realiza diligências para encontrar os acusados.


Acusado de tráfico é morto com seis tiros em Juazeiro do Norte


Um homem que respondia à Justiça por tráfico de drogas foi morto com seis tiros, por volta das 21h10min da última quarta-feira (26), no bairro Timbaúba, em Juazeiro do Norte, a 493 km de Fortaleza.

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), Antônio Leonilson Almeida dos Anjos, de 29 anos, foi surpreendido por três homens que estavam em duas motocicletas e efetuaram os disparos contra a vítima.A Perícia constatou que o homem foi ferido com três tiros nas costas, dois no pulso esquerdo e um no tórax. 
Santa Quitéria
Outro homem que responde à Justiça por crimes foi assassinado a tiros. O caso ocorreu por volta das 23h15 da última terça-feira (25), no município de Santa Quitéria, a 222 km de Fortaleza. 

Elitônio Melo de Paiva, 21 anos, estava bebendo e foi buscar a motocicleta, mas foi atingido por quatro disparos e morreu no local. Conforme o CPI, não há informações sobre acusados ou testemunhas do crime. A vítima respondia à Justiça por crime de estupro e assalto.


Incêndio destrói galpões em fábrica de calçados


Um incêndio destruiu dois galpões de uma fábrica de calçados no bairro Vila Real, no município de Juazeiro do Norte, a 493 km de Fortaleza. O fogo teve início às 19 horas e demorou mais de cinco horas para ser totalmente apagado. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a estrutural do local ficou comprometida e os maquinários e matéria-prima foram destruídos. Ninguém saiu ferido, pois os funcionários estavam de recesso devido às festas de fim de ano. O Corpo de Bombeiros ainda não sabe o que ocasionou o incêndio, mas a Perícia será solicitada para solucionar o caso.


Falta de luz no Aeroporto Internacional Tom Jobim provocou atrasos em 19 voos


A interrupção do fornecimento de energia no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, na noite de ontem (26) provocou atrasos em 19 voos. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), nenhum voo chegou a ser cancelado por conta do problema.

Ainda de acordo com a Infraero, um defeito na subestação de energia do Galeão provocou o apagão por volta das 21h. O aeroporto ficou completamente às escuras por dez minutos e a energia levou duas horas para ser completamente restabelecida.
A assessoria de imprensa da Infraero informou que, neste momento, a situação no aeroporto está tranquila e o apagão de ontem não causou impacto nos voos da manhã de hoje (27).

A Light informou que o blecaute no Aeroporto Tom Jobim também ocasionou o desligamento da linha de transmissão da empresa que abastece as ilhas do Governador, onde fica o aeroporto, e do Fundão, localizada ao lado. Técnicos da Light e do aeroporto vão investigar as causas do defeito na subestação.


Trânsito é responsável por 2.065 mortes no Ceará


Foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (21) a Lei 12.760, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, que torna mais rígida a chamada “Lei Seca”. A lei autoriza o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos como meios de provas para confirmar a embriaguez do motorista. No Brasil, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortalidade, tornando-se, portanto, uma questão de saúde pública. Em 2010, 42.844 pessoas perderam a vida nas ruas e estradas de todo país. No Ceará foram2.065 mortes por acidentes de trânsito no mesmo ano.
“Apoiamos todas as medidas que puderem ser tomadas para que acidentes sejam evitados e vidas, salvas”, defende o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A violência no trânsito reflete diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Para se ter uma ideia desta realidade, em 2011 foram registradas 155 mil internações no SUS em todo Brasil relacionadas a acidentes de trânsito, o que representou um custo de mais de R$ 200 milhões. Só no estado do Ceará, foram realizadas 11.169 hospitalizações nesse ano, o que custou R$ 10,1 milhões aos cofres públicos.
Rede pública
Esse valor leva em conta apenas as internações na rede hospitalar pública, sem considerar os custos dos atendimentos imediatos às vítimas feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), nas Unidades de Pronto Socorro e Pronto Atendimento e na reabilitação do paciente com consultas, exames, fisioterapia, dentre outros. “Com os recursos investidos em todo Brasil nestas internações, poderíamos construir 140 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) e melhorar o atendimento à população nas urgências e emergências do país”, alerta o ministro.
Novas punições
Quem for pego dirigindo sob influência de álcool ou outra substância psicoativa terá a carteira de habilitação recolhida e o veículo, retido. O motorista estará sujeito, ainda, à multa que passa de R$ 957,70 para R$ 1.915,40 e à suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O valor da multa dobrará em caso de reincidência.
De acordo com a Lei 12.760, as penalidades serão aplicadas quando a conduta do motorista for constatada por concentração igual ou superior a seis decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. E, ainda, por sinais que indiquem alteração da capacidade psicomotora. A verificação da incapacidade do motorista de dirigir também poderá ser obtida por meio de teste de alcoolemia, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova admitidos, observado o direito à contraprova.

Senado analisará projeto que assegura autonomia a delegados


Chegou à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto de lei da Câmara que regulamenta as atribuições dos delegados de polícia em inquéritos criminais. O objetivo do PLC 132/2012 é garantir a autonomia desses profissionais à frente da apuração de crimes.

De acordo com o projeto, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), cabe ao delegado a condução da investigação criminal, com requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessam à apuração dos fatos. E ele só poderá ser afastado de investigação se houver motivo de interesse público ou restrição legal. Além disso, somente por razões justificadas o superior hierárquico do delegado poderá avocar os autos do inquérito.

O projeto estabelece ainda que tanto a remoção quanto o indiciamento do delegado só podem ser promovidos por ato amplamente fundamento. Por fim, reforça que o cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento dos magistrados, membros da Defensoria Pública, do Ministério Público e advogados.

Para o autor da matéria, é preciso garantir a autonomia do delegado na condução dos inquéritos, impedindo, por exemplo, que ele seja afastado, sem motivo justo ou legal, da investigação de um crime em particular. Segundo o deputado, a prática ocorre em muitas unidades policiais.

“Com tais medidas, a investigação ganhará em agilidade, qualidade e imparcialidade, pois o delegado de polícia não sofrerá interferências escusas na condução do inquérito policial ou do termo circunstanciado”, argumenta o deputado na justificativa da proposta.O projeto está em fase de recebimento de emendas na CCJ, onde será apreciado em decisão terminativa.


Morre Antônio Mota, líder político de Tamboril


Nossos pêsames ao prefeito de Tamboril, Jeová Mota (PT) e ao jornalista Paulo Mota, que perderam o pai, Antonio Mota, nesta quarta-feira (26). O velório e enterro serão realizados nesta quinta-feira (27) a partir das 15h no distrito de Sucesso, em Tamboril.

Antonio Mota (96 anos) morreu de insuficiência respiratória. Ele foi vice-prefeito por duas vezes e vereador por três vezes nesse município.



O Ministério Público estadual ainda não dispõe da quantidade de recursos interpostos contra a diplomação de candidatos eleitos, neste ano, para prefeito, vice-prefeito e vereador no Estado do Ceará. Esse levantamento somente será possível em janeiro, após o recesso do Judiciário, quando será encerrado o prazo para o promotor entrar com recurso contra a expedição de diploma em alguns municípios.

Em Fortaleza, até ontem não havia chegado nenhum recurso contra diplomação ao cartório da 82ª zona, onde deverão ser processados os recursos dessa natureza. No Interior do Estado os promotores eleitorais dos municípios de Boa Viagem e de Russas ajuizaram recurso contra a expedição dos diplomas dos prefeitos, Fernando Assef e Raimundo Weber, respectivamente.

Os recursos contra diplomação devem ser apresentados no prazo de três dias após a diplomação. O calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano determinou o dia 19 de dezembro como data limite para a diplomação dos eleitos. Em função de recursos pendentes de julgamento no âmbito do TSE, em alguns municípios cearenses os juízes eleitorais procederam a diplomação nos dias 18 e 19 de dezembro.

Suspensos
Como no período do dia 20 de dezembro de 2012 a seis de janeiro de 2013 a Justiça Eleitoral estará de recesso, no período de recesso ficam suspensos os prazos. Portanto, como ainda há prazo para recursos contra a diplomação o Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (Caopel) não dispõe do número exato de ações dessa natureza em todo o Estado.

No caso específico de Fortaleza, o promotor Raimundo Filho, coordenador do Caopel, informou que já havia recebido da Procuradoria Regional Eleitoral todas as informações obtidas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre o caso da vereadora Magaly Marques, julgada inelegível pelo TRE, após a obtenção do registro de sua candidatura. Os documentos, informou, serão encaminhados ao promotor eleitoral competente para recorrer contra a diplomação da vereadora, dentro do prazo. Como a diplomação dos eleitos, em Fortaleza, foi no dia 19 e o prazo para recurso foi suspenso no dia 20, ainda há prazo para o recurso ser apresentado.

O promotor de Justiça, Emmanuel Girão, que nas eleições deste ano atuou como promotor auxiliar do procurador regional eleitoral, Márcio Torres, acredita que a quantidade de recursos contra a diplomação não seja grande porque com a inovação da Lei Ficha Limpa que permite que a Ação de Investigação Judicial Eleitoral seja interposta até a data da diplomação, a sugestão dirigida aos promotores foi no sentido de optarem por esse tipo de ação que também resulta na cassação do diploma. Além disso, lembrou também da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que pode ser ajuizada até 15 dias após a diplomação, para cassar o mandato por abuso de poder econômico, corrupção ou fraude. 



Reportagem do jornal O Globo denuncia aumento de 272% no salário do prefeito de Arneiroz

Levantamento publicado na edição da última segunda-feira, 24, do jornal O Globo, revela que o prefeito reeleito de Arneiroz, Monteiro Filho (PMDB), receberá a partir de 2013 o salário de R$ 11.900,00, um aumento de 272% com relação ao vencimento de R$ 3.200,00. O aumento foi aprovado pela Câmara dos Vereadores, logo após as Eleições deste ano.

O município tem 7.650 habitantes e também sofre com os problemas da falta de chuvas. Ainda neste ano, a Prefeitura, alegando falta de recursos, suspendeu o pagamento de bolsa-auxílio de cerca de R$ 250 para estudantes.

De acordo com O Globo, é o maior reajuste identificado em regiões atingidas pela estiagem. Por Lei, os vereadores e prefeitos somente podem reajustar os próprios vencimentos de uma legislatura para outra. Na gestão em vigor, são permitidas correções inflacionárias.


Notificação de HIV no Brasil passará a ser obrigatória

O Ministério da Saúde vai tornar compulsória a notificação de todas as pessoas infectadas com o vírus HIV, mesmo as que não desenvolveram a doença. A portaria ministerial que trata da obrigatoriedade de aviso de todos os casos de detecção do vírus da aids no País deve ser publicada em janeiro.
Atualmente, médicos e laboratórios informam ao Ministério da Saúde apenas os casos de pacientes que possuem o HIV e tenham, necessariamente, manifestado a doença. Os dados serão mantidos em sigilo. Somente as informações de perfil (sem a identificação do nome) poderão ser divulgadas para fins estatísticos.
Hoje, o governo monitora os soropositivos sem aids de maneira indireta. As informações disponíveis são de pessoas que fizeram a contagem de células de defesa nos serviços públicos ou estão cadastradas para receber antirretrovirais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O novo banco de dados será usado para planejamento de políticas públicas de prevenção e tratamento da aids.
“Para a saúde pública é extremamente importante, porque nós vamos poder saber realmente quantas pessoas estão infectadas e o tipo de serviços que vamos precisar”, explica Dirceu Grego, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.
A mudança ocorre quatro meses após o governo anunciar a ampliação do acesso ao tratamento com medicação antirretroviral oferecido pelo SUS. A prescrição passou a ser feita em estágios menos avançados da aids.
Desde então, casais com um dos parceiros soropositivo passaram a ter acesso à terapia em qualquer estágio da doença.
O ministério também recomendou que a droga seja ministrada de forma mais precoce para quem não têm sintomas de aids, mas possui o vírus no organismo - uma tendência na abordagem da doença, reforçada na última Conferência Internacional de Aids, realizada em julho deste ano nos Estados Unidos.
À época, o ministério calculou que o número de brasileiros com HIV fazendo uso dos antirretrovirais aumentaria em 35 mil. Atualmente, são cerca de 220 mil pacientes com aids.
Outras 135 mil pessoas, estima o governo, têm o HIV, mas não sabem. Elas estão no foco da mudança na obrigatoriedade de notificação, porque não foram ainda diagnosticadas. Segundo Grego, essas pessoas devem ser incorporadas ao tratamento. Assim como ocorre quando os pacientes são diagnosticados com aids, caberá aos médicos e laboratórios avisar ao ministério sobre a descoberta de pessoas infectadas - os soropositivos.

  
SEM UNIVERSALIZAÇÃO

7 mil casas no CE não possuem luz

O Brasil ainda possui mais de 1 milhão de casas sem luz, quase o triplo do anteriormente estimado pelo governo. É o que mostrou um levantamento feito a pedido da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) pelas 17 distribuidoras de energia do país cujos serviços ainda não foram universalizados - ou seja, que possuem lares em sua área de atuação sem ligação elétrica.

No Ceará, 7 mil residências ainda aguardam a chegada de eletricidade, conforme a Coelce (Companhia Energética do Ceará). 99,2% da área urbana e 97,4% na área rural têm energia. O prazo para o término das operações está em negociação entre a Coelce e o governo federal, para o ano de 2013. Anteriormente, a meta era conseguir a universalização neste ano. Segundo a empresa, em 2011, o projeto beneficiou 15.353 famílias e, em 2012, 3.511 casas.

Investimento

Conforme as distribuidoras de energia, serão necessários R$ 17,3 bilhões para levar luz a todas as residências do País. Até então, o governo federal estimava haver apenas 378 mil casas sem energia elétrica no país, usando como base os dados do Censo 2010, do IBGE. O número subsidiou a decisão do governo, em 2011, de instituir uma nova fase do programa Luz para Todos, com metas de universalização até 2014.

Diante dos novos dados, oito das 17 distribuidoras passaram a pleitear a prorrogação da data estipulada pelo governo. No caso dos estados de Tocantins, Bahia e Mato Grosso, onde há cerca de 380 mil casas sem luz, as empresas pedem que o prazo seja adiado para 2027.Criado em 2003 para acabar com a "exclusão elétrica", o Luz para Todos já atendeu 14,4 milhões de residências.

O programa, cujo prazo inicial terminaria em 2008, foi prorrogado por duas vezes. Até o momento, foram investidos R$ 20 bilhões. Destes, R$ 14,5 bilhões foram repassados às distribuidoras pelo governo. A revisão das datas para universalização das oito distribuidoras ainda serão julgadas pela Aneel. O pedido das distribuidoras entrou na pauta da reguladora no dia 18, porém a decisão foi adiada para o ano que vem diante do pedido de vistas de um dos diretores. 



NESTE ANO

Caixa liberou R$ 2,06 bi em crédito imobiliário no Ceará

A liberação de empréstimos imobiliários pela Caixa Econômica Federal para o Ceará chegou a R$ 2,06 bilhões na última sexta-feira (21), um crescimento de 66% em relação ao valor de todo o ano passado: R$ 1,2 bilhão. Do total contratado para o Estado, R$ 792,4 milhões correspondem a aplicações com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), em 4.392 contratações; R$ 757,4 milhões com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com 7.928 operações; e R$ 514,4 milhões são de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e demais fontes, em 8.376 operações.

Recorde no País

Em âmbito nacional, a Caixa Econômica Federal alcançou, até a mesma data, R$ 101 bilhões em contratações do crédito imobiliário em 2012.

Com o resultado, o banco superou a expectativa de empréstimos imobiliários para o ano e atingiu um recorde no financiamento para casa própria. O volume corresponde a um crescimento de 33,8% em relação ao mesmo período no ano passado, quando realizou R$ 75,4 bilhões em contratações.

Do total contratado, R$ 44,95 bilhões correspondem a aplicações com recursos do SBPE; R$ 38,7 bilhões às linhas que utilizam recursos do FGTS; e R$ 17,36 bilhões são de recursos do FAR e demais fontes.

Previsão para 2013

Segundo o vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, a previsão para o próximo ano é que o crédito imobiliário do banco continue em crescimento, chegando à marca de R$ 120 bilhões. "A Caixa iniciará, em 2013, a atuação da processadora de crédito imobiliário. Os clientes receberão informações da situação de seus processos de financiamentos em tempo real, por meio da internet e do celular, podendo complementar documentos e informações por intermédio desses canais. Isso trará mais facilidade, modernidade no acesso ao crédito da casa própria", ressalta.

De acordo com Urbano, a processadora vai disponibilizar financiamento imobiliário 24 horas por dia, sete dias por semana, levando as propostas de financiamento e sua concretização ao local onde os negócios serão realizados. Para o vice-presidente, a contratação de crédito imobiliário sem circulação de papel - o chamado Processo Zero Papel - será outro passo importante, resultando em maior agilidade na realização das operações de crédito imobiliário, grande comodidade para os clientes e redução de custos.

Acionistas

A criação da empresa processadora de crédito imobiliário foi anunciada pelo banco em agosto de 2012. Ela tem como acionistas a IBM, a Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) e a Caixa Participações, braço de investimentos da Caixa.

Redução de taxas

Com o Programa Caixa Melhor Crédito, as taxas de juros do crédito imobiliário foram reduzidas em até 21% e, nas operações com recursos da poupança, aumentou o prazo de financiamento, de 30 para 35 anos.

Avanço

66% foi a expansão apresentada pelo crédito imobiliário da Caixa no Ceará em 2012 (até o último dia 21) sobre todo o ano de 2011.



ABONO DO PIS

R$ 27 milhões esperam por 38 mil cearenses


Mais de 38 mil cearenses que têm direito ao abono salarial ainda não foram sacar o benefício, segundo dados da Caixa Econômica Federal. Neste ano, já foram pagos, no Estado, 620.340 abonos, representando 94,1% da quantidade a ser paga - 658.786 benefícios. Os 38.446 cearenses que ainda não fizeram o saque têm até junho do próximo ano para receber o abono.

Os benefícios já pagos, no Estado, somam R$ 382,6 milhões. Ao todo, R$ 27 milhões ainda aguardam saque. Em todo o País, já foram pagos 16,3 milhões de abonos, totalizando R$ 10 bilhões, o que representa 90,4% do total a ser pago. Ainda não foram pagos, no Brasil, 1,7 milhão de abonos, que correspondem a R$ 1,2 bilhão.

Contemplados

Têm direito ao abono salarial trabalhadores cadastrados no PIS ou Pasep até 2007 (cinco anos de cadastramento), que tenham trabalhado, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2011, com carteira de trabalho assinada por empresa.

O trabalhador também precisa ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais, além de ter seus dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2011.

Para saber se tem direito ao benefício, é possível consultar a página eletrônica da Caixa Econômica Federal - www.caixa.gov.br - e escolhendo as abas "Você", "Serviços Sociais", "PIS", "Consulta o Pagamento". Também é possível utilizar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), através do telefone 0800. 726 0101.

Ao ligar para o SAC, é preciso ter em mãos o número do PIS. Com o número do PIS, ele também poderá fazer a consulta eletrônica, pelo 0800.7260101.

Resgate parcelado

A Caixa agora aceita o parcelamento do pagamento do resgate de bens penhorados. São aceitos como garantia dessa modalidade de empréstimo metais nobres, diamantes, joias, canetas, relógios e prataria. A Caixa concede créditos a partir de R$ 50.

Com a nova forma de pagamento, o valor do penhor pode ser pago em parcelas com valor mínimo de R$ 50 e taxa de juros de 1,7% ao mês. O valor do empréstimo pode ser dividido de duas a seis parcelas.

A quitação do empréstimo era feita somente em uma parcela única. O pagamento pode ser feito em até 180 dias, e pode ser renovado a qualquer tempo. A taxa é de 1,50% ao mês.

Saldo

Até novembro deste ano, a Caixa já recebeu aproximadamente R$ 8 bilhões em aplicações penhoradas, o que representa um valor 26% maior ao mesmo período de 2011.

O recorde mensal do penhor da Caixa foi batido em outubro, quando o banco recebeu R$ 942,9 milhões em aplicações.

No Brasil

16,3 milhões de abonos já foram pagos em todo o País, totalizando R$ 10 bilhões, o que representa 90,4% do total a ser pago. Há ainda R$ 1,2 bilhão aguardando saque.



DPVAT

Veículos: seguro obrigatório sobe 4,63%

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) elevou em 4,63% o preço do seguro obrigatório (Dpvat) pago pelos donos de carros de passeio, táxis, motos, caminhões e tratores. Os novos preços valerão a partir de 1º de janeiro de 2013. Para os ônibus e micro-ônibus, não haverá aumento.

Para veículos de passeio e táxis, o valor total, incluindo a cobrança de 0,38% de IOF e de R$ 4,15 pela emissão do bilhete, deve ficar em R$ 105,63. Para as motocicletas e similares, o valor total a ser pago deve ficar em torno de R$ 292,00.

Já o valor total a ser pago pelos donos de máquinas de terraplanagem e equipamentos móveis em geral, quando licenciados, camionetas tipo picape de até 1.500 quilos de carga, caminhões e outros veículos deverá ficar em R$ 110,38.

Ônibus e micro-ônibus

Os proprietários de ônibus, micro-ônibus e de lotações com cobrança de frete continuarão pagando R$ 396,49.

Para micro-ônibus (cobrança de frete e lotação não superior a dez passageiros) e ônibus, micro-ônibus e lotações sem cobrança de frete, o valor total cobrado permanecerá em R$ 247,42.

Já as indenizações pagas em casos de acidentes de trânsito não mudam. Os valores seguem sendo de R$ 13,5 mil (morte e invalidez) e até R$ 2.700 (despesas médicas).



Índice que reajusta aluguel tem ligeira alta


“O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e usado para reajustar contratos de aluguel, variou 0,68% em dezembro. A taxa foi calculada com base nos preços coletados entre os dias 21 de novembro e 20 de dezembro deste ano.

No acumulado de 2012, entre janeiro e dezembro, o índice teve variação de 7,82%. Em novembro, o IGP-M teve decréscimo de 0,03% e, em dezembro de 2011, havia caído 0,12%.”


Posse no dia 1º vai alterar quadros na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa


“Com as posses no dia 1° de janeiro, as principais casas legislativas cearenses sofrerão alterações. O maior número de mudanças acontecerá na Assembleia Legislativa, com a saída de três deputados estaduais. A Câmara dos Deputados vem em segundo lugar com duas alterações na bancada cearense. Já a Câmara Municipal terá uma substituição.

Na Assembleia Legislativa, cederão vagas os deputados Roberto Cláudio (PSB), Moésio Loiola (PSD) e Ivo Gomes (PSB). Os dois primeiros sairão para assumir prefeituras. Roberto Cláudio, em Fortaleza, e Moésio Loiola, em Campos Sales, município da Chapada do Araripe, a 493,8 quilômetros da Capital. Ivo Gomes assumirá, na gestão de Roberto Cláudio, a Secretaria da Educação.

Na Câmara Federal, o deputado Domingos Neto (PSB) entrará de licença para assumir a Secretaria Extraordinária da Copa, compondo também a equipe de RC. O deputado federal Raimundo Macedo (PMDB), o Raimundão, renunciará à cadeira de deputado para assumir a Prefeitura de Juazeiro do Norte, no Cariri. Na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Salmito Filho sairá de licença para gerir a Secretaria do Turismo, também na Capital.
Renúncias
Das seis alterações, três serão por motivo de renúncia, caso de Roberto Cláudio, Moésio Loiola e Raimundão, que irão assumir vaga no Executivo. No caso dos parlamentares que farão parte do secretariado de Roberto Cláudio, em Fortaleza, Ivo Gomes, Salmito Filho e Domingos Neto, basta que tirem licença.”



Homem troca mulher pelo sogro


Antônio Novaes Lafaiette,( 60) anos, bancário e pai de três filhas surpreendeu amigos e familiares ao abandonar o lar onde viveu por “32” anos para viver com o genro, Oswaldo Nunes Bissoli, de 37 anos, comerciante e, assim como o sogro, pessoa conhecida na cidade. Natália Oliveira Lafaiette, 59 anos, aposentada e abandonada está à base de ansiolíticos desde que soube do fato. 

As famílias que moram quase juntas em Vila Velha-ES nunca suspeitaram que a amizade entre genro e sogro transcendesse os limites fraternais. Ambos durante anos cultuavam o hábito de pescar e por isso viajavam pelos recantos mais belos do Brasil em busca de rios em que pudessem “colocar suas varas”. A impactante descoberta se deu quando Oswaldo pediu para que seu cunhado A.O.L. 17 anos formatasse seu computador. 

Curioso o jovem decidiu “conhecer melhor” o computador antes de realizar o serviço. Neste momento ele se depara com uma pasta repleta de fotos íntimas do sigiloso casal. Karina Oliveira Lafaiette 35 anos, professora e esposa traída pelo esposo e pelo pai, num momento de fúria decidiu enviar as fotos íntimas deles para amigos e familiares do casal e hoje responde a um processo por violação de privacidade. A notícia foi divulgada no último dia 17 de dezembro e se espalhou em sites e redes sociais, dividindo opiniões.



DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.