segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

NOTÍCIAS DA REGIÃO, DO CEARÁ, DO BRASIL E DO MUNDO


SEGUNDA-FEIRA, 17 DE DEZEMBRO

1961 Em Niterói (RJ), durante uma apresentação do Gran-Circo, um incêndio criminoso matou 317 pessoas
1980 O primeiro marcapasso computadorizado produzido no Brasil foi colocado em uma paciente que sofria do mal de Chagas
1989 O Tribunal Superior Eleitoral anunciou a vitória de Fernando Collor nas eleições presidenciais
1989 Os seqüestradores do empresário Abílio Diniz renderam-se e libertaram-no. O grupo era composto por dois argentinos, dois canadenses, 5 chilenos e um brasileiro
1994 Com a assinatura do Protocolo de Ouro Preto, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai criaram o Mercado Comum do Cone Sul, o MERCOSUL.

Nova Russas: 'Satanás' mata jovem no 'Bar do Corinthiano'


Um jovem de apenas 19 anos foi morto a facadas no "Bar do Corinthiano" no bairro São Francisco, em Nova Russas, a 316 km de Fortaleza. O acusado do homicídio é um adolescente de apenas 17 anos, conhecido como "Satanás".

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), eram por volta de 0h30 deste domingo (16) em que o Corinthians decide a final do Mundial de Clubes da Fifa contra o Chelsea, no Japão. O servente de pedreiro Marcos Antônio Martins, 19, estava no Bar do Corinthians quando foi surpreendido pelo adolescente D.F.L., conhecido como "Satanás", que lhe desferiu golpes de faca no rosto e no tórax, fugindo em seguida.

Marcos chegou a ser socorrido ao hospital municipal da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. 

A polícia iniciou diligências na tentativa de capturar o acusado, o que até este momento ainda não aconteceu.

Diário do Nordeste


Estudante de 17 anos, natural de Monsenhor Tabosa, morre vítima de afogamento em Beberibe/CE


Um passeio realizado por estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Governador Adauto Bezerra do município de Monsenhor Tabosa, acabou de forma trágica na tarde desta sexta-feira (14). 

O estudante Djair Santos, de 17 anos, acabou falecendo vitima de afogamento enquanto tomava banho de mar, na praia conhecida como “Praia do Morro Branco” no município de Beberibe/CE, local escolhido pela turma para o passeio.

O jovem que havia acabado de concluir o ensino médio participava juntamente com toda turma e alguns professores da Escola Adauto Bezerra de um passeio em comemoração ao término do ano letivo. De acordo com funcionários da escola de Djair, a festa de conclusão da turma estava marcada para o dia 20 de dezembro.

O ônibus com os alunos saiu de Monsenhor Tabosa a meia noite desta quinta-feira, tendo chegado ao seu destino às 7 da manhã desta ssexta-feira, 14. Já o acidente (afogamento) aconteceu às 16 horas.

O corpo do estudante foi levado para o hospital do município de Beberibe, onde aguarda por liberação do Instituto Médico Legal (IML). Uma professora está no hospital responsável pelo corpo da vítima. Os colegas de Djair e professores a caminho de volta para Monsenhor Tabosa.

Funcionários também informaram a nossa reportagem que não se tem detalhes sobre como ocorreu o afogamento. Os pais da vítima que residem no bairro Carrapicho em Monsenhor Tabosa, estão chocados com a notícia da morte do filho, bem como colegas e amigos.



A Polícia Militar da cidade de Catunda fez uma prisão em flagrante no começo da tarde deste sábado, 15 de dezembro de 2012, na localidade de Morro Redondo, na CE-176, a caminho de Tamboril, por tráfico de drogas.
Jorge de Sousa Feitosa, 38 anos, natural de Tamboril, foi flagrado portando 200 gramas de cocaína distribuída em dois sacos plásticos e que ainda ia ser preparada para consumo. Jorge revelou que a droga seria entregue em Tamboril, porém, a polícia não divulgou o nome do destinatário para não atrapalhar o restante da operação.

A PM recebeu informações sobre a posse da droga e consegue tirar de circulação mais esta quantidade de cocaína.Jorge foi trazido para a Delegacia de Polícia de Santa Quitéria onde foi feito o procedimento legal.

Bandido é morto em confronto com a PRE no município de Quixeramobim

 
Uma perseguição entre Policiais Rodoviários Estaduais com dois bandidos resultou na morte de um dos assaltantes, no município de Quixeramobim, no Sertão Central cearense. A troca de tiros ocorreu na CE 166/265 à altura do KM 28, na localidade Transval. O motorista do veículo não obdeceu a ordem de parada pela PRE, motivo da perseguição.

Dois elementos foram presos, um conseguiu fugir e o quarto foi morto. Daniel Sousa Soares, 38 anos, natural de SP – São Paulo, foi alvejado com um tiro na perna esquerda, Fernando dos Santos Nascimento, 36 anos, sofreu um disparo de raspão na cabeça. O elemento Cícero Robson de Lima, natural de Jupi-PE, 19 anos, sofreu um tiro no peito esquerdo e veio a óbito após ser socorrido ao hospital com um tiro no peito esquerdo.

Durante a operação foram apreendidos três revólveres e várias cápsulas intectatos e deflagradas, um veículo da marca Fiat Siena de placas OIJ-3066 CE – Crato foi recuperado momentos depoois. O indivíduo que furou o bloqueio, não foi localizado, sendo identificado apenas pela alcunha de Cariri.

Segundo a PRE, os homens furaram a blitz policial, inclusive foram autores do inicio do tiroreio. Viaturas da Força Tática de Apoio de Quixadá e de Canindé, uma viatura de Madalena e três do Comando Tático Rural-COTAR, se deslocaram no momento da perseguição.

TRAGÉDIA: Cinco morrem; bebê e mais três ficam feridos em acidente no interior do Ceará

 
Cinco pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um acidente entre uma moto e um carro no fim da tarde deste domingo (16), no quilômetro 55 da BR-116, em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal doCeará (PRF-CE), um bebê de um ano e quatro meses está entre os feridos.

De acordo com a PRF-CE, o carro derrapou na pista e acabou colidindo com a moto conduzia por Antônio Benjamim de Oliveira, de 47 anos, que vinha no sentido contrário. O motociclista morreu na hora. O carro, onde estavam oito pessoas, saiu da pista provocando a morte de mais quatro pessoas: o condutor Michel Paulino da Cunha, 22 anos; a passageira, Railana Rodrigues Cavalcante Sousa, 14 anos; Luana da Silva dos Santos, 17 anos; e Bárbara de Sousa Cavalcante, 17 anos.

Ainda conforme a PRF-CE, os outros quatro ocupantes do veículo ficaram feridos. Entre eles, uma menina de um ano e quatro meses chamada Antônia Estefany de Sousa Paulino foi socorrida pela população. O outros três foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela UTI móvel da PRF-CE: Jarbas de Almeida, 19 anos; Brena de Sousa Cavalcante, 19 anos; e Francisca Maria de Sousa.


Idoso de 87 anos é morto pelo próprio cunhado em Araripe


Um idoso de 87 anos foi assassinado com um tiro no peito pelo próprio cunhado no município de Araripe, a 526 km de Fortaleza. O homicídio ocorreu por volta das 19h40min da último domingo (16).

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), a vítima Antônio Alves da Silva estava na frente de casa bebendo com o cunhado, quando iniciaram uma discussão. O acusado Sebastião Marculino de Miranda, de 39 anos, efetuou o disparo.Ainda de acordo com o CPI, o acusado fugiu após o crime e ainda não foi encontrado.


LATROCÍNIO

Acusado de matar PM é apreendido

Agentes da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apreenderam, no fim da noite de sábado (15), um adolescente suspeito de participar do latrocínio (roubo seguido de morte) do subtenente PM Rui Silva Nogueira, 40. O militar havia sido morto horas antes durante um assalto na Avenida Pontes Vieira, bairro São João do Tauape, em Fortaleza.

O policial militar estava com o filho em uma loja de acessórios de veículos quando foi surpreendido pelos assaltantes. Ele reagiu e foi morto FOTO: DIVULGAÇÃO

De acordo com a Polícia, o subtenente, que era lotado no Fórum Clóvis Beviláqua, estava de folga e comprava peças em uma loja de acessórios para carros na companhia do filho de quatro anos quando foi surpreendido pelos assaltantes. Testemunhas afirmaram que os bandidos anunciaram o assalto e pediram a pulseira do policial, que tentou sacar a pistola para reagir, mas foi baleado na cabeça e morreu no local.

A dupla fugiu levando a arma do PM. Logo após o crime, os policiais obtiveram a identificação de três suspeitos da autoria do crime. Depois da morte do militar, uma multidão se aglomerou no local. Rapidamente, equipes de várias unidades foram acionadas para realizar buscas aos suspeitos do crime.

Patrulhas do Ronda do Quarteirão, do Comando Tático Motorizado (Cotam), e do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) percorreram as ruas do Lagamar e tiveram o apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas(Ciopaer).

Localizado

No fim da noite, agentes da Coin, localizaram o adolescente suspeito do crime, escondido na Avenida Borges de Melo, próximo ao viaduto do Lagamar. Segundo a Polícia, ele estava com a pistola do policial e outros objetos roubados de outras vítimas.

O adolescente acabou levado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi realizado auto de apreensão em flagrante pela delegada Rachel de Queiroz Moreira. A Polícia continua as buscas para localizar o outro suspeito do crime. As patrulhas da área já estão com as fotografias do acusado. 



PREFEITOS E VEREADORES DE NOVA RUSSAS E ARARENDÁ SERÃO DIPLOMADOS NESTA TERÇA-FEIRA,18 DE DEZEMBRO

A Justiça Eleitoral da 48ª Zona, realiza amanhã,18, a solenidade de  diplomação de prefeito e vereadores eleitos nas eleições de 2012 dos municípios de Nova Russas e Ararendá. O evento  de entrega dos diplomas de prefeito e vereadores ocorrerá nas dependências do Grêmio Recretativo Novarussense, a partir das 15h.

 

Prefeito, vice prefeito e vereadores dos dois municípios receberão da Justiça Eleitoral o diploma de homologação do veredicto das urnas do pleito de 7 de outubro deste ano. Doutor Antonio Teixeira de Sousa, juiz eleitoral que conduziu o pleito  dos municípios de Nova Russas e Ararendá conclui o processo ratificando o sentimento democrático da maioria dos cidadãos de Nova Russas e Ararendá.


CEARÁ NOTÍCIAS


Reriutaba: Justiça diploma apenas vereadores; Prefeito e vice só depois de decisão do TRE

Na última quarta (12/12/12), a Justiça Eleitotal realizou uma solenidade para a diplomação dos eleitos de Varjota e de Reriutaba, nas últimas eleições. Como já informamos sobre Varjota, todos os eleitos desta cidade foram diplomados normalmente.

Com relação à Reriutaba, houve uma diferença. Apenas os vereadores eleitos foram diplomados. Prefeito e vice, ainda não foi desta vez. Na ocasião, o Meretíssimo senhor Juiz, Dr. André Gurgel, explicou isso estava acontecendo porque há um processo no TRE-CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará), aguardando julgamento.

Alguns dos vereadores diplamados, partidários do candidato que teve a maioria dos votos (Dr. Galeno), citaram que estão confiantes que o TRE irá reconhecer o resultado das urnas, nesta segunda (17/12/12), às 17h00, quando o processo deve entrar na pauta para julgamento, no Tribunal, em Fortaleza.


Ipu e Pires Ferreira: Prefeito e vereadores eleitos recebem diplomas nesta segunda-feira (17) em Ipu

Os prefeitos eleitos das cidades de Ipu e Pires Ferreira (CE), Sérgio Rufino (PCdoB) e Marfisa Aguiar (PSB), respectivamente e os vereadores que ocuparão as 13 cadeiras (Ipu) e 9 (Pires Ferreira) das Casas de Leis das duas cidades serão diplomados na manhã desta segunda-feira (17) no Fórum Municipal da cidade de Ipu. A cerimônia que acontecerá apenas restrita a convidados, oficializa o mandato dos políticos vencedores nas eleições municipais deste ano. A posse dos cargos está marcada para o dia 1º de janeiro do ano que vem na Câmara Municipal de Ipu.

Sérgio Rufino foi eleito com 11.511 votos, o equivalente a 52,44% dos votos válidos. Seu oponente o jovem empresário Diego Carlos (PRB) obteve 9.502 votos, correspondente a 43,21%. Em Pires Ferreira a jovem aspirante na política Marfisa Aguiar (PSB) obteve 3.240 votos, equivalente a 53,82% e venceu o experiente politico Torrim (PSD), que lançou no último dia o filho Torres Neto (PSDB) que obteve 2.780, equivalente a 46,18% com uma diferença de apenas 460 votos.


Câmaras renovadas em Ipu e Pires Ferreira

A composição das Câmaras Municipais das duas cidades a partir de 2013 contará com novos parlamentares. Em Ipu dos 9 vereadores atuais, apenas dois por não disputarem não reelegeram-se, porém, com o aumento de cadeiras 6 assumiram a vereança pela primeira vez uma renovação de 53,84%. Conseguiram a reeleição Efigênia Mororó (PRB), Arlete Mauricéia (PRP), Ivo Sousa (PRB), Alberto Martins (PTB), Manoel Palácios (PR) e Carlos Amarante (PRB). Apesar de ter assumido por várias vezes uma vaga o suplente Evaldo Gomes (PSDB) também permanecerá no próximo ano, dessa vez como vereador eleito.

Dos eleitos, o vereador que recebeu mais votos, foi o irmão do candidato a prefeito eleito em Ipu, Zeca Rufino (PCdoB), com 1.645. O partido do candidato derrotado, PRB, é a legenda que terá o maior número de representantes, serão três parlamentares.

 Em Pires Ferreira dos 9 atuais, mais da metade conseguiram se reeleger: Jamile Mororó (PP), Maria Alves (PSB), Antenor Carneiro (PSB), Joia (PT) e Ana Cristina (PSB). O partido a prefeita eleita PSB é a legenda com o maior número de representantes, seis ao todo.

Confira a composição da nova Câmara por partidos nas duas cidades:

·                              Ipu
PRB (3 eleitos)
Efigênia Mororó (PRB): 1.281 votos; Ivo Sousa (PRB): 845 votos; Carlinhos da Várzea (PRB): 746 votos
PRP (2 eleitos)
Arlete Mauricéia (PRP): 1.180 votos; Nonato Filho (PRP): 1.147 votos

PSL (2 eleitos)
Monga (PSL): 986 votos; Hilton Belém (PSL): 692 votos

PCdoB, PV, PTB, PTdoB, PR e PSDB (1 eleito de cada partido)

Zeca Rufino (PCdoB): 1.645 votos; Adriano Melo (PV): 1.402 votos; Alberto Martins (PTB): 1.044 votos; Eduardo Ximenes (PTdoB): 1.034 votos; Manoel Palácios (PR): 864 votos; Evaldo Gomes (PSDB): 734 votos.
·                              Pires Ferreira
PSB (6 eleitos)
Eduardo Firmino (PSB): 487 votos; Reginaldo Paiva (PSB): 427 votos; Maria Alves (PSB): 425 votos; Aninha da Francisca (PSB): 374 votos; Antenor Damasceno (PSB): 371 votos; Ana Cristina (PSB): 303 votos.

PP, PCdoB e PT (1 eleito de cada partido)
Jamile Mororó (PP): 519 votos; Célio Rufino (PCdoB): 325 votos; Jóia (PT): 314 votos.


GUARACIABA DO NORTE: Diplomação do prefeito eleito Regivaldo Cavalcante e do vice-prefeito Cefas Melo

O prefeito Eleito Regivaldo Cavalcante, o vice-prefeito eleito Cefas Melo e os vereadores eleitos no último dia 07 de outubro serão diplomados nesta segunda feira (17-12)

O Juiz Eleitoral da comarca de Guaraciaba do Norte, Dr. Moisés Brisamar Freire, torna público a diplomação dos eleitos nas eleições de 07 de outubro de 2012 em nossa cidade. Serão diplomados o prefeito eleito Regivaldo Cavalcante, o vice-prefeito Cefas Melo, os 13 vereadores eleitos e os dois suplentes de cada coligação.

O evento vai acontecer na segunda feira, (17-12), as 16:00 horas na Câmara Municipal de Guaraciaba do Norte, na rodovia Deputado José Maria Melo saída para Croatá. O convite é para toda a população, pois esse é um momento muito importante para a democracia e a  população de nossa cidade.


Pires Ferreira é um dos cinco piores município cearenses, em geração de emprego e renda.

Dos 184 municípios cearenses, 152 deles (82,6% do total) foram classificados pelo IFDM de 2010 como de baixo desenvolvimento no quesito geração de emprego e renda, ou seja, com um índice inferior a 0,4. O resultado é, inclusive, superior ao registrado no ano anterior, quando essa soma era de 147 (79,8%). As cinco ´piores´ cidades do levantamento mais atual são: Martinópole (0,0529), Granjeiro (0,0720), Reriutaba (0,0942), Tejuçuoca (0,1090) e Pires Ferreira (0,1288).

Martinópole é o município cearense com pior índice geral de desenvolvimento, em contraponto com o Eusébio, que lidera o ranking.

Para o consultor econômico da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Irineu de Carvalho, o alto percentual é fruto de uma baixa atividade econômica no Interior. "A maioria das cidades tem pouco comércio, e, quando tem, não é formalizado (o índice só considera empregos formais), ou porque as condições são precárias para buscar a formalização ou porque é um negócio de família", explica. "Você pode ter uma circulação de renda razoável sem ter um bom índice de geração de empregos formais", defende o consultor.

Carvalho afirma que a atração de indústrias, o que geraria emprego e renda, é algo que não depende das administrações municipais, mas, sim, de incentivos do Estado e da própria vontade da empresa em se instalar em alguma região ainda pouco desenvolvida. "Antes disso, os empresários vão estudar se aquela cidade está bem localizada, se tem o número ideal de habitantes, se há benefícios fiscais, entre outros fatores", conta.

Dependência de prefeituras
Nas cidades com índices baixíssimos, a geração de postos de trabalho formalizados no Interior depende, majoritariamente, do serviço público nas prefeituras. Potiretama, no Vale do Jaguaribe, por exemplo, possui, segundo dados de 2011 do Ministério do Trabalho e do Emprego, 447 trabalhadores formalizados, dos quais, 438 são funcionários públicos, ocupando cargos como professor, zelador, gari e assistente administrativo.

A cidade ficou em 179º no ranking do índice deste quesito no Ceará, com 0,1319. Lá, a remuneração média, item também levado em consideração pelo IFDM, é de apenas R$ 664 para os servidores públicos.

Eleições
Não por coincidência, diversas cidades com resultados inferior a 0,4 destacaram-se nas últimas eleições municipais por conta de prefeitos e candidatos corruptos. No litoral Oeste, a cidade de Trairi (85ª no ranking do Estado, com 0,3111), por exemplo, assistiu, no último dia 20 de novembro, à prisão, por conta de corrupção eleitoral, da sua prefeita eleita, Regina Nara Batista Porto, a ´Regina do Mauro´.

Mais 12 pessoas também foram detidas, incluindo candidatos ao cargo de vereador e o seu vice-prefeito, José Ademar Barroso (PSL). Em setembro último, outras 10 pessoas também foram presas, inclusive a primeira-dama do atual prefeito, Josimar Moura Aguiar, sob as mesmas suspeitas.

No litoral Leste, a candidata a prefeita de Aracati (41ª no ranking, com 0,3748) Regina Cardoso (PSB) foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) semanas antes do dia da eleição, por conta de desaprovações de contas no Tribunal de Contas do Município, sendo obrigada a oficializar a candidatura do seu então vice-prefeito, Ricardo Sales (PTB). Ela é viúva do ex-prefeito da cidade José Hamilton.


Vice-presidência gasta R$ 7,9 mil para banhar em prata peças de copa e cozinha


“Perto do Natal, as atenções nas casas se voltam para as árvores repletas de presentes e para a mesa que abrigará a ceia que comemora a data. Pelo menos com a apresentação da mesa a vice-presidência da República não precisará se preocupar. A Pasta empenhou R$ 7,9 mil para serviços de banho de prata em materiais de copa e cozinha do Palácio Jaburu. Ao todo, 386 peças devem ser restauradas.

A Secretaria de Administração da Presidência da República também aproveitou o espírito natalino e encheu o carrinho de compras. Talvez de olho na ceia, a Pasta reservou R$ 6,1 mil para a compra de 10 frigobares e R$ 2,5 mil para a compra de fogão à gás, do tipo residencial, com quatro bocas e forno duplo.
(Site Contas Abertas)

Alteração e cancelamento de microempreendedor podem ser feitos pela web


Os registros de alterações e cancelamentos dos microempreendedores individuais já podem ser feitos pela internet.
A partir desta segunda-feira (17), a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, deixará de efetuar esses registros.

Segundo a autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a medida buscar economizar tempo e gastos com papel e deslocamentos.
Antes da mudança, para alterar ou dar baixa no MEI (microempreendedores individuais) era necessário ir pessoalmente em uma das unidades da Junta Comercial e também na Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado e prefeitura.
"Com as novas regras, é possível resolver todas essas questões somente por meio do portal", informa.

Os processos gerados até a data estabelecida ou que sofreram exigências e estão dentro do prazo de 30 dias para sanar a pendência poderão ser protocolados normalmente no atendimento presencial da Jucesp, para que possam ser deferidos ou indeferidos, cumprindo a determinação do DNRC (Departamento Nacional do Registro do Comércio).
MEI
Podem aderir ao (MEI) trabalhadores por conta própria, com faturamento máximo de R$ 60 mil por ano e que exerçam alguma das 470 atividades que fazem parte do programa.
Entre elas, vendedores de roupas, cabeleireiros, pedreiros, esteticistas, manicures, alfaiates, eletricistas, animadores de festas, borracheiros, confeiteiros, marceneiros, sapateiros, chaveiros, artesãos e fotógrafos.

No Brasil, existem atualmente 2,6 milhões de inscritos no programa. Desses, mais de 640 mil estão registrados no Estado de São Paulo, o que corresponde a 24% do total nacional.
Para aderir ao programa, é preciso fazer cadastro no portal do empreendedor e pagar uma taxa fixa mensal de 5% sobre o salário mínimo para a Previdência Social (R$ 31,10), mais R$ 1 de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para atividades ligadas a comércio ou indústria, ou R$ 5 de ISS (Imposto sobre Serviços) para prestador de serviços. No caso de atividade mista, contribui com o valor máximo total de R$ 37,10.

Além da redução da carga tributária, o MEI tem direito a registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), contratação de um empregado com menor custo, emissão de nota fiscal, acesso a crédito e participação em licitações públicas.

Também conta com cobertura previdenciária (aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, pensão por morte ou reclusão e salário-maternidade), isenção de cobrança para arquivamento de registros e alvará para funcionamento.


CHORÓ

Luz transforma vida de comunidades

A energia resgata a cidadania e garante uma nova realidade no sertão castigado pela seca. A lamparina virou relíquia para os moradores de Cafundó, Escondido e Olho D´Água do Chão comunidades localizadas no município de Choró no Sertão Central. 33 famílias e 126 pessoas das comunidades mencionadas viviam, no fim de 2011, em condições precárias e sem muita perspectiva de mudança. Este ano mais uma vitória. Na última sexta-feira, a comunidade ganhou um dia de ações do Comitê de Voluntariado Rede do Bem, onde foram entregues cestas básicas para famílias, brinquedos para crianças e uma Ação Cívica Social com corte de cabelo e trabalhos de manicure.


Para a coordenadora do comitê da Rede do Bem, Débora Pinho, é importante que as famílias se organizem, não deixem os filhos fora da escola, e cuidem dos benefícios que estão chegando. Precisamos fazer com que essas pessoas passem a ter consciência da importância de nosso trabalho e luta na mudança da qualidade de vida de cada um".

Além das ações em Cafundó, um grupo de voluntários pintou a escola Elizeu Camurça em Conceição, onde estudam as crianças das três localidades da linha da serra, doaram livros, lápis, canetas, lousas e estantes para a biblioteca do espaço educacional local.

A transformação das comunidades só possível depois que elas foram beneficiadas pelo programa Luz para Todos. Hoje se sentem privilegiadas com a chegada da energia. O grupo reside em cima da serra. Para chegar lá, é preciso um pouco de preparo físico, principalmente, para quem não é acostumado, já que é necessário caminhar cerca de 800 metros de subida. Transportar alguma coisa, só no lombo de um animal. Por isso, para levar os postes da rede de distribuição até o local, a Coelce precisou usar helicópteros.

Para se ter uma noção das dificuldades para chegar ao local, até jumentos acostumados com a viagem, muita das vezes, não suportam a carga e desabam ribanceira abaixo. Na última viagem, um jumento não suportou o esforço e caiu dentro de uma cratera na subida da serra.

Na primeira visita ao local, antes do progresso, se tinha a impressão de que se estava caminhando na trilha da fome e na geografia da miséria. Após um ano, é visível a transformação. O aposentado Antônio Gomes de Souza, 73 anos, ainda não se acostumou com a novidade. "É muito importante para a vida da gente. Mas ainda não consigo ligar a televisão sozinho".

Para ele, a coisa mudou e para melhor. "Antes da energia tinha a lamparina e o querosene, mas falta o pavio (material feito de algodão que pega fogo com facilidade), quando tinha a lamparina e o pavio, faltava o gás. Agora, a lamparina é coisa do passado´´.

Sua esposa, Francisca Pereira, 63 anos, está alegre. "Agora posso beber água gelada e colocar muitos mantimentos na geladeira. Nunca pensei que um dia conseguiria isso". Conforme ela, os netos Janiela Lima Gomes, de 15 anos, e Marcos Lima Gomes, de 13 anos, não perdem um só programa de televisão. "Eles parecem encantados com os desenhos e filmes". "A qualidade de vida das 33 famílias melhorou muito", diz o professor Otaciano Pereira de Sousa, que agora ensina um grupo de dez agricultores numa escola feita de pau a pique em Cafundó. "Isso só está sendo possível porque chegou a luz elétrica. O Programa Brasil Alfabetizado só é desenvolvido à noite, porque durante o dia os agricultores trabalham", explica

Em Cafundó, Olho d´Água e Escondido não existe água potável, posto de saúde ou qualquer outro tipo de equipamento que se possa imaginar. A energia veio resgatar um pouco da cidadania perdida e acabar com sete décadas de supremacia da lamparina. "Até o ano passado, logo depois que escurecia, íamos dormir e ainda acordávamos no escuro. Isso tem mudado, pois nós ficamos vendo a televisão aqui na sala", salienta Aurélio Pereira de Sousa de 14 anos.

Informação

"A TV nos deixa bem informado", diz o professor Otaciano. De acordo com o coordenador do Programa Luz para Todos da Coelce no Ceará, Luis Jarra, para retirar as famílias das trevas foi preciso implantar 36 postes na região, 19 dos quais em cima da serra. "A Coelce desenvolve junto à comunidade, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), um projeto de criação de galinhas caipiras que tem ajudado em muito no crescimento social e econômico dos moradores", ressalta Luis Jarra.

A maioria recebeu da Companhia geladeiras e chocadeiras. "É uma maneira de fazer com que os moradores possam pagar a conta de energia e ainda ganhar algum dinheiro", explica Jarra.

Valderi Paulino da Silva, de 50 anos, residente em Escondido, é um dos beneficiados com o Projeto de Galinha Caipira. "Agora, tenho em torno de 50 galinhas e, se não fosse essa seca, já teria para mais de 100, mas, graças a Deus, está dando para criar a família com os recursos do programa", disse.

Na comunidade de Escondido, se uma pessoa ficar doente, já é possível se chegar de moto para os primeiros socorros. Os próprios moradores, em conjunto com a Prefeitura de Choró, fizeram uma estrada de barro. "Nunca pensei que isso fosse acontecer. Sou um homem feliz e realizado", completa Emanuel da Silva, de Escondido.


PRÊMIO

Cidade de Ibiapina recebe Selo Verde

O município de Ibiapina conquistou mais uma vez a Certificação Ambiental Selo Município Verde 2012, outorgada pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), do Governo do Estado do Ceará. Dos 184 municípios cearenses, 91 foram inscritos no objetivo de obter a certificação. Destes, 37 foram contemplados com o "Selo Verde" - dentre elas Ibiapina -, que reconhece o trabalho desenvolvido nos municípios visando o bom convívio de seus cidadãos com o meio ambiente e o conceito de sustentabilidade.

O município é conhecido por suas ações voltadas para o meio ambiente. Dentre os projetos pode ser citado o "Horta na Escola", envolvendo alunos da cidade

No fim de seu mandato à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Ibiapina (Semas), o secretário João de Freitas Lopes vê a certificação como o reconhecimento de uma gestão voltada para disseminar a cultura de preservação do meio ambiente, com projetos que visam a conscientização da população do município serrano, rico em belezas e recursos naturais.

O secretário destaca que, apesar do fato da Semas ser a Secretaria caçula do município de Ibiapina, criada em dezembro de 2010, e ainda sem dotação financeira e logística, procurou compensar estas deficiências por meio de uma gestão de austeridade e criatividade. O trabalho foi concentrado na educação ambiental, com a divulgação de palestras nas escolas e em eventos. 

Além disso, foram implantados alguns projetos piloto no município, como a "Horta na Escola" e o projeto "Agente Ambiental", que envolveu 60 alunos de seis escolas municipais no trabalho de conscientização por uma cultura em prol do meio ambiente. 


Obras de transposição do Rio São Francisco estão 43% concluídas

As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco apontam mais de 43% de avanço, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Integração Nacional na última semana. Sete dos 16 lotes de obras estão em atividade, com construção de túneis canais, aquedutos e barragens e mais de 1,1 mil equipamentos em operação. As obras empregam, atualmente, mais de 4.100 trabalhadores.
O projeto tem dois eixos – Norte e Leste – e foi dividido, para sua execução, em dois canais de aproximação e outros 14 lotes de obras, totalizando 16. O canal de aproximação do eixo Norte já está concluído. Neste eixo, dois trechos contam com trabalhos 24 horas por dia: o lote 8, em Salgueiro (PE), e o lote 14, em São José de Piranhas (PB).
O eixo Norte, com captação do rio São Francisco próximo à cidade de Cabrobó (PE), percorrerá cerca de 426 kmconduzindo água aos rios Salgado e Jaguaribe, no Ceará; Apodi, no Rio Grande do Norte; e Piranhas-Açu, na Paraíba. Este eixo beneficiará mais de 7,1 milhões de pessoas.
O eixo Leste, com captação no lago da barragem de Itaparica, no município de Floresta (PE), percorrerá 287 km até o rio Paraíba (PB), após deixar parte da vazão transferida nas bacias do Pajeú, do Moxotó e da região agreste de Pernambuco. Este eixo beneficiará mais de 4,5 milhões de pessoas.
O projeto
A região Nordeste possui 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água. O rio São Francisco apresenta 70% de toda a oferta regional. As bacias do semiárido setentrional têm uma oferta hídrica per capita bem inferior à considerada ideal pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 1.500 m3/hab/ano. A disponibilidade no Nordeste Setentrional por habitante ao ano é de em média 450 m3/hab/ano.
Reservatórios serão construídos no Semiárido
As bacias beneficiadas pela água do rio São Francisco serão: Brígida, Terra Nova, Pajeú, Moxotó e Bacias do Agreste, em Pernambuco; Jaguaribe e Metropolitanas, no Ceará; Apodi e Piranhas-Açu, no Rio Grande do Norte; Paraíba e Piranhas, na Paraíba.
O Projeto São Francisco vai além dos eixos Leste e Norte. Contempla diversas obras existentes ou em construção que aumentam o alcance do abastecimento de água. Entre esses empreendimentos estão a Adutora do Agreste (PE), Vertentes Litorâneas (PB) e o Eixão das Águas (CE), que já atende a região metropolitana de Fortaleza, a partir da captação d’água no açude Castanhão e receberá água do rio São Francisco do Eixo Norte.
Benefícios
Os estados contemplados pelo projeto serão: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e destacam-se o aumento da garantia de oferta hídrica proporcionada pelos maiores reservatórios estaduais; redução dos conflitos existentes nas bacias dos estados; melhor distribuição espacial da água ofertada pelos açudes estaduais; e abastecimento seguro para os municípios. Serão beneficiados diretamente 391 municípios.
Conclusão das obras
Desde 2011, o Ministério da Integração Nacional realiza o acompanhamento das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco por meio de seis etapas úteis, três para cada eixo.
No eixo Leste, está previsto para conclusão em setembro de 2013, a captação no reservatório de Itaparica até o reservatório Areias (meta 1L), ambos em Floresta (PE). É uma meta piloto para testes do sistema de operação. Já as obras entre a saída do reservatório Areias e o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE) (meta 2L), deverão ser concluídas no final de setembro de 2014. O trecho entre o reservatório Barro Branco e o reservatório Poções, em Monteiro (PB) (meta 3L), deverá ser finalizado em dezembro de 2014.
Já no eixo Norte, as obras de captação do rio São Francisco, no município de Cabrobó (PE), até o reservatório de Jati, em Jati (CE) (meta 1N) estão previstas para serem concluídas em setembro de 2014. O trecho entre o reservatório Jati e o reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE) (meta 2N), deverá ser concluído em dezembro de 2014. As obras entre o reservatório Boi II e o reservatório Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB) (meta 3N), estão prevista para serem entregues em dezembro de 2015.

Cidade

MORMO

Epidemia em equinos deixa Estado em alerta

Uma rara doença que atinge equinos tem sido motivo de alerta no Ceará. A causa da preocupação é um surto da mormo em algumas regiões da área metropolitana de Fortaleza, como Caucaia, Aquiraz e Horizonte, o que gerou alerta epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) aos profissionais de saúde. A doença é transmitida pela ingestão de alimentos ou água contaminados e acomete cavalos, burros e mulas. Em outubro deste ano, foram registrados cinco casos no estado. Três em Caucaia, um em Aquiraz e um em Horizonte.
O último registro da doença, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) havia sido apontado em 2007. Além do Ceará, o Estado de Minas Gerais, em julho, também contabilizou cinco casos. Nos últimos dez anos, a mormo atingiu equinos em 15 estados do Brasil.

Além dos equinos, a doença, causada pela bactéria "Burkholderia mallei", pode infeccionar outros animais, entre eles, cães, gatos e cabras. A infecção também pode contaminar humanos - embora não haja registros no Brasil - por meio do contato com a pele, mucosas, tecidos ou fluidos corporais de animais infectados. No humanos, os sintomas gerais incluem febre, sudorese, mal-estar, mialgia e cefaleia. Como não existe cura, a moléstia é considerada fatal.

Perigos

Já nos animais, a mormo está associada a úlceras necróticas e nódulos na cavidade nasal, além de pneumonia, abscessos nodulares e deterioração progressiva dos órgãos internos. Os animais com laudo positivo da mormo são submetidos ao sacrifício. Caso exista suspeita no animal, a situação deve ser imediatamente comunicado a Adagri.

"A doença é perigosa porque a única maneira de solucioná-la é sacrificando o animal. Alertar a população contra a mormo é fundamental porque se trata de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida do animal para o humano e é preocupante porque não tem cura", afirma a gerente de Epidemiologia e Análise de Risco da Adagri, Maria Hermeline Ribeiro. A maior atenção, segundo Hermeline, deve ser de pessoas que cuidam de animais, a exemplo de veterinários, tratadores, vaqueiros e profissionais de laboratório.

Para evitar mais casos no Ceará, a Adagri se reuniu com a Diretoria de Sanidade Animal para elaborar um planejamento emergencial, além da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará para ciência e envolvimento de registros de casos de animais e pessoas expostas ao contato mais intenso com animais.


Número de divórcios no país cresce 45,6% em 2011

 Em 2011, foram registrados no país 351.153 processos judiciais concedidos ou escrituras públicas de divórcio – um crescimento de 45,6% em relação a 2010. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou esta segunda-feira (17) a pesquisa Estatística do Registro Civil 2011, o aumento no número de divórcios está relacionado a mudanças na legislação sobre o tema. Em 2011, ele se deve à aprovação da Emenda Constitucional nº 66, que deu nova redação ao parágrafo 6º do Artigo 226 da Constituição Federal.

Com a alteração, os prazos prévios para requerimento de divórcios foram suprimidos o que possibilitou, sem maiores requisitos burocráticos, a dissolução das uniões formais. Esse fator foi, na avaliação do IBGE, “primordial também para que, no cotidiano, o divórcio se tornasse, de vez, a forma efetiva de dissolução dos casamentos, sem etapas prévias necessárias”.  

Para o gerente da pesquisa, Cláudio Crespo, as alterações na lei foram fundamentais para o aumento expressivo no número de divórcios no país. “Com as mudanças, uma pessoa que casou na semana passada pode se divorciar hoje. Antes, isto era impossível.
Era necessário ter um ano de casado para solicitar um processo de separação ou dois anos para entrar com o divórcio direto. E a Lei suprimiu a necessidade de ter um processo de separação e todos os prazos foram eliminados”, disse.

Em entrevista à Agência Brasil, Crespo ressaltou ainda a retirada da exigência de um motivo específico para a concretização da separação. “Essa decisão, especificamente, elimina a perspectiva da atribuição de culpa para um dos requerentes. E esse foi um fator primordial para que a taxa de divórcio tivesse registrado essa elevação que teve em 2011.”

Para Crespo, 2011 foi um ano atípico: “Evidentemente que a cada mudança na legislação que torne mais rápido o processo, há um crescimento no número de divórcio porque ele se torna mais rápido e mais fácil. Mas, no ano passado, o número de divórcios foi um tanto quanto maior”.

Na avaliação de Crespo, mesmo que haja queda no número de divórcios dentro de alguns anos, o patamar continuará acima do estabelecidos em 2009, quando a taxa de divórcio era 1,4 para cada grupo de mil habitantes. Hoje, essa taxa chega a 2,6 divórcios para cada grupo de mil habitantes.    

As Estatísticas do Registro Civil são publicadas no país desde 1974. Os dados de separações e de divórcios ocorridos no país foram incorporados ao conjunto de temas em 1984.


Datafolha: se eleições fossem hoje, Dilma ou Lula venceriam

A pouco menos de dois anos das eleições presidenciais, o PT venceria a disputa eleitoral se ela fosse realizada hoje. Segundo pesquisa Datafolha, divulgada na edição dominical do jornal "Folha de S. Paulo", tanto a presidente Dilma Rousseff como o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, venceriam a corrida eleitoral em primeiro turno em todos os cenários apontados pela sondagem. A presidente varia de 53% a 57%, enquanto o seu antecessor ficaria com 56%, no único cenário em que foi incluído.
Na seqüência, o candidato com melhor desempenho é a ex-ministra do meio Ambiente Marina Silva (sem partido), que varia de 18% a 13%, seguida pelo ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB), que varia de 14% a 9%. Ao todo, o instituto de pesquisa entrevistou 2.588 pessoas na última quinta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
No principal cenário, Dilma Rousseff teve 57%, seguida por Marina Silva, com 18%, e por Aécio Neves, com 14%. No cenário com a participação do governador Eduardo Campos (Pernambuco), Dilma Rousseff teria 54%, Marina Silva seguiria com 18%, Aécio Neves pontuaria 12% e o dirigente do PSB ficaria com 4%.
A sondagem eleitoral também realizou cenários com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Contra Dilma Rousseff, o magistrado teria 9%. Contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Suprema Corte teria 10%.

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.