quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Artesanato gera renda a famílias de Nova Russas

Atividade contribui para a economia local, que vem enfrentando dificuldades em decorrência da seca

Image-0-Artigo-1695610-1
Por meio da Associação do Artesanato, as produtoras do município conseguem apoio para fabricar e vender seus artigos, que fazem sucesso em feiras do ramo 
Nova Russas. Este município do interior cearense é conhecido como a "Capital Estadual do Crochê" devido à popularidade do produto artesanal, que recebe bastante procura, principalmente durante a Feira que ocorre aos sábados na cidade. Estados do Nordeste e Sudeste também buscam a arte feita do malabarismo de linhas e agulha produzida pelas artesãs, que desde a década de 1990 continuam com a tradição do crochê.

O presidente da CDL de Nova Russas, Francisco das Chagas Araújo, explica que o crochê tem contribuído muito para a economia local. "Essa atividade se destaca tanto pela confecção artesanal, como pela comercialização. Os 'filhos da terra', quando visitam os familiares, levam o crochê para vender na Capital. Aqui tem muitas pessoas que vivem apenas da confecção desse artesanato", ressalta.
Na região também ocorre produção de outros objetos artesanais, utilizando como matéria prima a oiticica e carnaúba, por exemplo. Além desta atividade, o município apresenta base econômica firmada na agricultura, com a produção de algodão, hortaliças e fruticulturas, como também na bovinocultura, caprinocultura e ovinocultura.

Porém, os últimos anos têm sido muito difíceis para a população do interior cearense, devido ao longo período de estiagem, que já dura três anos. A situação reflete no comércio local. De acordo com o presidente da Câmara, muitas lojas estão passando por problemas por causa da falta de água. "Para tentar amenizar a situação, a CDL irá investir em algumas ações que geram benefícios aos comerciantes para melhorar o cenário econômico", diz Francisco das Chagas.

Segundo Antônio Camelo, um dos diretores da CDL local e proprietário de uma loja de autopeças, os 10% de queda nas vendas, foram consequência da seca que atingiu a região. "A cidade tem como principal atividade a agricultura e, quando ela não vai bem, o comércio também não vai", conclui.

A instituição promoverá a partir do mês de outubro a campanha "Show de prêmios CDL", com intuito de impulsionar o movimento do comércio em Nova Russas. As empresas associadas à CDL irão investir nas promoções. A ação segue até dezembro e, no dia 10 de janeiro de 2015, serão sorteadas quatro motos entre as empresas que mais venderam durante o período.
Tradição
Um grupo de mulheres acreditando no potencial produtivo das artesãs criou a Associação do Artesanato Artista e Crochê Novarussense (ARTCRON). A entidade contribui para a produção e a comercialização de produto artesanal. "Temos a missão de resgatar valores culturais importantes para o desenvolvimento do nosso povo e da nossa gente", salienta a presidente da associação, Maria Roselene Sampaio.

A sede da CDL do município de Nova Russas completa no dia 23 de setembro 14 anos de atuação conjunta de lojistas com a entidade, para o crescimento do comércio varejista da cidade.

DN

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.