domingo, 14 de setembro de 2014

Envolvido em escândalo da Petrobras, Cid Gomes nega conhecer delator

O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), foi incluído na lista de políticos envolvidos com o esquema de contratos fraudulentos da Petrobras, segundo depoimentos à Polícia Federal pelo ex-diretor de Abastecimento e Refino da estatal Paulo Roberto Costa. A informação é da revista ISTOÉ. Procurado pela publicação na sexta-feira (12), Cid negou as acusações: “Não sei quem é Paulo Roberto. Nunca estive com esse cidadão e sou vítima de uma armação de adversários políticos”.

No entanto, em dezembro de 2010, durante lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium II, no Ceará, obra que nunca saiu do papel, Cid, Paulo Roberto Costa e o então presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielle, acompanharam o ex-presidente Lula no evento, conforme mostram fotos publicadas pela Agência Petrobras. Em outra foto, o ex-diretor que Cid afirma não conhecer aparece ao seu lado numa mesa de reuniões.
DELAÇÃO PREMIADA

Delação premiada

Preso desde junho, acusado de cobrar propina, Costa fez um acordo de delação premiada com o Ministério Público para revelar detalhes sobre esquemas de desvio de dinheiro público para abastecer o caixa dois de partidos políticos e financiar campanhas eleitorais. O ex-diretor atuou na companhia entre 2004 e 2012, durante os governos Lula e Dilma. Nos depoimentos que prestou, Paulo Roberto afirma ter negociado com Cid Gomes a instalação de uma minirrefinaria no Estado, mas que o projeto seria apenas uma fachada para lavar dinheiro por meio de empresas que nunca sairiam do papel.

Trechos dos depoimentos de Paulo Roberto da Costa, o homem-bomba da Petrobras, têm vazado para a imprensa, atingindo diversos políticos, entre os quais, além de Cid, estão o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o senador Delcídio Amaral (PT), entre vários outros nomes.

FONTE: TRIBUNA DO CEARÁ 

ESTA NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE O NOME DOS FERREIRA GOMES APARECE EM DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO, RELEMBRE ESTA MATÉRIA DE VEJA:

18/09/2010 - 09:57

Ceará

Polícia Federal investiga escândalo que envolve os irmãos Ciro e Cid Gomes

Documentos apreendidos apontam o desvio de 300 milhões de reais das prefeituras do estado entre 2003 e o fim do ano passado

Governador do Ceará, Cid Gomes
Governador do Ceará, Cid Gomes (Fábio Pozzebom/Agência Brasil/VEJA) 
 
Licitações viciadas favoreciam sistematicamente as 17 empresas de Raimundo Morais Filho
Com o segundo mandato praticamente assegurado, o governador cearense Cid Gomes não vai poder concentrar-se na festa da vitória. Reportagem de VEJA desta semana revela os detalhes de uma investigação da Polícia Federal sobre um esquema de corrupção que, envolvendo os irmãos Cid e Ciro Gomes, desviou 300 milhões de reais de prefeituras do Ceará entre 2003 e 2009.

A enorme teia de ilegalidades ─ descobertas casualmente pela PF em 2009, durante a investigação de fraudes cometidas pelo empresário Raimundo Morais Filho ─ foi batizada pelos próprios envolvidos de “Integração Cearense”, uma alusão ao Ministério da Integração Nacional, ocupado por Ciro de 2003 a 2006. A operação começava com o repasse de recursos do ministério a prefeituras cearenses.

Licitações viciadas favoreciam sistematicamente as 17 empresas de Morais, que se apropriava de 4% do valor do contrato e entregava o restante ao deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB), principal articulador político de Cid Gomes na Assembleia. Na etapa seguinte, esse dinheiro era repassado às prefeituras, que pagavam pelas obras uma quantia inferior à prevista nos contratos. Segundo a documentação apreendida pela PF, a quantia excedente financiou, na campanha de 2006, as candidaturas de Cid a governador e de Ciro a deputado.

Interessado em negociar uma delação premiada, Morais produziu um minucioso relatório sobre as operações criminosas. Procurados por VEJA, Zezinho e os irmãos Gomes negaram qualquer envolvimento com o episódio. Ciro afirma que sequer conhece o pivô do escândalo.


FONTE: VEJA

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.