quinta-feira, 16 de abril de 2015

LAVA JATO: PT anuncia afastamento de Vaccari após prisão

A cúpula do partido saiu em defesa do tesoureiro, afirmando que a prisão foi "desnecessária" e "injustificada"
 
CASSIANO ROSÁRIO/FOLHAPRESS
O tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), João Vaccari Neto, ao chegar na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR)

O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi preso ontem pela Polícia Federal em sua casa, em São Paulo. Secretário de Finanças do partido, o petista nega envolvimento no esquema de corrupção que atingiu a Petrobras nos últimos anos. Após a prisão, o PT decidiu afastar Vaccari da tesouraria do partido. Em nota, a cúpula d a sigla saiu em defesa do petista e classificou a prisão do tesoureiro como “desnecessária” e “injustificada”. Dessa forma, exime-se do ônus de sua saída, adiada desde que a Justiça aceitou denúncia e o petista virou réu por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.

No texto divulgado no site do partido, o PT afirma que a prisão de Vaccari é “injustificada visto que, desde o início das investigações, ele sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento que lhe fosse solicitado.”

O partido diz que “reafirma” a “confiança na inocência de Vaccari” não só por sua conduta à frente da Secretaria de Finanças do partido mas também pelo princípio de que “todos são inocentes até prova em contrário.”

Ainda segundo a nota, os advogados de Vaccari apresentaram um pedido de habeas corpus “para que sua liberdade ocorra no prazo mais curto possível”.

Vaccari foi deslocado pela polícia para a sede da PF em Curitiba, que conduz as investigações. Segundo a reportagem apurou, Vaccari estava tranquilo no momento da prisão. A nova etapa da Operação Lava Jato tentou cumprir mandado de prisão temporária contra Marice Correia de Lima -além de mandado de busca e apreensão na casa dela-, cunhada de Vaccari. Ela foi dada como foragida.

Contra a mulher dele, Giselda Rose de Lima, a PF cumpriu mandado de condução coercitiva. Esse mandado foi cumprido na própria casa dela, por isso ela não precisou ser levada a depor na PF.

De acordo com depoimento do doleiro Alberto Youssef, R$ 400 mil desviados pelo esquema de corrupção na Petrobras foram depositados na conta da mulher do tesoureiro, em 2008. Segundo o despacho que determinou a prisão, Vaccari foi preso porque, como continuava na tesouraria do partido, poderia continuar incorrendo em crimes ou atrapalhar as investigações.

O juiz afirmou que o “mero afastamento” dele do cargo que ocupa no partido não seria suficiente para prevenir de todo os riscos, já que existem indícios de ter atuado no esquema criminoso de propinas na Petrobras “mesmo antes de ter a posição oficial de tesoureiro no partido”.

O POVO

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.