sábado, 30 de maio de 2015

Nova Russas: Sábado é uma ilusão e a oposição uma quimera golpista

nova russas 1
O sábado é uma ilusão. A frase é de Nelson Rodrigues.

Poderia ser qualquer outro dia da semana, mas ele optou pelo sábado.O ” golpe” dado na tomada da Prefeitura de Nova Russas, também é uma ilusão e terá consequências, mais cedo ou mais tarde.O tempo irá dizer. 

Também considero uma ilusão da oposição  afastar o prefeito da forma arbitrária e ditatorial como afastou.
Como os legítimos representantes das urnas, conseguem desrespeitar  a vontade das urnas? As denuncias que existem  contra o prefeito Gonçalo Diogo são denuncias que foram transformadas em TCEs e posteriormente foram transformadas na denuncia que deu entrada na Câmara. Algumas dessas TCEs já foram até arquivadas.

Nenhum crime de corrupção ou de outra natureza foi comprovado pela justiça. Mas, a Câmara resolveu denunciar, julgar e condenar. Pior ainda, afastar o prefeito de forma ditatorial e ilegal.Julgou e condenou sem direito de defesa. A justiça fará justiça.E o povo? Bem, o povo nunca foi consultado pela casa do povo. 

O denunciante, Bilê,  revoltou-se com o prefeito depois  que perdeu o cargo que tinha do SAAE. Procurei o significado de Bilê no dicionário e não encontrei. Encontrei Bile, que no sentido figurado significa mau humor.

Para entender essa cruzada contra Gonçalo Diogo, é preciso voltar ao resultado das eleições.Gonçalo ganhou  com 48 votos de diferença. É bem verdade que ele não alcançou a maioria do eleitorado, até porque concorreram seis candidatos.Mas, entre os seis, ele foi o mais votado. 

Assim se formaram três correntes de pensamento político: os radicais inconformados com a derrota, os  radicais contra tudo e conta todos e um terceiro grupo não radical que aceitou a derrota e deixou o barco andar para saber em que tipo de águas esse barco ia navegar.

Os radicais inconformados com a derrota logo mostraram a cara. E demonstraram que em hipótese nenhuma legitimariam  o governo do prefeito Gonçalo Diogo. Logo receberam a adesão dos radicais contra tudo e contra todos.

Em síntese, é essa oposição que afastou sumariamente o prefeito Gonçalo Diogo.Analisando a sessão da Câmara ainda senti um fio de esperança nos homens de bem desta cidade. O suplente Coca.

Sou contra o meio termo, mas a abstenção do Coca, foi um tapa na cara dos suplentes que foram infectados pelo vírus da maldade.

Coca deu seu recado. Se não concordava com a forma de governar do prefeito Gonçalo Diogo, também não foi conivente com um ato que pode ser considerado ao mesmo tempo, ditatorial, ilegal e impopular.

Julgar, condenar e afastar um prefeito sem o direito de defesa, pode ser considerado um “golpe” na democracia.

Vamos ao significado de “golpe”: ação de uma autoridade que viola as formas constitucionais; conquista do poder político por meios ilegais.

Tenho certeza absoluta, que o povo não concorda com a forma do afastamento do prefeito Gonçalo Diogo.O governo Gonçalo Diogo conseguiu resgatar a credibilidade do município, vem cumprindo sua obrigação de manter a economia em pleno estado de equilíbrio. Crédito,  funcionários e fornecedores fizeram as pazes com a prefeitura. Além da construção de obras inacabadas deixadas por outros gestores.Mérito do atual governo.
 
Tudo isso representa um momento de equilíbrio para o município.Mas quem é radical, não interessa ver o governo se desenvolver. O interessante é desestruturar o governo.O estado da desordem interessa aos radicais, onde o caminho mais curto é um “golpe”. Quatro anos é tempo demais para esperar pelas urnas.

No passado recente, já vi pessoas serem fruto dessa mesma cruzada injusta, fruto de um radicalismo que só ajudou a enterrar Nova Russas.

A pergunta central é: a sociedade estaria disposta a aceitar tal situação e amargurar outros longos anos de atraso? Em nome de que e de quem? Se Nelson morasse em Nova  Russas concluiria que o sábado é uma ilusão e a oposição uma quimera golpista.

(Por Reginaldo Silva, via Ceará Notícias)

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Mais um capítulo deprimente é escrito na História Política de Nova Russas: Prefeito Gonçalo Diogo é afastado. Vice Sergio Brito já assumiu

Em mais um capítulo deprimente deste triste enredo que tornou-se a ''Política'' de Nova Russas, o prefeito eleito pela vontade do povo em 2012, Gonçalo Diogo, foi sumariamente afastado em Sessão realizada na noite desta quarta-feira, (27), na Câmara Municipal de Nova Russas. Além deste ato arbitrário, pois os procedimentos e critérios adotados para a oposição afastar o prefeito, foram eivados de irregularidades e contradições, 05 vereadores da bancada de situação foram impedidos de votar pela admissibilidade das denúncias, como também, apreciarem o pedido de afastamento do prefeito.
Prefeito afastado

Os vereadores situacionistas foram inclusos nas denúncias contra o prefeito, denúncias estas em sua maioria, sem fundamentos concretos, sendo acusados de nepotismo. O problema é que o mesmo critério não foi usado para com vereadores de oposição, pois alguns deles, que até pouco tempo integravam a bancada de situação, também tiveram ou têm familiares com empregos na prefeitura.

Os Vereadores Antônio Carlos, Socorrinha Holanda, Teixeira, Pedro Lira e Emília Diogo foram impedidos de votar a matéria, e em mais uma irregularidade, os suplentes ocuparam seus lugares, sendo eles: Coca ( que absteve-se de votar), Marcos Antônio, Jorge Mesquita, Irmão Chagas e Natália Martins, que votaram a favor do afastamento do Prefeito.

Também votaram a favor do afastamento, os vereadores Socorrinha Arraes,( Presidente da Câmara), Kapita, Kátia Santos, Karla Loyola, Toinha do Capitão, Rejane Tavares e Denilson, totalizando 11 votos a favor do afastamento de Gonçalo Diogo, um voto contra, da vereadora Izabel Moura e uma abstenção, do vereador Coca.

Uma Comissão Processante foi instalada para averiguar as denúncias e decidir ou não pela cassação do mandato do prefeito.
Vice Sérgio Brito tomando posse

Logo após ser encerrada a Sessão Ordinária, uma Sessão Extraordinária foi convocada, sendo dado Posse ao vice-prefeito Sérgio Brito, que assumiu a Prefeitura na manhã desta quinta-feira, (28). O Próprio Prefeito afastado Gonçalo Diogo, acompanhado de seu Secretariado, entregou as chaves da Prefeitura à Sérgio Brito.

O prefeito afastado Gonçalo Diogo, vai pedir a anulação da Sessão.

Com informações da Redação do Blog.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ajuste fiscal: Senado aprova mudanças no seguro-desemprego

Foram 39 votos a favor e 32 contra a MP 665. Também foram aprovadas regras mais rígidas para o abono salarial e seguro ao pescador. A votação da MP 664, que integra o pacote, foi adiada para esta quarta-feira

Em semana decisiva para o governo, que tem enfrentado resistência de sua própria base ao pacote de ajuste fiscal, o Senado aprovou ontem, com margem apertada, a primeira das medidas provisórias que visam cortar gastos públicos obrigatórios. Todas as alterações propostas foram rejeitadas.

Foram 39 votos a favor e 32 contra a medida provisória 665, que dificulta a concessão de seguro-desemprego, abono salarial e seguro ao pescador artesanal em tempos de pesca proibida. A expectativa do governo é de reduzir em R$ 5 bilhões os gastos com esses benefícios neste ano.

Mesmo cedendo em alguns pontos, o governo enfrentou traições do próprio partido da presidente. Expoentes desse fogo amigo, os senadores do PT Lindbergh Farias (RJ) e Paulo Paim (RS) votaram contra a constitucionalidade da matéria, junto com Walter Pinheiro (BA). O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) também votou contra.

Segundo governistas ouvidos pela reportagem, as resistências se deram pela sinalização da presidente Dilma Rousseff de que não vetaria o trecho da medida que define pagamento proporcional ao tempo de trabalho do abono salarial. Senadores argumentam que o benefício de um salário mínimo integral está previsto Constituição, e a alteração acabaria chegando ao STF (Supremo Tribunal Federal).

A sessão foi suspensa por alguns minutos quando manifestantes da Força Sindical, usando máscaras de Dilma Rousseff, entoaram gritos contra a presidente e “Fora PT”. No fim da tarde, durante a discussão da medida, sindicalistas da CUT (Central Única dos Trabalhadores) jogaram esterco na passagem dos carros oficiais dos senadores.

Negociações
As regras aprovadas hoje são bem mais amenas que as originalmente editadas pela presidente Dilma. Para ter acesso ao seguro-desemprego, será exigido do trabalhador um mínimo de um ano de trabalho. Dilma queria 18 meses.

Para o trabalhador ter acesso ao abono (benefício de um salário mínimo para quem recebe até dois salários mínimos), a presidente queria inicialmente um mínimo de seis meses trabalhados. A medida aprovada hoje determina três.

No entanto, para conter as dissidências no Senado, Dilma acenou que vetará a carência de três meses, voltando a regra de um mês trabalhado para ter o benefício. O governo trabalhou para que a medida não fosse alterada no Senado pois, nesse caso, teria que voltar à Câmara.

Com o perigo de ser derrotado no Senado, e o tempo contado para ter as medidas de ajuste aprovadas -se não passarem pelo crivo do Congresso até 1º de junho perdem a validade-, o governo tem negociado constantemente com congressistas. (das agências de notícias)

Saiba mais

Antes, o vice-presidente e articulador do Planalto, Michel Temer, reuniu, no Palácio do Jaburu, os ministros Mercadante (Casa Civil), Gabas (Previdência Social), Nelson Barbosa (Planejamento), e senadores de partidos da base aliada.

O governo tem mais duas medidas provisórias que compõem o ajuste fiscal para aprovar nesta semana. Uma altera as regras para concessão da pensão por morte e auxílio doença e a outra eleva a tributação de produtos importados.

O POVO

Reforma Política: Câmara rejeita validar financiamento privado

Deputados também mantiveram sistema proporcional, impondo derrota a Michel Temer e Eduardo Cunha

Brasília. Em uma sessão que entrou pela madrugada de hoje, a Câmara dos Deputados decidiu, ao votar a proposta de reforma política, manter o financiamento misto de campanha e o atual sistema eleitoral para escolha de deputados federais, estaduais e vereadores.

 
O plenário rejeitou, por 264 votos, incluir na Constituição a permissão de que as empresas financiem as campanhas políticas. Um total de 207 deputados votaram contra e outros quatro se abstiveram.
A manutenção do sistema proporcional de lista aberta se deu com a rejeição de todas as propostas de modificação do modelo no plenário, entre as quais o chamado "distritão", que era a principal bandeira do PMDB.

No sistema atual, é possível votar tanto no candidato quanto na legenda, e um quociente eleitoral é formado, definindo quais partidos ou coligações têm direito de ocupar as vagas em disputa. Com base nessa conta, o postulante mais bem colocado de cada sigla entra.
Principal proposta de reforma política defendida pelo PMDB de Michel Temer (SP) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o sistema eleitoral conhecido como "distritão" foi rejeitado por larga margem pelo plenário. O modelo obteve o apoio de apenas 210 deputados, mas era preciso pelo menos 308 votos - 60% dos parlamentares, mínimo necessário para haver emenda à Constituição. Outros 267 deputados votaram contra. Houve ainda cinco abstenções.

PMDB, PTB, DEM, PSC, PROS, PSD, Solidariedade, PP e até o PCdoB votaram à favor. PT, PRB, PSOL, PPS, PR, PSB, PDT, PSOL, PV orientaram o voto não. Após o resultado, alguns parlamentares gritaram: "Não, não, não, não ao distritão".

A votação de ontem representou a primeira grande derrota de Eduardo Cunha desde que ele assumiu a presidência da Câmara. O peemedebista, que assumiu o comando da Casa em fevereiro com a promessa de votar uma reforma política para o País, se empenhou fortemente pelo "distritão". Ele pressionou partidos e chegou a liderar o processo de atropelamento de uma comissão que debatia o tema e que ameaçava aprovar propostas diversas das suas.

Momentos antes da votação, afirmou: "Não aprovar significa votar no modelo que existe hoje, essa é uma decisão que a Casa vai assumir a sua responsabilidade". O líder da bancada do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), reforçou: "Vamos decidir agora se a manchete de amanhã será que a Câmara iniciou a reforma política ou se a Câmara enterrou a reforma política".

O distritão, que alteraria a forma como são eleitos os deputados federais, estaduais e vereadores, foi defendido inicialmente por Temer, vice-presidente da República e hoje o articulador político do governo. Neste modelo, são eleitos os mais votados em cada Estado (ou em cada cidade, no caso dos vereadores).
O PT fechou questão contra a proposta, o que, pelo regimento interno da sigla, significava que os parlamentares que descumprissem a orientação de votar contra o modelo poderiam ser punidos internamente ou até ser expulsos do partido.

Quem pregou a derrota ao distritão em plenário argumentou que o modelo torna as eleições mais caras, favorece o personalismo na política e agrava a crise de representação. "Vai acabar com os partidos políticos. Se fosse bom, teria sido adotado por vários países", lembrou o petista Alessandro Molon (PT-RJ), mencionando o Afeganistão como adotante do sistema.

"Somos contra esse detritão", afirmou na tribuna o líder do PSOL, Chico Alencar (PSOL-RJ). "O 'distritão' é retrocesso na política do Brasil", emendou o líder do PR, Maurício Lessa (AL).
Reforma 'Tiririca'
O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) também pregou voto ao distritão e disse que é melhor uma mudança "Tiririca" do que uma reforma política que não traga os resultados demandados pela sociedade.
"Essa será a reforma Tiririca: pior que está não fica", afirmou Heráclito.

DN

Preso no Recife líder de máfia italiana foragido há mais de 20 anos

Pasquale Scotti, era sócio da boate Sampa Night Club e morava no bairro do Sancho




Italiano Scotti Pasquale foi preso no Recife. Foto: Divulgação/Polícia Federal
Italiano Scotti Pasquale foi preso no Recife. Foto: Divulgação/Polícia Federal
Foi preso na manhã desta terça-feira, no Recife, um homem acusado de liderar uma gangue da máfia italiana. O estrangeiro, condenado à prisão perpétua pela justiça italiana, estava foragido desde 1986. Pasquale Scotti se apresentava como empresário na cidade e utilizava falsa identidade, cadastro de pessoa física e título de eleitor obtidos ilegalmente.
Scotti foi detido na manhã desta terça-feira, quando levava os dois filhos que teve com uma brasileira à escola. Ele usava o nome de Francisco de Castro Visconti e morava há 28 anos no bairro do Sancho, zona Oeste da cidade, e disse à polícia que a família brasileira não sabia de sua verdadeira identidade. Ele também alegou que fugiu da Europa para o Brasil para não ser morto.

A prisão foi realizada pela Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Interpol.

De acordo com o assessor de comunicação da PF, Giovani Santoro, o estrangeiro importava produtos italianos para o Recife. Scotti também teria sido, há 15 anos, sócio da boate Sampa Night Clube, em Boa Viagem. Ainda segundo o assessor, a prisão foi feita de maneira discreta para não traumatizar as crianças e, agora, o acusado espera na sede da PF a presença da esposa e dos filhos antes de ser encaminhado ao Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, ou à sede da PF em Brasília, para aguardar extradição.

A comparação das digitais possibilitou à Interpol no Brasil identificar a localização do foragido. A operação foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) menos de 24 horas após o pedido formal pela prisão do italiano. Agora, as autoridades italianas darão início ao processo de extradição do acusado para seu país de origem.

O foragido teve sua prisão decretada pela justiça italiana em 1991, após condenação pela prática dos crimes de porte ilegal de armas de fogos, resistência, extorsão e mais de 20 homicídios, crimes cometidos entre 1980 e 1983. De acordo com o inquérito, os integrantes da máfia usavam de armas de fogo, intimidação e ameaça.

Uma entrevista coletiva de imprensa foi concedida no final da manhã pela Polícia Federal em Brasília, no edifício sede da PF, no Distrito Federal. À tarde, o superintendente da PF em Pernambuco, Marcelo Diniz, também falará sobre o caso, no Recife.


Interpol divulgou imagens que mostrariam como seria o rosto do mafioso décadas após fuga. Foto: Reprodução/ Interpol
Interpol divulgou imagens que mostrariam como seria o rosto do mafioso décadas após fuga. Foto: Reprodução/ Interpol     

Histórico - Pasquale Scotti foi descrito como uma personalidade suave e implacável, de laços estreitos com os serviços secretos. Desde 1985, estava na "maior lista de procurados" do ministério italiano do Interior por homicídio, ocultação de cadáver e outros crimes. Em 17 de janeiro de 1990, um mandado de captura internacional foi emitido contra ele, para ser preso para a extradição.

Em janeiro de 2005, o italiano recebeu uma sentença de prisão perpétua por uma série de 26 assassinatos registrados entre os anos de 1982-1983, durante a guerra entre a Camorra NCO e a Nuova Famiglia. Chegaram a ser feitas especulações de que ele teria sido morto por facções rivais na Camorra, por ter virado testemunha do estado ou por saber demais sobre o envolvimento de políticos e serviços secretos.


 Lider de máfia italiana deixa o Recife e segue preso para Brasília  

Pasquale Scotti é um dos líderes da Nuova Camorra Organizzata (NCO), máfia italiana considerada uma espécie de renovação do grupo napolitano




Foto: PF/ Divulgação
Foto: PF/ Divulgação 
 
Deixou o Recife por volta das 6h desta quarta-feira, Pasquale Scotti, um dos líderes da Nuova Camorra Organizzata (NCO), máfia italiana considerada uma espécie de renovação do grupo napolitano. Ele embarcou no voo doméstico JJ3457 da TAM. O estrangeiro entrou na aeronave pelo Finger 7 do Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre. A previsão de chegada ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, gira em torno das 9h30.

Preso no Recife na manhã de terça-feira, o italiano será encaminhado para a sede da Polícia Federal no Distrito Federal e deve permanecer em um presídio de Brasília até a conclusão do processo de extradição. O governo italiano tem 90 dias para solicitar a extradição de Scotti ao Supremo Tribunal Federal (STF).  O mafioso, de 56 anos, foi preso no Recife, em uma ação conjunta entre a Polícia Federal e Interpol. Ele vivia desde 1987 na capital pernambucana, onde se casou e teve dois filhos. Depois de prestar depoimento na sede da PF do Recife, ele chegou a ser encaminhado ao Cotel,  em Abreu e Lima.

Foto: Reprodução

Com a prisão, a história sangrenta da máfia italiana Camorra, que atravessou mais de um século e é tema de livros e filmes, teve um importante capítulo escrito em Pernambuco. Pasquale Scotti é acusado de 26 homicídios, incluindo o famoso assassinato do banqueiro Roberto Calvi, conhecido como “Banqueiro de Deus” por sua relação estreita com a Santa Sé. Calvi foi morto em Londres, em 1982, num caso que se acreditou tratar de suicídio, em princípio. Pasquale integrava uma lista de dez superprocurados pela Itália, de onde sumiu há 31 anos. Em 1991, teve a prisão decretada pela Justiça italiana por crimes entre 1980 e 1983. Foi condenado à prisão perpétua em 2005.

As investigações iniciais sobre sua localização foram feitas pela Interpol, na Itália, em fevereiro. Integrantes da Camorra teriam passado à polícia informações de que Pasquale estaria na América do Sul. No dia 23, a Interpol remeteu ao Brasil um mandado de prisão da Justiça italiana.

Ele foi encontrado no Sancho, onde morava com a família. O criminoso tentou negar a verdadeira identidade, mas a confirmação foi dada por meio do cruzamento das impressões digitais com dados da Polícia Federal. “Parabéns, vocês me prenderam”, teria dito aos policiais.

Integrante do consiglio (conselho) responsável por determinar as ações da NCO, Pasquale era apelidado de “engenheiro” e “Pasqualino Collier”, por ter presenteado com um colar de 50 milhões de liras (R$ 44 mil) a mulher do chefão da Nuova Camorra, Raffaele Cutolo, seu braço-direito. Pasquale também era um dos homens mais inteligentes da Camorra, responsável por contatos políticos.

A prisão dele repercutiu na imprensa internacional, e foi comemorada pelo ministro italiano do Interior, Angelino Alfano. O italiano estava foragido desde a noite de Natal de 1984, quando saiu de um hospital em Caserta, na Itália. A última aparição no país teria sido em um funeral de um irmão, em que Pasquale foi vestido de padre para despistar a polícia. Começava uma nova vida…
…uma vida de fuga e disfarces. Pasquale Scotti cruzou as fronteiras físicas e também de personalidade ao trocar a vida em Nápoles, na Itália, pela figura de empresário apaixonado pelas belezas tropicais e pai de família, no Recife. O italiano mudou documentos, fez uma plástica e viveu por 28 anos sem levantar suspeitas, há 7 mil km de seu país. O peso do passado só voltou a cair sobre as costas ontem, quando repetia a rotina de comprar o pão e levar os filhos ao colégio.

O mafioso chegou à capital após percorrer outros estados brasileiros. Deixou o nome para trás e conseguiu emitir novos documentos com o nome de Francisco de Castro Visconti, filho de Nicola Visconti e Ana Maria Castro. Ele tinha CPF, título de eleitor emitido em 28 de fevereiro e carteira de habilitação emitida pela primeira vez em maio de 1996, renovada em 2012, em Vitória de Santo Antão, com validade para novembro de 2016.

Como dito ontem à Polícia Federal, para ele “o antigo Pasquale Scotti estava morto”. As investigações da polícia apuraram que ele ainda tinha ligações com a máfia (veja quadro nesta página).

Por quatro meses, em 1999, foi sócio do Sampa Night Club, em Boa Viagem. Atuava também no ramo de fogos de artifício, com a empresa Piroex-Eireli, aberta em setembro de 2009, e com importação de alimentos.

Nem a mulher nem os filhos tinham conhecimento do histórico de crimes do italiano, que afirmou ter gostado do Brasil.

Quatro agentes da Interpol prenderam Pasquale, após ele deixar as crianças na escola, para evitar constrangimento. “Ele comentou que tinha uma vida tranquila aqui, diferentemente da Itália. Um inquérito que vai investigar como ele conseguiu os documentos e o apoio logístico no país é a nossa prioridade”, explicou o superintendente da PF-PE, Marcelo Diniz.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO

OCORRÊNCIAS POLICIAIS



NOVA RUSSAS: VEÍCULO FURTADO É ENCONTRADO ABANDONADO
Na manhã desta segunda-feira,por volta das 06:00, o automóvel Gol de cor Branca, placa KMV 4626 Barueri-SP, no nome de Edilson Gouveia de Vasconcelos, mais atualmente encontra-se na propriedade de  Maria da Silva Melo, residente na Rua São Sebastião, Monsenhor Tabosa, foi encontrado abandonado na estrada que dar acesso a CE 265, zona rural deste município.A proprietária não havia comunicado o furto a autoridade competente, e ao ser encontrado, foi conduzido ao pátio da CIA, onde a vítima compareceu por volta das 09h:00, fazendo reconhecimento do veículo,  comunicando que o mesmo havia sido furtado em Espacinha, durante evento festivo., por ocasião de uma festa dançante.

MONSENHOR TABOSA: Apreensão de arma de fogo
Nesta segunda-feira, por volta de 08h:00, Luiz Sousa de Andrade, estava escavando a calçada de uma residência e encontrou uma arma de fogo tipo revolver calibre 32, e informou os policiais militares que estavam de plantão na cidade de Monsenhor Tabosa, que  recolheram a arma de fogo e entregue ao delegado da cidade de Boa Viagem, através de oficio.

SANTA QUITÉRIA: ASSALTO À MÃO ARMADA
Nesta segunda-feira, por volta das10h5, na rua Senador Paulo, centro de Santa Quitéria, um individuo armado a revolver, usando capacete assaltou a quantia de 4.000(quatro mil reais) da senhora Regina de Mesquita Dias, 35 anos, no deposito da Ultragaz, fugindo em um moto de cor vermelha de placa não anotada. A PM diligenciou para a captura do acusado, mas até o momento não obteve êxito.

IPU: Prisão por lesão corporal a golpe de foice
Nesta segunda-feira,  foi preso: Augusto Cesar de Souza, 49 anos, residente na Rua Dom Bosco, Bairro Pereiros Ipú. Vitima: Raimundo Bezerra Mororó, 42 anos, comerciante, residente na Rua Dom Bosco Nº 1334, Bairro Pereiros Ipú, onde a vitima estava passando enfrete a residência do acusado, por volta das as 09h:00, quando entraram em vias de fato e o acusado desferiu um golpe de foice na vitima no ombro do lado direito, sendo levado para o Hospital local e logo depois, transferido para a Santa Casa de Sobral. PMS prenderam o acusado e conduziram-no para a  Policia Civil para os procedimentos cabíveis.

CRATEÚS: ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL
Nesta segunda-feira, por voltas das 12h40,  na rua Moreira da Rocha, nº494, centro de Crateús, vítima de Roubo:  MARIA DA CONCEIÇÃO BONFIM, 59 anos, residente na rua Frei Vidal da Penha, bairro São José Crateús, que encontava-se na loja CASA DOS RELOJOEIROS, quando dois meliantes em posse de armas de fogo, adentraram no local, renderam as vítimas, e sob o tom de ameaças e violência, subtrairam diversas peças, como: relógios, e uma certa quantia em dinheiro, ainda não declarada. Em seguida, os meliantes se evadiram, em uma motocicleta Bros de cor vermelha sem placa; Que após o fato, foi realizada diligências, sob a coordenação do fiscal de policiamento Sub Ten Vieira, juntamente com sua composição, no entanto, até o presente momento sem êxito.

NOVO ORIENTE: PRISÃO POR INFRAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA
Nesta segunda-feira, por volta das 16h00min,  na Rua G, conjunto Otávio Leite, foi preso: MANOEL RODRIGUES DA COSTA, 41 anos, residente no local da prisão. Segundo informações da vítima MARIA CLENILDA ALVES RUFINO, 32 anos, quando o acusado em posse de uma faca, ameaçou-a de morte. PMS foram ao local, onde conseguiram identificar e prender o autor do fato, sendo conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Crateús, e apresentado a autoridade policial, sendo autuado em flagrante delito.

IPUEIRAS:PRISÃO POR LESÃO CORPORAL A PAULADA
Nesta segunda-feira, por volta de 20h30min, foi preso: Antonio Diones Alves Mota, 21 anos, residente na Rua Raimundo Ximenes de Aragão. Segundo informações, o acusado lesionou a paulada duas pessoas: 1ª Vitima: Gilberto Camelo Cruz, 41 anos, residente na Rua Raimundo Ximenes de Aragão; 2ª vitima: Cícera Alves Portela, 44 anos, residente na Rua Raimundo Ximenes de Aragão, Ipueiras;  os policiais militares receberam informação via 190, e se deslocaram até a localidade de Gazea, zona rural de Ipueiras, onde as vitimas foram conduzidas para o hospital local para serem medicadas, e ficaram em observação. Os PMS, ST GONÇALVES, SD LUCAS BRAGA, SD EDILSOM, e os policiais civis Fabio Silva Aguiar e Paulo Henrique Santiago, ao serem informados do ocorrido, colheram informação a respeito do acusado, onde foram informados que o mesmo havia sido socorrido ao hospital da cidade de Ararendá, e os policiais militares, CB CARVALHO, SD DOWNOVDER, SD BANDEIRA, efetuaram a prisão do mesmo e conduziram-no para a cidade de Ipueiras, para feitura dos procedimentos cabíveis.

NOVA RUSSAS: ROUBO DE CELULAR
Nesta segunda-feira, por volta de 20h30min, vítima: Geiza Maria Melo Carvalho, 19 anos, estudante, residente na Avenida Dr. Osvaldo Martins, bairro Timbauba, Nova Russas. O fato ocorreu na Rua Alípio Gomes, Parque da cidade, onde quatro elementos, aparentando serem menores,  um deles de cor morena, com estatura de 1.60m, chegou de surpresa e subtraiu da vitima, o celular Samsung Core-Plus, de cor cinza na lateral,de número:  98593207. PMS colheram informações com a vitima sobre os acusados e realizaram diligencias nas proximidades do local, mas até o presente momento, sem êxito.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Lei 'Camilo Santana': Governador sanciona promoções a militares

Conforme a nova legislação, foi extinto o limitador de vagas para ascensão na carreira dos oficiais e praças

Image-0-Artigo-1860660-1
O governador Camilo Santana comemorou, ontem, junto com a tropa e autoridades e os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário, a assinatura da Lei que, de imediato, atinge nove mil policiais militares e bombeiros militares 
 
FOTO: KIKO SILVA 
 
Em um tempo de, no máximo, dois anos, todos os policiais militares e bombeiros militares do Estado do Ceará serão promovidos de cargo. Na tarde de ontem, o governador Camilo Santana sancionou a Lei 026/2015, batizada pelos militares com o nome do gestor, que garante a promoção dos servidores.

A solenidade de assinatura da Lei, realizada no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Estado do Estado do Ceará (PMCE) festejava ainda os 180 anos de criação da Instituição, completados no último domingo (24). Após mais de duas horas de homenagens a civis, militares e personalidades, Camilo concedeu o benefício que, de imediato, atinge nove mil policiais militares e bombeiros militares.

"Logo que assumi fiz uma reunião com o secretário de Segurança e pedi que fosse elaborada uma Lei de promoção dos militares em caráter emergencial. Vamos garantir que os policiais possam receber suas promoções dentro dos prazos estabelecidos. Por exemplo, um soldado não precisa mais passar 15, 20 anos para ser promovido. E isso vai estimular a Segurança Pública", afirmou o governador.


Conforme a nova legislação, fica instituído fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças, sendo extinto o limitador de vagas para ascensão. Desta forma, quem cumprir o tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido poderá concorrer ao benefício. Por ano, 60% do total será promovido. O restante, poderá pleitear a promoção no ano seguinte e, caso não consiga o avanço por dois anos seguidos, será promovido automaticamente.

A primeira turma de policiais terá 1.444 vagas para habilitação de sargentos da PM. O curso de aperfeiçoamento à distância teve início no último dia 18, com a abertura online das inscrições.

A última grande promoção nos quadros da PM ocorreu no ano de 2006, na gestão de Cid Ferreira Gomes. Naquela ocasião, 1.561 policiais foram beneficiados, ou um quinto do total favorecido em 2015. Conforme o governo, se fosse mantida a legislação anterior, apenas 29 policiais teriam benefício à promoção neste ano.
Solenidade
O evento, considerado histórico pelos policiais, começou com uma hora de atraso. Marcado para as 16h, passava das 17h quando foi dado início à solenidade. Camilo, que teve agenda cheia, com reunião com diversos órgãos (ver matéria coordenada), foi recepcionado pela Guarda de Honra do Batalhão de Choque da PM. Na entrada do QCG, aguardava o governador uma comitiva, encabeçada pela vice-governadora Izolda Cela e pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Delci Teixeira.

Além deles, também receberam o governador diversas autoridades estaduais como o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema do Vale; representantes das forças de Segurança e deputados.
Durante a solenidade, houve vários momentos de celebração a pessoas que contribuíram com a PM. Foram homenageadas cinco mulheres, viúvas de policiais militares que perderam a vida durante o exercício da profissão. Elas receberam buquês de flores das mãos do governador e foram saudadas com salvas de palmas. Em seguida, foram concedidos os Certificados de Missão Cumprida a nove policiais militares que irão para a reserva.

Foram ainda entregues 187 Medalhas José Martiniano de Alencar a civis e militares que colaboraram com a instituição.Também foram agraciadas 46 personalidades com a Medalha Mérito Policial Militar, em entrega feita também pessoalmente por Camilo Santana.

A seguir, foram entregues as Medalhas Grande Mérito da Polícia Militar à vice-governadora Izolda Cela, à presidente do TJCE, Iracema do Vale e ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que não esteve presente ao evento e enviou representante.

Por fim, o próprio Camilo, sozinho, também recebeu a Medalha Grande Mérito da Polícia Militar, das mãos do comandante da PM, coronel Giovani Pinheiro, sendo aplaudido pela tropa. "A Instituição, de coração, agradece por tratá-la tão bem, e pela humildade", exaltou o oficial. "Os militares não devem ser vistos apenas como agentes de Segurança, mas agentes de transformação social", disse Santana.

DN

Novas mudanças: Enem será obrigatório para conseguir Fies

A partir de agora, o exame também será necessário para alunos formados antes de 2010 que querem aderir ao programa; As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça

Fies
A nova regra passará a vigorar a partir de primeiro de janeiro de 2016
Arquivo 
O Ministério da Educação (MEC) alterou portaria sobre os procedimentos para solicitação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), removendo exceções à regra que exige determinados resultados no Enem para a obtenção do financiamento.

Por meio de uma nova portaria publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União, o MEC revogou regra que determinava que estudantes que também fossem professores permanentes da rede pública, em exercício do magistério da educação básica, e matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisariam atender à nota mínima exigida no Enem ao solicitar o financiamento.
A exigência é de nota na redação diferente de zero e de média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a 450 pontos.

O MEC também alterou a redação da portaria sobre as regras para solicitação do financiamento, excluindo trecho que especificava que apenas alunos que tivessem concluído o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 deveriam realizar o Enem.

Agora, as regras para solicitação do financiamento dizem que "a seleção dos estudantes aptos para a contratação do financiamento do Fies, a partir do primeiro semestre de 2016, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Enem".

DN

PRF apreende 2 toneladas de leite em carga com soda cáustica

Transporte de material é irregular

Uma carga de duas toneladas de leite, transportada junto com solventes, cloro e soda cáustica, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada desta terça-feira, 26, no km 53 da BR-304, em Aracati, 148,3 km de Fortaleza. O motorista foi multado por crime ambiental e a carga foi encaminhada ao Ibama.

O carregamento saiu de Fortaleza e seria levado ao Rio Grande do Norte, conforme a PRF. O caminhão, de modelo Ford Cargo (placa OWC 8123), foi abordado e a irregularidade no transporte foi constatada.

O risco de contaminação dos produtos é alto, devido aos materiais infláveis e químicos, que podem causar irritações na pele e vias respiratórias.

divulgação prf
Material é inflável e a contaminação traz riscos

Redação O POVO Online

Como os pilotos de avião do tráfico driblam a fiscalização

A Polícia busca combater o esquema montado para que as aeronaves não escapem do aparato de segurança

As rotas do tráfico de droga aéreo já existem há anos no Brasil, porém a ampliação delas é um fato relativamente novo, conforme a Polícia Federal (PF). Os indícios de que o esquema criminoso, operado por diferentes quadrilhas, está se espalhando pelo País têm ficado evidentes com as investigações e apreensões. O trabalho da Polícia se volta, neste momento, para a elucidação de como as aeronaves conseguem desviar os radares e chegar ao destino, sem serem percebidas em nenhum ponto.

> FAB diz que monitora Ceará com radares e caças

Conforme o investigador Baker Martins, da Polícia Civil do Piauí, parte do Ceará e do Piauí não é monitorada pelos radares da Força Aérea Brasileira (FAB). O agente, que trabalha no caso do avião que trazia 250Kg de cocaína e explodiu na divisa dos Estados, no último dia 11 de abril, afirmou que a área entre Crateús e Assunção do Piauí, por exemplo, não é coberta pelos equipamentos.
"Fora da faixa de abrangência do radar, se uma aeronave voa com o transponder desligado, ela não é detectada e é isto que os pilotos dos monomotores do tráfico têm feito. Esta é uma grande dificuldade da Polícia. Se houvesse o equipamento que nos avisasse sobre a aproximação de aeronaves suspeitas seria mais fácil fazer interceptações", explicou Baker Martins.
O investigador lotado na Delegacia Regional de Campo Maior afirmou que o radar mais próximo da fronteira Ceará/Piauí cobre cerca de 150Km, mas isto não é o suficiente para atender a região citada. "O que é apreendido é muito pouco, diante do que consegue chegar. Acreditamos que quando as quadrilhas perceberam que existiam pontos descobertos pela fiscalização, passaram a montar suas estratégias de voo com base nisto", declarou.
De acordo com ele, a pista clandestina de Assunção, onde a aeronave tentava pousar quando explodiu, já foi destruída, mas os moradores das redondezas têm denunciado pousos suspeitos. "As investigações estão em andamento e muita coisa precisa ser esclarecida, inclusive a frequência com que estes aviões vêm até a fronteira abastecer os dois Estados. Pelos levantamentos que fizemos, pelo menos uma vez por mês, uma carga de cocaína chega a esta região nos monomotores", revelou.
Internacional
O piloto do avião que caiu no Piauí teve a ossada desintegrada no sinistro. Ele foi identificado dias depois, por um exame de DNA realizado pelo Instituto de Medicina Legal (IML) do Estado. O laudo atestou que quem comandava a aeronave era Antenor José Pedreira, o 'Dodó', 61, investigado no ano 2000 pelo Congresso Nacional, durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico, sob suspeita de transportar cocaína da Bolívia para o Brasil. Ele já teria prestado serviços à organização criminosa da qual participava Luiz Fernando da Costa, o 'Fernandinho Beira-Mar'.
'Dodó' tinha sido preso pela Polícia Federal, em 1999, em Goiás. Na ocasião foi indiciado por transportar 800Kg de droga para o Brasil. Conforme a Polícia piauiense, quando fazia a rota em que acabou morto, o piloto pousava em Assunção do Piauí, onde já era aguardado por quem recebia os pacotes que ele arremessava. Em seguida, ia para Crateús abastecer a aeronave. "Quando descobrimos detalhes do esquema, como é o caso deste piloto, vemos que o que aconteceu aqui fazia parte do plano de uma organização criminosa imensa. Não era brincadeira de alguém que se aventurava, eles sabiam exatamente o que faziam", disse Baker Martins.
Lucrativo
O titular da delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF/CE, Janderlyer de Lima, disse que outro homem preso no Piauí no dia 11 de abril, identificado como Thiago Costa Araújo, também já havia sido preso por tráfico internacional de drogas.
"Thiago deu nome falso no Piauí, mas os policiais descobriram sua verdadeira identidade. Ele foi preso por nós no Ceará, em 2013, com 101Kg de cocaína. Provavelmente, já fazia parte deste esquema. Uma quantidade dessas de droga geralmente é transportada em aeronaves", afirmou o titular da DRE.
Janderlyer Lima disse que as quadrilhas buscam pessoas experientes, para evitar prejuízos. "A droga com o grau de pureza que eles vendem é muito cara, não podem arriscar perdê-la. Os pilotos deles são legalizados. Entram no esquema porque em um único frete para transporte de cocaína, podem ganhar de R$ 100 a 200 mil. É um negócio milionário", contou o delegado.
Informações privilegiadas
Além da experiência dos pilotos e da suposta falta de cobertura por radares em alguns pontos do País, outros meios para que os aviões cruzem o Brasil estão sendo investigados.
Um piloto do tráfico aéreo flagrado no Ceará, no dia 14 de abril, quando tentava pousar sua aeronave na Zona Rural de Canindé, levantou novas suspeitas sobre as possibilidades de como os aviões conseguem escapar da fiscalização. Cléber Paulo da Silva disse à Polícia que foi forçado a fazer o transporte da droga, por criminosos que sequestraram sua esposa. No entanto, as investigações dão conta que a situação não existiu.
A reportagem do Diário do Nordeste apurou que a esposa de Cléber Paulo é controladora de voo. A prisão dele motivou a abertura de um inquérito contra a servidora, sobre um suposto fornecimento de informações privilegiadas ou de uma possível facilitação para que os voos acontecessem sem serem notados.
O apartamento da mulher teria sido alvo de um mandado de busca e apreensão. As autoridades investigam o caso, pois o marido da controladora de voos da FAB conseguia cruzar a País transportando um produto ilícito sem ser flagrado pelos radares. O objetivo é saber se ela estava contribuindo de alguma forma ou repassando informações que o ajudasse.
Denúncias
As denúncias sobre pousos atípicos de aeronaves na fronteira Ceará e Piauí podem ser feitas pelo telefone (86) 3252-2900, da Delegacia de Campo Maior
Transporte
Piloto foi investigado por CPI do Congresso
O piloto que tripulava a aeronave que caiu no Piauí, identificado como Antenor José Pedreira, o 'Dodó', era empresário do ramo de construções, em Goiás. Ele foi investigado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico, do Congresso Nacional. A CPI que buscava desvendar o trânsito das drogas no País investigou mais de 100 pessoas. Traficantes como Fernandinho Beira-Mar' foram ouvidos durante as apurações. 'Dodó' já havia sido preso ano de 1999, suspeito de integrar uma quadrilha que transportava drogas em monomotores, da Bolívia para a Região Norte do País. Por conta desta captura, foi indiciado por contrabandear 800Kg de droga.

As denúncias sobre pousos atípicos de aeronaves na fronteira Ceará e Piauí podem ser feitas pelo telefone (86) 3252-2900, da Delegacia de Campo Maior.

Márcia Feitosa
Repórter

segunda-feira, 25 de maio de 2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA RUSSAS ENTREGA KITS PARA GESTANTES DO MUNICÍPIO


V TURMA DE GESTANTES ACOMPANHADAS PELO CRAS

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), é um órgão público municipal que tem como principal objetivo fortalecer os vínculos familiares de territórios que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Portanto, suas ações, programas e projetos são voltados à todas as pessoas nas mais diversas faixas etárias que formam uma família nas mais distintas formas; com efeito, nesta sexta feira (22.05.15), culminou - se uma das mais brilhantes ações deste equipamento com a entrega de kits bebês, composto de muitos itens que serão utilizados pelas mães gestantes, que participaram durante meses dessa formação, preparando-se para desempenharem com eficiência e sensibilidade seu papel de mãe. 

''Essa já é a quinta turma que durante o governo Gonçalo Diogo, (sendo em média 200 mães) que concluem essa capacitação, que conseguimos sua excelência graças a parceria e o apoio dos profissionais da secretaria de saúde ( médicos, enfermeiras, nutricionista, fisioterapeutas, fonaudiólogas...) juntamente com nossos técnicos (assistentes sociais psicólogas ) sob os cuidados e coordenadoria da nossa DADÁ, secretariada por nossos orientadores sociais.

Essa é mais uma das realizações que só é possível devido ao compromisso e interesse do prefeito municipal Gonçalo Diogo e primeira dama Wilma Rocha Diogo, em está contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos novarrussenses.'' Finalizou em suas palavras, a Secretária do Trabalho e Assistência Social do Município, Dalava Abreu.




Enem abre inscrições nesta segunda a partir das 10h

Segundo o Ministério da Educação, o esperado é que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem

Enem
O exame será aplicado nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios de todo o Brasil
Arquivo 
 
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (25), exclusivamente pela internet, no site do Enem. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília, até as 23h59, do dia 5 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem aos testes.

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do Enem. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano, podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para particiopar de programas de acesso ao ensino superior.

Neste ano, para fazer a inscrição o participante deverá ter um e-mail próprio. O sistema não aceitará a inscrição de mais de um participante com o mesmo endereço eletrônico. O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho.

Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência, aqueles que tem uma renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas pelos participantes e receber a aprovação do MEC. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito.

É também na inscrição que os participantes podem solicitar atendimento especializado ou específico. O atencimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.
Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas – pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado.

Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.

DN

NOVA RUSSAS: FUNCIONÁRIO DA COSAMPA, MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO

                                                     Motorista Fábio (vítima fatal do acidente).
Fábio era motorista da empresa COSAMPA.

O acidente aconteceu por volta das 18h 30min deste sábado (23), na CE 187, próximo a localidade de Carnaúbas, no município de Nova Russas e vitimou fatalmente, Fábio José Ferreira da Silva, 42 anos, natural de Fortaleza, residia no Bairro Serrinha, na cidade de Fortaleza. Fábio era funcionário (motorista) da empresa COSAMPA, onde a vitima dirigia o caminhão da empresa onde trabalhava, Volkswagen de cor azul, placa OSC 5634-Fortaleza, sentido Nova Russas/Crateús.

Segundo informações, a vitima acabara de parar o veículo no acostamento para atravessar a CE 187 para urinar, quando foi colhido por uma motocicleta de placa OIE 7923, conduzida por José Airton dos Santos,51 anos, residente na Rua Antonio Alves da Costa, Bairro Timbaúba, Nova Russas, este sofrendo corte no joelho e escoriações leves.O motociclista conduzia na garupa da motocicleta, sua esposa, Joelma Martins de Melo, 42 anos, que sofreu fratura na mão direita e escoriações por todo o corpo. Os dois foram socorridos para o Hospital municipal de Nova Russas e em seguida transferidos para a Santa Casa de Sobral.

Fábio José Ferreira da Silva (vítima fatal), trabalhava na adutora Varjota/Crateús e há cerca de 9 meses, estava hospedado em uma residência no Distrito de Sacramento - Ipaporanga. Fábio passava o dia trabalhando e a noite dormia na casa alugada pela empresa COSAMPA, na localidade de Sacramento. Por sinal, no momento do acidente, Fábio estava retornando para a localidade.

A noticia pegou todos de surpresa, e deixou a comunidade de Sacramento bastante abalada. Em conversa com a nossa reportagem, a dona de casa Creusa Martins, moradora do Distrito de Sacramento, estava muito abalada emocionalmente com a morte do amigo. Fábio era de dentro de minha casa, ele era uma pessoa boa, amigo respeitador, brincalhão, ele gostava muito da natureza, nós todos estamos abalados, disse a senhora Creusa Martins.

O corpo de Fábio José Ferreira da Silva, foi velado e sepultado na cidade de Fortaleza, onde o mesmo residia.

IPAPORANGA NOTÍCIAS

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.