quarta-feira, 25 de maio de 2016

Sobe para 18 número de presos mortos nos Presídios cearenses



Subiu para 18 o número de internos mortos nas rebeliões ocorridas no fim de semana nas unidades prisionais. O número foi contabilizado após análises da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e confirmado pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus).

Até a segunda-feira, a Sejus havia contabilizado 14 mortos decorrentes dos conflitos entre os internos. Segundo a Secretaria, todas as mortes aconteceram no fim de semana. A maioria dos corpos foram carbonizados. Do total, oito corpos tiveram a identificação revelada e outros 10 serão submetidos a exames de DNA.

Segundo a Sejus, na segunda-feira (23), uma rebelião foi registrada na Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Policiais militares e agentes penitenciários entraram na unidade para fazer a contenção. “Ninguém ficou ferido. Ao longo do dia de ontem, nenhuma unidade registrou conflitos. Em algumas delas, os próprios internos estão fazendo a limpeza das vivências”.
Transferência
Devido as rebeliões, as unidades prisionais ficaram destruídas. Para as reformas, algumas transferências emergenciais estão acontecendo. Segundo a Sejus, alguns internos já foram para o Centro de Execução Penal e Integração Social, nova unidade prisional do Complexo Itaitinga II que está com 95% das obras finalizadas. “A medida teve como objetivo resguardar a integridade física desses internos, visto que eles foram ameaçados por outros internos”.

Durante entrevista coletiva na noite de ontem, o governador Camilo Santana informou que a chegada da Força Nacional de Segurança irá ajudar na vigília dos presos. “Houve uma destruição significativa dos presídios e é preciso recuperá-los. Para as reformas precisa de contingente. Estamos acelerando a conclusão da CPPL 5 e vamos transferir mais 1.200 homens para lá. Lá mesmo, estamos construindo um novo presídio e outro de semiliberdade, mas a segurança da população precisa estar resguardada. A Força Nacional chegou exatamente para que eu não precise tirar meu contingente da rua e prejudicar a segurança da população. A ideia é ajudar o Estado a resguardar os presídios enquanto se faz a reforma e recuperação física”, falou Camilo.
Avaliação
Desde o fim de semana, equipes da Sejus e do Departamento de Arquitetura e Engenharia estão avaliando os danos e dando os encaminhamentos para os reparos necessários. Não houve interrupção no fornecimento de água nem comida. Assistentes sociais estão na entrada dos complexos e nos prédios da Secretaria oferecendo apoio aos familiares.
Estopim
As rebeliões tiveram início no sábado e prosseguiram até a última segunda-feira. O estopim teria sido a suspensão das visitas nas unidades prisionais devido a greve dos agentes penitenciários, que teve fim decretado ainda na tarde do sábado, após cerca de 12 horas de paralisação.

Entre as reivindicações da categoria, foi o reajuste na Gratificação por Atividades e Riscos (Gaer), que era de 60%, para 100%. Para Camilo Santana, o pedido foi irracional. “Somos um governo de diálogo, mas em um momento de crise dessas se pedir 40% de aumento, é algo irracional para o momento que estamos. A greve foi decretada ilegal pela justiça. O trabalho dos agentes penitenciários é essencial ao estado”. Diante disso, o governador afirmou que os responsáveis pelos tumultos no sistema carcerário serão penalizados.

“Vamos tomar todas as medidas necessárias. O Ministério Público está apurando, tem gravações e vídeos. A visita domiciliar é algo sagrado para o preso. A partir do momento que se proibiu a visita, se criou um caos e causando toda essa rebelião. Tudo será apurado criminalmente, e administrativamente”.

O ESTADO

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.