quarta-feira, 27 de julho de 2016

Jovem afirma ter contraído Melioidose após tomar banho em poço da Bica do Ipu



Um jovem postou em sua rede social que foi acometido por uma bactéria e teria contraído Melioidose, após segundo ele tomar banho em um “Poço d’água”, do riacho das águas que descem da Cachoeira da Bica do Ipu.

Ele afirma com toda certeza que teria contraído a doença no local e alerta a população para ter cuidado. A Melioidose, doença transmitida pela bactéria Burkholderia pseudomallei, já matou duas pessoas no Ceará. O primeiro óbito foi em 2005, o segundo caso em 2008 ambos confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Os especialista dizem que é difícil diagnosticar a infecção por causa da variedade dos sintomas como dor de cabeça e febre. O quadro pode evoluir para pneumonia e infecção generalizada. Por isso, a confirmação laboratorial é fundamental para o tratamento.

No caso de 2008, onde teve como vítima um jovem de 14 anos, residente na capital Fortaleza, o município de Ipu estava na linha de investigação da Sesa, como possível local da contaminação, uma vez que o jovem visitou na época vários locais no feriado da Semana Santa. “O contato com a bactéria pode ter sido quando tomou banho na cachoeira do Boi Morto, em Ubajara. Contudo, o contato pode ter ocorrido nos municípios de Guaraciaba do Norte ou na Bica do Ipu” disse para o Jornal Diário do Nordeste na época o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria.

A melioidose foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2003. Todos os sete casos registrados no País foram no Ceará, dos quais quatro ocorreram no município de Tejuçuoca, um em Banabuiú e outro em Aracoiaba.

O jovem Walber Melo que sobreviveu a bactéria e encontra-se internado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, disse que seu médico infectologista afirmou que no município de Ipu, já foram diagnosticado quatro casos. “Meu infectologista disse que no Ipu, já teve 4 casos todos pegues na Bica, no poçinho onde eu tomei banho” escreveu o jovem na sua rede social.




O poço d’água (foto acima) onde possivelmente ele contraiu a bactéria é conhecido como ‘Poçinho’, fica localizado próximo ao estacionamento do restaurante da Bica de Ipu, defronte ao um antigo balneário, demolido após a construção do novo restaurante. Segundo a vítima, em maio desse ano, ele teria ido com amigos tomar banho no local.

No ano passado uma equipe da Vigilância Ambiental do Estado coletou amostra no banho da Bica de Ipu e em outro local onde é conhecido como “Poçinho”, e em mais dois locais próximos a dois pontos comerciais localizados às margens do Riacho Ipuçaba, no bairro Reino de França. Até hoje os resultados não foram divulgados.
Sintomas
Os principais sintomas da melioidose são de pneumonia, pneumonia com septicemia e septicemia, mas há outras formas clínicas, com manifestações comuns a muitas infecções. O médico Ivo Castelo Branco, que também é coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da UFC, disse que as pessoas que apresentarem um dos sintomas devem entrar em contato com um médico para fazer o exame de sangue, que vai confirmar ou não a presença da bactéria e iniciar o tratamento. Ele alerta que esta bactéria é resistente aos antibióticos, há remédios para combatê-la.

 Ipu Notícias

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.