ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

domingo, 26 de fevereiro de 2012

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia prende dupla com armas e drogas na Serra da Ibiapaba
Dois homens foram abordados por policiais do Ronda do Quarteirão e com eles foram encontrados armas e drogas. Eles trafegavam em uma moto na Serra de Ibiapaba, em Tianguá, neste sábado (25). A dupla é suspeita de praticar vários assaltos.

A viatura deu ordem de parada para os motoqueiros que não portavam documentos quando se apresentaram ao PM’s. Um deles estava armado com revolver. Quando a Polícia foi até a casa deles apanhar a documentação encontrou drogas e equipamentos eletrônicos.

Após as buscas no interior da residência, foram localizados 25 papelotes de cocaína, uma pedra de cocaína de 18,6g e 109 frascos de lança-perfume. Haviam ainda duas munições calibre 32, uma balança de precisão, dois aparelhos celulares, uma câmera digital e uma seringa descartável. A droga estava escondida dentro de uma bolsa de cor rosa, com o formato de um cachorro.

Suspeitos
De acordo com a Polícia, os acusados são suspeitos de terem praticado quatro assaltos a farmácias e mercadinhos da região serrana durante a última semana. Eles estariam, antes da abordagem, planejando mais uma ação criminosa. Ambos já possuem antecedentes criminais e foram conduzidos à Delegacia Regional de Tianguá, juntos do material apreendido.


Cansanção: Pai é preso acusado de abusar sexualmente de dois filhos


Flávio Gonçalves da Silva, o “nego d’água”, foi preso na manhã desta sexta-feira (24) em uma operação da Polícia Militar na cidade de Cansanção, após uma denúncia anônima.

Ele estava foragido desde outubro do ano passado quando foi acusado de abusar sexualmente de um filho e uma filha, ambos menores de idade, no distrito de Missão, em Senhor do Bonfim, a 242 km de Serrinha. A prisão preventiva do acusado já havia sido decretada.

Nego d’água foi preso em um sítio, próximo ao bairro Lagoa dos Cavalos. Ele foi apresentado ao delegado Antônio Álvaro, titular da circunscricional de Cansanção, que deverá encaminha-lo à Justiça. As informações e foto são do Portal de Noticias.
 
 

Acusado de estuprar menina em ônibus é preso na Zona Sul  
O homem que estuprou uma menina de 12 anos num ônibus na Rua Jardim Botânico, dia 15, foi preso ontem. Paulo Roberto da Silva Dias, 43 anos, foi reconhecido num outro ônibus, na altura do Jóquei, na Gávea, após roubar duas jovens e tentar saltar com uma delas, puxando-a pelo braço. O bandido, que saiu do presídio de Água Santa em liberdade condicional um dia antes de cometer o primeiro crime, foi reconhecido pelo motorista e pela cobradora do veículo da linha 162 (Glória-Leblon), onde ocorreu o estupro no dia 15. 
“Ele roubou duas jovens, de 18 e 16 anos, num ônibus da linha Largo do Machado- Leblon. Segurou o braço da adolescente de 16 anos, disse que ela teria que sacar dinheiro no caixa eletrônico e dar uma volta por aí com ele. Ela gritou. Nesse momento, o cobrador gritou que ele era o homem que tinha estuprado a menina de 12 anos. Os passageiros o agarraram e chamaram a polícia”, contou o delegado Fábio Baruck.
Ele acrescentou que o estuprador só não foi espancado pelos passageiros e por pedestres porque a polícia chegou na hora e impediu.

De acordo com a polícia, Paulo Roberto estava preso desde 2004, acusado de homicídio, cinco roubos e um motim carcerário. O estupro da menina e os assaltos de ontem não foram os únicos crimes cometidos por Paulo Poberto após sair da prisão.

Sexta-feira, o criminoso roubou um relógio num ônibus na Avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon. Ao ser preso, ele usava o relógio roubado e foi reconhecido também por esta vítima.

“Esse caso (do estupro da menina) mobilizou todo mundo, inclusive a mim. Ficamos felizes porque as pessoas procuraram a delegacia quando ele cometeu o crime de hoje”, disse Martha Rocha, chefe da Polícia Civil, que participou da apresentação do criminoso na 15ª DP (Gávea).
 

ADOLESCENTE DE 13 ANOS DÁ A LUZ NO PIAUÍ E BEBÊ DESAPARECE.

Em Piracuruca, 196 quilômetros ao Norte de Teresina, a família de uma jovem de 13 anos clama por justiça. A adolescente ficou grávida, supostamente após um estupro. Depois de dar a luz em um parto complicado, ela foi transferida para a capital correndo risco de morte. Perdeu o útero e não poderá ter mais filhos. E o bebê nascido na última semana sumiu. 
A mãe da jovem, Maria dos Remédios, acompanha a filha na maternidade Evangelina Rosa, em Teresina. Ela desconfia de um homem que teria cometido estupro contra a filha e defende o irmão da garota, outro suspeito apontado no município.
 Agora, a família pede ajuda da polícia para resolver o problema. 

No parto em Piracuruca, a jovem perdeu o útero e sofreu hemorragia. Transferida para Teresina, ela continua internada, mas sem risco de morte. Nos próximos dias, a adolescente será submetida a exames na tentativa de descobrir quem é o pai da criança. 

O bebê, segundo a mãe da jovem, foi entregue a uma suposta assistente social, que disse para a família que levaria a criança para os cuidados da Justiça. Dona Maria dos Remédios também pede ajuda para localizar a criança. 

A reportagem da TV Cidade Verde tentou localizar autoridades policiais de Piracuruca neste sábado para falar sobre o caso, mas não obteve sucesso.


BRASIL ECONOMIZA R$ 160 MILHÕES COM HORÁRIO DE VERÃO

A economia com o horário de verão chegou nesta edição a R$ 160 milhões. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), isso tem como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor.

Dados reunidos pela ONS apontam para uma redução da demanda no horário da ordem de 2.555 MW - 1.840 MW no Sudeste e Centro-Oeste, 610 MW no Sul e 105 MW no Nordeste - neste ano, o Estado da Bahia passou a adotar o horário alternativo. A redução representa 4,6% da demanda máxima dos três subsistemas.

Ainda conforme o órgão regulador, a redução de energia foi de 0,5% em todos os subsistemas envolvidos, o que equivale a 8% do consumo mensal da cidade do Rio de Janeiro ou 10% do consumo mensal de Curitiba e 0,5% do consumo mensal de Feira de Santana (BA). No caso de São Paulo, houve redução de demanda de 4,5% no horário de pico - resultando em economia de 985 MW, a maior do País.

O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, destacou que a medida também aumenta a segurança do sistema e diminui custos de operação. O Ministério das Minas e Energia já havia adiantado nesta semana que pretende continuar a adotar anualmente o horário de verão.

Funceme registra chuva de 180mm em Beberibe

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 50 municípios cearenses nas últimas 24h. Embora tenha chovido em poucas cidades, as precipitações foram muito intensas.

A maior precipitação foi registrada na localidade de Boqueirão do Cesário, em Beberibe, onde choveu 180 milímetros. Outras grandes chuvas aconteceram em Palhano, na região do Baixo Jaguaribe, com 116 milímetros e Pires Ferreira, na região Norte, com 112 milímetros.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Helcio Queiroz, algumas estradas que ligam o município de Beberibe à outras localidades estão alagadas e uma equipe será enviada ao açude Medeiros para verificar a situação após a chuva.

Até às 11h deste domingo (26), a quantidade de chuva em Fortaleza não foi divulgada. Segundo a Defesa Civil, foram registrados um princípio de alagamento no bairro São Cristóvão e um princípio de incêndio na Barra do Ceará.

Casas alagadas
Foram apenas uma hora e meia de chuvas que caíram sobre o município de Itapinúna (Sertão Central), mas o suficiente para deixar toda a cidade alagada. Os maiores transtornos foram registrados no bairro Nova Itapiúna, de acordo com o site Revista Central. Lá, as águas invadiram diversas casas provocando prejuízos aos moradores.

JURISTA ANTECIPA PRINCIPAIS MUDANÇAS DO CÓDIGO PENAL


Clique para ampliar
Em 1940, o Brasil tinha 41 milhões de habitantes, dava os primeiros passos rumo à industrialização e experimentava o regime ditatorial conduzido pelo presidente Getúlio Vargas. A reunião de mais de cinco pessoas, sem prévia comunicação à polícia, era tratada como contravenção. Presumia-se que, só após completar 14 anos, as mulheres seriam capazes de discernir se estavam preparadas para o ato sexual. Também há 72 anos foi criado, por meio do decreto-lei 2.848, o Código Penal, legislação que define os crimes previstos no país.

Passadas mais de sete décadas, muita coisa mudou. Na era da globalização, surgiram os crimes cibernéticos. O avanço da medicina permite aos cientistas intervir para que uma gravidez não leve a gestante à morte. Tanta evolução obrigou os especialistas a debater a necessidade de mudanças no Código Penal. Em outubro do ano passado, o Senado criou uma comissão formada por 16 juristas que, desde então, se reúne para avaliar a reforma do conjunto de leis.

“O código foi criado na época em que o Brasil era praticamente agrário. Ele não contempla a criminalidade virtual nem traz definições sobre crime organizado e terrorismo. Portanto, estamos propondo mudanças bem profundas para melhorá-lo tecnicamente”, afirma o professor universitário Luiz Flávio Gomes, doutor em direito penal pela Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, e membro da comissão.

O jurista antecipou ao Hoje em Dia as principais propostas do relatório final, que será avaliado no próximo encontro do grupo, marcado para 9 de março, em Brasília. Uma das mais importantes, na avaliação do especialista, é a ampliação das possibilidades de aborto legal. Atualmente, a intervenção só é permitida para interromper uma gravidez resultante de estupro.

“Propomos que o aborto seja previsto no caso de feto com até 12 semanas, gerado por mulher sem condições psicológicas de ter o filho. A outra regra é para casos de anencefalia, ou seja, bebê com má-formação cerebral. A Justiça já autoriza essa prática, mas ela precisa ser regulamentada”, diz Gomes.

Em relação ao estupro, os especialistas entendem que o crime também deve ser caracterizado pela introdução de objetos no corpo da vítima com finalidade sexual. A pena prevista é de seis a dez anos de prisão. “O Código Penal diz que só é considerado estupro quando há conjunção carnal”, explica o criminalista Antônio Francisco Patente, ex-promotor e referência mineira na área. Ele atuou, por exemplo, como assistente de acusação no julgamento dos envolvidos no assassinato do promotor Francisco José Lins do Rêgo, em Belo Horizonte.

Segundo Gomes, o molestamento sexual também poderá passar a ser considerado crime. “Ele é caracterizado pelo simples toque no corpo da vítima, com pena de dois a seis anos de cadeia”, diz. A outra mudança proposta é a redução da idade, de 14 para 12 anos, para estupro de vulneráveis.

“Quando o Código Penal foi criado, a presunção era a de que antes dos 14 anos as mulheres não tivessem capacidade para concordar com a relação sexual. Hoje, com a evolução humana, chegou-se ao entendimento de que ela é capaz a partir dos 12. A legislação reflete o costume da sociedade e por isso precisa ser reformada. Ela tem que acompanhar essas mudanças”, ressalta Patente.

Outra novidade prevista no Código Penal é a redução da punição em casos de eutanásia. Quem provocar a morte de uma pessoa com doença terminal ou em estado vegetativo poderá responder por homicídio privilegiado, e não por homicídio simples. “É uma situação em que a vítima pede para morrer. Nesse caso, a pena, que seria de seis a 12 anos, cai para de um a três anos de prisão. Um exemplo de homicídio privilegiado é quando a pessoa comete o crime após forte abalo provocado pela vítima. Em casos de ortotanásia, em que se opta por não usar métodos artificiais para manter a vida, a proposta é a de que não haja punição”, afirma Gomes.

O tráfico de pessoas, segundo o jurista, passará a ser tratado com mais rigor. “O código só prevê o crime quando se trata de tráfico internacional. A ideia é que ele também seja caracterizado dentro do país”, explica. A pena é de três a oito anos de prisão.

Detento é assassinado com mais de 20 perfurações dentro da CPPL de Caucaia

Um preso da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi encontrado morto na manhã deste domingo, 26, dentro de um banheiro coletivo da unidade.

De acordo com o major Farias Junior, do Comando de Monitoramento da Capital, os agentes penitenciários da CPPL perceberam movimentação estranha no presídio durante o banho de sol dos detentos, até encontrarem, por volta de 8h20min, o corpo de Francisco Wellington Rodrigues da Silva, de 28 anos.

O homem foi assassinado com mais de 20 golpes de cossoco (arma artesanal produzida pelos presos), espalhados pelo tórax e costas. Ainda de acordo com o major, não há informações sobre o comportamento do preso ou se ele tinha alguma rixa com outros internos da CPPL.

O delegado Fábio Torres, da Divisão de Homicídios de Fortaleza, vai iniciar diligências para tentar identificar quem praticou o crime dentro da unidade.

Francisco Wellington dividia cela com outros sete detentos e estava preso desde o dia 16 de agosto de 2010. Ele aguardava julgamento pelo crime de assalto.
 

Flamengo contrata o volante paraguaio Victor Cáceres

A diretoria do Flamengo ainda não anunciou oficialmente, mas acertou a contratação do volante Victor Cáceres, que tem contrato com o Libertad até a metade do mês de junho. O jogador, que integra à seleção paraguaia, só poderá defender o Rubro-Negro no segundo semestre, na disputa do Campeonato Brasileiro. O atleta assinou um pré-contrato de quatro anos com o clube brasileiro e a negociação foi intermediada pela Traffic, em uma clara prova de que a relação entre a empresa e o Flamengo não ficou abalada pelo fim da parceria envolvendo os pagamantos salariais do meia Ronaldinho Gaúcho. Com Victor Cáceres o Flamengo deverá abrir mão de Aírton, que está cedido por empréstimo pelo Benfica, de Portugal, somente até o meio do ano. Os direitos federativos do volante estão fixados em cerca de R$ 12 milhões e dificilmente o Rubro-Negro aceitaria pagar uma quantia próxima a este valor. Como os portugueses não aceitam a prorrogação do empréstimo, dificilmente Aírton ficará na Gávea.
 

Escândalo dos banheiros: processo é mandado para Brasília



O Ministério Público com atuação no Superior Tribunal de Justiça é quem vai cuidar da ação resultante do inquérito sobre o desvio de recursos do Estado para a construção de banheiros em residências de alguns municípios do Interior cearense, por conta do envolvimento do conselheiro Teodorico Menezes, do Tribunal de Contas do Estado, que está afastado por decisão própria, desde o início do processo investigatório, quando ocupava a presidência do órgão. Os documentos reunidos pela investigação do Ministério Público do Ceará já foi encaminhado para Brasília.
 
No entendimento de promotores de Justiça cearenses, como Teodorico Menezes tem foro privilegiado, por integrar um Tribunal de Contas, e sendo ele um dos apontados como o responsável pelo desvio dos recursos liberados pela Secretaria das Cidades do Governo cearense, todos os outros relacionados como culpados nos autos do inquérito também passarão a ser julgados pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça.
 
O trabalho de investigação sobre desvio de recursos do Estado para a construção de banheiros em residências de famílias pobres do Interior foi feito por promotores lotados na Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap). A partir de um certo momento a investigação passou a ter caráter sigiloso e só uns poucos deputados conseguiram ter alguma informação. O inquérito concluído foi entregue ao procurador Geral de Justiça, Ricardo Machado, recentemente e logo ele determinou, segundo fontes da Procuradoria, que os autos fossem encaminhados ao Ministério Público da União, em Brasília, competente para levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça.
 

DUPLA ACUSADA DE ASSALTAR POLICIAL É PRESA.

Um homem foi preso e um adolescente de 17 anos foi apreendido na manhã deste sábado, 25, após praticarem um assalto a um policial militar em Maracanaú. De acordo com comunicado do Ronda,O PM  foi abordado na rua 74. Apesar de ter sido ameaçado durante a ocorrência, o policial conseguiu segurar um dos bandidos no momento da fuga e o deteve no local do crime.
Os acusados, L. M. S., 19, e um adolescente de 17 anos, chegaram em uma moto e anunciaram o assalto, levando a moto particular do policial militar.

Quando um dos acusados subiu na moto para fugir, o cabo conseguiu segurá-lo e o imobilizou com um golpe de defesa pessoal. O outro acusado conseguiu fugir, pilotando outra moto.

Minutos depois, policiais militares do Ronda descobriram que o segundo acusado morava na rua 42, no mesmo bairro do assalto. Os policiais foram até sua casa e um familiar permitiu a entrada dos PMs, que efetuaram a prisão. Antes de conduzi-lo à delegacia, o acusado foi levado ao hospital, pois, durante a fuga na moto em alta velocidade, ele teria caído e se machucado.

Após o atendimento no hospital, os dois assaltantes foram conduzidos à Delegacia Municipal de Maracanaú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário