ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

RIO DE JANEIRO/IPU Acidente de trânsito deixa duas vítimas fatais e um ferido de uma mesma família, todos ipuenses



Na madrugada desta quinta-feira (13/02) por volta das 2h foi registrado em Teresópolis, Microrregião Serrana do estado do Rio de Janeiro (93,9 km do Rio de Janeiro-RJ) um acidente de trânsito envolvendo três pessoas de uma mesma família. Todos Ipuenses que viajavam de carro para a cidade do Rio de Janeiro-RJ.

As vitimas fatais que tiveram morte imediata foram identificadas como sendo: O pedreiro Francisco Agostinho da Silva, 40 anos e sua esposa Vivian Rodrigues dos Santos, 22 anos, que estava grávida de oito meses. O bebê não resistiu aos ferimento e faleceu também. Estava também no veículo o irmão da vitima o ajudante de pedreiro Francisco Ivanir Agostinho da Silva, que iria em busca de trabalho. O casal morava no Rio de Janeiro e voltava das férias na cidade de Ipu (CE).
Provável local do acidente - BR-116 (Foto Google Street View)
Segundo a Perícia o acidente aconteceu na BR-116 e tudo o que indica o motorista teria dormido no volante e colidido na lateral de uma caminhão e colidido de frente com uma carreta. Ivanir quebrou a clavícula e passou por uma cirurgia. Já o irmão, a cunhada e sobrinho que ia nascer no próximo mês não tiveram a mesma sorte e tiveram morte imediata.

O ajudante de pedreiro que sobreviveu ao acidente estava trabalhando na revitalização da Igreja Matriz e teria pegado carona com o irmão em busca de um emprego em uma obra no estado de São Paulo. Os corpos Marido, Mulher e Bebê já foram necropsiado e aguardam os familiares para liberação para sepultamento.
Fonte: Ipu Notícias

POLICIAL DETIDO SUSPEITO DE INTEGRAR QUADRILHA DE ASSALTO.


Foi cumprido na quinta-feira, 13, um mandado de prisão contra José Junior de Sousa Guerra, o soldado Guerra, lotado no 13º batalhão da Policia Militar, em Tauá. A ordem foi expedida pelo juiz Dr. Luciano Nunes Maia. O próprio comandante do BPM, Tenente coronel Giovani, se encarregou de dar a ordem de prisão ao seu comandado.O soldado Guerra é acusado de participar diretamente e indiretamente de vários assaltos registrados no Municipio de Tauá. A polícia chegou a conclusão após a prisão dos acusados de assaltos, Artur Vieira de Sousa e Jucelino Pereira da Silva. Na hora da prisão, Jucelino estava com a moto titan, Honda, de placa:HXM-2764, de propriedade do policial. 


Assaltante preso seria comparsa do policial

A dupla confessou alguns assaltos e confirmou a participação do PM. A moto também foi emprestada para a prática de assaltos. Após a comunicação da prisão, o soldado Guerra foi conduzido para o presídio Militar Em Fortaleza. Enquanto isso, Artur e Jucelino continuam presos em uma das celas da 14ª Delegacia Regional em Tauá. Os dois já foram reconhecidos por algumas vitimas de assaltos recentes em Tauá e continuam passando por outros processos de reconhecimento.A Policia ainda continua a procura de mais um integrante da quadrilha,já identificado.Seria Erinaldo  Araújo Silva,que também já está com a prisão decretada.O trabalho de investigação está à cargo do Delegado Regional, Dr. Sergio Santos.

Assaltante preso seria comparsa do policial
Policiais que efetuaram as prisões
Fonte: Difusora de Tauá


Quadrilha explode agência bancária em Aratuba

Uma quadrilha explodiu, na madrugada desta quarta-feira (14), uma agência bancária na cidade de Aratuba, a 95 quilômetros de Fortaleza. A explosão foi tão intensa que danificou o prédio vizinho, afirma a Polícia Militar. Os policiais ainda não sabem quanto foi levado.

O Comando de Policiamento do Interior (CPI) informou que o grupo era formado por, pelo menos, dez pessoas. Testemunhas disseram para polícia que eles fugiram em um veículo e duas motos. A polícia acrescentou que os suspeitos abandonaram e incendiaram um dos carros a três quilômetros do município. 

Destacamentos de cidades vizinhas ajudam nas buscas para prender o bando. Até agora, ninguém foi preso. 



*Fotos de Neto Rodrigues.

Mãe infarta e morre ao ver o filho assassinado a tiros no município de Crato, no Ceará


O jovem Francisco Kléber Dutra Brito, de 24 anos, que residia na Perimetral Dom Francisco (Bairro Pinto Madeira) em Crato, foi assassinado a tiros por volta das 22 horas desta quinta-feira. Provavelmente vinha sendo perseguido, pois tinha acabado de chegar com um amigo no Bar das Duas Irmãs que funciona sob o viaduto da Rua Monsenhor Assis Feitosa naquele bairro.

Segundo testemunhas três homens chegaram em um carro de cor escura que ficou estacionado sobre o viaduto quando dois desceram e, ao se aproximarem do rapaz, já foram atirando. Em seguida, a dupla retornou ao veículo e fugiu em alta velocidade na direção de Juazeiro do Norte. Tudo indica que Kléber ainda tentou fugir da linha de tiros já que tombou morto ao lado do bar e sob um pé de castanhola.

Ele foi alvejado com quatro tiros e, no local, tinha cartuchos deflagrados de espingarda calibre 12 e revólver calibre 38. O amigo foi identificado como José Roberto Luciano, de 32 anos, morador do mesmo bairro, que saiu lesionado e socorrido para o Hospital São Francisco de Crato, sendo transferido, depois, para ser submetido a uma cirurgia no Hospital Regional do Cariri em Juazeiro.

Em pouco tempo chegou o pai de Kleber, José Amilton de Brito, que ficou sentado em uma cadeira ao lado velando o corpo e observando o trabalho da polícia. Depois, veio a mãe da vítima, Margarete Maria Dutra Brito, que passou mal ao ver o filho morto e foi socorrida ao Hospital São Francisco quando infartou e morreu. Há informações de que ele costumava se exaltar quando bebia e, segundo a polícia, já tinha passagens e respondia processos por tráfico de drogas e roubo.

Miséria

SISTEMA PENAL: CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA REVELA QUE 1.109 PRESOS 'SUMIRAM' NO CEARÁ.


O relatório final do 'Mutirão Carcerário' realizado no Ceará, no ano passado, traz uma grave constatação. O documento, já aprovado e publicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aponta que, pelo menos, 1.109 presos da massa carcerária do Estado estão "desaparecidos" ou "sumidos", isto é, nem a Justiça, nem o Sistema Penal Estadual sabem o paradeiro deles, pois "não foram encontrados ou estão foragidos", diz o relatório.
A constatação do CNJ vem junto com fortes críticas ao Judiciário e ao Sistema Penal locais. "Há que se registrar que as Varas Criminais e de Execução Penal não possuem controle da população que se encontra recolhida nas casas prisionais, seja na condição provisória ou no efetivo cumprimento da pena. Nessa realidade, o juiz da Vara de Execução Penal e até mesmo o juiz criminal, não possui real conhecimento onde se encontra custodiado o apenado ou o acusado que está sob a sua jurisdição".
Sumiram

O relatório é composto de 400 páginas e traça uma radiografia do Sistema Penal cearense, após um trabalho de vistorias e consultas feito entre os dias 6 de agosto e 13 de setembro de 2013. O documento é assinado pelos juízes Paulo Augusto Irion e Maria de Fátima Alves da Silva, que dividiram os trabalhos nas comarcas de Fortaleza (e sua Região Metropolitana) e Juazeiro do Norte. As críticas dos dois magistrados se estenderam também à Secretaria Estadual de Justiça e da Cidadania (Sejus), responsável pela administração, disciplina e vigilância dos estabelecimentos carcerários.

Segundo o relatório, "não existe no Estado um sistema de controle de reclusos da Secretaria de Justiça integrado que compartilhe dados com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, possibilitando acesso aos magistrados na localização dos presos. O que se constatou foi um sistema deficiente, que, não raras vezes, abriga o controle dos presos em listagens elaboradas manualmente", aponta.

Os juízes responsáveis pelo Mutirão falam, ainda de uma "desorganização" em relação à separação e caracterização da situação dos detentos. "Pelo que se constatou, tanto o Poder Judiciário como a Sejus, em seus registros inconfiáveis, a partir de uma prisão cautelar começam a computar este preso como sendo um preso provisório, desprezando, assim, sua situação de preso com execução penal ativa, quando o correto seria o contrário, isto é, computar-se como sendo preso da execução penal, já que a prisão cautelar por ser revogada e/ou relaxada a qualquer momento", atestam os juízes.

Presídios

Entre as sugestões do Mutirão, estão, a construção de cinco novas unidades prisionais no Ceará em seis meses; a criação de novas varas de Execução Penal e mais uma Câmara Criminal.

A Sejus rebateu as críticas, informando que, "o Ceará possui o controle de todos os presos em um sistema chamado Sispen, que é referência para outros Estados no País". E ainda, "que, com a finalidade de padronizar a parceria com o Tribunal de Justiça, implantou a Central Integrada de Apoio à Área Criminal no Fórum Clóvis Beviláqua".

Já o presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, disse que está acordo com as sugestões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele explicou que está estudando formas de atendê-las, evitando gastos excessivos para o Erário.

Interior

A juiz Luciana Teixeira, nova titular da Vara das Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios, afirma que grande parte das críticas feitas no relatório do CNJ se refere às dificuldades enfrentadas pelas comarcas do Interior, onde, os juízes acumulam a condução dos processos de diversas áreas, criminal, cível, e também são os responsáveis pela Execuções. Segundo ela, em relação à Fortaleza, houve nos últimos anos importantes avanços neste setor do Judiciário, inclusive a criação de mais duas Varas de Execuções Penais.

"Não se pode negar que no Interior, não em todas as comarcas, há muitas dificuldades e falhas, não somente da Justiça, mas também da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Executivo". Ela ressalta que muitas incorreções apontadas nos mutirões de 2010 e 2011 foram sanadas e não apareceram mais no de 2013 do CNJ porque foram devidademente corrigidas. Citou também pontos positivos no relatório, como o 'Projeto Fábrica', de sua iniciativa, ressaltado pelos membros do Conselho.

Fernando Ribeiro/Editor de polícia
Fonte: DN 

OPERAÇÃO POLICIAL PRENDE QUADRILHA DE ASSALTO A BANCO EM BANABUIÚ.




Quatro homens suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em assaltos a banco no Ceará foram detidos no município de Banabuiú (225Km de Fortaleza, nesta quinta-feira (13). A operação foi uma ação conjunta da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e Comando Tático Rural (Cotar).
Segundo informações do boletim da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS), o bando pretencia assaltar uma agência bancária em Banabuiú. Os suspeitos foram localizados em uma estrada carroçal, no distrito de Pedra Branca, quando estavam chegando ao local onde seria realizado o assalto.

Nilton Sérgio Cavalcante Alves, 38, Bruno Victor Freire de Araújo, 22, Idevânio Xavier Martins,31, e Júnior Mesquita Lima, mais conhecido como “Júnior Escovinha”, 35, foram detidos. Todos os suspeitos respondem na Justiça por outros crimes, dentre eles roubo e porte ilegal de arma. A quadrilha usava um carro Gol, de cor preta e emplacamento de Iguatu, que foi apreendido, além de munições importadas de calibre nove milímetros.

Nilton César Cavalcante Alves, que é cearense, foi preso com os comparsas durante a operação

Quatro suspeitos foragidos

De acordo com o delegado Raphael Vilarinho, titular da DRF, o grupo era composto por cerca de oito homens divididos em dois veículos., mas um dos veículos conseguiu furar o cerco policial.
Os presos foram encaminhados à sede da DRF, em Fortaleza, e autuados em flagrante por formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.


Júnior Mesquita Lima, o 'Escovinha', de Roraima, é apontado pela Polícia como sendo o chefe da quadrilha

Fonte: DN

Reunião entre Aprece e Caixa garante verba extra para municípios cearenses

Dirigentes da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e representantes da Caixa Econômica Federal se reuniram na tarde desta quinta-feira, 13, em Fortaleza para discutir ações que agilizem a apresentação de projetos e documentos exigidos para a liberação de recursos da União correspondentes a convênios do ano de 2012.

De acordo com o presidente interino da Aprece, Expedito José do Nascimento, prefeito de Piquet Carneiro, os prefeitos terão até o dia 10 de março para apresentar documentos e projetos. São mais de R$ 200 milhões que poderão cair nos cofres dos municípios até 30 de junho desse ano, referentes aos convênios de 2012. São recursos destinados a obras nas áreas de saúde, educação, abastecimento de água e ação social. A liberação do dinheiro foi barrada porque os municípios não apresentaram os documentos exigidos.

Na edição desta sexta-feira do Alerta Geral, a partir das 7h, você terá mais detalhes sobre o encontro entre representantes da Caixa e Aprece que garantirá verba extra para a maioria dos 184 municípios do Ceará no ano de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário