A partir da 0 hora de domingo, terá início o horário de verão em três
regiões do Brasil. Os relógios dos estados do Sul, Sudeste e
Centro-Oeste deverão ser adiantados em uma hora até o dia 17 de
fevereiro de 2013. No Ceará, entretanto, será preservado o horário
convencional, assim como o restante das regiões Nordeste e Norte. Com
isso, é necessário ter atenção a possíveis alterações de alguns
serviços, caso eles sigam o horário de Brasília ou o horário local.
Horário de verão
As regiões Norte e Nordeste não fazem parte do horário devido aos
pequenos benefícios observados nas avaliações do Operador Nacional do
Sistema Elétrico (ONS). “Devido à grande extensão territorial do nosso
País, é possível aproveitar-se o efeito na parte que os benefícios são
mais expressivos, e aplicar-se a medida apenas como complementação,
quando necessário, nas regiões onde os benefícios são menos
expressivos”, explica a nota divulgada pelo Ministério de Minas e
Energia (MME).
Estimular o uso de energia elétrica de forma racional é o principal
objetivo do horário de verão. Isso se dá a partir do melhor
aproveitamento da luz natural em relação à artificial. “Na prática, o
adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de
transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o
atendimento em períodos de maior consumo, entre 18h e 21 horas (horário
de ponta), ocorra com maior eficiência”, ressalta.
Durante a temporada de 119 dias de horário de verão, a expectativa do
MME é que sejam economizados R$ 280 milhões no País. A quantia
corresponde a uma diminuição da demanda de até 4,5% (2.255 MW) no
horário de ponta (entre 18h e 21h), e uma redução no consumo de energia
da ordem de 0,5%. O valor economizado é maior que o do período de
2011/2012, R$ 160 milhões.
Serviço
O que muda e o que permanece com o horário de verão no Ceará
Enem
É aplicado segundo o horário de Brasília. No Ceará, a prova acontece das 12h às 16 horas.
Eleições municipais
Serão realizadas segundo o horário local de cada município. A propaganda
eleitoral, entretanto, é exibida no horário de Brasília (às 12 horas e
às 19 h 30 min).
Aeroporto Pinto Martins
Bilhetes são emitidos pelas empresas aéreas levando em conta, para o
embarque, o horário do local de partida. Para a chegada, é levado em
conta o horário vigente no destino. Infraero indica que, em caso de
dúvidas, passageiros procurem as companhias aéreas.
Campeonato brasileiro
Tabelas oficiais da Confederação Brasileira de Futebol seguem horário de Brasília.
Rodoviária João Tomé
Os bilhetes são emitidos levando em conta, para o embarque, o horário do
local de partida. Para a chegada, é levado em conta o horário vigente
no destino.
Correios
As agências bancárias funcionam no horário local.
Fonte: Jornal O Povo
As agências dos Correios funcionarão de acordo com o horário local. O
horário de postagem, entretanto, segue o de Brasília (para que a
correspondência seja enviada no mesmo dia, é necessário postar até as 15
horas).
Bancos
Os 14 maus hábitos que podem custar seu emprego
Seja
em nome da preguiça ou do bem estar, todos os profissionais têm maus
hábitos. Pode ser que você tenha dias em que as fofocas ou redes sociais
estejam mais interessantes que seu trabalho ou que você pense tanto em
voltar para sua cama que a desatenção fale mais alto. De vez em quando
isso é normal, mas quando eles fazem parte do cotidiano talvez você
tenha que tomar mais cuidado pois seu trabalho pode estar em jogo.
“Um
único hábito ruim não é provável que você seja demitido imediatamente,
mas o efeito acumulativo ao longo do tempo pode”, adverte a diretora da
University of Texas e autora do livro “You Majored in What? Mapping Your
Path from Chaos to Career”, Katherine Brooks. Além disso, acrescenta,
as pessoas podem notar um mau hábito e isso levará a procurarem outras
falhas ou problemas com você. Outro mau que é o isolamento ocasionado
por mentiras e fofocas, que pode afetar toda sua carreira na empresa,
desde sua avaliação de desempenho até seu ciclo de amizades.
Para o fundador e presidente-executivo da TalentZoo, Rick Myers, o
mais notável é que a maioria dos profissionais não percebe que está
cultivando esses hábitos. “Um dos melhores conselhos para se dar a
alguém que quer subir na empresa é tornar-se mais autocrítico e ter
certeza que eles estão cultivando hábitos que serão valorizados pela
instituição”, reforça Myers.
Para testar sua auto-crítica, a Forbes listou os 14 maus hábitos que
acompanham os profissionais e que podem colocar em risco seus empregos.
Será que você se identifica com algum deles?
1. Procrastinação
“Esse hábito pode seriamente prejudicá-lo em um ambiente corporativo. Se você é daquelas pessoas que acreditam fazer o melhor trabalho no último minuto e adiar os projetos e atividade por horas ou dias antes de serem entregues, você não está ciente do impacto que esse hábito está sobrecarregando seus colegas de trabalho”, alerta Brooks.
“Esse hábito pode seriamente prejudicá-lo em um ambiente corporativo. Se você é daquelas pessoas que acreditam fazer o melhor trabalho no último minuto e adiar os projetos e atividade por horas ou dias antes de serem entregues, você não está ciente do impacto que esse hábito está sobrecarregando seus colegas de trabalho”, alerta Brooks.
O raciocínio é simples, se sua corrida contra o tempo (no último
instante) exige que os outros também trabalhem no mesmo rítmo, você
provavelmente os deixará furiosos e será o primeiro culpado quando algo
der errado.
2. Mentira
Isso não significa apenas inventar histórias, mas roubar ideias dos colegas, inventar desculpas por chegar atrasado, não entregar uma tarefa, abusar das despesas e cartões de crédito da empresa, usurpar de realizações de uma equipe (não apenas suas) ou outras desonestidades. “O camiho certo para acabar com a carreira de vez é ter o hábito de incobrir a verdade por mentiras pequenas ou grandes” diz a psicóloga e Ph.D., Ann Kaiser Stearns.
Isso não significa apenas inventar histórias, mas roubar ideias dos colegas, inventar desculpas por chegar atrasado, não entregar uma tarefa, abusar das despesas e cartões de crédito da empresa, usurpar de realizações de uma equipe (não apenas suas) ou outras desonestidades. “O camiho certo para acabar com a carreira de vez é ter o hábito de incobrir a verdade por mentiras pequenas ou grandes” diz a psicóloga e Ph.D., Ann Kaiser Stearns.
3. Negatividade
Se lamentar, reclamar da vida (e dos outros) ou fofocar são péssimos hábitos que devem ser combatidos diariamente. “Todos estes levam ao mesmo resultado final: você se torna uma dor de cabeça para o seu chefe”, diz a presidente da TalentZoo, Amy Hoover. “Seu chefe é responsável por garantir que suas equipes estejam unidas e positivas. Os profissionais negativos são apontados como um “câncer” pela administração superior por uma boa razão: eles acabam contaminando todos os outros”, ressalta.
Se lamentar, reclamar da vida (e dos outros) ou fofocar são péssimos hábitos que devem ser combatidos diariamente. “Todos estes levam ao mesmo resultado final: você se torna uma dor de cabeça para o seu chefe”, diz a presidente da TalentZoo, Amy Hoover. “Seu chefe é responsável por garantir que suas equipes estejam unidas e positivas. Os profissionais negativos são apontados como um “câncer” pela administração superior por uma boa razão: eles acabam contaminando todos os outros”, ressalta.
4. Atraso
Se diariamente você perde o horário, é possível que você esteja passando ao seu superior um descuido com a empresa, afirmou a consultora de negócios e carreira, Roxanne Peplow. “Então, ser pontual ou até chegar uns minutinhos mais cedo mostra que você é comprometido e que se preocupa com seu trabalho e o tempo de outras pessoas, também”.
Se diariamente você perde o horário, é possível que você esteja passando ao seu superior um descuido com a empresa, afirmou a consultora de negócios e carreira, Roxanne Peplow. “Então, ser pontual ou até chegar uns minutinhos mais cedo mostra que você é comprometido e que se preocupa com seu trabalho e o tempo de outras pessoas, também”.
5. E-mail corporativo
O tópico envolve os hábitos errados que os profissionais fazem no e-mail. Não respondem e-mails dos chefes e colegas de trabalho ou, se respondem, escrevem errado e com informalidade. “Você pode sair como rude ou inapropriado aos olhos de outros empregados e líderes”, afirma Brooks. Se você também demora para responder os e-mails ou até lê-los, você pode perder coisas importantes, como reuniões de última hora ou algum comunicado.
O tópico envolve os hábitos errados que os profissionais fazem no e-mail. Não respondem e-mails dos chefes e colegas de trabalho ou, se respondem, escrevem errado e com informalidade. “Você pode sair como rude ou inapropriado aos olhos de outros empregados e líderes”, afirma Brooks. Se você também demora para responder os e-mails ou até lê-los, você pode perder coisas importantes, como reuniões de última hora ou algum comunicado.
6. Vício em mídias sociais
Outro hábito que deixa o profissional mais perto da demissão é ser viciado em redes sociais. “Se você diz que entrar no Facebook umas 20 vezes por dia não interfere no seu trabalho, você está mentindo. Algumas empresas têm até tomado medidas de monitoramento ou bloqueio do uso das mídias sociais. Então, cuidado: passar muito tempo on-line pode lhe custar seu emprego”, ressalta Ann.
Outro hábito que deixa o profissional mais perto da demissão é ser viciado em redes sociais. “Se você diz que entrar no Facebook umas 20 vezes por dia não interfere no seu trabalho, você está mentindo. Algumas empresas têm até tomado medidas de monitoramento ou bloqueio do uso das mídias sociais. Então, cuidado: passar muito tempo on-line pode lhe custar seu emprego”, ressalta Ann.
7. Linguagem corporal
Você revira os olhos com frequência? Você tem um aperto de mão fraco? Evita fazer contato visual? Esses hábitos podem assassinar, de vez, com sua carreira. “As pessoas devem entender que as ações falam mais alto que as palavras e a maioria da nossa comunicação é feita por sinais não-verbais”, diz Peplow.
Você revira os olhos com frequência? Você tem um aperto de mão fraco? Evita fazer contato visual? Esses hábitos podem assassinar, de vez, com sua carreira. “As pessoas devem entender que as ações falam mais alto que as palavras e a maioria da nossa comunicação é feita por sinais não-verbais”, diz Peplow.
Colaboradores, gerentes ou clientes podem entender alguns de seus hábitos não-verbais como uma ofensa ou sem profissionalismo.
8. Desatenção
Se você sempre está no “mundo da lua”, pode deixar de avaliar a cultura do local de trabalho e se tornar ineficiente e limitado para seus colegas e chefes. “Não observar e entender a cultura da sua empresa leva a não se encaixar nela e isso pode criar uma diferença entre você e seus colegas”, observa Brooks.
Se você sempre está no “mundo da lua”, pode deixar de avaliar a cultura do local de trabalho e se tornar ineficiente e limitado para seus colegas e chefes. “Não observar e entender a cultura da sua empresa leva a não se encaixar nela e isso pode criar uma diferença entre você e seus colegas”, observa Brooks.
9. Gramática pobre
Para Peplow, uma pessoa que abusa de gírias, não entende a liguagem formal e, constantemente, comete erros gramaticas é vista como ignorante. Lembre-se que você não está em casa ou reunido com seus amigos.
Para Peplow, uma pessoa que abusa de gírias, não entende a liguagem formal e, constantemente, comete erros gramaticas é vista como ignorante. Lembre-se que você não está em casa ou reunido com seus amigos.
10. Síndrome do “lobo solitário”
Quem pensa que fazer social é errado e soa como falsidade, leve em consideração que você precisa saber se relacionar e ser sociável para continuar no seu emprego. “Embora a independência é boa em algumas situações ou quando a concentração é necessária, geralmente as pessoas precisam saber se comunicar se fazem parte de uma equipe de trabalho. Se você não é visto como um bom jogador, não terá apoio dos seus colegas quando surgirem problemas”, revela Brooks.
Quem pensa que fazer social é errado e soa como falsidade, leve em consideração que você precisa saber se relacionar e ser sociável para continuar no seu emprego. “Embora a independência é boa em algumas situações ou quando a concentração é necessária, geralmente as pessoas precisam saber se comunicar se fazem parte de uma equipe de trabalho. Se você não é visto como um bom jogador, não terá apoio dos seus colegas quando surgirem problemas”, revela Brooks.
11. Birra
Se você perde a paciência facilmente com as pessoas ou situações e passa o resto do dia com o famoso “bico”, presume-se que você não é capaz de trabalhar sob pressão ou lidar com responsabilidade, observa Peplow. “Pratique técnicas de redução de estresse, como a meditação ou exercícios físicos e de respiração. Também, nunca traga problemas pessoais ao trabalho”.
Se você perde a paciência facilmente com as pessoas ou situações e passa o resto do dia com o famoso “bico”, presume-se que você não é capaz de trabalhar sob pressão ou lidar com responsabilidade, observa Peplow. “Pratique técnicas de redução de estresse, como a meditação ou exercícios físicos e de respiração. Também, nunca traga problemas pessoais ao trabalho”.
12. Ineficiência
Esse não é um hábito, mas uma consequência de vários péssimos hábitos, como a desorganização, perda de tempo e falar muito. Todos eles podem ajudar a torná-lo um trabalhador incapaz de acabar ou realizar as próprias tarefas. “Você pode não se dar conta, mais muitos dos seus colegas estão lá para trabalhar e não para socializar. Eles podem não ser rudes com você, mas será por educação. Limite suas conversas a tempos espaçados, mantenha sua mesa organizada e não gaste tempo com tarefas não relacionadas com seu trabalho”, diz Hoover.
Esse não é um hábito, mas uma consequência de vários péssimos hábitos, como a desorganização, perda de tempo e falar muito. Todos eles podem ajudar a torná-lo um trabalhador incapaz de acabar ou realizar as próprias tarefas. “Você pode não se dar conta, mais muitos dos seus colegas estão lá para trabalhar e não para socializar. Eles podem não ser rudes com você, mas será por educação. Limite suas conversas a tempos espaçados, mantenha sua mesa organizada e não gaste tempo com tarefas não relacionadas com seu trabalho”, diz Hoover.
13. Falar sem pensar
Tente pensar antes de falar e não ao contrário. Você pode falar muitos assuntos inapropriados para um ambiente de trabalho, como os pessoais. Isso poderá prejudicar sua imagem e te deixar menos confiável.
Tente pensar antes de falar e não ao contrário. Você pode falar muitos assuntos inapropriados para um ambiente de trabalho, como os pessoais. Isso poderá prejudicar sua imagem e te deixar menos confiável.
14. Falta de educação
“As coisas mais importantes são o que nós aprendemos quando éramos pequenos”, lembra Peplow. Quando você pedir algo, diga “por favor” e logo depois agradeça. Quando se ausentar, peça “licença”. Se você não conhece alguém, se apresente. Peça perdão quando interromper alguém. “Boas maneiras são importantes e, acima de tudo, se você não tem algo bom a dizer, apenas não diga nada”.
“As coisas mais importantes são o que nós aprendemos quando éramos pequenos”, lembra Peplow. Quando você pedir algo, diga “por favor” e logo depois agradeça. Quando se ausentar, peça “licença”. Se você não conhece alguém, se apresente. Peça perdão quando interromper alguém. “Boas maneiras são importantes e, acima de tudo, se você não tem algo bom a dizer, apenas não diga nada”.
Ipu: Dupla é presa após praticar saidinha bancária em Ipueiras
Uma atuação conjunta das polícias da cidade de Ipu e Ipueiras culminou
na prisão de dois assaltantes que praticaram o crime de roubo conhecido
como "saidinha bancária".
Gerisvaldo de Jesus Santos, 30 anos, e Antônio Elson Ramos Morais, 26
anos, foram presos em flagrante. Na tarde de ontem, sexta-feira (20/10)
por volta das 15 horas, uma jovem (identidade preservada) que trabalha
em um comércio no centro da cidade de Ipueiras, dirigia-se a pé até a
agência do banco Bradesco para efetuar um depósito em dinheiro referente
à movimentação financeira do próprio comércio e do caixa Bradesco
Express.
Ao chegar na calçada da agência bancária, foi abordada por um indivíduo
que, de posse de uma arma de fogo, anunciou o assalto e roubou a quantia
de aproximadamente sete mil reais. O assaltante correu alguns metros e
entrou em um carro prata, o qual evadiu-se em alta velocidade.
Quase no
mesmo instante, uma viatura da polícia passava próximo a agência e os
policiais CB Basílio e Escrivão Felipe perceberam a ação, sendo que a
vítima e algumas testemunhas relataram a "saidinha".
Imediatamente os policiais deram início as buscas em direção à cidade de
Ipu, sendo que os destacamentos das cidades circunvizinhas foram
acionadas via rádio para que fosse montada barreira nas entradas e
saídas das cidades. Logo veio a informação de que o carro tratava-se de
um Honda Civic que circulava de maneira suspeita pelo centro de Ipueiras
desde o início da tarde.
A informação foi repassada aos destacamentos enquanto as buscas
continuavam. Poucos instantes depois, na cidade de Ipu, os militares Cb
Carlos Soares, Sd Sousa e Sd Ramos haviam acabado de montar a barreira
policial na Avenida José Cavalho de Aragão, próximo à Coca-Cola, quando
abordaram e prenderam os dois suspeitos que guiavam o Honda Civic, e no
interior do veículo foi encontrada aproximadamente quatro mil e
quinhentos reais e um revólver calibre 38 com cinco munições intactas.
Na delegacia da cidade de Ipu, a vítima do assalto reconheceu um dos
indivíduos, sendo eles levados para a cidade de Ipueiras onde foram
autuados pelo delegado Dr. Raul Tessius por roubo qualificado (Art. 157 §
2º, incisos I e II), uma vez que houve a participação de dois
indivíduos, bem como foi usada uma arma de fogo. A polícia investiga a
participação de mais envolvidos no delito.
Fonte: Ipu Notícias
Detentos tentam fugir da Delegacia de Canindé e são transferidos
Dos 27 detentos que estavam presos
na Delegacia de Canindé, 20 tentaram fugir na madrugada da última sexta-feira, 19.
Os detentos cavaram dois buracos, um
deles dava acesso ao muro da Regional de onde os detentos pretendiam pular para
concluir a fuga, mas a ação foi frustrada quando percebida pelos inspetores de
plantão. A Policia Militar foi acionada e a situação foi controlada.
Após terem a fuga evitada, os detentos passaram toda
a sexta-feira fazendo tumulto na Delegacia Regional de Canindé e foi necessário
a justiça autorizar a transferência de 21 detentos para a Cadeia local para
evitar maiores danos.
FATURAMENTO DE AVENIDA BRASIL CHEGA A R$ 2 BILHÕES, SEGUNDO A FORBES
O sucesso de Avenida Brasil é tanto, que até a importante revista
de economia norte-americana Forbes fez uma reportagem para a sua
versão online nesta sexta-feira (19). Segundo a matéria, a Rede Globo
quebrou o recorde da novela mais bem sucedida, do ponto de vista comercial, na
história brasileira.
As dezenas de grandes anunciantes, que pagam cerca de R$ 800 mil por
uma propaganda de 30 segundos nos intervalos da novela, renderam cerca de R$ 1 bilhão durante os sete meses em
que Avenida Brasil esteve no ar, com fantásticos índices que superaram 40 pontos
no Ibope.
Ainda de acordo com a Forbes, o lucro total da Globo com a novela, apenas em
acordos publicitários, pode chegar a R$ 2 bilhões. Essa soma não tem precedentes
apenas no Brasil, mas em toda a América Latina.
Considerando que Avenida Brasil custou cerca de R$ 90 milhões para
ser produzida, a margem de lucro da Globo foi altíssima.
Fonte: terra.com