ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

FORTALEZA: Carro oficial do Governo colide com trem e deixa um morto

Uma mulher morreu após um automóvel colidir com um trem no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O veículo modelo Hilux que pertence ao Governo do Estado. O acidente ocorreu por volta das 10h30min desta quinta-feira (18). 
O veículo oficial do Governo ficou totalmente destruído. Foto: José Leomar
Segundo informações da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), o automóvel atravessava o trilho, quando colidiu com o trem. A passageira do veículo, Maria de Fátima Moura Brito, 58 morreu no local. O condutor, Raimundo Dantas de Brito, 52, foi levado ao Instituto Dr. José Frota (IJF), passou por uma pequena cirurgia e já não corre mais risco de vida.

O veículo pertencia à Secretaria de Saúde do Governo do Estado. Ainda de acordo com a Autarquia, o local tem sinalização sonora e visual, mas não apresenta nenhum tipo de equipamento que possa impedir os veículos de atravessarem na linha férrea.
 
 

RESÍDUOS SÓLIDOS: Trabalho em lixões deve acabar até o ano de 2014


Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que os aterros sanitários devem ser o novo destino para entulhos

Russas Este município abriga um dos 300 lixões espalhados por todo o Estado. A área está localizada na comunidade Alto São João. Alguns catadores retiram do local algum sustento para família. Hoje, o número de catadores é bem reduzido, segundo informou Francisco Leite, que trabalha no lixão. Porém, esta fonte alternativa de trabalho e renda está com os dias contados. De acordo com a Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os lixões existentes no País devem ser desativados. No entanto, o processo para adequação da exigência legal pelos municípios está atrasado.

A céu aberto, os entulhos se acumulam em Russas, gerando problema sanitário Fotos: Ellen Freitas

O prazo dado pelo governo federal para o funcionamento dos novos aterros sanitários é meados de 2014. Na região Jaguaribana, 11 municípios formam o consórcio intermunicipal. O terreno para instalação do aterro será em Limoeiro do Norte. De acordo com o ex-secretário de Infraestrutura, Eliezer Lins, que acompanhou de perto o processo no município e foi eleito vereador no último pleito, a instalação do aterro está em fase de elaboração do projeto, e é de responsabilidade da Secretaria das Cidades, sem previsão de conclusão.

"Sabemos que a elaboração do projeto já se encontra bem avançada, mas não temos previsão de quando será concluída. Estamos acompanhando e aguardando sua conclusão", informa.

Atualmente, 26 consórcios para construção dos aterros estão formalizados. No momento, os recursos são para elaboração de 12 projetos executivos. Limoeiro do Norte terá um dos projetos concluídos nos próximos meses, com o custo de R$ 20 milhões. O aterro atenderá as cidades de Alto Santo, Morada Nova, Potiretama, Quixerê, Limoeiro do Norte, Palhano, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Ererê, Iracema.

Segundo Francisco Leite, que há 11 anos trabalha no lixão de Russas, antigamente havia muito mais pessoas no local, tirando o "sustento" para viver. "Era mais gente aqui. Agora diminuiu muito, não chega nem a 30". Ele disse que muitos se afastaram por causa da exposição à sujeira e doenças. "Isso aqui não e trabalho pra ninguém não", lamenta.

Ele é responsável por orientar o local de despejo dos entulhos pelos caminhões. As caçambas misturam tudo, formando verdadeiras montanhas. Os catadores se aglomeram para retirar o material que pode ser vendido e, assim, ganhar algum dinheiro.

O lixo hospitalar é também despejado junto com os demais resíduos. O destino desse material é a queima de forma improvisada. Seu Francisco é o encarregado de realizar essa tarefa. Ele explica que o material é depositado em um buraco, onde ele realiza a queima.

Greve

Em Russas, os garis cruzaram os braços por cinco dias em reivindicação ao atraso dos salários neste município. O lixo acumulado em várias ruas do Centro foi motivo de várias reclamações e denúncias por parte dos moradores. A situação foi regularizada e o cerca de 120 garis realizam a limpeza pública neste município. Desde o último sábado, a coleta no Centro havia sido suspensa por conta no atraso dos salários. A situação ficou insustentável e gerou uma série de denúncias e reclamações.

Com a paralisação dos garis, o lixo se acumulou em vários pontos da cidade, causando reclamação por parte dos moradores. O serviço foi regularizado com o pagamento dos salários dos servidores municipais

Quem passava em alguns locais da cidade se espantava com a quantidade de lixo acumulado. Segundo populares, o problema não é de agora. "Isso aqui não é de agora não, o lixo demora pra ser levado, aí fica esse problema aqui", reclamou um morador que preferiu não se identificar. O local fica próximo à capela Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Vila Gonçalves.

Na Avenida Francisco Raimundo de Oliveira, populares flagraram vacas comendo os resíduos. Na Escola Municipal Raimundo Pelópidas, o lixo acumulou nas calçadas desde a última sexta-feira.

Segundo o responsável pelo setor de limpeza pública, Stênio Leite, os salários dos garis estavam em atraso há apenas cinco dias, o que não justifica a paralisação. Atualmente, o funcionalismo público passa por um momento delicado, devido ao atraso nos salários de outros setores. O pagamento dos garis foi regularizado na quarta-feira, segundo informou Stenio, e todos estão de volta ao trabalho.
 

SECA: 44 açudes do Estado estão com volumes inferiores a 30%

A falta de chuvas no Ceará tem provocado escassez de água nos principais reservatórios de água do Estado. Segundo o último boletim divulgado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 44 açudes monitorados pelo órgão estão com volumes inferiores a 30%.
Reservatórios secos por todo o Estado. Foto: Honório Barbosa
A situação é ainda mais alarmantes em 7 açudes, onde o volume de água não supera 10%. O açude de Madeiro, no município de Pereiro, região Jaguaribana, tem apenas 6,51% da sua capacidade.
De acordo com a Cogerh, de janeiro a setembro deste ano o volume acumulado no Estado caiu cerca de 15%. No início do ano o quantidade era de 70,93%. Atualmente, o volume acumulado é de cerca de 55%. A Cogerh monitora 139 açudes em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
Apenas o açude Gavião, localizado no município de Pacatuba, está com volume acima de 90%. Atualmente o reservatório acumula cerca de 31 milhões de m3 de água, o que representa 93% da sua capacidade total.
 

ÍNDIA: Pai mais velho do mundo tem outro filho e diz fazer sexo três vezes por noite


Em 2010, aos 94 anos, o indiano Ramjit Raghav foi considerado o pai mais velho do mundo, quando engravidou sua mulher, Shakuntala, na época com 52 anos. Dois anos depois, aos 96, ele repete o feito e há um mês ganhou mais um filho. 

“O que posso fazer? Este é todo o desejo de Deus. Ele queria que eu tivesse outro filho”, disse o morador da cidade de Hayana, que fica a 31 quilômetros de Nova Delhi.
Conforme os jornais locais, quando sua mulher deu à luz a mais um menino saudável no hospital público da cidade, os médicos riram ao saber quem era o pai. “Eles riam, pois ficaram muito surpresos”, disse Ramjit.
Para o agricultor, que deseja que os filhos Karamjit e Ramjit sejam altos funcionários do governo da Índia, o segredo de seu “sucesso” está em seu “trabalho duro”, que chega a causar inveja na vizinhança. “Eu faço sexo três ou quatro vezes por noite. Meu vizinhos estão com inveja e eles me perguntam qual o meu segredo. Eu lhes digo que é a vontade de Deus. Sou saudável e gosto do sexo com minha esposa. Acho que é importante para um casal ter sexo regularmente”, dá a dica. 
O paizão ainda conta que mantém em seu cardápio diário amêndoas, manteiga e leite, coisas que, ele acredita, ajuda-lo a se manter sexualmente ativo. “Eu me importo com minha esposa e lhe dou tudo o que precisa. Ela é uma mulher muito feliz”, ensina.
Segundo informações do “Daily Mail”, o casal se conheceu há 22 anos em uma manhã chuvosa em um santuário muçulmano. “Não importa quantos anos ele tem, eu o amo e vou cuidar dele, mesmo ele gritando comigo às vezes. Ele não se parece velho para mim, além disso, pode fazer amor como qualquer homem de 25 anos de idade e ainda melhor, porque ele ‘trabalha’ a noite toda”, garante a esposa feliz.


MUNDO ANIMAL: As 10 cobras mais venenosas do mundo

Essa não é uma lista agradável, mas na pior das hipóteses, é útil.Não desejo que você encontre uma cobra peçonhenta por aí, mas pelo menos agora você vai saber reconhecer as 10 piores delas, e tentar (o máximo que puder) ficar longe.

Confira:
1) CASCAVEL
A cascavel é facilmente identificável pelo chocalho na ponta de sua cauda. Elas fazem parte da família da jararaca. Única serpente das Américas dessa lista, a cascavel representa bem seu continente. Surpreendentemente, os filhotes são considerados mais perigosos do que os adultos, devido à sua incapacidade de controlar a quantidade de veneno injetado. A maioria das espécies de cascavel tem veneno hemotóxico, que destrói tecidos, órgãos e causa coagulopatia (interrompe a coagulação do sangue). Cicatrizes permanentes são muito prováveis no caso de uma picada venenosa. Mesmo com tratamento imediato, sua mordida pode levar à perda de um membro ou à morte. Dificuldade em respirar, paralisia, salivação e hemorragias também são sintomas comuns. Mordidas de cascavel, especialmente de espécies maiores, são muitas vezes fatais. No entanto, antiveneno, quando aplicado a tempo, reduz a taxa de mortalidade para menos de 4%.
2) COBRA-DA-MORTE
Apropriadamente chamada cobra-da-morte, a espécie é encontrada na Austrália e Nova Guiné. Ela caça e mata outras serpentes, inclusive algumas dessa lista, geralmente através de emboscada. Parece bastante com as víboras, já que tem cabeça em formato triangular e corpos pequenos e achatados. Normalmente, injeta em torno de 40 a 100mg de veneno nas vítimas. Uma mordida não tratada da cobra-da-morte é uma das mais perigosas do mundo. O veneno é uma neurotoxina; uma picada provoca paralisia e pode causar a morte dentro de 6 horas, devido à insuficiência respiratória. Os sintomas geralmente alcançam seu auge em 24 a 48 horas depois do ataque. Antiveneno é muito bem sucedido no tratamento de sua mordida, particularmente devido à progressão relativamente lenta dos sintomas. Antes de desenvolvimento do antiveneno, uma mordida da cobra-da-morte tinha uma taxa de letalidade de 50%. Com o ataque mais rápido no mundo, a cobra-da-morte pode ir do chão à posição de ataque (e voltar) dentro de 0,13 segundos.
3) VÍBORAS
Elas são encontradas em quase todo o mundo, mas sem dúvida a mais venenosa é a víbora serrilhada e a víbora de Russel, encontradas principalmente no Oriente Médio e na Ásia Central (especialmente Índia, China e Sudeste Asiático). Víboras são rápidas e geralmente noturnas, muitas vezes ativas após chuvas. A maioria das espécies tem veneno que causa dor no local da picada, seguido imediatamente de inchaço do membro afetado. A hemorragia é um sintoma comum, especialmente a partir da gengiva. Há uma queda da pressão arterial e da frequência cardíaca. Bolhas ocorrem no local da picada. A necrose é geralmente superficial e limitada aos músculos perto da mordida, mas pode ser severa em casos extremos. Vômito e inchaço facial ocorrem em aproximadamente um terço dos casos. A dor severa pode durar de 2 a 4 semanas. Descoloração pode ocorrer em toda a área inchada, além de extravasamento de plasma para o tecido muscular. A morte por septicemia, insuficiência respiratória ou cardíaca pode ocorrer entre 1 e 14 dias após a mordida, ou mesmo mais tarde.
4) NAJA
A maioria das espécies de naja não entraria nessa lista, mas a cobra cuspideira das Filipinas do Norte é a exceção. Seu veneno é o mais mortal de todas as espécies de naja, e elas são capazes de cuspi-lo até 3 metros longe. O veneno é uma neurotoxina que afeta a função cardíaca e respiratória, e pode causar neurotoxicidade, paralisia respiratória e morte em 30 minutos. Sua picada provoca apenas danos mínimos no tecido. Os sintomas podem incluir dores de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia, tontura, desmaio e convulsões.
5) SERPENTE-TIGRE
Encontrada na Austrália, essa cobra tem um veneno neurotóxico muito potente. A morte por mordida de serpente-tigre pode ocorrer dentro de 30 minutos, mas normalmente leva 6 a 24 horas. Antes do desenvolvimento de um antídoto, a taxa de mortalidade de serpentes-tigre era de 60 a 70%. Os sintomas podem incluir dor localizada na região do pé e pescoço, formigamento, dormência e sudorese seguida por dificuldades respiratórias e paralisia. Essa cobra geralmente foge se encontrada, mas pode se tornar agressiva quando encurralada. Ataca com precisão infalível.
6) MAMBA-PRETA
A mamba-preta é encontrada em muitas partes do continente africano. Elas são conhecidas por sua agressividade e ataque de precisão mortal. Elas também são as cobras terrestres mais rápidas do mundo, capazes de atingir velocidades de até 20 km/h. Podem atacar 12 vezes seguidas. Uma única mordida é capaz de matar entre 10 e 25 adultos. Seu veneno é uma neurotoxina de ação rápida. A mordida fornece cerca de 100 a 120 mg de veneno, em média, no entanto pode fornecer até 400 mg. Se o veneno atingir uma veia, 0,25 mg/kg é suficiente para matar um ser humano em 50% dos casos. O sintoma inicial da picada é dor local na área da mordida, embora não tão grave quanto de cobras com venenos hemotóxicos. A vítima experimenta uma sensação de formigamento na boca e extremidades, visão dupla, confusão, febre, salivação excessiva (incluindo espuma na boca e no nariz) e ataxia acentuada (falta de controle muscular). Se a vítima não receber atenção médica, os sintomas progridem rapidamente para graves dores abdominais, náuseas e vômitos, palidez, choque, nefrotoxicidade, cardiotoxicidade e paralisia. Eventualmente, a vítima experimenta convulsões, parada respiratória, coma e morte. Sem antiveneno, a taxa de mortalidade da cobra é de quase 100%, entre os mais altos de todas as serpentes venenosas. Dependendo da natureza da picada, a morte pode vir entre 15 minutos e 3 horas.
7) TAIPAN
Essa cobra da Austrália tem um veneno forte o suficiente para matar até 12.000 porquinhos-da-índia. Já foi comparada a mamba-preta africana na morfologia, ecologia e comportamento. Seu veneno coagula o sangue da vítima, bloqueando as artérias ou veias. Também é altamente neurotóxico. Antes do desenvolvimento de antídotos, não havia sobreviventes conhecidos de uma picada de Taipan. A morte ocorre tipicamente dentro de uma hora. Mesmo com o sucesso na administração de um antiveneno, a maioria das vítimas tem uma estadia extensa em cuidados intensivos.
8 ) KRAIT MALASIANA
Encontrada em todo o sudeste da Ásia e da Indonésia, mesmo com antiveneno, 50% das mordidas dessa cobra são fatais. Antes do desenvolvimento de um antídoto, sua letalidade era de 85%. Kraits caçam e matam outras serpentes, mesmo canibalizando outras Kraits. Elas são uma raça noturna, e são mais agressivas sob a escuridão. No entanto, em geral são muito tímidas e preferem se esconder a lutar. Seu veneno é uma neurotoxina, 16 vezes mais potente que o de uma naja. Rapidamente induz a paralisia muscular, seguida por um período de enorme excesso de excitação (câimbras, tremores, espasmos), que finalmente termina em total paralisia. Felizmente, picadas de Kraits são raras devido à sua natureza noturna. Mesmo que o antiveneno for administrado a tempo, a pessoa está longe da sobrevivência garantida. A morte geralmente ocorre dentro de 6 a 12 horas. Mesmo se o paciente chegar ao hospital, levando em consideração o tempo desse transporte, coma permanente e até mesmo morte cerebral por hipóxia podem ocorrer.
9) COBRA MARROM
Como muitas outras, a cobra marrom também prefere morar na Austrália (pensando duas vezes antes de ir pra lá, não?). Não deixe seu nome inócuo lhe enganar: cerca 1/500 gramas de seu veneno é suficiente para matar um ser humano adulto. De sua espécie, é a mais venenosa. Mesmo filhotes podem matar um ser humano. Ela se move rapidamente, podendo ser agressiva em certas circunstâncias. Houve casos em que perseguiu seus agressores e os atacou repetidamente. Seu veneno contém neurotoxinas e coagulantes de sangue. Felizmente para os seres humanos, menos da metade de suas picadas contém veneno, e elas preferem não morder se possível. Apenas reagem ao movimento, então fique muito parado se encontrá-la alguma vez na vida.
10) COBRA-DE-BARRIGA-AMARELA OU TAIPAN-DO-INTERIOR
Essa espécie tem o veneno de cobras terrestres mais tóxico do mundo. A produção máxima registrada por uma mordida é de 110mg, o suficiente para matar cerca de 100 seres humanos, ou 250.000 ratos. Ela é 10 vezes mais venenosa que a cascavel, e 50 vezes mais venenosa do que a naja comum. Felizmente, a taipan-do-interior não é particularmente agressiva e é raramente encontrada pelo homem na natureza. Nenhuma fatalidade já foi registrada, embora ela pudesse matar um ser humano adulto em 45 minutos.
BÔNUS: SERPENTE MARINHA DE BICO
Essa cobra marinha é encontrada nas águas do sudeste asiático e na Austrália setentrional. É a serpente mais venenosa conhecida do mundo: alguns miligramas de seu veneno são fortes o suficiente para matar 1.000 pessoas. Porém, menos de um quarto de suas mordidas contém veneno; elas são relativamente dóceis. Pescadores são geralmente as vítimas dessas picadas, quando encontram as espécies em redes lançadas ao mar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário