segunda-feira, 8 de outubro de 2012

RESULTADO OFICIAL DA VOTAÇÃO PARA VEREADORES EM NOVA RUSSAS


Seq.
Núm.
Candidato
Votação
% Válidos
*0001
40000
REJANE TAVARES
824
4,75%
*0002
15000
EMILIA DIOGO
788
4,54%
*0003
43333
ANTONIO CARLOS
746
4,30%
*0004
12000
SOCORRINHA HOLANDA
702
4,05%
*0005
55100
DENILSON
671
3,87%
*0006
20123
TEIXEIRA
582
3,36%
*0007
36222
ANTONIA
545
3,14%
*0008
55444
DRA.SOCORRINHA ARRAIS
520
3,00%
*0009
65123
KARLA LOIOLA
506
2,92%
*0010
12333
CAPITA
505
2,91%
*0011
17000
KÁTIA SANTOS
490
2,83%
*0012
23333
PEDRO LIRA
480
2,77%
*0013
55123
ZÉ ROBERTO
419
2,42%
14
13333
SERGIO BRITO FILHO
457
2,64%
15
13444
JORGE MESQUITA
453
2,61%
16
17888
IZABEL MOURA
412
2,38%
17
55555
RAIMUNDO JUVÊNCIO
411
2,37%
18
70333
MARCELO EVANGELISTA
411
2,37%
19
17777
WASHINGTON TAVARES
390
2,25%
20
70000
NATALYA MARTINS
388
2,24%
21
55333
VALDEMIR JUVÊNCIO
343
1,98%
22
55000
VALDEMIR DA TOPIC
286
1,65%
23
36000
IRMÃO CHAGA
276
1,59%
24
55556
REGINALDO MARTINS
262
1,51%
25
20222
VANDA CALAÇA
260
1,50%
26
10000
PAULINHO TALEGAL
253
1,46%
27
12456
COCA
249
1,44%
28
23456
ASSIS CONTADOR
242
1,40%
29
12210
MARCO ANTONIO
226
1,30%
30
27777
VALDÊNIA
222
1,28%
31
11111
JORGE LUIS
213
1,23%
32
43000
ADRIANA DO PV
206
1,19%
33
12345
MAURO CAPOEIRA
204
1,18%
34
55222
JUVENIL
203
1,17%
35
17555
DOMINGOS SÁVIO
142
0,82%
36
12104
DENES LIMA
129
0,74%
37
55111
EDILSON MUTCHATCHA
123
0,71%
38
12111
ZEQUINHA CACHEADO
107
0,62%
39
36123
ZE MARIA DO SOM
104
0,60%
40
25555
MANÚ
102
0,59%
41
31000
PASTOR MARCOS
99
0,57%
42
31111
LESSANDRA
98
0,57%
43
12999
NETINHO DA BRANCA
78
0,45%
44
27888
ADRIANO MENDES
76
0,44%
45
43123
TEMÓTEO ALVES
71
0,41%
46
45777
SIDILENE ALVES
68
0,39%
47
65111
ZÉ JUVENCIO
59
0,34%
48
12123
MAZINHO SILVA
58
0,33%
49
65555
MAYCON PAIVA
58
0,33%
50
12777
DANIEL DO CAMINHÃO
51
0,29%
51
27111
ISAIAS
46
0,27%
52
11112
RAIMUNDO NONATO
42
0,24%
53
15111
ADRIANO B2
39
0,22%
54
36333
JOSIMAR PAPERBOY
37
0,21%
55
12222
DIANA MARINHO
34
0,20%
56
20000
ITAMAR CAMPOS
33
0,19%
57
27100
IRMÃO OLAVO
32
0,18%
58
12344
PAULO MOTA
31
0,18%
59
40333
SALGUEIRO FILHO
27
0,16%
60
27333
VELHO TONHO
27
0,16%
61
40222
LAE RIBEIRO
19
0,11%
62
14000
DA LUZ
19
0,11%
63
17123
NENÉM TAVARES
17
0,10%
64
20456
PROFESSOR JORGE
16
0,09%
65
15777
ANTONIO VERAS
14
0,08%
66
27222
ALICE
14
0,08%
67
12334
ÉRICA PEDROSA
12
0,07%
68
40201
ANTONIO CABELEIREIRO
8
0,05%
69
17300
MIUDA
6
0,03%
70
27700
NETO AMANCIO
2
0,01%
71
65666
TIAGUIM
2
0,01%
72
13555
ANA PAULA
2
0,01%
73
14444
DENISE DO CHICO PRETO
2
0,01%
74
15678
DIOGUINHO
1
0,01%
75
45000
BETO VERAS
1
0,01%
76
12012
LUZELENA
0
0,00%
77
27000
CAPITÃO EVANDRO
0
0,00%
78
40660
CIBELLI
0
0,00%
79
15555
CHIQUINHO DIOGO
0
0,00%
80
40123
ABRAAO
0
0,00%
81
15222
IRMÃO ANGELA
0
0,00%
82
20555
SAYONARA
0
0,00%
83
15115
TEREZINHA DE PAULA
0
0,00%
84
65000
LEDA MORORO
0
0,00%

domingo, 7 de outubro de 2012

CONFIRA OS NOVOS PREFEITOS ELEITOS EM NOVA RUSSAS E MUNICÍPIOS DA REGIÃO

NOVA RUSSAS: GONÇALO DIOGO (PMDB) 5.147 VOTOS
IPUEIRAS: RAIMUNDO MARIANO ( PSB) 11.787 VOTOS
ARARENDÁ: ARISTEU (PT) 3.548VOTOS
IPAPORANGA: TOINHO CONTÁBIL (PT) 4.029 VOTOS
PORANGA: DR. CARLISSON (PSDB) 3.947 VOTOS
TAMBORIL: RAMIRO JÚNIOR (PSB) 8.059 VOTOS
CRATEÚS: CARLOS FELIPE (PC DO B) 19.439 VOTOS
CATUNDA: TONY JORGE (PSC) 3.401 VOTOS
IPU: SERGINHO RUFINO (PC DO B) 11.533 VOTOS
SANTA QUITÉRIA: FABIANO (PMDB) 10.817 VOTOS
HIDROLÂNDIA: FÁTIMA MOURÃO (PSD) 6.559 VOTOS
CROATÁ: ANTONIO ONOFRE (PMDB) 5.572 VOTOS
MONSENHOR TABOSA: DR. JEOVÁ MADEIRO (PSB) 4.021 VOTOS
NOVO ORIENTE: GODÔ (PSD) 7.795 VOTOS

GONÇALO DIOGO É ELEITO PREFEITO DE NOVA RUSSAS


GONÇALO DIOGO É O NOVO PREFEITO DE NOVA RUSSAS.ELEITO COM 5.147 VOTOS, 30,67% DOS VOTOS VÁLIDOS, CONTRA 5.099 (30,39%) VOTOS DA SEGUNDA COLOCADA DRA. DANIELA, UMA DIFERENÇA DE 48 VOTOS, MOSTROU UMA ELEIÇÃO MUITO EQULIBRADA.NÓS, NOVARRUSSENSES DESEJAMOS AO NOVO PREFEITO, OS MAIS SINCEROS PARABÉNS E BOA SORTE NESTA NOVA EMPREITADA DE SUA VIDA.

EM TERCEIRO FICOU O ATUAL PREFEITO PAULO EVANGELISTA, COM  3.139 VOTOS (18,71%), EM QUARTO, MARCOS ALBERTO, COM 2.227 VOTOS (13,57%), EM QUINTO CHIQUIM DO EDGAR, COM 798 VOTOS (4,76%) E SEXTO PASTOR CID, COM 321 VOTOS       ( 1,91%).

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Lista completa dos 209 candidatos impugnados no Ceará

As eleições deste ano traz um divisor de águas, que irá afetar na escolha dos representantes políticos de cada município. A Lei da Ficha Limpa em seu primeiro ano de aplicação tem funcionado como barreira para muitos candidatos que no passado tiveram contas desaprovadas, realizaram falcatruas e agiram de má fé com o dinheiro público.
A poucos dias das Eleições 2012 a lei atingiu um alto número de candidaturas barradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Ceará se classificou como o estado com o maior número de candidatos impugnados, registrando 209 casos enquadrados.
Confira abaixo a lista completa.
62 a Prefeito:
Ademar Pinto Veras (PTB) – Barroquinha
Aderilo Nunes Alcântara (PMDB) – Iguatu
Afonso Cunha Saldanha (PMDB) – Jaguaretama
Alexandre Ferreira Gomes da Silveira (PMDB) – Acaraú
Alexandre Martins Desidério (PSB) – Palmácia
Antônio Monteiro Pedrosa Filho (PMDB) – Arneiroz
Antônio Sales de Magalhães (PR) – Banabuiú
Araújo Marques Ferreira (PMDB) – Jipoca de Jericoacoara
Ariosvaldo Saldanha Saraiva (PSD) – Jaguaretama
Armando Quaresma Trigueiro (PSC) – Baixio
Auri Costa Araripe (PR) – Pacajus
Cirilo Pimenta (PSD) – Quixeramobim
Daniel Queiroz (PMDB) – Beberibe
Edson Leite Araújo (PSB) – Pacoti
Edvaldo Almeida Silveira (PSD) – Jaguaribara
Fernando Antônio Vieira Assef (PSD) – Boa Viagem
Francisco Anilton Pinheiro Maia (PSB) – Ibicuitinga
Francisco Antônio de Menezes Cristino (PSB) – Coreaú
Francisco Carlos Macedo Tavares (PSB) – Aurora
Francisco Celso Crisóstomo Secundino (PT) – Canindé
Francisco das Chagas Alves (PCdoB) – Graça
Francisco das Chagas Torres Júnior (PSD) – Pires Ferreira
Francisco Cleanto Bezerra Uchoa (PSB) – Mulungu
Francisco Farias Neto (PP) – Guaramiranga
Francisco Iteildo Roque de Araújo (PR) – Antonina do Norte
Francisco Luiz Rodrigues Mendes de Souza (PTB) – Potengi
Francisco Magno Magalhães (PPS) – Trairi
Francisco Márcio Pereira da Silva (PT) – Graça
Francisco Nilson Alves Diniz (PSB) – Cedro
Gilson José de Oliveira (PSD) – Quixelô
Glauber Barbosa Castro (PMDB) – Morada Nova
Grijalva Parente da Costa (PRB) – Ubajara
Hélio Fontenele Magalhães (PSD) – Granja
Henrique Sávio Pereira Pontes (PMDB) – Ipu
Iracy Duarte Dantas (PMDB) – Choró
João Batista Braga (PTB) – Itapajé
João Coutinho Aguiar Neto (PT) – Meruoca
João da Silva Mota Filho (PTB) – Tejuçuoca
João Viana de Araújo (PP) – Cedro
José Juvêncio de Abreu (PRB) – Moraújo
José Ribamar Barroso Baptista (PP) – Paracuru
José Sinval de Carvalho Lima (PSDC) – Chorozinho
José Stênio Rios (PRB) – Itarema
Luiz Flávio Mendes de Carvalho (PT) – Senador Pompeu
Manoel Gomes de Farias Neto (PSDB) – Horizonte
Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite (PTB) – Aracoiaba
Maria Iraldice de Alcântara (PRB) – Graça
Maria Neuma Bezerra das Chagas (PCdoB) – Piquet Carneiro
Nelson Benevides Teixeira (PSB) – Mombaça
Nilton Ricarte de Alencar (PDT) – Baixio
Paulo César dos Santos (PT) – Amontada
Perboyre Diógenes (PMDB) – Saboeiro
Raimundo Acinésio Bezerra (PR) – General Sampaio
Raimundo Nonato Barroso Bonfim (PSDB) – Tururu
Regina Lúcia Cardoso Barbosa (PSB) – Aracati
Renato Célio Chaves Rodrigues (PSD) – Pacatuba
Ritelza Cabral Demétrio (PCdoB) – Aquiraz
Roberto Carlos Farias (PSD) – Santana do Acaraú
Samuel Marcos Araújo Figueiredo (PR) – Brejo Santo
Silvana Maria Carneiro Fontenele (PSDB) – Viçosa do Ceará
Tânia Paiva Nibon Mourão (PMDB) – Ararendá
Wilebaldo Melo Aguiar (PSDB) – Mucambo
49 a Vice-prefeito:
Afonso Cordeiro Torquato Neto (PP) – Maranguape
Alexandre Moreira Abreu (PRB) – Moraújo
Ângelo Luís Leite Nóbrega (PR) – Marco
Antônio José Martins (PT) – Mulungu
Antônio Mateus Dias (PRB) – Arneiroz
Cleiton Oliveira Souza (PSD) – Jijoca de Jericoacoara
Clementino Campelo Neto (PSB) – Palmácia
Dalton Lacerda Vidal Vital (PR) – Brejo Santo
Diego José de Lima Carlos (PRB) – Ipu
Edivan Sales de Oliveira (PTB) – Cedro
Eliseu Batista Filho (PMDB) – Orós
Eriberto de Sousa Paiva (PPL) – Pires Ferreira
Érica Reis Silva Viana (PMDB) – Cedro
Francisca das Chagas Teles Dionísio (PPS) – Barroquinha
Francisco Adailton Leite (PRB) – Mauriti
Francisco Antônio Cidrão Morais (PTB) – Tururu
Francisco Batista Sobrinho (PSDB) – Aurora
Francisco Carlos Holanda Brito (PHS) – Baixio
Francisco Eron de Matos (PP) – Antonina do Norte
Francisco Flávio de Azevedo (PRB) – Trairi
Francisco Fonseca Coelho Júnior (PRP) – Senador Pompeu
Francisco Joacy Cruz (PT) – Guaramiranga
Francisco José Cunha de Queiroz (PTC) – Pacajus
Francisco José Magalhães Carneiro (PP) – Ibicuitinga
Francisco Reinhard Dias Ferreira (PSDB) – Lavras da Mangabeira
Francisco Tomé Rodrigues (PSB) – Amontada
Homero Cals Silva (PRB) – Aquiraz
Jayme Renan Machado Costa (PRB) – Jaguaretama
Jander Beviláquia Dias Filho (PSB) – Granja
José Edson da Silva (PHS) – Assaré
José Flávio Morais Mourão (PSB) – Ipueiras
José Iran Marques de Freitas (PTB) – Piquet Carneiro
José Viton Souza (PRB) – Jijoca de Jericoacoara
Mayane Silveira Maia (PMDB) – Jaguaribara
Manuel Edmundo da Silveira (PMDB) – Acaraú
Marcos Aurélio Holanda Cavalcante (PRB) – Ubajara
Maria Auxiliadora Damasceno Girão (PPS) – Morada Nova
Maria da Conceição Costa Araújo (PMDB) – Boa Viagem
Maria Marlene de Araújo Cristino (PP) – Coreaú
Paulo Sérgio Maia Souza (PMDB) – Pacoti
Paulino Ibiapina Barbosa Neto (PV) – Pacatuba
Pedro Cândido de Oliveira (PP) – Ocara
Pedro Neudo Brito (PCdoB) – Graça
Rafael Marinho Bezerra (PHS) – General Sampaio
Raimundo Amaurílio Araújo Oliveira (PDT) – Baixio
Roberto Barbosa Moreira (PT) – Jaguaruana
Rosanne Guedes de Carvalho Noronha (PSDC) – Chorozinho
Tácio Dantas Neto (PSB) – Choro
Vicente Mourão Carlos (PMDB) – Ararendá
98 a Vereador:
Adriano da Silva Alves (PHS) – Maranguape
Anderson Ribeiro Duarte Vieira (PSD) – Campos Sales
Antônio Apolinário Neto (PMDB) – Crato
Antônio Batista Filho (PSC) – Cascavel
Antônio Bezerra Marques (DEM) – Guaraciaba do Norte
Antônio Carlos Alves Peres (PPL) – Hidrolândia
Antônio Carlos Cavalcante de Lima (PR) – Quixadá
Antônio Flávio Cavalcante de Souza (PHS) – General Sampaio
Antônio Guedes de Souza (PSB) – Solonópole
Antônio Hélio Diniz Bezerra (PSDC) – Cedro
Antônio Hosanan Pedrosa Frutuoso (PSD) – Arneiroz
Antônio Leandro de Medeiros (PSD) – Piquet Carneiro
Antônio Luiz de Araújo Menezes (PMDB) – Caucaia
Antônio Sérvulo de Loiola (PSD) – Novo Oriente
Carla Renata Gomes de Carvalho (PMDB) – Catarina
Carlos Augusto de Freitas (PTB) – Ibaretama
Carlos Pires Oliveira (PSB) – Parambu
Cícero André Muniz (PSDB) – Santa Quitéria
Claudino Sales Neto (PMDB) – Novo Oriente
Edson Braga Veras (PSD) – Itapipoca
Eduardo de Castro Pessoa de Lima (PRP) – Caucaia
Eufrásio Aragão Magalhães (PSDB) – Santa Quitéria
Flamarion Nunes Pereira (PSD) – Iço
Florisval Sobreira Coriolano (PSD) – Crato
Francisco Adaldécio Linhares (PSB) – Sobral
Francisco Alessandro Feitosa Florêncio (PSDC) – Baturité
Francisco Antônio de Araújo Russas (PMDB) – Russas
Francisco de Assis Soares (PTN) – Caririaçu
Francisco Carneiro de Melo (PSD) – Monsenhor Tabosa
Francisco das Chagas Rodrigues Alves (PSB) – Itapipoca´
Francisco Crispim de Melo (PP) – Assaré
Francisco Deuzinho de Oliveira Filho (PMN) – Caucaia
Francisco Fábio Martins Rocha (PSDB) – Mulungu
Francisco Helito Carneiro (PMDB) – Quixeramobim
Francisco Jacildo de Castro Feitosa (PSD) – Aiuaba
Francisco José Leite Pinheiro (PSD) – Jaguaribara
Francisco José Rodrigues Bessa (PV) – Pacatuba
Francisco Murilo Alves (PMDB) – Graça
Francisco Orion Soares (PSB) – Itatira
Francisco Renato Melo Bandeira (PSC) – Itapipoca
Francisco Rogério Filho (PRB) – Alto Santo
Germana Miranda Sales (PSD) – Caucaia
Gervásio dos Santos Caraça Filho (DEM) – Aracati
Gildásio Oliveira Pinheiro (PSD) – Cedro
Gleison Marinho de Oliveira (PTB) – Barroquinha
Iran Rodrigues Félix (PT) – Icapuí
Jacinto Farias de Medeiros (PSB) – Tamboril
Jairo Borges Diógenes Bruno (PMDB) – Jaguaretama
Jean Nedson Pinheiro (DEM) – Solonópole
Joaquim Coelho Neto (PSDB) – Tejuçuoca
João Batista Fernandes (PMDB) – Quixeramobim
João Batista Pereira (PSD) – Granja
João de Deus Rocha Soares (PSB) – Jaguaruana
João Marques de Lima (PSD) – Mombaça
Joãozinho Barros Bezerra (PRB) – Itaiçaba
José Arivaldo Bezerra (PCdoB) – Caucaia
José Cordeiro de Miranda (PSDB) – Guaiúba
José Diogo Pereira (PSB) – Ipaporanga
José Eudes Soares de Oliveira (PR) – Crateús
José Francisco de Farias Nobre (PSDB) – Jaguaretama
José Heládio de Oliveira Facundo (PMDB) – Jucás
José Jurailson Bezerra Brito (PSDB) – Jaguaretama
José Ladislau Braga Vieira (PMDB) – Saboeiro
José Marcondes Macedo Landim (PSDC) – Barbalha
José Nilson Chaves (PRB) – Tururu
José Orlando de Freitas Lima (PR) – Aquiraz
José Ribamar Coutinho (PMDB) – Independência
José Urçulino de Melo (PRB) – Ibaretama
José Valrinete Pinheiro (PSD) – Solonópole
Kleber Trévia Veras (PSB) – Camocim
Leonardo Alves de Araújo (PMDB) – Arneiroz
Lucelena Honorato de Lima (PT) – Beberibe
Luis Alves Neto (PMDB) – Tauá
Luiz de Oliveira Batista (PTB) – Itatira
Manoel Almeida Gonçalves Júnior (PMDB) – Ipaumirim
Marconiêr Chagas Mota (PMDB) – Icó
Mari Anne Prado Aguiar (PSDB) – Mucambo
Maria Clemilda Veras Alves (PR) – Barroquinha
Maria Elionete Leite do Nascimento (PSDB) – Campos Sales
Maria Tereza Vilar Costa (PSDB) – Crato
Marx Carrieri Guedes Monteiro (PT) – Solonópole
Maurício Sabino Matos (PP) – Cedro
Paulo Ruberto Cavalcante Mota (PDT) – Itatira
Pedro Fontenele de Sousa (PSDB) – Granja
Pedro Wellington Apoliano Gomes (PMDB) – Massapé
Raimundo Arilo Cavalcante Pinheiro (PMDB) – Solonópole
Raimundo Carlos César Venâncio Batista (PSB) – Mulungu
Raimundo Lira Pessoa (PTB) – Forquilha
Raimundo Nogueira Lima (PTB) – Porteiras
Raimundo Valdi Chaves (PRB) – Limoeiro do Norte
Ricardo Jerônimo Leite Guimarães Nunes (PTB) – Icó
Rochael Aldires Moreira Nunes (PSC) – São Luís do Curu
Rosa Vieira Fernandes (PMDB) – Boa Viagem
Sebastião Conrado da Silva (PSL) – Caucaia
Tadeu Rocha Pontes (PCdoB) – Caucaia
Vanderlan Jorge Leandro (PTB) – Ipaumirim
Vicente de Paula Vieira (PT) – Tianguá

Está proibido prender eleitores

É proibido a partir desta terça-feira (02), até a outra terça dia 09, prender eleitores. No entanto, há exceções em casos de flagrante delito ou sentença criminal condenatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto.

A norma está na legislação eleitoral e vigora a cinco dias das eleições municipais, quando cerca de 140 milhões de pessoas deverão ir às urnas para escolher prefeito e vereador. 


COMENTÁRIO



ELEIÇÕES MUNICIPAIS
NOBRES:
O “grau” que se aproxima o 7 de outubro, dia em que os eleitores estarão diante da urna eletrônica para escolher os candidatos a prefeito e vereador de sua preferência, vão se estreitando os índices daqueles que não se definiram por nenhum dos candidatos. Numa avaliação precisa tende-se apresentar que existem variados números de eleitores que apenas uma semana nos separa do dia do pleito e, ainda assim, quase um contingente do eleitorado até agora, “se ouve falar”, não saber em quem votar. Apenas uma pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral há mais de dez dias. A se considerar que a pesquisa é, de fato, um retrato confiável das tendências, vê-se que ainda subsiste um contingente de eleitores capaz de alterar o resultado final desta eleição. Paradoxalmente, os indecisos podem decidir a eleição, como sempre na véspera da eleição. Portanto, é compreensível que os candidatos busquem nesse terreno fértil os votos de que precisam para obter êxito na empreitada política que empreenderam. É lícito imaginar, considerando os eleitores indecisos dispõe de um leque de candidaturas expostas a sua preferência. Embora preliminarmente os eleitores já se demostraram decididos, que grande parte deles tenha sido influenciada através de concentrações (reuniões – comícios) fizeram suas escolhas baseados em suas convicções e de interesses comuns e poucos concernentes à político-partidárias ou ideológicas. Outros, ainda, por amizade, conhecimento dos candidatos, afinidades religiosas, mais preservando os interesses pessoais, processos de exclusão ou por quaisquer outros motivos indutores normais nos períodos eleitorais. Entretanto, nenhum desses fatores foi capaz de “fazer a cabeça” para decidir o voto. Nesta reta final de campanha, quando também crescem os decibéis de ataques mútuos entre os candidatos, mais se torna necessário que o processo de escolha se dê não com base na propaganda (positiva ou negativa) empreendida pelas campanhas, mas em informação confiável e isenta a respeito de quem pede nossos votos. Demonstrada a ineficiência ou a falta de confiabilidade do que se vê e se ouve nas ruas e em emissoras de rádio, dos sorrisos forçados pendurados em cavaletes ou do que se lê em santinhos, folhetos e panfletos, para os ainda indecisos há instrumentos de apoio para que, enfim, cumpram conscientemente seu dever/direito de votar em alguém. Esta é hora de os indecisos se decidirem. Muito se fala em melhorar o panorama político diante de tantos escândalos em todas as esferas de governo. O pleito do próximo domingo dá ao eleitor a chance de se fazer ouvir, e seria triste que a oportunidade fosse desperdiçada não por ausência de informação porque essa, como vimos, está amplamente disponível, mas pela falta de interesse do cidadão em buscar elementos que ajudem em sua escolha. Votar consciente e informado será sempre o melhor formato de expressar a cidadania.
Antônio Scarcela Jorge

Obra de urbanização do entorno da Estátua de São Francisco continua inacabada





A obra do entorno da estátua de São Francisco, em Canindé, teve duas empresas que chegaram a ser contratadas  para construir a urbanização, mas a obra não teve continuidade sob a alegativa de que a prefeitura não teria cumprido o acordo do contrato e não havia repassado os recursos conforme o combinado para a continuação dos trabalhos.

O fato é que uma das mais importantes obras para a romaria da cidade, principalmente para o desenvolvimento do turismo religioso, não está concluída e como não existe nenhum tipo de proteção para as pessoas que visitam o monumento religioso, existe risco de acidentes no local da obra inacabada.

A preocupação aumenta ainda mais com a aproximação da Festa de São Francisco de 2012, que irá começar no dia 10 indo até 20 de Outubro, pois o número de devotos e visitantes da Estátua deverá aumentar. Além disso, outro fator que é constantemente reclamado pelos visitantes da cidade e da Estátua é a falta de banheiros públicos para esses turistas. 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Decisão do TSE pode sepultar Lei da Ficha Limpa


Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode provocar uma reviravolta no quadro de indeferimentos de candidatos a prefeito e a vereador com base na Lei da Ficha Limpa. O TSE concedeu registro de um candidato a prefeito (Sanvoval Cadengue de Santanta, cidade de Brejão, em Pernambuco), que teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas, mas não julgadas pela Câmara de Vereadores.

Com esse julgamento, que permitiu um suposto candidato a prefeito ficha suja ter deferida a sua candidatura, o TSE considerou que somente a Câmara de Vereadores tem poder para rejeitar as contas de um gestor.

''O entendimento afasta a possibilidade de tornar inelegíveis os candidatos que tiveram suas contas de gestão rejeitadas por tribunais de contas (municipal, estadual ou da União)'', descreve texto de reportagem do Jornal Folha de São Paulo.

O julgamento do TSE é questionado pela Procuradoria-Geral Eleitoral por considerar que cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) a palavra final sobre o caso. A Lei da Ficha Limpa foi considerada constitucional, no ano passado, pela maioria dos ministros do STF, o que alimenta esperanças dos defensores da nova legislação não ser transformada em letra morta.

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral foi recebida com preocupação com especialistas em direito eleitoral, defensores da lei e, principalmente, promotores eleitorais que lutaram e lutam para ver a Lei da Ficha Limpa como instrumento de exclusão de maus políticos da vida pública do País.

Segundo o juiz Márlon Reis, um dos autores da minuta da Lei da Ficha Limpa, a decisão do TSE é um duro golpe contra a aplicação da legislação, mas é taxativo: o entendimento do TSE será derrubado pelo STF. E acrescenta: ''A decisão do TSE contraria o que ficou consolidado no Supremo''. Outras informações em www.estadão.com.br e uol.com.br.



Juízes que vão presidir juntas eleitorais no interior se reunirão com o TRE

Os juízes que vão presidir as juntas eleitorais em municípios do interior tem nesta segunda-feira (01) uma importante reunião com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE).

O objetivo da reunião é o repasse de informações e orientações aos 78 magistrados, em sua maioria com lotação em Fortaleza, que se deslocarão aos municípios-termo – que não são sede de zona eleitoral – para presidirem as juntas eleitorais, responsáveis pela apuração dos votos no interior do Estado.

Durante a reunião, o juiz auxiliar da Corregedoria, Cléber de Castro Cruz, fará uma exposição sobre a legislação eleitoral, com enfoque sobre o poder de polícia no dia da eleição, além de informações sobre o trabalho de apuração dos votos. A reunião acontece a partir das 9 horas, no auditório da ESMEC – Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, na rua Ramires Maranhão, nº 70, Água Fria em Fortaleza.
Câmara Municipal de Fortaleza 30/09/2012

39% não decidiram voto para vereador

Os que dizem já ter definido o candidato a vereador somam 56%, na pesquisa O POVO/Datafolha, realizada na penúltima semana de campanha. Os eleitores jovens são os mais indefinidos sobre o voto para o Legislativo

Boa parte do sucesso ou fracasso político de um prefeito depende da Câmara Municipal eleita. A composição do Poder Legislativo é determinante para a forma como a gestão se articula. Se será necessário ceder mais e negociar mais para garantir maioria, se o governante terá mais ou menos poder, se será mais ou menos fiscalizado. E se conseguirá aprovar projetos de seu interesse. Mesmo assim, a importância dada a essa eleição ainda parece ser secundária para mais de um terço dos fortalezenses.

A pesquisa O POVO/Datafolha realizada a na penúltima semana desta campanha mostra que 39% dos eleitores de Fortaleza não definiram o candidato a vereador em quem pretendem votar.

Dos entrevistados pelo Datafolha, pouco mais da metade dos fortalezenses - 56% - responderam já ter o nome do parlamentar definido.

O número destoa do resultado da pesquisa para prefeito, no qual 8% dos eleitores ainda se declaram indecisos.

Voto jovem
Os eleitores menos resolvidos quanto ao voto para vereador são os mais jovens. No segmento com idade entre 16 e 24 anos, 49% afirmam não ter candidato, enquanto 47% dizem ter escolhido o parlamentar.

Quando as respostas dos entrevistados sobre a eleição para vereador são confrontadas com os resultados das intenções de voto para prefeito, percebe-se que os eleitores de Renato Roseno (Psol) são os mais indecisos com relação à eleição para a Câmara Municipal. Dos que optaram pelo candidato do Psol na pesquisa estimulada, 48% ainda não se definiram quanto ao parlamentar a ser escolhido. Isso ocorre apesar de Roseno ser quem mais insistentemente aborda a necessidade de voto casado para o Executivo e para o Legislativo.

Já os eleitores mais definidos quanto ao voto para a Câmara são os que declaram opção por Elmano de Freitas (PT), Inácio Arruda (PCdoB) - ambos 66% - e Heitor Férrer (PDT) - 63% declaram ter candidato a vereador.

O Datafolha ouviu 1.143 eleitores, nos dias 25 e 26 de setembro de 2012. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.




CE tem segundo maior número de prefeituráveis indeferidos no NE

O Ceará tem o segundo maior número de candidatos a prefeito indeferidos no Nordeste. São 56 prefeituráveis, que não conseguiram registros no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com maior número de candidatos indeferidos no Nordeste, está a Bahia, com 59. No Brasil, são, ao todo, 640 candidatos nessa situação.

Os candidatos sem o registro assegurado se mantém em campanha com liminares ou por terem contestado as decisões de instâncias inferiores na Justiça Eleitoral. Caso não sejam julgados pelo TSE até o dia 7 de outubro, terão os seus nomes e fotos nas urnas eletrônicas. Serão votados, mas os votos ficarão sub judice até o julgamento final dos seus processos, o que poderá acontecer até a data da diplomação.

Os candidatos que chegarem ao dia 7 de outubro e não tiverem apreciados os seus recursos pelo TSE, terão que esperar o julgamento da ação para saber se poderão ou não ser diplomados e empossados. Se o TSE os mantiver inelegíveis, os candidatos eleitos com menos de 50% dos votos válidos darão lugar ao segundo colocado na votação.

Há, porém, outra situação: se o mais votado estiver com o registro indeferido e obtiver mais da metade dos votos válidos, será preciso convocar uma nova eleição. Até lá, de acordo com reportagem do Jornal O Globo, edição deste domingo, o presidente da Câmara Municipal assumirá o cargo de prefeito interinamente.

A polêmica não termina com essa interpretação porque, no entendimento de alguns especialistas da área jurídica, existe a possibilidade de políticos eleitos, e ainda com registro indeferidos, serem diplomados amparados por liminares. O TSE promete julgar todos os casos até o final do mês de dezembro.


Justiça cassa candidatura de Marcos Nunes

A juíza eleitoral do Município de Icó, Lia Tânia, cassou, neste domingo, o registro do candidato do PMDB à Prefeitura, Marcos Nunes. A decisão foi tomada com base no artigo 22 da Lei de Inelegibilidades. Nesta página, você pode ler a íntegra do artigo 22 da legislação.
Marcos foi denunciado por distribuição de títulos de imóveis e, nas eleições deste ano, concorria a um novo mandato. Com informações do correspondente do Jornal Alerta Geral na Região dos Inhamuns, Alverne Lacerda. O Alerta Geral, sob o comando do jornalista Luzenor de Oliveira, começa às 7:30 horas (FM 104.3 - Grande Fortaleza) e é retransmitido para outras 15 emissoras de rádio no Interior.

Art. 22, inc. XIII lei de Inelegibilidade - Lc 64/90

Art. 22. Qualquer partido político, coligação, candidato ou Ministério Público Eleitoral poderá representar à Justiça Eleitoral, diretamente ao Corregedor-Geral ou Regional, relatando fatos e indicando provas, indícios e circunstâncias e pedir abertura de investigação judicial para apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econômico ou do poder de autoridade, ou utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social, em benefício de candidato ou de partido político, obedecido o seguinte rito:
XIII - no Tribunal, o Procurador-Geral ou Regional Eleitoral terá vista dos autos por 48 (quarenta e oito) horas, para se pronunciar sobre as imputações e conclusões do Relatório;


Propaganda antecipada leva à cassação de registro de candidato

Propaganda eleitoral antecipada. Foi com esse argumento que a Justiça Eleitoral do Município de Nova Olinda, na Região do Cariri, cassou o registro do candidato do PSD à Prefeitura, Ronaldo Sampaio. A informação é do correspondente Amaury Alencar, da Região do Cariri.

Durante a Festa do Padroeiro São Sebastião, no mês de janeiro deste ano, segundo o inquérito aberto para apurar as denúncias, Ronaldo teria sido beneficiado com promoções de cantores e bandas de músicas contratadas pela Prefeitura para o evento.

Ronaldo, que tem o apoio do atual prefeito Afonso Sampaio, disputa a Prefeitura o candidato do PSB, Gerlânio Sampaio, e tem apoio da ex-prefeita Fábia Alencar.



MATÉRIAS DO BLOG DO JORNALISTA SCARCELA JORGE

IRRESOLUÇÃO



Sub judice: 640 candidatos a prefeito correm o risco de ganhar e não levar

A uma semana do primeiro turno das eleições municipais, 640 candidatos a prefeito em 602 cidades podem ir para as urnas no próximo domingo ainda sem saber se poderão tomar posse caso sejam eleitos. Ou seja, podem até ganhar, mas correm o risco de não assumir o cargo. Isso acontece porque esses políticos estão com as candidaturas indeferidas ou cassadas, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não julgou os recursos. Até o momento, a Corte analisou 241 processos referentes a candidaturas ao Executivo, incluindo casos de concorrentes que tiveram o registro aprovado em instâncias anteriores e contestado por partidos adversários ou pelo Ministério Público Eleitoral.
(Reeditado por vários jornais – permitido “extração” para reprodução)

COMENTÁRIO - 30/09/2012.



COMENTÁRIO

PORVINDOURO DA JUSTIÇA

A realização da justiça é um dos fundamentais anseios do homem ao longo da sua história. Nos países que exercem a plena democracia, os cidadãos buscam valer seus direitos com maior vigor e, naturalmente, tornam-se mais exigentes em relação à máquina do Judiciário. Temos no país em torno de 85 milhões de processos em andamento. A questão é como conciliar esse extraordinário número com a resposta do Judiciário. Devemos olhar para a Justiça, procurar vê-la como foi no passado, antever o futuro. É importante conhecer suas virtudes e seus defeitos, tarefa nem sempre fácil porque o Judiciário, entre todos os poderes, é o mais desconhecido, situação que começa a mudar com as exigências de transparência e eficiência. Para melhorar é necessário saber o que pode ser mudado, causas e consequências das ações. Jamais imaginaríamos, por exemplo, que em 2012 teríamos o processo pelo meio eletrônico a substituir o processo em papel. Não faz muito, os telefones celulares eram verdadeiros “tijolos”, em comparação com os smartphones de agora. Por meio deles, temos acesso ao mundo digital. Estamos no início da caminhada, a ponto de não existir um sistema processual eletrônico único capaz de ser reconhecido como eficaz. Ainda assim, a adoção do processo eletrônico vem sendo rapidamente praticada como ferramenta útil para acelerar o Judiciário. Mas de nada valerá se ele não estiver calcado em exaustivos testes, em rigorosos aprimoramentos que o tornem mais simples. Não deve ser imposto excluindo a expertise dos advogados, forjada em anos de experiência. Alguns juristas tiveram a visão e a habilidade de tornar fácil o manuseio de sistemas repetia ser a simplicidade a máxima sofisticação. Chegaremos lá, não tenho dúvidas, sem olvidar a segurança jurídica. Embora esteja convencido de que aquele que detiver maior poder de síntese na exposição dos fatos e do Direito terá maior chance de ser lido com atenção, entendo que não deverá, jamais, existir restrições ao tamanho das peças e das sentenças, cuja dimensão se insere dentro da liberdade de expressão, quer na busca do convencimento, como nas razões de decidir. A ausência de mecanismos alternativos de solução de conflitos, o proveito das partes com a demora dos processos, a formação inadequada da carreira jurídica (tanto de advogados como de juízes), as dificuldades administrativas e de infraestrutura, a ausência de políticas de informatização das rotinas e de informações eficazes são alguns dos pontos, dentre tantos, a serem analisados para melhorar o nosso futuro. A Justiça do Trabalho, operosa e eficiente, mas de fraca presença nacional, com apenas cinco tribunais no país. Já a Justiça Comum, pelo seu gigantismo, apresenta maiores problemas. Merece atenção especial, com um planejamento estratégico eficiente. Há um grande desafio pela frente. É muito difícil fazer previsões sobre a Justiça no futuro, mas certamente ela haverá de melhorar, para ser mais rápida, sem sacrificar o direito daqueles que dela necessitam.
Antônio Scarcela Jorge
(* O comentarista é bacharelando em Direito)



HEBE CAMARGO



Corpo de Hebe é velado em São Paulo
Apresentadora morreu na madrugada de ontem
Começou pouco depois das 19h deste sábado, dia 29, o velório da apresentadora Hebe Camargo no Palácio dos Bandeirantes, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo. Alguns minutos antes, o corpo da apresentadora havia deixado a casa onde ela morava, no mesmo bairro, em um carro funerário que foi seguido por ampla cobertura da mídia.

Emoção dos famosos marca o velório:

A primeira hora da cerimônia foi reservada aos parentes e amigos da artista, que morreu na madrugada, vítima de uma parada cardíaca.
O cantor Roberto Carlos foi o primeiro famoso a se despedir de Hebe e não conteve as lágrimas ao se debruçar sobre o caixão da artista.
O público em geral pôde dar o último adeus à “rainha da TV brasileira”, que desde 2010 lutava contra um câncer no peritônio.
Relembre a trajetória de Hebe com imagens históricas

Os populares não param em frente ao caixão, distante 1,5m dos fãs, mas seguem de forma lenta e contínua pelo percurso delimitado por fitas.
(Extraído da Rede Bandeirantes)


COMENTÁRIO



COMENTÁRIO

PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO

Comentamos a temática do ensino de conhecimento básico das políticas públicas brasileira. A introdução neste setor concernente aos planos e metas, ainda permanece “engatinhando” nas ações primárias principalmente no iniciar à escola.  Estima-se em três milhões e oitocentas mil crianças e jovens fora da escola com padrões inferiores de ensino. A constatação é fomentada através de dados inquestionáveis disponibilizados aos organismos internacionais confiadas à Educação. - O Brasil encontra dificuldade em assumir posição de destaque entre as mais prósperas economias do planeta. “Florescem” dois tipos de analfabetismo: o estrutural, com origem na desigualdade social e, o funcional, produto gerado por problemas na organização de ensino. Não é de momento se avaliar toda metodologia educacional. - Como estruturar o modelo vigente para metabolizar os avanços da ciência e da tecnologia? - Os instrumentos lógicos do raciocínio são dimensionados para conciliar a era do computador com a capacidade de conectar ideias e fazer desabrochar a criatividade. Outra indagação: não podemos aceitar o contingente imenso de analfabetos quando a demanda de mão de obra qualificada aumenta exponencialmente? - Que fazer quanto milhões de empregos exigem tecnologia sofisticada. Como agir quando a tecnologia transforma radicalmente ocupações nos campos da saúde, produção de energia, processamento de alimentos, construção e manutenção de equipamentos científico, educacional, militar e industrial. É sensato criarmos geração de brasileiros cientifica e tecnologicamente analfabeta quando poderíamos amoldar as nossas conveniências locais. Seria de bom alvitre realizar estudos enfim pesquisar a clara ineficiência de professores, e não dos alunos. Esses questionamentos merecem reflexão. Por esta razão é que a “democratização” da educação não se exaure no simples acesso ao conteúdo da educação. As estatísticas que nos apresentam neste contexto nos deploram. E o pior a situação do estilo educacional nos ataca de forma generalizada. Não é muito diferente nos demais estados da federação. Unidades economicamente fragilizadas “a educação se apresenta pior”. Não existe consciência em todos os setores para melhoria da qualidade. Não há vocação para novos empreendimentos: só pensam em conquistas sutis para capitalizar efeitos politiqueiros em prol de seus gestores.
Antônio Scarcela Jorge

COMENTÁRIO - 29.09.2012



ABANDONAR COMO DIREITO

Renunciar traduz a mera conjuntura consequente do ato unilateral podendo literalmente trazer danos à sociedade. Uma destas aberrações é exonerar-se do mandato eletivo para escapar da ilegibilidade, alguns por  consequência de atos escusos que tem o nominado maior, a indecência política. Usar desse preceito é ditar da incoerência moral, mas no campo da política abonada pelos seus eleitores parceiros de ideais imorais e politiqueiros: sente-se a vontade para “retomar” o cargo. A conquista do direito do voto: - votar e ser votado – é defeso de cidadania, jamais interpretado por uma gana de eleitores em se investir contra daquilo que seria um direito, entretanto usam o compasso desastroso da venda do seu voto usurpam suas “consciências”. Para dirimir o assunto, está aí, “as eleições municipais em nossas portas”. Depois venham dizer que seus reclamos não encontram ressonância dos eleitos que compraram votos. Existem caminhos para submergirem com formas “maquiavélicas” encontradas na própria legislação. Tornou-se arquétipo de alguns senadores que se empregaram deste maquinismo latente, que na prática monopoliza o sentimento de repulsa pelo segmento da sociedade. A renúncia desta maneira revolve “inóxia” desvalorizada no sentido moral. Esta ação desanda o abandono ou desistência de um direito de que se tem sobre alguma coisa e tem inúmeras consequências jurídicas, faz cessar direitos, interrompe prazos, elimina obrigações. Dentre todas as formas juridicamente possíveis de renúncia, uma delas merece especial atenção: a da titularidade de cargo ou função pública torna-se distinta. Os cargos e funções públicas, em regra são para serem exercidos por todo o prazo que a lei autoriza. A renúncia deve consistir exceção que precisa ser investigada. Ao tomar posse no cargo ou função, o agente firma um compromisso que não é mera formalidade destituída de importância. Implica majoração da responsabilidade. Esse é o caso do compromisso de posse dos servidores públicos. O agente assume o acordo de honrar para com as obrigações do cargo ou função. Quanto renuncia: - não renuncia apenas a um direito-: ‘o de exercer as atribuições, mas concomitantemente a um dever jurídico’. - A renúncia não apaga o passado nem isenta de responsabilidade pelas condutas praticadas no exercício do cargo ou da função em decorrência da interrupção abrupta do exercício é fundamental para que os órgãos de controle da administração pública deveriam promover a investigação sobre todas “obras” praticados por aquele que abandoar-se seu cargo ou a sua função. É obrigação estimar-se sobre a regularidade de sua conduta pública ao tempo em que exerceu. E por demais relevantes a participação e o controle exercidos pela sociedade civil com inclusão da imprensa são indispensáveis para forçar alguns casos de renúncia; não é o fim, seja aquela espontânea, ou “legitimada” pela pressão política seja uma responsabilidade agregada à administração pública e a sociedade em cobrar a fiscalização sobre a prática no exercício do cargo ou função.
Antônio Scarcela Jorge



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