terça-feira, 4 de junho de 2013

Polícia prende dois suspeitos de assaltarem a agência do Bradesco de Parumbu, no Ceará


Policias piauienses e cearenses prenderam dois suspeitos de terem participado do assalto na última sexta-feira (31), a agência do Bradesco de Parambu, no estado do Ceará. 
Os suspeitos foram presos na localidade Torres interior de Pimenteiras. Segundo o coronel Macedo, que comanda a operação, os quatro assaltantes são da cidade de Parambu. 
Nesta segunda-feira (02), a cidade de Pimenteiras recebeu parte do contingente destacado para capturar os acusados, que conta com seis viaturas da cidade do Parambu e de uma aeronave. 
Policiais de Pimenteiras comandados pelo delegado Cruz tiveram participação ativa nas diligencias. Os suspeitos foram levados na aeronave da policia para o Ceará. A população de Pimenteiras está muito assustada com toda a movimentação policial nas ruas pelo fato da população ainda não ter se recuperado da morte do gerente do Banco do Brasil Ademyston Rodrigues morto durante um assalto à agência de Miguel Alves. 
Durante a fuga os assaltantes levaram uma caminhonete de propriedade do vereador de Pimenteiras Rogério Mota. Os dois suspeitos não tiveram seus nomes revelados. 
 

Identificada quadrilha que assaltou o Bradesco de Parambu



Coronel Macêdo, responsável pelo Comando de Policiamento do Interior - CPI Sul, disse que já estão identificados os 4 elementos que na ultima sexta feira, sitiaram a cidade de Parambu e assaltaram a agência Bradesco fazendo funcionários, clientes, populares e policiais reféns. O mesmo esteve pessoalmente à frente da caçada aos bandidos e afirmou que as buscas continuam.

Na entrevista ao repórter Abraão Barros, autor deste blog, o oficial informou que desde sexta feira, 30 policiais em várias viaturas, além do helicóptero do Ciopaer auxiliam nas buscas e que na noite do dia do assalto, dois elementos em fuga, ocupando uma moto Titan de cor cinza, placa HXU 7745 de Pedra Branca – CE, furaram uma barreira policial na entrada da cidade de Pimenteiras e chegaram a trocar tiros com policiais do Piauí, depois fugiram pela estrada de Torres onde abandonaram a moto e pegaram uma outra que provavelmente já estava escondida no matagal a espera dos mesmos. Ainda ao longo da perseguição, o veiculo utilizado no assalto, um Polo preto, ano 2007, HXY 3672 de Maracanaú Ceará, foi abandonado na localidade Sitio das Onças município de Pimenteiras. Coronel Macêdo também disse ter recebido informações que os outros dois bandidos foram vistos em uma moto Broz de cor preta, pedindo informações aos populares sobre estradas de acesso a outras cidades do Piauí.

Quanto a identificação dos assaltantes, disse que o serviço de inteligência da secretaria de segurança publica auxilia as investigações e pelas características repassadas, a polícia já suspeitava de alguns elementos costumeiros da prática de assaltos a banco e ao ser mostrado fotos para testemunhas, as informações tem sido confirmadas, mas deixou claro que ainda não iria repassar nomes para não atrapalhar nas investigações, pois, afirmou que tudo está sendo relatado à Polícia Civil que deverá pedir a prisão dos suspeitos.

Em relação ao helicóptero do ciopaer que só chegou à cidade três horas depois do assalto, o Coronel afirmou que a aeronave estava passando por revisões em Fortaleza.
Ao checar no sistema, a Policia Civil não encontrou queixa roubo contra a moto Titan que foi abandonada pelos assaltantes durante a fuga e irá investigar se há ligação do proprietário com a quadrilha. Quanto ao Polo de cor preta, o escrivão de Polícia Civil, Aloízio Amorim, informou que o sistema da Policia mostra que o veiculo foi roubada na cidade de Maracanaú no dia 23 de Abril passado.

Durante toda esta segunda, o delegado municipal, Dr. Diego, juntamente com o escrivão da Polícia Civil, ouviu relatos de testemunhas que foram vitimas feitas reféns durante a ação, inclusive funcionários do Banco. Os valores levados não foram divulgados para a Imprensa.

Fonte: Blog do Abraão Barros de Parmbu

Acidente grave em Juazeiro deixa dois universitários mortos


Um casal de universitários morreu em um grave acidente em Juazeiro do Norte, a 535 quilômetros de Fortaleza. O acidente ocorreu por volta das 19h20 de segunda-feira (3), na Avenida Leão Sampaio.

Haullyane Rodrigues de Carvalho e Newton Júnior Francelino Ribeiro trafegavam no sentido Barbalha-Juazeiro em um Fiat Uno prata, quando foram colhidos frontalmente por um Golf preto, que seguia no sentido oposto.

Eles ficaram presos às ferragens. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam durante quase uma hora na retirada dos corpos, utilizando um alicate hidráulico. O casal não resistiu aos ferimentos.

Outro veículo

O Golf trafegava no sentido Juazeiro-Barbalha, quando um veículo Pálio passou em alta velocidade, fazendo com que a condutora do Golf perdesse o controle do carro e invadisse o outro lado da pista.

A condutora Luciana Rolim foi socorrida em estado grave no Hospital Regional do Cariri, com fratura exposta no fêmur.

Tribuna do Ceará

Colisão entre motocicletas deixa duas pessoas mortas e uma gravemente ferida em Pedra Branca, no Ceará

acidente_pb_wando_carlos

Um acidente de trânsito ocorrido na CE-060, matou um motociclista no município de Pedra Branca, no Sertão Central cearense. A rodovia liga as cidades de Pedra Branca à Boa Viagem.
Conforme as informações do 9° Batalhão da Polícia Militar da região, uma colisão entre duas motos deixou três vitimas, sendo duas fatais e outra gravemente ferida. 
A polícia socorreu a terceira vítima com fraturas expostas nas duas pernas a qual foi identificada como sendo a aposentada Maria do Socorro Ribeiro, de 62 anos, residente no Bairro Riso do Prado. 
A idosa estava na garupa da moto conduzida por Antônio Francisco Bezerra Ribeiro de 52 anos. O motociclista tinha aniversariado um dia antes de morrer e pilotava a moto de placa OCO-7930.
A outra vítima também veio a óbito, trata-se do agricultor Francimar Ferreira Soares, 50 anos, o qual conduzia uma motocicleta de Placa DJS-2182 Leme/SP,

Revista Central 

SOBRAL: Carro da empresa OI colide e mata mototaxista e passageira na cidade

Foto: Portal na Mira da Policia.

Uma verdadeira tragédia ocorreu na tarde desta segunda feira (03/06) na Av. Monsenhor Aloisio Pinto Bairro Parque Santo Antônio em Sobral, desta feita um veiculo modelo Ranger cor branca de placa HLO 7387 da empresa OI, cujo motorista não identificado, colidiu frontalmente com uma moto de placa OIM 5009 que era conduzida por Carlito Liberato de Oliveira, e tinha como passageira Gerlandia de Sousa, 37 anos que residia no Parque Santo Antônio e trabalho no posto de saúde do bairro Dom Expedito em Sobral.
 
De acordo com informações de testemunhas, o acidente aconteceu por volta das 13h20 quando o motorista da Ranger trafegava literalmente pela contra mão de direção e pegou de cheio o motoqueiro, que devido à violenta batida morreu no local do acidente, onde seu corpo ficou na pista de rolamento e a passageira jogada cerca de 10 metros da pista.

Fonte: Portal na Mira da Policia/Antonio Evandro
Veja mais:


 
 
 
 
 
 
Fotos: Portal na Mira da Policia.

Despesa de 118 milhões na visita do Papa

A visita do Papa Francisco vai custar aos cofres públicos brasileiros, entre o federal e os estaduais, uma nota preta de 118 milhões, segundo divulgaram os jornais. Se é que na conta final o valor não explode.
Até ser uma despesa inevitável para garantir presença tão ilustre, mas, certamente, é muito pouco condizente com uma presença franciscana que tem dado claros sinais de que reprova à ostentação.

Por Vicente Serejo

CONAB de Tauá vende 260 toneladas de milho aos criadores de Arneiroz e Parambu

Clique para Ampliar

.Foto: Wilrismar Holanda.

O Armazém da CONAB do Município de Tauá iniciou nesta segunda-feira, 03, mais uma etapa de venda de milho para os criadores cadastrados no Programa Venda em Balcão nos Municípios de Arneiroz e Parambu.

Ao todo, serão atendidos durante esta semana, 426 criadores, sendo 221 de Arneiroz e 205 de Parambu, totalizando 260 toneladas de milho. Desse total, 90 toneladas serão destinadas aos criadores de Arneiroz e 170 toneladas para atender ao município de Parambu.

O encarregado do Armazém da CONAB de Tauá, Francisco Carlos, que está aguardando aposentadoria para esta semana, disse que a próxima venda de milho será para os criadores de Tauá. A previsão é que 20 mil sacos sejam colocados à disposição dos tauaenses cadastrados no programa.

O Armazém da CONAB de Tauá recebeu mais um funcionário para agilizar o atendimento dos clientes. O servidor Luis Marcelino de Silva foi deslocado da Superintendência em Fortaleza para trabalhar na Região dos Inhamuns.

Leilão
A CONAB realiza nesta segunda-feira, 03, através do sistema de Pregão Eletrônico, licitação para o transporte de 33.300 sacos de milho para o Armazém de Tauá. Além disso, a Ematerce está concluindo o levantamento dos cadastros para a venda de 30 mil toneladas de milho que foram doadas ao Estado e que deverão chegar ao Porto do Pecém durante essa semana para ser vendido aos criadores.
 
BLOG DO DIOMAR

Relatório da AL aponta baixa capacidade em açudes do CE

A Comissão Especial da Seca da Assembleia Legislativa está concluindo o relatório de acompanhamento da problemática de estiagem e as perspectivas de chuva no Estado para 2013. O colegiado constatou que somente dois açudes estão com mais de 90% de sua capacidade, tendo alguns outros com apenas 15%, o que preocupa os membros do grupo. Os 139 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) acumulam apenas 44,6% de sua capacidade total.
Os 143 açudes do Estado do Ceará são monitorados pela Cogerh, inclusive aqueles administrados pelo DNOCS. Destes, apenas o açude Gavião faz parte do complexo que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza, estando ele com 93,03% de sua capacidade. Os últimos levantamentos do órgão apontam que 70 açudes cearenses estão com menos de 30% de água acumulada. Estes 70 reservatórios significam quase 50% dos 139 principais açudes do Ceará, conforme aponta o relatório.

Apenas dois açudes estão com mais de 90% de sua capacidade: Curral Velho, em Morada Nova, com 97,66%; e o Gavião, em Pacatuba. No entanto, o nível de água de açudes grandes preocupa o relator da comissão, como o Pentecoste, que está com apenas 15% de sua capacidade, que é de 360 milhões de metros cúbicos de água; e General Sampaio, também na bacia do Curu, com apenas 19%.

O Açude Taguara, em Cariré, na bacia do Acaraú, tem capacidade para cumular 320 milhões de metros cúbicos de água, mas está com apenas 26%. Já o Pacajus, que abastece o complexo que envia água para Fortaleza, está com 35%. O Caxitoré, em Umirim, e Pompeu Sobrinho, em Choró, estão com 24%. Cedro, em Quixadá, com 11%; o Jaburu Dois, em Independência, com 4,5%; e o Flor do Campo, de Novo Oriente, com 15%.

Em todo o Ceará, somente o Tijuquinha, em Baturité, está sangrando, mas sua capacidade é muito pequena, com apenas 974 mil metros cúbicos.

O relatório, que deve ser finalizado até 11 de junho, apontará críticas ao Governo Federal, ressaltando que a presidente Dilma Rousseff prometeu soluções emergenciais, como a liberação de R$ 9 bilhões para a seca. Porém, os deputados descobriram que os recursos já faziam parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
DN Online
 

Secretaria da Saúde prepara 84 municípios para implantação de ouvidorias

A Secretaria da Saúde do Estado realiza em junho duas oficinas de implementação de ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) em 84 municípios que aderiram ao Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP) no Ceará. A primeira oficina será realizada de 4 a 6 de junho e reunirá ouvidores e técnicos dos municípios das regiões de Saúde de Sobral, Acaraú, Tianguá, Tauá, Crateús, Camocim, Icó, Iguatu, Brejo Santo, Crato e Juazeiro do Norte. A segunda oficina acontecerá de 11 a 13 de junho, com representantes das regiões de Saúde de Fortaleza, Cascavel, Caucaia, Maracanaú, Baturité, Canindé, Itapipoca, Aracati, Quixadá, Russas e Limoeiro do Norte. As duas oficinas serão realizadas no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, a partir das 8 horas. As inscrições já podem, ser feitas no endereço eletrônico www.formsus.datasus.gov.br.
Estabelecidos entre municípios, Estado e União em 20 regiões de saúde, os Contratos Organizativos de Ação Pública definiram compromissos das três esferas de governo com a estruturação do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS no Ceará. Oitenta e quatro municípios cearenses assumiram o compromisso de implantar ouvidorias até 2013. O Estado assumiu a tarefa de colaborar com o apoio técnico e a qualificação das equipes dessas ouvidorias municipais, e a União comprometeu-se em fornecer o Sistema Informatizado OuvidorSUS e o apoio técnico para garantir o bom funcionamento dessas ouvidorias. As oficinas de Implementação de Ouvidorias do SUS do Ceará irão aprofundar a formação das equipes municipais que implantaram suas ouvidorias, contribuindo para o processo de qualificação do trabalho cotidiano dessas ouvidorias.
As ouvidorias do SUS têm o papel de acolher as manifestações dos cidadãos, efetuar o encaminhamento, orientação e acompanhamento da demanda e dar retorno ao usuário, na busca de propiciar uma resolução adequada aos problemas apresentados; ampliar a participação dos cidadãos na gestão do SUS; possibilitar à instituição a avaliação contínua da qualidade das ações e dos serviços prestados; e subsidiar a gestão nas tomadas de decisões e na formulação de políticas públicas de saúde. A estruturação do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS no âmbito do Estado do Ceará envolve o apoio, o monitoramento e a avaliação do processo de implantação e implementação das Ouvidorias do SUS nos municípios e nas unidades assistenciais de saúde pública, contando com a participação ativa do Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS1, composto pelas ouvidorias do SUS já existentes no Ceará.
 

Dilma anuncia novo plano safra

 A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem, em Natal, o lançamento de um plano safra específico para o Semiárido nordestino. "Vamos regionalizar um plano safra só do Semiárido nordestino para garantir que, cada vez que a seca ocorre, as pessoas não percam toda a sua produção", disse Dilma, em discurso.

Segundo ela, o plano melhorará a estrutura dos produtores rurais no período da seca e reduzirá a dependência da importação de milho para alimentação do rebanho. De acordo com a presidenta, as dívidas dos agropecuaristas da região serão "equacionadas" com o novo plano.

Os planos safra nacionais 2013/2014 da agricultura empresarial e da agricultura familiar serão lançados nesta semana pelo governo. No discurso, a presidenta comparou a seca ao inverno rigoroso que alguns países enfrentam.

"Os países que têm inverno com 20 graus negativos, onde tudo é tomado pela neve, suportam esse processo sem voltar atrás no desenvolvimento. Por que não podemos fazer o mesmo com a seca?", questionou. Dilma ressaltou que é possível conviver com a seca e escolher a melhor forma de enfrentar os prejuízos que ela traz. Para tanto, disse ela, trabalha-se com dois eixos principais: segurança hídrica e segurança produtiva.

"O primeiro vem sendo executado com obras de transposição, cisternas e barragens, entre outras obras para estruturar a região. A segurança produtiva será implementada, a partir de agora, pelo plano safra a ser anunciado, bem como pelos equipamentos doados para construção e reestruturação de estradas rurais que permitam o escoamento da produção".

Além dos recursos para investimentos e custeio, o plano vai prever assistência técnica para os produtores da região. Uma dos principais investimentos para a segurança produtiva do Semiárido é a construção de armazéns e silos para estocar os alimentos. Dilma ressaltou a importância do Nordeste para o crescimento econômico do país e disse que a região é prioridade.
 

Universidades - Sisu oferece 39,7 mil vagas em 1.179 cursos

A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2013 vai oferecer 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições de ensino superior. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) ontem. No segundo semestre de 2012, foram oferecidas 30.548 vagas, disponíveis em 56 instituições de ensino superior no País.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições para a segunda edição do ano do Sisu estarão abertas no período de 10 a 14 de junho. Os alunos poderão se inscrever no portal do Sisu. As inscrições serão aceitas até as 23h59 de 14 de junho.

Podem se inscrever os estudantes que tenham participado do Enem 2012 e não tenham tirado zero na redação. Por meio do Sisu, o estudante concorre a vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais de ensino superior.

O edital com detalhes do Sisu foi publicado ontem no Diário Oficial da União. A primeira chamada está marcada para o dia 17 de junho e a segunda, para 1° de julho. As matrículas da primeira chamada estão marcadas para os dias 21, 24 e 25 de junho as da segunda chamada para os dias 5, 8 e 9 de julho. 
 

Ceará é o Estado do Nordeste que mais recebeu médicos por meio do Provab

Profissionais estão alocados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) das periferias
Com 64% da demanda atendida neste ano, o Ceará foi o Estado do Nordeste que alcançou o maior número de médicos por meio do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab). Dos 1.061 profissionais solicitados pelos municípios, 685 foram contratados para trabalhar em 140 municípios.
 
14% dos municípios cearenses que haviam solicitado médicos pelo Provab não conseguiram atrair nenhum profissional.
 
 
 
 
FOTO: Silvania Claudino 
De acordo a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, das 163 cidades do Ceará que solicitaram profissionais, apenas 23 não receberam sequer um. 
 
Depois do Ceará, a Bahia foi o Estado do Nordeste que mais atraiu médicos através do Provab. Entretanto, 49% dos municípios não alcançou sequer um profissional. Segundo o órgão, das 305 cidades que pediram médicos, 156 não receberam nenhum. O estado só teve 24% da demanda por médicos atendida. Dos 1.942 médicos solicitados pelos municípios, 468 foram para 149 cidades. 
 
Os profissionais estão alocados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) das periferias, do interior e de áreas remotas. Segundo o Ministério da Saúde, o Nordeste é a região com maior carência de profissionais do Brasil na atenção básica.
41% dos municípios do Nordeste não atraíram sequer um médico
No Nordeste, o Provab não conseguiu atrair nenhum médico para 41% dos municípios que solicitaram profissionais este ano. Das 1.091 cidades que solicitaram, 457 não receberam sequer um profissional. Com isso, apenas 36% da demanda por médicos na região foi atendida.
 
Dos 6.129 médicos solicitados, 2.184 médicos foram para 634 cidades. Entretanto, foi a única região do país onde a maioria dos municípios que solicitaram médicos recebeu pelo menos um profissional. Nas demais regiões, a maior parte dos municípios não conseguiu atrair sequer um profissional. 
Em todo o Brasil, 55% dos municípios que solicitaram médicos não conseguiram sequer um. Dos 2.867 municípios que pediram profissionais pelo Provab, 1.581 municípios não atraíram nenhum.
No Norte, 66% dos municípios que pediram médicos pelo Provab não atraíram sequer um. Já no Centro-Oeste, 64% dos municípios não atraíram. No Sudeste, 54% dos municípios não conseguiram e no Sul, foram 74%. De acordo com o Ministério da saúde, com isso, apenas 29% da demanda nacional por 13 mil médicos foi atendida: 3.800 participantes foram para 1.307 municípios brasileiros.
O balanço do programa foi apresentado pelo diretor de programas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, nesta segunda-feira (3), em Salvador.
Fonte: Portal Verdes Mares
 

PMDB diz a Dilma que revolta ameaça coligação

dilmatemerJosias de Souza informa que foi franca a conversa da cúpula do PMDB com Dilma Rousseff. Como previsto, reuniram-se com ela, na noite passada, o vice Michel Temer e os presidentes do Senado e da Câmara: Renan Calheiros e Henrique Eduardo Alves. A presidente foi informada de que a revolta contra seu governo não se limita ao PMDB. Espraiou-se por todos os partidos “aliados”. E pode comprometer a unidade da coligação, com prejuízos à articulação de 2014.

Repassou-se para Dilma uma avaliação que é consensual no PMDB e arredores: a antecipação da disputa presidencial precipitou os embates nos Estados. Em consequência, os congressistas passaram a se preocupar com suas próprias reeleições. Como se sentem desprezados pelo governo, reagem criando dificuldades para o governo no Legislativo. Para complicar, o PT é adversário dos “aliados” em vários Estados.

Dilma assumiu alguns compromissos retóricos. Pela enésima vez, sinalizou a intenção de azeitar as relações com os partidos. Para diminuir os riscos de atrito, comprometeu-se em reduzir a quantidade de medidas provisórias enviadas ao Congresso. O Código de Mineração, disse ela, irá na forma de projeto de lei. Foi aconselhada a reunir-se com os líderes para informar sobre o conteúdo da proposta.

Antes de avistar-se com Dilma, Temer recebera correligionários. Entre eles o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, que Dilma vê como um desafeto; o ex-líder do governo no Senado, Romero Jucá, que Dilma destituiu da liderança no ano passado; o ministro Moreira Franco, que Dilma nomeou para a pasta da Aviação Civil, mas não permitiu que compusesse sua equipe; e Renan Calheiros, com quem a chefe de gabinete de Dilma. Gleisi Hoffmann, se desentendeu na semana passada. Os interlocutores de Temer passaram em revista as insatisfações.

Um capa preta do PMDB disse ao blog: “Se ainda desconhecia a realidade, algo em que não creio, a presidente agora já não pode alegar que não conhece o quadro. O clima na base de apoio ao governo é de pré-rebelião. Há tempo para resolver. Mas é preciso ter vontade. Se não tiver, os problemas tendem a se tornar mais graves. Se a crise econômica apertar, a fidelidade ao governo vai afrouxar e o caldo pode entornar. Se isso acontecer, ninguém poderá dizer que foi por falta de aviso”.

PERIGO NAS ESTRADAS: Acidentes com animais têm aumento de 17% neste ano

A estatística da PRF/CE levou em conta os cinco primeiros meses de 2013, comparando com igual período de 2012

Fortaleza. Com 80 acidentes envolvendo animais nas rodovias federais fiscalizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará, os primeiros meses do ano se encerram com um aumento de 17% em relação ao mesmo período ano passado. As estatísticas do órgão também registraram 38 pessoas feridas, sendo uma a mais como consequência dos casos ocorridos de janeiro a maio de 2012, quando também foi registrado um óbito.

Bichos soltos são muito comuns nas rodovias, como na CE 282, em Iguatu 
 
 FOTO: HONÓRIO BARBOSA

A chefe do núcleo de Comunicação Social da PRF no Ceará, Neurismene Oliveira, disse que o órgão vem se empenhando na retirada de animais nas rodovias federais, uma vez que os acidentes sempre ocorrem de forma grave. No entanto, ela manifestou a preocupação quanto ao fato de que são poucos os proprietários que buscam resgatá-los, principalmente quando se tratam de jumentos.

"Nós temos empreendido esforços no sentido de formar parcerias com as prefeituras municipais, de modo que possam acolher os animais apreendidos", disse. Segundo Neurismene, experiência bem sucedida vem acontecendo com prefeitura de Itaitinga, que assumiu o recolhimento no trecho compreendido entre aquele município e Chorozinho. A inspetora observou que 70% desses acidentes ocorrem entre 17 e 1 hora da manhã, devido, principalmente, a restrição de visibilidade. "Também é um período em que muitos condutores estão cansados pela intensidade do tráfego ou dirigindo em alta velocidade, não podendo conter com os choques nas estradas", salientou.

Por maior que seja os apelos dos órgãos públicos no sentido de que os proprietários sejam cuidadosos com bichos soltos nas rodovias, os acidentes não apresentam diminuição nos números. Durante todo o ano de 2012, aconteceram 156 acidentes, com 76 feridos e duas mortes relacionadas com animais na pista. Pelo menos de janeiro a maio deste ano, ainda não houve nenhum óbito.

Vulnerabilidade

O comandante do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), coronel Túlio Studart, disse que neste período do ano há também uma maior vulnerabilidade para acidentes, em função de que ainda há um ciclo de chuvas. Studart explicou que embora a quadra não tenha sido tão intensa, proporcionou o crescimento de pasto nos entornos da pista, atraindo rebanhos para as rodovias. Isso porque o pasto nativo cresceu e aumentou o número de animais soltos ao longo das estradas. Além disso, lembra que os animais também procuram o asfalto pelo calor.

"Nós temos intensificado o nosso trabalho de fiscalização. No entanto, o papel de apreensão dos animais compete ao Detran, uma vez que possui todos equipamentos necessários para essa logística. Nossa missão é prestar um apoio", afirmou o comandante da PRE.

Para o coronel Túlio, há ainda um grande descaso dos tratadores e proprietários quanto à gravidade do problema. "Não existe, de modo geral, uma compreensão de quantas pessoas inocentes morrem ou sofrem acidentes graves por um problema que depende muito de quem é dono desses bichos", disse.

O gerente das regionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), João Carlos de Macedo Costa, explicou que a situação alarma nas estradas estaduais, sobretudo porque não há um comprometimento dos proprietários com o problema. Ele lembrou que o órgão também se empenha na conscientização para evitar os acidentes, que em geral têm consequências graves.

De acordo com a estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em média, são recolhidos mil animais por mês. O Detran esclarece que intensificou o serviço de apreensão nas estradas.

Com isso, estuda meios legais para que os proprietários de animais soltos nas rodovias, além do pagamento de multa, sofram outras sanções e sejam responsabilizados por meio de processos judiciais cabíveis.

O valor da multa para liberar um animal bovino apreendido é de R$ 111,00, além da cobrança de uma taxa diária de R$ 22,00 referente à permanência do animal nos currais do Detran.

O maior número é de jumentos, que não têm valor econômico e permanecem soltos nas estradas. Atualmente existem cerca de 5 mil animais no curral do órgão em Santa Quitéria.

Apreensão
5 mil animais apreendidos nas rodovias cearenses estão recolhidos atualmente no curral do Detran/CE, localizado no município de Santa Quitéria.

Mais informações:
Detran/CE
Av. Godofredo Maciel, 2900, Fortaleza
Maraponga
0800 275 6768

MARCUS PEIXOTOREPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

BAHIA: Animal provoca colisão frontal entre veículos e motorista morre na BA-409

Seis pessoas ficaram gravemente feridas e foram socorridas no local.
Acidente foi no Km 28, da BA-409, próximo a cidade de Conceição do Coité.


Do G1 BA
Dois veículos bateram de frente após atropelo de animal (Foto: Calila Notícias/Foto: Raimundo Mascarenhas)

Um acidente entre dois veículos na noite desta segunda-feira (3) deixou seis pessoas gravemente feridas e um morto no km 28, da BA-409, na localidade conhecida como "Cajueiro", próximo ao município de Conceição do Coité, no nordeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, o condutor de um dos carros de passeio envolvidos na colisão atropelou um animal na pista, perdeu o controle do veículo e bateu de frente com outro carro que trafegava sentido contrário.

Veículo ficou destruído após colisão (Foto: Calila Notícias/Foto: Raimundo Mascarenhas)
O motorista do veículo que atropelou o animal está gravemente ferido. Já o condutor do outro carro, de 37 anos, morreu a caminho do hospital. Cinco pessoas deram entrada no Hospital Regional de Conceição do Coité e uma criança de seis anos foi levada para uma clínica local também em Coité.
Ainda de acordo com informações da PRE, cinco feridos foram transferidos para hospitais de Salvador e Feira de Santana, e um deles, um menor de 16 anos, está internado no Hospital Regional de Conceição do Coité. Não há mais informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Fonte: G1

SANTA CATARINA: Jovem é encontrado vivo 18 horas após acidente em Campos Novos

Ele foi encontrados na tarde desta segunda (3), na BR-470.
Amigo, que estava junto no carro, morreu no acidente.

Kleber PizzamiglioDo G1 SC
Acidente aconteceu na BR-470, em Campos Novos (Foto: Hamilton Weber/Divulgação)
Dois jovens sofreram um acidente na noite deste domingo (2), na BR-470, em Campos Novos, no Oeste de Santa Catarina. De acordo com a polícia, o carro capotou na localidade de Canhada Funda e os dois foram encontrados somente na tarde desta segunda-feira (3), 18 horas após a ocorrência. Um dos jovens morreu e o outro ainda estava vivo.
Roberto Mateus Merlo e Camilo Fernando de Moraes foram encontrados pelo tio de Roberto, Alvari Rodrigues, que estranhou a demora dos jovens e saiu à procura dos dois. Após fazer o trajeto que o sobrinho faria, o homem encontrou o veículo Gol capotado, no quilômetro 263 da rodovia.

Conforme a polícia, o sobrinho, Roberto, estava fora do veículo e já sem vida. Já Camilo foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao hospital Hélio Anjos Ortiz, de Curitibanos. Ele foi atendido e não corre risco de morrer.

Fonte: G1
 
 

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.