quarta-feira, 28 de maio de 2014

Quadrilhas atacam 26 municípios cearenses

Já foram contabilizadas 27 ações criminosas somente neste ano; seis cidades estão sem atendimento bancário

Quadrilhas especializadas em assaltar bancos já atacaram 26 municípios cearenses, somente neste ano de 2014. Ao todo, já foram registrados 27 ataques - incluindo assaltos e tentativas de roubos a agências bancárias; explosões e arrombamentos de caixas eletrônicos. Destas cidades, em seis o atendimento bancário está suspenso, já que os prédios foram destruídos por explosões.
A última ação registrada no Ceará ocorreu na cidade de Pacoti, a 95 km de Fortaleza. Um bando formado por cerca de oito homens explodiu um posto avançado do Bradesco, instalado na Praça Coronel José Cícero Sampaio, no Centro daquela cidade, na madrugada de ontem. De acordo com a Polícia, os criminosos conseguiram levar o dinheiro, que estava nos caixas eletrônicos, abastecidos horas antes.
Conforme informações do capitão Celso, destacado na Cidade, a quadrilha estava em dois veículos, uma Saveiro, de cor vermelha, e um Siena. Durante a ação, uma parte do grupo se dirigiu para o destacamento da Polícia Militar, que fica há cerca de 100 metros do banco, e metralhou a fachada do prédio.
Ousada
"Foi uma ação ousada. Acreditamos que eles já tinham informações privilegiadas sobre o abastecimento dos caixas. Atiraram contra a Polícia, na tentativa de nos intimidar e de fazer com que ninguém saísse do Destacamento. Pelas cápsulas que encontramos pelo chão, e pelo estrago feito, acreditamos que as armas usadas eram de grosso calibre", declarou o militar.
Grande parte da estrutura física do prédio da agência bancária foi afetada. O delegado Regional de Baturité, Ricardo Pinheiro, disse que a equipe da Perícia Forense (Pefoce) de Canindé foi acionada para verificar se havia outros explosivos no local, que não foram detonados. "O banco fica em uma área residencial. Tememos que algum explosivo não tivesse sido detonado e isto comprometesse a segurança das casas e dos moradores das proximidades. Fizemos um isolamento no local e monitoramos para que ninguém se aproximasse", explicou o delegado.
Ricardo Pinheiro disse, ainda, que a quantia em dinheiro levada pelos criminosos não foi informada pelo Bradesco, e que nenhum representante da instituição financeira esteve na delegacia, para registrar o ocorrido. O capitão Celso declarou que policiais militares de Canindé, Mulungu, Guaramiranga e duas viaturas do Comando Tático Motorizado (Cotam) do BPChoque, estão diligenciando à procura dos suspeitos, desde a madrugada de ontem.
"Os veículos usados têm as mesmas características dos que foram usados no ataque ao banco de Palmácia, no último dia 22. O modo como eles agiram também foi bem parecido. Pode ser que tenha sido a mesma quadrilha, mas ainda não podemos afirmar nada", disse o capitão.
O delegado de Baturité contou que populares prestaram informações anônimas, por telefone, sobre o paradeiro dos suspeitos e que estas estão sendo checadas. "É muito importante esta contribuição da população. Com certeza, alguém presenciou o fato. Vamos procurar as testemunhas, ouvi-las para tentarmos elucidar o fato", encerrou Pinheiro.
Ataques
Um dos alvos recorrentes dos criminosos é o Bradesco da cidade de Apuiarés. Desde que foi instalado, o equipamento já foi atacado em quatro ações criminosas.
De acordo com o Sindicato dos Bancários do Ceará, seis agências do Estado estão paradas, após sofrerem ataques, porque os prédios em que funcionavam foram destruídos.
Os Municípios que tiveram a atividade dos bancos suspensas são Boa Viagem, Morada Nova, Aracati, Tejuçuoca, Palmácia e Baturité, conforme o diretor do sindicato, Bosco Mota.
Ele afirmou, também, que todas estas agências estão sendo reformadas, mas ainda não há previsão de que os expedientes sejam restabelecidos com normalidade, em nenhuma delas.
"Quem sofre com tudo isso é a população, tanto porque precisa se deslocar para fazer alguma transação bancária, quanto pelo medo de morar perto de uma agência. O fato de residir perto de um banco virou um perigo constante", considerou o diretor do Sindicato dos Bancários.

Márcia Feitosa
Repórter

Dez presos são resgatados de DP

Image-0-Artigo-1622882-1
Três homens e uma mulher invadiram o prédio e resgataram dez presos recolhidos na DP
FOTO: NAVAL SARMENTO 
 
Dez presos foram resgatados do 18º DP (Jurema) por volta das 20 horas de ontem. Na última segunda-feira (26), sete detentos escaparam do 19º DP (Conjunto Esperança). Os casos contabilizam 17 foragidos em menos de 48 horas em Fortaleza e Região Metropolitana. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.
De acordo com a Polícia, três indivíduos armados de pistola e uma mulher invadiram a Delegacia e renderam o único inspetor que estava no local. Os suspeitos fugiram levando a arma do policial civil, uma pistola Ponto 40.
O permanente foi agredido com coronhadas pelos bandidos que ficaram irritados pela demora do policial em abrir o cadeado do xadrez. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol-CE), os homens que fizeram o resgate disseram que iriam matar o inspetor, mas foram impedidos pelos presos.
Conforme o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Jairo Façanha Pequeno, 26 presos estavam recolhidos nas celas da Delegacia e dez foram resgatados. Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido recapturado.
Jairo Pequeno disse ainda que o delegado Aroldo Mendes, da Metropolitana de Caucaia, foi deslocado para o 18º DP com o objetivo de acompanhar a recontagem dos presos e o atendimento ao policial.
Após ser levado para o hospital, o inspetor deverá ser ouvido no inquérito instaurado para apurar a ação criminosa.
Conjunto Esperança
Na manhã última segunda-feira (26), dois homens invadiram o 19º DP (Conjunto Esperança) durante a entrega do café da manhã dos detentos. A dupla rendeu um policial civil e duas servidoras terceirizadas.
O objetivo era resgatar Luís Carlos Freitas da Silva, preso há duas semanas com um automóvel Corolla de placas clonadas e um revólver de numeração raspada. Porém, os outros detentos aproveitaram e também escaparam do Distrito Policial. Nenhum foi recapturado.

Irmãos suspeitos de atirar em policial são executados

policia
Francisco Carlos de Lima, de 21 anos, executado na Rua Júlio Verne por desconhecido
FOTOS: NAVAL SARMENTO
policia2
Francisco Rafael de Lima ainda tentou correr, mas foi perseguido e morto com vários tiros de pistola
Dois irmãos, suspeitos da tentativa de assalto que feriu o subtenente da reserva da Polícia Militar Raimundo Arruda de Melo, foram executados na Avenida João Pessoa e Rua Júlio Verne, nos bairros Parangaba e Itaoca. O duplo homicídio foi registrado na última segunda-feira (27), depois que os dois rapazes foram detidos e prestaram depoimento no 5º DP (Parangaba). A mulher de um deles, também foi baleada na cabeça.

Segundo a Polícia, por volta das 18 horas, Francisco Carlos de Lima, 21, e Francisco Rafael de Lima, 24, chegaram à Delegacia na Parangaba, acompanhados de policiais militares que teriam recebido informes sobre o envolvimento dos dois na tentativa de assalto ao subtenente.

O titular do 5º DP, delegado Renê Andrade, informou que os dois não eram investigados pela Polícia Civil, mas como os PMs chegaram ao local com eles e existia o informe de que os dois seriam envolvidos, foi solicitado que ambos fossem encaminhados à sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para um exame residuográfico, que determina se houve disparo de arma de fogo, por meio da análise de resíduos de pólvora nas mãos dos suspeitos.

Os irmãos Francisco Carlos e Francisco Rafael retornaram à Delegacia para entregar os ofícios dos exames realizados na Pefoce. Ainda de acordo com o delegado, como não houve situação de flagrante e ainda não existia nenhuma prova que chegasse ao nível de inquérito, os policiais civis orientaram à família a esperar os rapazes na entrada da Delegacia e eles foram liberados.
Execução sumária
Francisco Carlos estava com a companheira, Jéssica Nathalia dos Santos, 23, ambos voltavam para casa em uma bicicleta e Rafael seguia a pé. Os três foram surpreendidos por um Palio de cor prata. Os indivíduos que saíram do automóvel realizaram disparos com pistola 380.

Às 21h28min foi morto Francisco Carlos de Lima e baleada Jéssica Nathália. Às 21h36min foi a vez de Francisco Rafael. Por não ter autoria, o delegado afirma que os primeiros levantamentos e a investigação foram realizados pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Mas como ocorreu na área da Parangaba, o caso também será investigado pelo 5º DP.

Em relação à tentativa de assalto que terminou com o subtenente da Polícia Militar baleado, o delegado informou que a investigação do caso está sendo feita pelo 5º DP e que a Polícia Civil trabalha com outros suspeitos, mas que devido à morte dos irmãos, prefere não divulgar mais informações até que o inquérito seja concluído.

O resultado do exame que determinará se os jovens realizaram disparos de arma de fogo deve ser entregue no próximo mês pela Perícia Forense.

5 homicídios são registrados no Ceará nas últimas 24h

Todas os assassinatos ocorreram na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)


Foram registrados cinco homicídios no Estado do Ceará nas últimas 24h, segundo informações do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Interior (CPI).

Todos os assassinatos aconteceram na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na Capital, os bairros que registraram ocorrências são Sabiaguaba, Planalto Airton Sena, São João do Tauape e Quintino Cunha. O município de Maracanaú também contabiliza um homicídio. Não houve ocorrências no Interior do Estado neste período, segundo o CPC. 


Pai e filho são presos em Icó por duplo homicídio

Uma das vítimas teria uma rixa com os acusados

Delegado
Segundo o delegado Marcos Sandro Nazaré, testemunhas apontaram que o pai dirigia a moto, enquanto o filho disparou os tiros 
 
Foto: Richard Lopes 
 
Pai e filho, acusados de cometerem duplo homicídio, foram presos na manhã da última terça-feira (27), em Icó, a cerca de 360 km de Fortaleza. O crime pelo qual os dois homens vão responder aconteceu na última sexta (23) e teria sido motivado por uma disputa de terra.

Francisco Vieira Pastor, 43, e Francisco Bismarck da Silva Pastor, 23, são acusados de matarem Anderson Batista de Lima, 24, e Maria Aparecida Soares da Silva, 23, em frente a uma casa de show, no distrito de Lima Campos, em Icó.

Anderson Batista, o "Dedé do Gama", que respondia a porte ilegal de arma, estava em uma moto quando foi alvejado. Um dos disparos acertou Maria Aparecida, que não tinha relação com a rixa, na cabeça.
Pai e filho fugiram em outra moto e foram denunciados por testemunhas do assassinato. No local do crime, a polícia encontrou e apreendeu uma cápsula de uma pistola que os acusados teriam utilizado para cometer o crime.

 
 
*Com informações do radialista Richard Lopes.

Estudantes têm até esta quarta-feira para pagar taxa de inscrição do Enem

A edição do exame de 2014 bateu o recorde de inscritos, 9,519 milhões de pessoas

Prova
Provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro
Foto: Agência Brasil
Esta quarta-feira (28) é o último dia para os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pagar a taxa de inscrição de R$ 35. Com o pagamento, quem não é isento confirma a inscrição no exame. São isentos os estudantes de instituições da rede pública e os candidatos que se declarem financeiramente carentes.
A taxa pode ser paga nas agências do Banco do Brasil, nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 municípios. Esta edição do exame registrou o recorde de 9,519 milhões de inscritos, o que representa um crescimento de 21,8% em relação a 2013 (7,834 milhões). O dado é preliminar, pois depende da confirmação do pagamento da taxa de inscrição, até esta quarta.
 
No último sábado (24), o ministro da Educação, Henrique Paim, fez um alerta para evitar que se repitam problemas ocorridos no ano passado, quando inscritos agendaram o pagamento pela internet e em caixas eletrônicos no último dia do prazo, para efetivação do pagamento depois. “Houve confusão com a data de pagamento e de agendamento. Não basta agendar no dia 28. Tem que fazer o pagamento nesse dia”, disse.
 
Este ano, o Enem tem novidades, como a possibilidade de os travestis e transexuais usarem o nome social no dia da prova. Outra novidade é na acessibilidade. O site do exame oferece o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual utilizarem o computador, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem deficiência auditiva.



DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.