quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Fornecedor do PT, agora, diz que é dono de empresa que recebeu R$ 24 milhões

Empresário diz a jornal que toca a companhia que tem como sócio um ex-motorista. E que 'merecia o dobro' pelo trabalho na campanha de Dilma

A presidente Dilma Rousseff (PT) durante campanha em Porto Alegre
A presidente Dilma Rousseff (PT) durante campanha em Porto Alegre (Felipe Dana/AP) 
 
O empresário Carlos Cortegoso, que não figura como sócio da Focal Confecção e Comunicação Visual, segunda maior fornecedora da campanha da presidente Dilma Rousseff, diz, agora, que é ele o dono da empresa. A Focal tem como um dos sócios Elias Silva de Mattos, que até o ano passado declarava ser motorista e recebia salário de cerca de 2.000 reais mensais. A outra sócia é Carla Regina Cortegoso, filha do empresário. Ao jornal Folha de S. Paulo, Cortegoso negou que Mattos seja um laranja. E disse que a empresa foi colocada no nome da filha porque estava inadimplente em 2003, ano em que criou a Focal.

Leia também:
Técnicos do TSE pedem rejeição de contas de campanha de Dilma
MPE entra com recurso contra escolha de Gilmar Mendes para relatar contas de Dilma
PSDB pede que TSE rejeite contas de campanha de Dilma


"Quem me dera o menino ser um laranja", afirmou Cortegoso à Folha, em referência a Mattos. "Só se for um Citrosuco, só se for esmagado. Vou colocar um laranja junto com a minha filha?". O empresário disse ainda que pediu à filha que fosse titular da Focal e escalou, à época, o funcionário José Marcos Bortalaia para integrar o quadro se sócios. Bortalaia, porém, deixou a empresa em 2013. Cortegoso, então, teria pedido a Mattos que se tornasse sócio, por pressão de seu contador. "Eu que toco a empresa e sou o responsável. Eu precisava e ele merecia. Ele era quem mais reunia méritos para ser recompensado", afirmou.
A empresa recebeu 24 milhões de reais do PT e teve as notas fiscais apontadas como irregulares pelos técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pediram a rejeição das contas da presidente nas prestações da campanha de 2014. Somente o marqueteiro João Santana recebeu mais dinheiro da campanha do que a Focal. Dos 350 milhões de reais em gastos declarados pela presidente em 2014, um recorde para qualquer pleito no país, 70 milhões de reais foram diretamente para a conta da empresa do marqueteiro, a Pólis Propaganda. Outros 8 milhões de reais foram repassados à empresa por meio do diretório nacional do partido.

O empresário disse ainda que seu primeiro contato com o PT se deu em 2002, por meio de Paulo Okamoto, assessor do ex-presidente Lula. Depois, passou a tratar com os tesoureiros Delúbio Soares, Paulo Ferreira e João Vaccari Neto. Sobre os 24 milhões de reais, afirma que "merecia o dobro" pelo trabalho. E que sua parceria com o marqueteiro João Santana é "muito boa". Disse também que é líder de mercado e faz comícios para o PT desde 2006.

De acordo com reportagem do jornal, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo e declarou ter prestado serviços na área de montagem de eventos. O motorista Mattos passou a integrar o quadro societário em 29 de novembro do ano passado, com participação de 3.000 reais. Já a outra sócia, Carla Regina Cortegoso, tem cota de 27.000 reais na empresa. Procurado pelo jornal para tratar do caso, Mattos afirmou: "Eu sabia que ia virar transtorno na minha vida". E prosseguiu: "Eu não posso dar entrevista, não estou preparado para falar". Sugeriu ainda à reportagem que fosse falar "com eles", referindo-se à empresa.
Este não é o primeiro caso em que a Focal e Cortegoso são citados em circunstâncias suspeitas. Em 2005, o operador do mensalão, Marcos Valério, afirmou que a empresa era uma das destinatárias de recursos do esquema – por ordem do PT. Em documento entregue à CPI dos Correios, Valério cita tanto a empresa quanto Cortegoso.

VAJA

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.