quinta-feira, 19 de março de 2015

Empregos: Ceará registra a maior redução em 12 anos

No primeiro fevereiro com resultado negativo desde 2010, foi verificada a maior redução de postos de trabalho nos últimos 12 anos. O Ceará perdeu 2.027 empregos com carteira assinada. Setores como indústria, comércio e agropecuário foram os mais afetados


Influenciado por milhares de demissões e baixo número de contratações, o Ceará teve em fevereiro a mais expressiva redução de postos de trabalho com carteira assinada dos últimos 12 anos. O saldo negativo de 2.027 vagas foi puxado pela indústria, que demitiu 1.177 trabalhadores, o comércio (1.193) e a agropecuária (1.011). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado ontem.

De acordo com o levantamento, na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos dois primeiros meses deste ano, houve decréscimo de 8.479 postos (-0,69%). E, nos últimos 12 meses, verificou-se crescimento de 2,84% no nível de emprego ou 33.785 postos de trabalho.

O coordenador de Estudos e Análise de Mercado do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Erle Mesquita, explica que é comum a redução do emprego nos primeiros meses do ano, em função de efeitos sazonais, mas o Ceará vinha fugindo dessa lógica e não tinha um resultado negativo para um mês de fevereiro desde 2010.

Ele acrescenta que o que surpreende é a intensidade das demissões e do baixo número de contratações. A construção civil,por exemplo, contratou 2.930 pessoas em fevereiro do ano passado e só 348 pessoas este ano.

No setor de serviços, a queda também foi maior. Na comparação de fevereiro de 2014 com igual período deste ano, o setor havia contratado 4.850 trabalhadores ante só 672 agora.

Interior
Erle Mesquita chama a atenção para as 1.537 demissões no Interior do Estado. Dos empregos gerados 4.456 ocorreram em Fortaleza. A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) perdeu 490 postos de trabalho com carteira assinada.

Para o especialista, apesar de ser sazonal a situação é preocupante. “O cenário econômico, de muitas incertezas, está se refletindo no mercado de trabalho”, comenta, adiantando que a expectativa para o ano é de geração de postos de trabalho em níveis cada vez menores com possibilidade de maiores taxas de desemprego.

Lava jato
Para o ministro Manoel Dias, do Trabalho, os números de emprego e desemprego foram influenciados pela Operação Lava Jato da Polícia Federal. Para ele, a Lava Jato fez com que houvesse demissões em empresas que prestam serviços à Petrobras. “Neste primeiro momento, ela influenciou na redução de emprego”, disse.

O impacto da Lava Jato no emprego tem sido mais forte no Rio de Janeiro e em Pernambuco, Estados recordistas de demissão em fevereiro e onde a Petrobras tem forte presença. Mas as consequências de paralisação de obras devem ser sentidas em todo o país, afirmou Dias.

Dias espera que o mau resultado na construção civil em janeiro e fevereiro seja revertido a partir de março com novos contratos que estão sendo feitos. (com agências)

SERVIÇO

Pesquisa Caged
Onde: Site do MTE
Endereço: http://bit.ly/1rYGfK4

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.