quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Jovem de Monsenhor Tabosa constrói prótese manualmente para beneficiar garoto de 15 anos



Alexandre Gomes da Silva, de 20 anos, também conhecido como Gabriel, mora em Monsenhor Tabosa, interior do Ceará; este mês está concluindo o terceiro ano do ensino médio na Escola Governador Adauto Bezerra. 
 
Alexandre conta que nunca frequentou aulas de criação de projetos, nem planejava se envolver em algo do tipo, mas ao conhecer Francisco Kaique do Nascimento da Silva, de 15 anos, que nasceu com uma má formação na perna direita, resolveu ajudá-lo construindo de forma manual uma prótese para o adolescente.
“Tudo começou quando observei por algumas vezes o Kaic de muletas na escola”.
Kaic e Alexandre se conheceram na mesma instituição de ensino: Alexandre como aluno da rede estadual e Kaic como aluno de turma anexa da rede municipal.
 
Alexandre conta que o modelo foi inspirado em uma prótese antiga que Kaic havia ganhado do governo do estado, mas há quatro anos não a usa mais, pois ficou incompatível com o tamanho de Kaic.
 
Para desenvolver a prótese ele usou materiais simples como: pvc, eva, uma pequena barra de ferro, barbante, cola branca, impermeabilizante (verniz), solda, parafuso e uma presilha a base de couro.
 
Alexandre conta que a princípio Kaic e sua família que também são moradores de Monsenhor Tabosa (CE), desconfiaram da proposta de construção da prótese, mas acabaram autorizando “de fato eu não tinha experiência com isso, demorou em média 15 dias para concluir o trabalho, mas quando retornei com a peça pronta, todos ficaram extremamente felizes”.
“A prótese é leve e resistente, é impermeável, pode ser molhada sem problemas; também tive o cuidado com a estética e acabamento, para que ficasse confortável e não aparentasse ser grotesca”.
Mesmo não sendo profissional, a prótese construída por Alexandre, a partir de materiais simples, demonstra criatividade e força de vontade; e o mais importante, está sendo bem aceita por Kaic, que já deixou de lado as muletas e está podendo ter mais mobilidade e melhor qualidade de vida.

Prótese animal


 
Ao tomar conhecimento sobre o caso de uma égua que infelizmente teve uma das patas amputada após uma queda, Alexandre logo se propôs construir uma prótese para o animal. A égua que tem pouco mais de um ano de idade, já recebeu a prótese construída com o mesmo tipo de material usado para a prótese do jovem de 15 anos.
 
Alexandre conta que visita o animal quase todos os dias em uma fazenda próxima, “o bicho está em fase de adaptação e demostra gratidão pelos cuidados recebidos”.
 
Motivado, o jovem não esconde que esse trabalho despertou seu interesse em estudar próteses. “Quero levar esse projeto à frente, desenvolver meu próprio método, estou com novas ideias; meu objetivo é trabalhar com um tipo de material que ofereça qualidade, mas ao mesmo tempo seja acessível às pessoas, especialmente as mais necessitadas, pois a maior recompensa de tudo isso é poder ajudar alguém e ver o sorriso em seu rosto”! afirma.

Página Aberta

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

PET CENTER EM NOVA RUSSAS

PET CENTER EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

MARTMAG NOVA RUSSAS

MARTMAG NOVA RUSSAS
Garantia de Boas Compras!!!

DESCASO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ?

DESCASO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ?A NOSSA REPORTAGEM, EM PARCERIA COM A TV NOVA RUSSAS E O REPÓRTER/CINEGRAFISTA DAVY SOUSA (@davysousa83 ), ESTEVE NO TRECHO EM OBRAS DA CE-265 (NOVA RUSSAS/CRUZETA), PARA MOSTRAR A SITUAÇÃO ENFRENTADA HÁ MAIS DE UM ANO, PELOS TRANSEUNTES E POPULAÇÃO RESIDENTE ÀS MARGENS DA VIA. CONFIRA.

Publicado por Denes Lima em Sexta-feira, 14 de julho de 2023

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.