quarta-feira, 17 de abril de 2019

Vereador, primeira-dama e ouvidora de Pentecoste são presos pela Operação Caixa 2

18.10.2018.Operação Caixa 2

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do promotor de Justiça da Comarca de Pentecoste Jairo Pereira Pequeno Neto, com o apoio do delegado da Polícia Civil, Regis Pimentel, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a segunda fase da operação “Caixa 2”. 

A partir da nova fase da operação, foram presos preventivamente o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Pentecoste, Pedro Helmano Pinho Cardoso; a mãe dele que também é ouvidora municipal, Maria Clara Rodrigues Pinho; e a primeira-dama daquele município, Maria Clemilda Pinho de Sousa.

Os mandados de prisão foram cumpridos na Câmara Municipal, durante a sessão, em que se encontravam Pedro Helmano e Maria Clara e na residência da investigada Maria Clemilda. 


A prisão preventiva de Pedro Helmano e a prisão domiciliar integral com uso de tornozeleira eletrônica em face de Maria Clara e Maria Clemilda foram decretadas pelo juiz de Direito, Caio Lima Barroso. O magistrado renovou, ainda, o afastamento dos investigados de suas funções públicas por tempo indeterminado.

A operação desarticulou uma associação criminosa que angariou vultosas quantias para financiamento de campanha eleitoral do ano de 2016 no município de Pentecoste. 

O grupo criminoso contava com a participação do atual prefeito, João Bosco Pessoa Tabosa; da primeira-dama; do presidente da Câmara Municipal e sobrinho de João Bosco; e da procuradora municipal e cunhada do prefeito. 

A associação criminosa familiar com a ajuda de Maria da Conceição Domingos Sousa, seu marido Moisés da Silva Gomes e dois funcionários do Banco do Brasil do Município, realizaram uma série de estelionatos em idosos, contraindo empréstimos e adiantamentos de 13º salários sem autorização dos senis.

As medidas cautelares foram interpostas em razão dos diversos embaraços realizados pelos investigados, com o intuito de frustrar a investigação criminal, utilizando-se de seus cargos para obstruir a justiça. 

A medida direcionada a Pedro Helmano foi mais gravosa, pois além de praticar o crime de estelionato contra idoso, ele ainda inseriu Maria da Conceição, vulgo “Çãozinha”, nos quadros da Câmara Municipal, como funcionária fantasma, não laborando nenhum dia no órgão, mas recebendo salário.

Pedro Helmano e Clemilda de Sousa ajudaram na fuga de Maria Conceição para Fortaleza e lhes pagavam uma mesada para que a criminosa se sustentasse na Capital. 

Vídeos demonstram a prática de entrega de dinheiro por Pedro Helmano e sua mãe Maria Clara. O material foi captado por Maria Conceição e por seu companheiro Moisés, no ato do recebimento das quantias. 

Algumas medidas cautelares interpostas pelo Ministério Público em face do prefeito João Bosco foram indeferidas pelo juiz, por este entender que não foram realizadas durante a gestão. O MPCE analisa a possibilidade de recurso.

Com informações do MPCE

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

PET CENTER EM NOVA RUSSAS

PET CENTER EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

MARTMAG NOVA RUSSAS

MARTMAG NOVA RUSSAS
Garantia de Boas Compras!!!

DESCASO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ?

DESCASO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ?A NOSSA REPORTAGEM, EM PARCERIA COM A TV NOVA RUSSAS E O REPÓRTER/CINEGRAFISTA DAVY SOUSA (@davysousa83 ), ESTEVE NO TRECHO EM OBRAS DA CE-265 (NOVA RUSSAS/CRUZETA), PARA MOSTRAR A SITUAÇÃO ENFRENTADA HÁ MAIS DE UM ANO, PELOS TRANSEUNTES E POPULAÇÃO RESIDENTE ÀS MARGENS DA VIA. CONFIRA.

Publicado por Denes Lima em Sexta-feira, 14 de julho de 2023

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.