ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

domingo, 10 de novembro de 2013

Nova Russas: programação do dia 11 de novembro


programação 91 anos

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o município de Nova Russas completará 91 anos de emancipação político administrativa. O Governo Municipal de Nova Russas  está preparando um dia de atividades cívicas e culturais para comemorar o aniversário da cidade. Confira programação

PROGRAMAÇÃO DIA 10/11

7:00H – Missa do Vaqueiro (em frente a casa machado)

PROGRAMAÇÃO DIA 11/11

7:00h – Missa em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças

8:00h – Inauguração de Obras Municipais

  • Cerimônia de Inauguração da Ponte que dá acesso a Rua Hermenegildo Martins | Participação do Coral do Educandário João De La Salle

8:30h – Palavra do Prefeito Gonçalo Diogo

9:00h – Entrega dos Kits Permanentes da Educação

9:30h – Corte do Bolo

15:00h – Gincana Cultural – Ensino Fundamental (Escolas Municipais) Local: Grêmio Recreativo.

16:00h Jogos Interdistrital (Lagoa de São Pedro)

19:00h –  Show Gospel (Bandas Locais)

 

91 anos antes

91 anos

(Por Reginaldo Silva) 

Nova Russas comemora 91 anos de emancipação política neste dia 11 de novembro. Muita gente tem se perguntado se existe algo a ser comemorado nessa data. O fato é que o município ainda é muito novo, historicamente falando. Nova Russas foi desmembrada de Ipueiras e Tamboril, duas cidades centenárias, a primeira com 130 e a segunda com 159 anos.

Nova Russas traz na sua gênese uma formação hospitaleira e cosmopolita. Temos a mania de julgarmos a evolução de um povo por seus feitos e seus vultos históricos. Em cidades pequenas, esses fatores tornam-se ainda mais acentuados.

Construimos mitos e endeusamento de personalidades como se fossem os únicos a tecerem o fio da história. Nova Russas tem muito a comemorar nesses seus 91 anos, não pelo que o prefeito x, ou o prefeito y, fez ou deixou de fazer. Os prefeitos foram importantes dentro do contexto de evolução do município, os vereadores também deram sua parcela de colaboração nesse processo de evolução.

Tão importante quanto esses, foram os carreteiros, as louceiras, as parteiras, as lavadeiras de roupas, os tropeiros, os budegueiros e outros. Pessoas humildes que derramaram seu suor para ver essa cidade crescer. Não estamos tirando o mérito de personalidades históricas, comerciantes, empresários, intelectuais, professores, sindicalistas, radialistas, profissionais liberais, líderes religiosos e comunitários. Todos foram importantes num determinado período da nossa história.

Cabe a essa geração fazer a sua parte. O bairrismo ajuda, mais de forma exacerbada atrapalha. A grande maioria do povo novarussense veio de cidades vizinhas, isso não é de agora, vem desde a formação inicial do povoado. Assim, todos foram responsáveis pelo seu crescimento e continuam sendo por intermédio de seus descendentes.

Nova Russas precisa continuar crescendo, não em nome de uma classe detentora do poder. O poder é efêmero. Nova Russas é eterna. Ninguém precisa amá-la, mas, também não precisa destruí-la. Muito menos contribuir para sua estagnação.

Muitos derramaram seu suor e seu sangue para chegarmos aos 91 anos. As salinas, os vagões de trem carregados de oiticica e os galpões de algodão são provas do trabalho árduo que esses homens travaram para chegarmos até aqui. Neste dia 11, todos nós temos uma outra missão, ajudar a escrever as páginas dos próximos 91 anos, provavelmente não estaremos nesse aniversário dos 182, mas possa ser, que alguém reconheça  que a festa deles começou a ser preparada 91 anos antes.

 

Com medo de desabamentos, moradores de Pedra Preta (RN) dormem fora de casa

Os mais de 500 tremores de terra ocorridos nos últimos 15 dias mudaram a rotina de Pedra Preta, município de 2.600 habitantes na região central do Rio Grande do Norte.

Assustado, Cícero Avelino, 60, está dormindo há quase uma semana na carroceria de seu caminhão, que fica estacionado no quintal de casa e é usado durante o dia para fazer fretes.
Com ele, deitam a mulher, um filho, a nora e três netos.

"Moro em Pedra Preta desde que nasci e nunca vi nada igual. Se pudesse já tinha trocado de casa ou de cidade, mas não dá. O jeito é torcer para que esses terremotos parem e que nada de mal aconteça", diz ele, que passou a deixar as portas de casa sempre abertas para facilitar a saída em emergências.

Na segunda-feira, uma equipe formada por psicólogos, acupunturistas, enfermeiros e educadores físicos serão enviados à cidade para atender a população e conversar sobre o fenômeno.

Pelas ruas, verão muitas rachaduras --algumas de grandes proporções-- nas casas. Na quadra de esportes, uma fenda se abriu em uma arquibancada. A prefeitura interditou o local.

O maior tremor, até agora, teve magnitude de 3,7 graus da escala Richter (que vai até 7), segundo dados do Laboratório de Sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

A Defesa Civil do Estado diz que não há motivo para alarde, mas, mesmo assim, os moradores foram orientados a sair de casa se houver novos abalos sísmicos, devido à imprevisibilidade da magnitude do fenômeno.

A comerciante Miriam de Lima, 45, teme que sua casa não aguente novos episódios. "Não tenho condições de consertar o estrago nas paredes."

A dona de casa Marta Cavalcante, 41, moradora do distrito Toco Preto, próximo ao terreno de Avelino e região do epicentro dos tremores, diz que "a sensação é que a terra está se abrindo".

"É muito assustador. O jeito tem sido dormir na varanda, mas sempre com o medo que aconteça tudo de novo", afirma.

Nas escolas, a ordem é liberar todos os alunos em dia de tremores. Professor de uma escola estadual, Gercino Bezerra conta que aproveitou a situação para ensinar "o que motiva esse tipo de movimentação" para os estudantes.

Segundo o prefeito Luiz Antonio Bandeira (Pros), todas as providências necessárias estão sendo tomadas. "Não tiro isso um minuto da cabeça. Estamos fazendo levantamentos para tirar as pessoas de áreas de risco. Estão todos muito assustados."

ATIVIDADE

A explicação para os seguidos abalos em Pedra Preta está na formação geológica do Estado, segundo os técnicos do laboratório da UFRN. O Rio Grande do Norte está na borda da chamada bacia potiguar, a região tectônica mais ativa do país.

Nos passado, os municípios de João Câmara (RN) e Palhano, no Ceará, registraram fenômenos semelhantes, seguidos de tremores de maior magnitude. 
 
(Da Folha de S.Paulo) 
 

EX-PREFEITA DE CROATÁ TERÁ QUE DEVOLVER MAIS DE 800 MIL REAIS AOS COFRES PÚBLICOS

A ex-prefeita do Município de Croatá, Aurineide Bezerra de Sousa Pontes, foi condenada a ressarcir R$ 814.136,23 aos cofres públicos por praticar atos de improbidade administrativa durante a gestão em 2006. Também teve os direitos políticos suspensos por cinco anos. Pelo mesmo período, a ex-gestora está proibida de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais e creditícios. A decisão é do juiz Carlos Henrique Neves Gondim, em respondência pela Comarca de Croatá, distante 355 km de Fortaleza. De acordo com os autos, parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), confirmado pela Câmara Municipal, declarou a desaprovação das contas do município, no exercício de 2006. Conforme o documento, foram detectadas várias irregularidades administrativas. Entre os atos estão a não confirmação da publicação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do 6º bimestre; a não publicação do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) referente ao 2º semestre; abertura de créditos adicionais suplementares no valor de R$ 814.136.23, sem respaldo legal; déficit financeiro; e defeitos nos balanços orçamentário, financeiro e patrimonial. Diante das irregularidades, em maio de 2010, o Ministério Público Estadual (MP/CE) ingressou com ação civil pública de improbidade contra Aurineide Bezerra de Sousa Pontes. 
Em contestação, a ex-gestora alegou que houve a publicação do RREO e do RGF na imprensa escrita e em editais afixados em flanelógrafos nas repartições públicas de Croatá. Negou também a abertura dos créditos suplementares fora da legalidade e indícios de que houve déficit financeiro. Defendeu ainda que nos balanços orçamentário, financeiro e patrimonial foram constatadas apenas atecnias, sanadas no julgamento das contas perante o TCM. Ao julgar o caso no último dia 30, o juiz considerou que “no caso dos autos, dos fatos narrados e das provas constantes nos autos, verifica-se que assiste razão ao membro do Ministério Público no sentido de que a conduta empreendida pela requerida [ex-prefeita] se caracteriza como ato atentatório à probidade administrativa”. O magistrado disse também que “o desrespeito às leis orçamentárias, financeiras, especialmente no que concerne a aberturas de créditos e a realização de despesas, caracterizam, no mínimo, negligência grave do gestor público, sujeitando as sanções por ato de improbidade”. 
 
Fonte: Cearánews


Dilma pede cautela em emancipações

A presidente Dilma Rousseff disse ontem que é preciso ter cuidado na criação de municípios, pois não há aumento de receitas, e sim a divisão delas. "Quanto mais municípios forem criados, menor a fatia do bolo que fica para outros municípios", afirmou, em entrevista a rádios gaúchas.

Dilma demonstrou ser favorável a uma reforma tributária, desde que ela seja abrangente. Ela afirmou não concordar que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tenha reduzido. "O governo vem fazendo grande esforço para garantir recursos que não sejam do Fundo de Participação dos Municípios".

A presidente afirmou ainda que há no Brasil um grande esforço para viabilizar pequenos municípios. Ela disse que o maior gasto de subsídios hoje no País é com o programa Minha Casa Minha Vida.

A petista defendeu que os projetos de modificação no modelo de repasse de recursos não podem focar apenas nas cidades e precisam levar em conta, por exemplo, a necessidade dos Estados. Uma proposta em tramitação no Congresso modifica os atuais parâmetros de emancipação de cidades, facilitando a criação. Hoje, o País possui 5.570 prefeituras.

Paralisação de obras

A presidente afirmou ainda entre outras coisas que "acha um absurdo paralisar obra no Brasil", ao ser questionada sobre a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para paralisar obras do PAC, entre elas a BR-448. "Você pode usar de vários métodos, mas paralisar obra é algo extremamente perigoso", afirmou ela, em entrevista a rádios gaúchas, dizendo que não há ressarcimento pela paralisação depois.

"De qualquer jeito, essa obra vai ficar pronta", comentou a presidente. Ela mencionou ainda que não perderá a inauguração da BR-448 "por nada", pois é uma obra "emblemática" para seu governo. "(É emblemática) para qualquer governo que sabe o que cada cidade precisa. Não tem nada a ver com eleição", respondeu Dilma.

Ela comentou também que não há previsão legal para o governo intervir ou realizar obras urbanas de competência das prefeituras, ao ser questionada sobre problemas nas obras do entorno do estádio Arena do Grêmio. Mas acrescentou que Rio Grande e Pelotas são dois municípios que terão aeroportos regionais. "Nós já abrimos o processo para avaliação de pátio, pista e terminal", afirmou ela, em entrevista a rádios gaúchas.


 (Do Diário do Nordeste)


Mundo: Jovem esconde cadáver de bebê em urso de pelúcia

Uma jovem mexicana escondeu em um urso de pelúcia o cadáver de sua filha de sete meses, que morreu aparentemente por uma pneumonia agravada por sintomas de desnutrição, informou na sexta-feira o Ministério Público de Jalisco (oeste).

A mãe de 19 anos "confessou que a criança sofreu convulsões e morreu em seus braços e ela, para fugir de sua responsabilidade, ocultou o cadáver em um urso de pelúcia para depois se desfazer do corpo", disse em uma coletiva de imprensa o procurador geral de Jalisco, Luis Carlos Nájera Gutiérrez.

Os incidentes ocorreram na terça-feira, quando a jovem - mãe de outro menino de dois anos - reportou às autoridades o suposto desaparecimento de seu bebê.

"Em suas primeiras declarações disse que roubaram sua filha (...) depois falou que a havia vendido por 100 mil pesos, mas também não era lógico, e então pedimos a ela que se submetesse ao polígrafo e ela concordou" em dizer a verdade, disse o procurador.

Nájera Gutiérrez informou que a bebê morreu por uma pneumonia agravada por uma desnutrição severa, pela qual se investiga se a mãe, que foi colocada à disposição do Ministério Público, é responsável.

"Até o momento, a causa da morte e as investigações mostram que a mãe seria responsável por declarações falsas e enterro clandestino", afirmou. (DO G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário