quinta-feira, 27 de março de 2014

Preso chefão do tráfico da Maré dentro de apartamento em Jacarepaguá

O bandido controlava a venda de drogas na Maré Foto: / Divulgação / Polícia Civil
O chefão do tráfico em onze favelas da Maré, Marcelo Santos das Dores, o Menor P, foi preso na noite desta terça-feira dentro de um apartamento na Av. Geremário Dantas, em Jacarepaguá, por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal. Ele estava sozinho no apartamento, sem carro na garagem, quando foi surpreendido por 20 policiais.

O bandido chegou ao local hoje levado por um aliado. O condomínio onde o bandido foi preso foi construído recentemente e conta com piscina, campo de futebol, churrasqueira, campo de futebol e academia de ginástica. A partir da primeira semana de abril, nove mil homens vão ocupar o complexo de favelas para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em novembro.

Também conhecido como Astronauta, Menor P dividiu o território dominado por sua facção em quatro áreas e nomeou, para administrá-las, braços direitos, que seriam responsáveis pela segurança e pelas finanças das bocas de fumo e batizou seus administradores de “astros de sua constelação”. Num caderno apreendido por agentes da 21ª DP, o chefão fez seu organograma: ele no centro e seu segundo escalão orbitando ao redor.

Apartamento onde Menor P foi enconbtrado por policiais da PF
Apartamento onde Menor P foi enconbtrado por policiais da PF Foto: Google Street View
Sua quadrilha é formada por 200 homens, organizados numa hierarquia militar. As sessões de treinamento de seus “soldados” são rígidas: quando algum de seus homens comete algum erro, como segurar um fuzil de forma errada, é obrigado a fazer flexões em frente à tropa. A organização rende lucros: a polícia estima que a quadrilhe movimento R$ 2 milhões por semana.

Menor P é investigado por uma extensa gama de crimes cometidos dentro da Maré. O chefão é acusado de participar de sessões de tortura, ordenar esquartejamentos de ex-aliados e até de participar da execução de um engenheiro que entrou por engano na favela. Só na 21ª DP, ele é citado em cinco inquéritos diferentes.
Apesar de um menor de idade e Jhony Barbosa, de 25 anos, terem se apresentado à polícia como autores do disparo que matou o engenheiro Gil Augusto Gomes Barbosa, de 53 anos, a polícia ainda investiga se Menor P ordenou, por rádio, a execução.

Já o inquérito sobre a sessão de tortura envolvendo o jogador Bernardo já foi encaminhado ao Ministério Público. Em depoimento, a namorada do traficante disse que foi atingida por “balas perdidas”.
Outra investigação em curso envolve a morte de Wladimir Augusto da Paz, o Mimi, um ex-aliado de Menor P que passou para uma facção rival. Acabou esquartejado e usado como exemplo.

EXTRA

Autorizado uso de blindados nas favelas do Complexo da Maré

Homens do Exército fizerem reconhecimento e buscaram armas

A utilização de blindados para apoio logístico em operação no Complexo da Maré, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, foi autorizada pelo Ministério da Defesa. De acordo com diretriz assinada pelo ministro Celso Amorim, divulgada ontem, “veículos blindados de transporte de pessoal e lanchas” poderão ser usados no ”apoio logístico à Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro”.

Na terça-feira, militares do Exército e PMs do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fizeram reconhecimento de território nas favelas Nova Holanda e Parque União. Foi omitida data em que a operação ocorrerá. O documento rubricado por Amorim recomenda aos comandantes de Exército e Aeronáutica que ”fiquem em condições de alocar recursos logísticos à Marinha do Brasil, eventualmente necessários ao desenvolvimento das ações”. De acordo com a Marinha, não há estimativa do número de veículos que serão utilizado.

Tropas das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) vão ocupar as favelas da Maré até, no mínimo, 31 de julho, tempo suficiente para que a região, caminho para quem chega à cidade pelo Aeroporto do Galeão ou a avenida Brasil, fique com segurança reforçada até a final da Copa do Mundo.

Ainda falta previsão para instalar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no local. Com 130 mil habitantes, segundo o censo de 2010 do IBGE, o Complexo da Maré é o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro. São 17 comunidades com pouco mais de 43 mil domicílios numa localização estratégica em termos de segurança.

Situado às margens da baía de Guanabara, o complexo é cortado pelas principais vias do Rio: avenida Brasil e as linhas Vermelha e Amarela. Segundo o serviço de inteligência da PM, em suas vielas cerca de 200 traficantes de diferentes facções e milicianos disputam o comando de um território de 800 mil metros quadrados. Investigações apontam que o tráfico da Nova Holanda e do Parque União é chefiado pelo Comando Vermelho; da Baixa do Sapateiro até o conjunto Esperança, há traficantes do Terceiro Comando Puro; já na favela Roquete Pinto, há milicianos.

Há dois anos, a Secretaria de Segurança do Estado promete abrigar o novo Batalhão do Bope próximo ao conjunto de favelas. Até agora, no entanto, a mudança não aconteceu. O batalhão continua em Laranjeiras, na Zona Sul, e sem previsão de mudança.

Em junho de 2013, uma série de confrontos entre PMs e criminosos deixou dez mortos e seis feridos na Maré, após um grupo aproveitar um protesto de estudantes para assaltar motoristas e pedestres.

(da Folhapress)

Ônibus do BRT bate de frente com caminhão e deixa 30 feridos

O caminhão virado e a carga espalhada Foto: Inajara Brasil / Foto do leitor

Um ônibus do BRT bateu de frente num caminhão carregado de placas de papelão na pista sentido Barra da Tijuca da Avenida das Américas, na saída do Túnel da Grota Funda, em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 30 pessoas ficaram feridas. O socorro às vítimas da batida ainda não foi finalizado e, por isso, esse número pode aumentar.

O ônibus e o caminhão bateram de frente
O ônibus e o caminhão bateram de frente Foto: Inajara Brasil / Foto do leitor
Com o impacto da batida, o caminhão tombou. A carga transportada por ele se espalhou na pista.

Os veículos logo após a batida
Os veículos logo após a batida Foto: Inajara Brasil / Foto do leitor
Por meio de perfis em redes sociais, testemunhas do acidente contam que o caminhão parecia estar desgovernado. “O caminhão parece ter perdido o controle e pegou o BRT em cheio”, disse Sérgio Thomaz (@sergiothz).
Em nota, o Consórcio BRT informou que o caminhão fez uma manobra irregular e ainda que o serviço do BRT não foi afetado pelo acidente. Lei a a íntgra do informe:

"Por volta das 8h10, desta quinta-feira (27/03), ocorreu um acidente na altura da estação Pontal do BRT Transoeste, pista sentido Barra da Tijuca. Uma carreta com placa de São José dos Campos, São Paulo, fez uma manobra irregular na saída do Túnel da Grota Funda e foi atingido por um ônibus articulado que fazia o serviço Pingo D'Água - Salvador Allende. Equipes operacionais do consórcio BRT estão no local para fazer a retirada do veículo, tão logo haja liberação da perícia. O serviço não foi interrompido e os ônibus do BRT estão circulando por um desvio operacional no trecho afetado."

EXTRA

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.