terça-feira, 18 de novembro de 2014

Aprovado pela Anvisa sal para hipertensos

O salgante, alternativa para o sal de cozinha, foi aprovado ontem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília. Uma diferença é que o produto, à base de cloreto de potássio, descarta o sódio. Identificado pela marca registrada Bio Salgante, da empresa Matrix Health, o produto deve ajudar na manutenção da pressão arterial, sendo aconselhado a qualquer pessoa, especificamente às hipertensas.

De acordo com pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a única restrição é que o salgante precisa ser submetido a temperaturas inferiores a 180 graus centígrados, devendo passar por um processo de cozimento mais brando. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo do sal comum ou cloreto de sódio recomendado é de dois gramas por dia, podendo-se chegar ao máximo de cinco. No Brasil o consumo chega a 12 gramas.

O Bio Salgante permite temperar os alimentos sem oferecer risco aos 30 milhões de brasileiros portadores da hipertensão. Esse total poderá extrapolar os 40 milhões se considerados aqueles que têm a enfermidade, porém desconhecem. O desdobramento pior da pressão alta é o enfarte do miocárdio. O Bio Salgante foi aplicado na Unifesp em ratos sem hipertensão arterial e outros hipertensos. Com a ingestão da dose equivalente à recomendada pela OMS para ingestão humana de sal comum, após o período que variou entre sete e 10 dias, os dois grupos apresentaram aumento da pressão arterial.

Em 2012, o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) anunciaram mais uma etapa de um programa para redução de sódio em produtos processados no Brasil. Ampliaram a redução de sódio para produtos como nos caldos, temperos, margarinas e cereais matinais.

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.