sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Exército libera arma de calibre maior para civil


Resultado de imagem para Exército libera arma de calibre maior para civil

O Comando do Exército publicou, nesta quinta-feira, 15, portaria que disciplina o decreto das armas do presidente Jair Bolsonaro e define quais calibres passam a ser considerados de uso permitido no Brasil. A lista confirma que civis, agora, podem ter acesso a munições antes classificadas como de uso restrito (9 mm, .40 e .45, por exemplo), mas veta a liberação de fuzis.

A decisão foi comemorada pela maior fabricante de armas do País. "A Taurus terá a oportunidade de oferecer ao mercado brasileiro quase toda a sua linha de produtos, com diferentes tipos de calibres em vários modelos de armas (...) Até então só oferecíamos uma pequena parcela deste portfólio", afirma a empresa, em nota. "Isso certamente vai incrementar as vendas da companhia."




Em maio, Bolsonaro assinou decreto que aumentava o rol de armamentos que poderiam ser comprados por cidadãos comuns. Para isso, o governo federal ampliou o limite de energia de disparo de 407 para 1.620 joules, o que permitia acesso a uma série de calibres usados apenas por forças policiais. A regra, porém, provocou polêmica: o aumento da potência abria brecha para obter alguns tipos de fuzis. 

Contestado na Justiça e alvo de derrotas no Congresso, o decreto ganhou novas versões depois. Na última edição, de junho, o governo incorporou regra de que o Exército iria definir, arma a arma, qual deveria ser restrita ou permitida. Esta portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta.

O Exército manteve parte da ampliação de Bolsonaro, permitindo calibres como 9mm, .40 S&W, .45 Colt e 357 Magnum. Todos eram de uso restrito antes. Por outro lado, decidiu que munições 5.56 mm e 7.62 mm, usadas em fuzil, devem permanecer restritas.

Coordenadora de projetos do Instituto Sou da Paz, Natália Pollachi critica o decreto. "Armas mais potentes, de maior alcance e com mais poder de estrago, vão parar em mãos menos treinadas", afirma. Já o presidente do Movimento Viva Brasil, Bené Barbosa, avaliou como positivo. "Isso vem para equalizar um pouco a situação do cidadão perante a criminalidade", diz ele.

DN

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

PET CENTER EM NOVA RUSSAS

PET CENTER EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

MARTMAG NOVA RUSSAS

MARTMAG NOVA RUSSAS
Garantia de Boas Compras!!!

DESCASO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ?

DESCASO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ?A NOSSA REPORTAGEM, EM PARCERIA COM A TV NOVA RUSSAS E O REPÓRTER/CINEGRAFISTA DAVY SOUSA (@davysousa83 ), ESTEVE NO TRECHO EM OBRAS DA CE-265 (NOVA RUSSAS/CRUZETA), PARA MOSTRAR A SITUAÇÃO ENFRENTADA HÁ MAIS DE UM ANO, PELOS TRANSEUNTES E POPULAÇÃO RESIDENTE ÀS MARGENS DA VIA. CONFIRA.

Publicado por Denes Lima em Sexta-feira, 14 de julho de 2023

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.