Trafegar por algumas rodovias do Interior do Estado, só de dia, por medo dos assaltos frequentes
Os condutores, na maioria profissionais no transporte de cargas,
se dizem temerosos com o número de assaltos ocorridos nos últimos meses
Foto: Roberto Crispim
Juazeiro do Norte Motoristas que trafegam
frequentemente por trechos de rodovias que cortam o Ceará cobram
providências de autoridades em relação à falta de segurança nas
estradas. Os condutores, na maioria profissionais no transporte de
cargas, se dizem temerosos com o número de assaltos ocorridos nos
últimos meses, bem como com a quantidade de animais soltos às margens
das pistas de rolamento e, ainda, por conta da falta de sinalização
vertical e horizontal nas rodovias.
Os motoristas também apontam a
existência de buracos de grandes dimensões em alguns trechos da BR-116,
principalmente no Interior do Estado, é da BR-222, na altura dos
municípios de Irauçuba e Forquilha, na Zona Norte do Ceará.
Na região do Cariri, as reclamações são direcionadas ao trecho que liga
o município de Crato ao de Exu (PE), e na divisa entre o município de
Ipaumirim e Cajazeiras (PB). Há, ainda, reclamações por conta da falta
de policiamento rodoviário nas regiões próximas as chamadas "áreas de
divisa", onde há funcionamento de postos fiscais. Nestes locais,
conforme afirmam os condutores, furtos, roubos e assaltos acontecem
cotidianamente.
Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de
Transportes de Mudanças, Bens e Cargas do Estado do Ceará (Sindicam),
José Tavares, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos motoristas é
a falta de policiamento nas estradas. "Antigamente nós tínhamos grande
preocupação em relação à qualidade das nossas estradas. Hoje, em 80%
delas, há boas condições de trafegabilidade. A grande dor de cabeça é a
falta de policiamento. Nas rodovias federais principalmente. Nos novos
postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) o motorista sequer tem
condições de saber se há ou não policiamento. Os vidros são todos
escurecidos. A fiscalização vem sendo realizada por meio de sistemas de
monitoramento", queixa-se.
Segundo ele, principalmente no período noturno, dificilmente se percebe
uma viatura da PRF circulando nas imediações dos locais onde o órgão
possui base fixa. "As viaturas que ficam paradas deveriam circular pelos
trechos próximos às bases, pelo menos, gerando sensação de
tranquilidade aos motoristas", observa.
Cargas
Ele ressalta que, nas regiões de divisa com outros Estados, a situação é
ainda mais grave. "Como a Polícia tem feito várias operações de combate
ao tráfico de drogas, os bandidos voltaram a praticar o roubo de
cargas. Muitas vezes, nos postos fiscais próximos às divisas, o ladrão
se passa por motorista só pra tomar conhecimento da carga que está sendo
transportada e, posteriormente, efetuar o assalto. Há casos que levam
até o caminhão embora. Isso só acontece por conta da falta de
policiamento nas estradas", ressalta.
Na Zona Norte do Ceará, duas rodovias são apresentadas como palco de
assaltos e acidentes constantemente. A primeira, liga os municípios de
Camocim e Granja, no Litoral Oeste.
O trecho da CE-402 é conhecido pelos
moradores das duas cidades como trecho preferido para assaltos. Segundo
o taxista Airto Neri, que costuma pegar corridas intermunicipais, nesse
trecho, ele passa apenas durante o dia, evitando retornar à noite. "De
noite é muito escuro, e os meus passageiros, muitas vezes moradores da
região, me avisam que é melhor eu pernoitar em Granja ou Camocim e
evitar pegar a estrada", afirma.
Outro trecho com a mesma fama é a ladeira da Lapa, na Serra da
Ibiapaba, onde, além de acidentes devido às curvas acentuadas, bandidos
de motocicletas costumam agir, tanto de dia quanto de noite. Um
frentista de um posto, que preferiu não se identificar, conta que
normalmente eles andam em bandos de três a cinco motos, e moram em
comunidades das redondezas. "Sempre fica um do lado de cima, observando o
carro que vai descer e se não há muito trânsito, e dá sinal aos outros,
que descem cercando o carro. Quase todo dia temos notícias de assalto",
contou.
No Sertão Central, poucos motoristas se arriscam a trafegar no período
noturno pelas principais rodovias intermunicipais e interestaduais que
cortam a região. Apesar de praticamente não haver registros nas
delegacias da Polícia Civil, referentes a assaltos nas CEs e BRs, as
queixas dos condutores são muitas. Como em outros trechos do Ceará, os
motoristas não percebem a circulação de viaturas das polícias
rodoviárias Estadual e Federal durante o dia, quanto mais após o sol se
por, quando os criminosos preferem agir.
Segundo registros da Polícia Militar o mais recente caso de violência
em rodovias do Sertão Central ocorreu no fim da tarde da última
quarta-feira, 17, na CE-265, na zona rural de Quixeramobim. Um motorista
de lotação foi assassinado. O veículo seguia da localidade de Flores
para o Centro da cidade quando foi abordado por dois motociclistas. Os
passageiros foram obrigados a descer e o motorista foi executado, a
tiros.
Acidentes
Os acidentes verificados nas rodovias também assustam os motoristas.
Muitos, inclusive, apontam o número de animais que perambulam pelas
estradas como o principal fator dos sinistros. "Tem muito animal solto
pelas estradas aqui no Ceará. A gente passa pelos postos de
fiscalização, tanto os estaduais como federais e, em frente às bases, os
animais ficam circulando sem que ninguém faça nada. O descaso é muito
grande", afirma o caminhoneiro Ronaldo de Oliveira, que há 15 anos
transita por diversos trechos do Estado.
As estatísticas da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), no entanto,
apontam uma redução no número de acidentes nas CEs. Nos primeiros onze
meses do ano foram registrados 3.231 acidentes. Em 2013, foram
contabilizados, no mesmo período, 3.712. Foram registradas 470 mortes
nas rodovias estaduais no ano passado e 452 até o início de dezembro
deste ano. Os trechos de maior índice de acidentes estão em pontos da
CE-040 e CE-060.
Os acidentes são motivados pela imprudência dos
condutores em desobedecer as sinalização e a lei de trânsito. A maior
incidência é com motociclistas não habilitados.
Já a PRF informou que, de agosto de 2013 a julho de 2014, atendeu 3.974
acidentes, com 1.016 feridos graves e 270 mortes. Destes, 161 acidentes
foram do tipo colisão frontal, causando a morte de 72 pessoas e
lesionando 120 gravemente. O intervalo do Km-0 ao Km-10 da BR-222 é o
trecho mais crítico no Estado do Ceará, pelas características de zona
urbana.
Para frear o avanço destes números no Ceará, a PRF está desenvolvendo a
Operação Rodovida. Em relação aos animais soltos nas pistas a PRF
informou que utiliza de cinco veículos para a apreensão. Durante o ano,
já apreendeu mais de dois mil , entre equinos, caprinos, bovinos,
asininos e muares, uma média de 110 por mês.
Roberto Crispim / Sucursais
Colaborador