ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Pesquisa aponta Moroni 22%, Roberto 17%, Elmano, 16%, e Heitor, 14%

Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha, publicada, nesta quarta-feira, pelo Jornal O POVO, mostra uma disputa acirrada entre quatro dos 10 candidatos à Prefeitura de Fortaleza. A 25 dias do primeiro turno, o Datafolha aponta oscilação de preferência de votos dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Se as eleições fossem hoje, de acordo com o Datafolha, o candidato do DEM, Moroni Torgan, teria 22% dos votos, seguido de Roberto Cláudio (PSB), com 17%, Elmano Freitas (PT), com 16%, e Heitor Férrer (PDT), 14%. Os números mostram que Moroni saiu de 25% para 22%, enquanto Heitor, que tinha 10% de intenção de votos, chegou a 14%. Roberto e Elmano, cada um, cresceu um ponto em relação à pesquisa anterior, realizada nos dias 29 e 30 de agosto.
 
A pesquisa aponta, em quinto lugar, o candidato do PSOL, Renato Roseno, com 8%, vindo, em seguida, Inácio Arruda, do PC do B, com 6%, Marcos Cals (PSDB), 3%, e Gonzaga, do PSTTU, com 1%. Os candidatos do PPL, André Ramos, e do PRTB, Valdeci Cunha, não pontuaram. Entre os entrevistados, 5% disseram que poderiam anular o voto ou votar em branco, e 8% não quiseram ou não souberam responder.

A pesquisa do Datafolha/O POVO, realizada na segunda-feita e nesta terça-feira, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 00039/2012 e ouviu 831 eleitores. O Datafolha ouviu, também, os eleitores sobre a rejeição aos candidatos a prefeito. Moroni apareceu com 36% de rejeição, ficando, em segundo lugar, com 26%, Inácio Arruda e Elmano Freitas. Gonzaga é rejeitado por 17% dos eleitores; Marcos Cals, 16%; Valdeci, 15%, André Ramos, 13%, e Renato Roseno, 11%, Heitor Férrer, com 10%.



TRE-CE INDEFERE RECURSO E CONFIRMA CANDIDATURA DRA. DANIELA 
O TRE-CE, Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará, INDEFERIU Recurso Eleitoral da Coligação Agora Sim, Uma Nova Russas Melhor, formada pelos partidos (PDT / PTB / PSL / PTN / PR / DEM / PV / PSDB / PSD), apresentado por ocasião do deferimento do registro da candidata conhecida como Dra. Daniela, com o número 40, da Coligação Tempo de Paz Nova Russas, formada pelos partidos (PSB, PP e PRB), o recurso apresentado, tinha como fundamento a falta de desincompatibilização da candidata, que segundo a colição recorrente possui contrato de prestação de serviços com o Município de Nova Russas, com validade até Janeiro de 2013.
 
O Recurso da Coligação Agora Sim, Uma Nova Russas Melhor, foi indeferido com fundamento na SÚMULA 11 do TSE, que estabelece: “No processo de registro de candidatos, o partido que não o impugnou não tem legitimidade para recorrer da sentença que deferiu, salvo se tratar de matéria constitucional.”
 
O fato assumiu maiores proporções em razão do Ministério Público Eleitoral, com assento no TRE-CE, haver detectado por ocasião de sua manifestação, que a candidata, também era servidora efetiva do Município de Nova Russas e havia omitido referida informação por ocasião da solicitação de seu registro, razão pela qual, em parecer fundamentado solicitou que o registro da mesma fosse indeferido ou que os autos retornasse a Cidade de origem, a fim de que a mesma prestasse os esclarecimentos necessários, entretanto, entendeu o relator da matéria Juiz Manoel Castelo Branco Camurça, que o caso era de aplicação direta da SUMULA 11 do TSE, no que foi acompanhado pelos demais julgadores da corte, perfazendo assim a unâniminidade daquela casa de 06 votos, em dissonância com o parecer ministerial, decisão essa, que foi publicada em sessão nos seguintes termos:
Relator
MANOEL CASTELO BRANCO CAMURÇA
Publicação
PSESS - Publicado em Sessão, Data 11/09/2012
Ementa

Decisão
A Corte, por unanimidade e em dissonância com o parecer ministerial, não conhece do recurso, ante a ilegitimidade ativa ad causam da Coligação "Agora Sim, Uma Nova Russas Melhor", a fim de manter a decisão de primeiro grau que deferiu o registro de candidatura de Daniela Helena de Souza Melo ao cargo de Prefeito no Município de Nova Russas, nos termos do voto do Relator. Acórdão publicado em sessão.
Parte Interessada
RECORRENTE : COLIGAÇÃO AGORA SIM, UMA NOVA RUSSAS MELHOR (PDT/PTB/PSL/PTN/PR/DEM/PV/PSDB/PSD)
Advogado(a):Gualter Rafael Maciel Bezerra
Advogado(a):Pedro Henrique Gonçalves Rosa
RECORRIDO : DANIELA HELENA DE SOUZA MELO
Advogado(a):José Marques Júnior
RECORRIDO : LUÍS ACACIO DE SOUSA JUNIOR
De todos os processos hoje existentes na Justiça Eleitoral, o único ainda pendente junto ao TRE-CE, é do candidato e ex-prefeito cassado Marcos Alberto Martins, em que o Ministério Público já se manifestou, encontrando-se os autos já preparado para julgamento a fim de que o processo político de Nova Russas passe a ser único e exclusivamente de responsabilidade do eleitor, a quem caberá à partir de então, a decisão de escolher o candidato quer achar com mais condições de dirigir os destinos da administração municipal à partir de janeiro de 2013, o que deverá ocorrer ainda essa semana.

FONTE:BLOG DO ARETON

Cirilo lidera pesquisa com 51%. Dr. Rômulo tem 34%

A disputa pela Prefeitura de Quixeramobim tem a primeira pesquisa sobre intenção de votos realizada pelo Ibope e contratada pelo Sistema Verdes Mares. De acordo com a pesquisa, o candidato do PSD, Cirilo Pimenta, tem 51% da preferência dos eleitores e, em segundo lugar, está o candidato do PSB, Rômulo Coelho, com 34%. A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e publicada na edição desta quarta-feira do Jornal Diário do Nordeste, ouviu 201 eleitores entre os dias 8 e 10 de setembro.

Na parte espontânea da pesquisa, aquela em que o entrevistador, sem apresentar relação de candidatos, pergunta em quem o eleitor votaria para prefeito, o candidato Cirilo Pimenta registra 49% das intenções de voto contra 33% do candidato Dr. Rômulo. 3% estão na faixa de branco e nulo e 15% disseram não saber ou não responderam.

O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Quando os entrevistados foram perguntado em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum, o candidato Dr. Rômulo foi citado por 35% dos eleitores enquanto o candidato Cirilo Pimenta teve 35% de citações. 33% dos eleitores disseram que poderia votar em todos e 8% ficaram na faixa do não sabe ou não responderam.


Funcionários dos Correios no Ceará decidem dia 18 se aderem à greve

Os servidores do Correios no Ceará decidirão no próximo dia 18 se aderem a uma greve que já foi iniciada em Minas Gerais e Pará. Um impasse nas negociações da campanha salarial 2012 podem levar mais de 120 mil trabalhadores dos Correios à paralisação das atividades em todo o país.

Além do Ceará decidirão em assembleia dia 18 sobre a paralização os trabalhadores de Mato Grosso, Bauru, Amazonas, Campinas, Goiás, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São José do Rio Preto, e Vale do Paraíba avaliarão a deflagração da greve. No dia 25 poderão ser paralisados os serviços em Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Juiz de Fora, Rio Grande do Norte, Ribeirão Preto, Santa Maria e Santos.

A categoria reivindica um aumento de 43,7% e R$ 200 linear, ticket de R$ 35, a contratação imediata de 30 mil trabalhadores, o fim das terceirizações, além de outros pontos para garantia de melhores condições de trabalho. As negociações foram iniciadas há mais de um mês. No entanto, a empresa ofereceu uma proposta de reajuste inicial de 3%, o que foi rejeitado por unanimidade nas assembleias realizadas pela categoria em todo o país.


Famílias com renda até 2,5 salários mínimos tem inflação de 0,5%

O aumento nos preço do supermercado reclamado pelo consumidor, pode ser confirmado pela alta de 0,5% na inflação de agosto. A constatação é do Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que mede a inflação de famílias com renda até 2,5 salários mínimos, que revela 0,27% superior à registrada em julho. A inflação acumulada no ano chega a 3,93% e, nos últimos 12 meses, 6,57%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

As taxas são superiores às registradas pelo Índice de Preços ao Consumidor Brasil (IPC-BR), que mede a inflação para todas as classes de renda, e ficou em 0,44% em agosto, em 3,51% no acumulado do ano e em 5,69% no acumulado dos últimos 12 meses.

Outros grupos que tiveram alta da inflação foram: habitação (que passou de 0,11% em julho para 0,39% em agosto), saúde e cuidados pessoais (de 0,12% para 0,38%), despesas diversas (de 0,06% para 0,15%) e transportes (de -0,01% para 0,02%).


MATÉRIAS DO BLOG DO JORNALISTA SCARCELA JORGE

FOTOS HISTÓRICAS

NOVA-RUSSAS
INÍCIO DA DÉCADA DE 50

PRAÇA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
USINA DE BENEFICIAMENTO DE ALGODÃO

CARNEIRO & VERAS

O PIONEIRISMO INDUSTRIAL DE NOVA-RUSSAS - junto com empreendedores industriais (ALFREDO GOMES; JOSÉ GONÇALVES ROSA; A JOAQUIM & CIA E CASA MACHADO S/A), "contrutores de uma Nova-Russas"

FOTO DE PERSONALIDADES QUE AJUDARAM CONTRUIR NOVA-RUSSAS NO CAMPO SÓCIO - POLÍTICO DE NOVA-RUSSAS (QUANTO ORGULHO EM CHAMAR DE "NOSSA TERRA"

LADEADOS - (da esquerda para direita: 1. JOSÉ MARIA MOURÃO (EX PREFEITO - O ÚNICO QUE "HABITA ENTRE NÓS) 2. DR. JOSÉ MARIA FURTADO MEMÓRIA (?) - 3. MANOEL ABDIAS EVANGELISTA              (EX PREFEITO) TEMÓTEO FERREIRA CHAVES (TABELIÃO VITALÍCIO E EX PREFEITO) E, O DR. CAZIMIRO JORGE CAMÊLO - MÉDICO  (meu tio)

"PARADA DE 7 DE SETEMBRO" -1969-. (da direita para esquerda) - FRANCISCO SCARCELA JORGE - ESTUDANTE DO C.O.A.M. - HOJE MÉDICO RESIDENTE NESTA CIDADE (meu irmão) 
(Em tempo: nesta foto, ocupei uma posição que não é possível "vilumbrar"

QUANTA SAUDADE! 


FORMAÇÃO ACADÊMICA



COMENTÁRIO

QUANTO VALE UM DIPLOMA

            Muitos diriam que um diploma não tem preço; outros, que o documento é o que importa. Para os jornalistas, um diploma é mais que um documento que representa uma titulação: é sinal de uma luta de anos pelo reconhecimento de uma profissão tão necessária para a democracia brasileira e para o desenvolvimento do país como o Direito, a Medicina ou as licenciaturas. O ofício do jornalismo vai além da mera redação; estende-se para a produção da informação e o registro de um real só acessível a muitos de nós pelas páginas e sites de jornais. No entanto, há uma desvalorização histórica do fazer do jornalista que aos poucos parece estar sendo revertida. Dessa premissa a categoria não tenha esmorecido diante da queda da obrigatoriedade do diploma, decidida em 2009 pelo Supremo Tribunal Federal. De um lado, entendemos os argumentos do STF, pois não é o diploma que faz o profissional; mas isso independe de profissão. No entanto, o jornalismo demanda muito mais que conhecimentos práticos – que são ressalto cruciais –; há saberes que só podem ser obtidos nos bancos escolares. Na rotina da redação, cada vez mais enxuta, raros são os momentos para discutir problemas socioeconômicos, pensar o cenário do digital e compreender a sociedade que se representa. Muitas vezes, as tendências jornalísticas implantadas por meio de projetos gráficos, de linguagem e textuais nada mais são que reflexos de dados coletados e produzidos por pesquisadores da área que, na academia, pensam o jornalismo e podem contribuir para que novos jornalistas tenham condições não de reproduzir práticas, mas de produzir conhecimento e informação de pertinência social. A aprovação pelo Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, que torna obrigatório o diploma para o exercício do jornalismo, é um avanço no amadurecimento do país em termos de liberdade de imprensa. Pelo texto da PEC, colaboradores e comentaristas sem vínculo empregatício poderão continuar atuando, mas a reportagem, a pauta, a produção da notícia em essência, estas tarefas caberão ao profissional capacitado, com traquejo para ser “os olhos da nação”, como já defendia Rui Barbosa. Com a possibilidade de reversão da medida tomada pelo STF por dois motivos: primeiro, porque um curso de Jornalismo é um aprendizado sobre a sociedade, o nosso laboratório cotidiano: essencialmente, pessoas que abrem suas vidas.  Segundo se “estima” que a formação de jornalista havia sido em vão ou inócua, ainda que muitos preferissem perguntar para que servisse um diploma de Jornalismo? O nosso pensamento é unanime: - costumamos responder que um diploma, seja de Jornalismo, seja de Administração, não determina o homem, mas ajuda a construir suas bases-. Em um país que luta por democracia e igualdade de direitos, calar os jornalistas por meio do descrédito de sua profissão é o mesmo que optar pela volta da ditadura, em versão não física, mas a canetadas. Esperamos que os deputados tenham a mesma lucidez do Senado e apoiem a PEC, pois quem ganha é o ensino, é o jornalismo, mas, acima de tudo, é o cidadão.
Antônio Scarcela Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário