Escultura de areia vira ponto turístico na orla de Fortaleza. Os escultores tem raízes fincadas na cidade de Nova Russas, localizada a 290 km de Fortaleza.
A arte que cativou Inês e outros tantos turistas e fortalezenses, que estacionavam carros e bicicletas para admirá-la mais de perto no feriado de ontem, tem DNA cearense. Foi erguida a quatro mãos sobre sacos de areia úmida pelo ipuense Rogean Rodrigues, 35, que mora no Rio de Janeiro desde os seis anos, e por Danilo Marques, 34, que é de Nova Russas, mas morou por oito anos no Rio.
Utilizando pincéis e espátulas, os escultores de areia levaram seis dias para construir o castelo na Praia de Iracema. A obra fez do local, na avenida Beira Mar, um pequeno ponto turístico em outro e deve continuar lá até fevereiro, passando por alterações em datas como o Réveillon.
Entre os curiosos que paravam ontem para observar o castelo também houve quem criticasse a escultura. “Vejo dois erros aí: o primeiro é que ele usa alguma coisa na areia pra ela ficar dura, então não é algo natural. E o segundo é que essa escultura não retrata em nada o Ceará. No Rio, eles retratam as paisagens cariocas”, queixou-se o economista cearense José Júnior, 48, que pedalava pela orla. “Eles deviam ter feito uma jangada, a estátua de Iracema. Faria muito mais sentido”, sugeriu.
Danilo tem a explicação. Ele conta que utiliza selante para deixar a areia rígida, após a conclusão do trabalho, evitando que os fortes ventos ou a chuva desmanchem a obra. Sobre o castelo, conta que a intenção era reproduzir a Catedral de Fortaleza. “Mas o meu parceiro teve que viajar. Não daria tempo, por conta dos detalhes. Aí optamos pelo castelo”, justificou, ao mencionar que a dupla faz ainda trabalhos particulares.
(Thiago Paiva)
Serviço
Para contratar os escultores de areia:
Danilo Marques: (88) 9 9733 9392
Rogean Rodrigues: (21) 9 8509 5257
O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário