Encaminhamento será feito pelo site Emprega Brasil
Para encaminhar o Seguro-Desemprego, o
trabalhador precisa agendar o comparecimento a um posto de atendimento
do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação. O
atendimento leva aproximadamente 15 minutos. Apenas depois
de comparecer ao Sine, começa a contar o prazo de 30 dias para
recebimento do benefício.
Com a mudança, a partir de 21 de
novembro, assim que receber a documentação para encaminhar o
Seguro-Desemprego, o trabalhador poderá fazer o pedido imediatamente
pela internet, por onde ele já irá preencher o formulário que hoje
é respondido no Sine. O prazo de 30 dias para receber o benefício
começará a contar a partir deste momento.
O trabalhador ainda precisará comparecer a
uma agência do Sine pessoalmente (procedimento necessário para evitar
fraudes). Mas o atendimento deve ser mais rápido já que a parte mais
demorada dos atendimentos presenciais é o preenchimento
cadastral que já terá sido feito pelo computador.
Como vai funcionar
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O encaminhamento do Seguro-Desemprego será feito pelo site Emprega Brasil, no endereço:
https://empregabrasil.mte.gov. br/
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Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, a primeira coisa que o trabalhador precisa fazer é se cadastrar no site:
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Ao clicar em “Cadastrar” abrirá a tela do cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site:
Será necessário informar dados pessoais
(CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se
for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas
informações serão validadas no Cadastro Nacional
de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador
será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre
seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de
Trabalho física. É preciso acertar pelo menos
quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma
senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
Caso o usuário não consiga acertar as
respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar
em contato com a central 135 do INSS para auxílio.
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Ao finalizar o
cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma
das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”.
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Será
necessário preencher um cadastro com informações pessoais e
profissionais, o mesmo que era preenchido anteriormente nos postos do
Sine.
O cadastro está dividido em oito páginas
com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e
cursos de qualificação disponíveis.
Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte:
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Uma das
páginas permite ao trabalhador colocar informações sobre sua
qualificação acadêmica e profissional, dados importantes para que o
programa busque vagas de emprego disponíveis na área do trabalhador:
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As vagas de emprego são relacionadas automaticamente pelo programa:
O agendamento para as vagas de emprego é muito simples e intuitivo:
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O trabalhador tem ainda a opção de se inscrever em cursos de qualificação:
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Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do Seguro-Desemprego:
Aí, é só agendar o atendimento presencial
para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que
deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.
Se a data para o atendimento presencial
ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana
seguinte ao atendimento.
Ministério do Trabalho
Assessoria de Imprensa
(61) 2021-5449/5963/5873
Supervisão ASCOM
Jorn. Eliana Camejo
(61) 99213-1667