Radialista Denes Lima

A Voz do Sertão! O Portal da Informação!

CONTATO/REDAÇÃO: (88) 9.9934-9091

Para sugestões de matérias, denúncias, etc.

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA
ESPAÇO NUTRINDO VIDAS EM NOVA RUSSAS

Habilitação para cinquentinhas tem preço 'inviável'

Habilitação para cinquentinhas tem preço 'inviável'

A lambreta que João Luís de Lima, 63, usa para trabalhar foi comprada de segunda mão, "depois de muita economia", por cerca de R$ 1.200. Mas, desde novembro passado, quando o emplacamento e a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e se tornaram obrigatórios no Estado, o vendedor de imãs de geladeira circula pela Capital apreensivo, já que não possui o documento necessário para pilotar sua "cinquentinha".

O autônomo, a exemplo de grande parte dos condutores de ciclomotores no Ceará, afirma que o valor para emissão da ACC é elevado, quase equivalente ao da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, utilizada para motos, razão que tem inibido a procura pela habilitação. No Estado, mais de 1.000 "cinquentinhas" já foram emplacadas de novembro até agora, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mas nenhuma autorização para condução foi emitida ainda.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos do Estado (Sindcfcs), Wellington Santos, "não existe motivo para as autoescolas cobrarem o mesmo valor para ACC e CNH de motos, já que o processo para a autorização é bem mais curto. Elas estarão desobedecendo à regra", denuncia. Na prática, contudo, é isso que acontece.

DN Online