ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Congresso discutirá PEC que cria o Benefício Universal Infantil(BUI) que substitui o Bolsa Família e outros benefícios assistenciais

 
A partir da próxima terça-feira (04), o Congresso Nacional voltará a pleno vapor. Pautas importantes dominarão a discussão política, mas uma reforma profunda nos programas assistenciais do país tramitará quase que despercebida.

Isso porque dentro da PEC Paralela, que está na Câmara, um artigo pode transformar para sempre os sistemas de distribuição de renda do país. Ele cria o Benefício Universal Infantil (BUI) em substituição ao Bolsa Família, ao Salário Família, ao Abono Salarial e à Dedução por Criança no Imposto de Renda. Caso aprovada, a PEC constitucionaliza os benefícios sociais.
 
 

Ao todo, foram distribuídos, em 2019, 52,8 bilhões de reais. Contudo, somente 45% desses recursos chegaram à parcela da população mais necessitada — considerando o universo de 80,1 milhões de brasileiros beneficiados pelos programas. Na proposição, os mais necessitados receberiam 72% do dinheiro.

Com essa reorganização, de acordo com os economistas do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), três milhões de pessoas deixariam a extrema pobreza — o que representa 22,2% do total de pessoas nestas condições — e 5 milhões se livrariam da pobreza — 12,8% do total de pessoas nestas condições.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Indivíduo de Tianguá suspeito de tráfico de drogas é detido após ser abordado em ônibus na cidade de Nova Russas




Nesta quarta-feira(29/01/2020),  na CE-187, Bairro Vila França, Nova Russas, por volta das 15h30, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, por posse de drogas e suspeita de envolvimento com tráfico de entorpecentes, o indivíduo Adriano da Silva Gomes, 26 anos, servente de pedreiro, natural de Axixá do Tocatins-TO, residente à Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Bairro Dom Timóteo, Tianguá.

Policiais da FORÇA TÁTICA VTR 7252, SGT Joel e SD Olavo, receberam denúncia anônima que havia um homem com atitudes suspeitas no interior do ônibus da empresa Guanabara que faz a rota Tianguá - Independência.

A equipe saiu em diligências, e juntamente com a composição da VTR 7102Sds. Sobrinho e Técio, montaram uma blitz barreira na CE-187, em Vila França, Nova Russas, onde abordaram o ônibus.

O suspeito foi identificado, porém, a princípio, nada de ilícito foi encontrado. Prosseguindo na revista no coletivo, foi encontrada 6,5 gramas de entorpecente (cocaína).

Ao ser indagado sobre a procedência da droga, o disse ser de sua propriedade e que teria adquirido a mesma de um “vendedor” na cidade de Independência.  Relatou que havia saído pela manhã da cidade de Tianguá rumo à cidade de Independência onde receberia uma determinada quantia em dinheiro devida ao mesmo por seu tio, que supostamente estaria naquela cidade, e tão logo recebeu esse dinheiro, havia pegado condução de volta para Tianguá.

Diante dos fatos, o suspeito foi apresentado ao Delegado Titular da Delegacia de Polícia Civil da Cidade de Nova Russas, Doutor Juliano de Almeida Paz, e após consulta, foi verificado que o suspeito possui uma vasta ficha criminal, respondendo por infrações aos Artigos 129 e 180 do CPB, 310 do CTB, além de o próprio suspeito ter confessado ter participado de um latrocínio no estado do Tocantins enquanto era menor de idade.

Assim, o delegado apreendeu a droga, R$ 410, 00 em espécie que encontrava-se com o suspeito, além de um papel que continha escrito um “grito de guerra” alusivo à facção criminosa Comando vermelho.

Todos os objetos apreendidos comporão um inquérito policial que investigará se o suspeito estaria praticando o crime de tráfico de drogas, inquérito este que será instaurado pela autoridade policial por portaria, pelo Delegado  Dr. Juliano de Almeida Paz.

Material Apreendido na Delegacia: 6,5g (seis gramas e meia) de pó branco análogo à cocaína; R$ 410,00 em espécie, 1 (um) celular marca Blue de cor vermelha, 1(um) papel escrito com “Grito de Guerra” alusivo à facção criminosa Comando Vermelho.

Saiba como o novo coronavírus é transmitido e como se prevenir


Resultado de imagem para Coronavírus

Um caso suspeito de coronavírus é investigado no Ceará. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (29). 

Casos suspeitos incluem todos aqueles pacientes com febre e sintomas respiratórios que tenham estado, nos últimos 14 dias, na China. 




Segundo o Ministério da Saúde, as investigações sobre transmissão do vírus ainda estão em andamento, mas o certo é que a disseminação é de pessoa para pessoa, pelo ar ou contato, com secreções contaminadas como:
  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Ainda conforme o Ministério, o vírus pode ficar incubado por 14 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. Por isso, os pacientes considerados suspeitos são aqueles com sintomas respiratórios e febre que estiveram na China nas últimas duas semanas.

Medidas preventivas

O Ministério da Saúde recomenda que os brasileiros evitem viajar a China neste período e só o façam "em casos de extrema necessidade". Todo o território chinês é "considerado área de transmissão ativa da doença".
Entre as recomendações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério para a prevenção estão:
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.  
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.  
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes. 
  • Ficar em casa quando estiver doente.  
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.  
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

Diário do Nordeste

CORONAVÍRUS: Ministério da Saúde orienta evitar viagens à China

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera todo o território da China como área de transmissão ativa do novo coronavírus. Até o momento, são quase três mil casos confirmados em território chinês.


Foto: Renata Momoe / ASCOM MS

A Organização Mundial da Saúde, a OMS, já considera todo o território chinês área de transmissão ativa do novo coronavírus. Até o momento, são quase três mil casos confirmados na China. 

Em coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou que o Brasil está vigilante sobre o comportamento do vírus e se prepara para prestar a melhor assistência necessária para a população. 




“O nosso sistema de saúde já lidou com a SARS, já lidou com H1 N1, já lidamos com outro em 2014. Não é um sistema que está sendo preparado agora, nós temos os planos de contingência e o que nós vamos fazer é atualizar, colocar eles todos nos seus devidos patamares, já que todo o protocolo é definido e já é de conhecimento de todas as equipes dos estados e municípios”.

O Brasil segue a orientação da OMS e o protocolo para síndrome aguda respiratória que define que pessoas que vieram da China, nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios podem ser consideradas casos suspeitos e, portanto, serão monitorados. 

Outra orientação do Ministério da Saúde é que as pessoas viagem para a China apenas em casos de extrema necessidade, como explica o ministro da Saúde, Luiz Herique Mandetta.

“A Organização Mundial de Saúde passa a tratar a China como um todo, então muda a orientação que nós temos, da própria Organização Mundial de Saúde, onde nós considerávamos casos suspeitos aqueles procedentes daquela cidade aonde estava o epicentro da situação. Agora a gente passa a tratar todo e qualquer eventual caso suspeito aqueles procedentes da China”.

Janary Bastos Damacena/Agência do Rádio Mais

Previsão para o Nordeste é de pancadas de chuva nesta quinta (30)

A mínima prevista para a região é de 17°C e a máxima 38ºC


No Nordeste, a previsão para esta quinta-feira (30) é de tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva no Maranhão. 

O céu fica nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Piauí, Ceará e oeste da Bahia. 



Também chove de forma isolada no Rio Grande do Norte, Paraíba, sertão de Pernambuco, litoral, Recôncavo e nordeste da Bahia. Nas demais áreas, o céu fica parcialmente nublado. 

A mínima prevista para a região é de 17°C e a máxima 38ºC. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET.

Agência do Rádio Mais

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

“Coreano” é preso pelo Raio com pistola, munições e crack na cidade de Santa Quitéria




O fato ocorreu nesta terça-feira(28/01/2020) em patrulhamento de rotina, a equipe RAIO 02  recebeu denúncia anônima que havia um sujeito com uma arma de fogo e drogas em casa na Rua Delmiro Gouveia - Centro. 

Ao chegar no local, a equipe pediu autorização da proprietária da casa, para averiguação, onde foi constatada a veracidade da denúncia ao abordar Francisco Umbelino Nery Neto, 19 anos, vulgo (Coreano), e encontrada uma pistola PT .380 com numeração suprimida e dois carregadores da arma com 21 munições. 




Próximo ao local, também foi encontrada uma quantidade de crack(100g).  Todo material foi encontrado em cima de uma laje na residência do indivíduo, que recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Santa Quitéria.

Acusado preso:  Francisco Umbelino Nery Neto, vulgo “Coreano”, autuado nos artigos 16 do Estatuto do Desarmamento e Art.33 da Lei de Entorpecentes.

MATERIAL APREENDIDO:

*01 (uma) pistola Taurus HCPlus 938 Calibre .380;
*21 (uma) munições cal.380;
*100gramas de crack.

Caminhoneiro é assaltado por dupla armada na Serra do Belém - Independência




Nesta terça-feira( 28/01/2020), por volta das 16:00h, PMs na VTR 7491 recebeu denúncia via 190, noticiando um roubo na BR 226, Serra do Belém, Independência, tendo como vítima o caminhoneiro LUCIANO MATOS RAMOS, 52 anos, natural de Araci – Bahia, que transportava uma carga de limões de Belém – PA para Fortaleza.

Na subida da Serra do Belém com a carga em seu veículo Baú, VW/24.250 CNC 6X2, cor: BRANCA, Placa NYL 5E50 - BRASIL, foi surpreendido por 2 (dois) indivíduos em uma moto Honda Fan, cor preta, que anunciaram o roubo com armas em punho, um deles baixo e usando capacete, e o outro alto e usando máscara. A vítima informou que foi trancada dentro do baú do caminhão.

Os indivíduos tentaram dirigir o caminhão, mas não conseguiram, e evadiram-se do local levando uma mochila com sua roupas e um aparelho celular.

O caminhoneiro conseguiu escapar e pedir socorro ao chegar na cidade de Pedra Branca. Diligências foram realizadas na tentativa de localizar e prender os autores do roubo, mas até o momento sem êxito.