ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Prefeita Giordanna Mano anuncia que Nova Russas foi contemplada com "Polo Universidade Aberta do Brasil"

 

 

A prefeita de Nova Russas, Giordanna Mano, divulgou, na manhã desta terça-feira (14/11) a aprovação da criação de um Polo da Universidade Aberta do Brasil, com previsão para ser instalado no município em agosto de 2024.

 

Apesar do critério de no mínimo 50 mil habitantes, a prefeita destacou que graças às articulações e demonstrações de vontade desde o início da gestão, Nova Russas foi contemplada mesmo sem atingir o critério.

 

"Nós manifestamos interesse, estávamos aptos na questão de espaço adequado para a instalação, e trabalhamos há muito tempo para trazer um curso superior para nossa cidade", afirmou Giordanna. 

 

A Universidade Aberta do Brasil é um programa do Governo Federal, que em parceria com o Governo do Estado e com os municípios, deve ampliar oferta de cursos de Nível Superior para a população. Inicialmente serão 27 cidades contempladas e Nova Russas está entre elas.

 

Giordanna conta que inicialmente serão quatro cursos que funcionarão no Polo.

 

"Entre eles, teremos bacharelado, licenciatura e especialização, com início em agosto de 2024. Serão faculdades gratuitas, podendo ser uma UFC, uma UVA, uma URCA, enfim, são 13 instituições que estão em conjunto abrindo essas universidades pelo Brasil", contou a gestora.

 

"Essa é uma felicidade, uma grande realização para nós, como gestão e como cidadãos de Nova Russas, poder anunciar que em breve, esse sonho de toda a população está perto de se tornar realidade", finalizou a prefeita. 

 

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população, com dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.

 

Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada.

 

Colaboração: Portal Sertões

Nenhum comentário:

Postar um comentário