Radialista Denes Lima

A Voz do Sertão! O Portal da Informação!

CONTATO/REDAÇÃO: (88) 9.9934-9091

Para sugestões de matérias, denúncias, etc.

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA
ESPAÇO NUTRINDO VIDAS EM NOVA RUSSAS

Interceptações telefônicas revelam que vereador facilitava transporte de drogas para facção

Interceptações telefônicas revelam que vereador facilitava transporte de drogas para facção

 

O vereador Raimundo Soares de Lima, 48 anos, popularmente conhecido como Ivanildo da Topic (PSB), foi preso na última quinta-feira (24) sob acusação de envolvimento com o chefe de uma facção criminosa que atua na região de Monsenhor Tabosa, município localizado no Sertão dos Crateús, interior do Ceará.

O político figura como um dos principais alvos da segunda fase da operação Concórdia, deflagrada pela Delegacia Regional de Crateús em setembro deste ano.

Conforme a investigação, interceptações telefônicas indicam que o vereador, com um comparsa identificado como “Doze”, teria colaborado com o transporte de drogas para a facção.

O documento judicial revela que Ivanildo chegou a fornecer seu próprio CPF como chave PIX para receber um pagamento de Anastácio Pereira Paiva, conhecido traficante e membro do Comando Vermelho (CV), que figura entre os mais procurados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará.

Anastácio, responsável pelo fornecimento de drogas e armas para faccionados em cidades do Norte do Estado, é apontado como um criminoso de alta periculosidade, com três mandados de prisão abertos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Ele está atualmente foragido e possivelmente escondido no Rio de Janeiro, segundo a Polícia Civil do Ceará.

A decisão judicial que ordenou a prisão preventiva de Ivanildo destaca que o envolvimento de um agente público confere ainda mais poder e alcance às operações do grupo criminoso.

O colegiado da Vara de Delitos de Organizações Criminosas pontuou que a facção é “bem alinhada em seus objetivos, com estrutura sólida, composta por uma hierarquia definida e funções bem distribuídas entre seus membros,” o que mantém a organização coesa e eficaz, mesmo diante de adversidades.

Raimundo Soares, que foi eleito vereador em 2020 com 508 votos, tentou reeleição este ano, mas obteve apenas 152 votos, ficando como suplente. 

A operação Concórdia, que começou em 2022, já cumpriu ao todo, dez mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, conforme informou a SSPDS.

 

O Tamborilense