ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Participe da 4ª Cavalgada em Ipu.


7777

4ª Cavalgada de  São Sebastião
Dia 19/01/14
Horário: 09:00
Saída : Casa do Boris ( Sítio Lagoa ), com um café da manhã e uma benção do padre.
Percurso: Casa do Boris – Alto da Coruja no Escondido – Sítio Espraiado no Bar do cChico = 1ª parada  – Pedrinhas – Loteamento Armandão – Distribuidora Idil (Coca-Cola ) – Posto São Vicente (Mina ) – Centro da Cidade – Bar Luís XV (Galpão ) = 2ª parada – Posto São Pedro (Pereiros ) – Sítio Cajueiros na Casa do João Airtom = Chegada com Almoço para os Cavaleiros.
A equipe de Vôo Livre (Para-pente ) do Rivanildo da Coca-Cola estará colorindo o céu do Ipu neste dia, se houver bom tempo,  estarão pousando na hora da chegada da cavalgada la no Sítio Cajueiros.
Promotores e colaboradores do evento:
Secretaria de Agricultura – Prefeitura Municipal – Rubim Mororó – Agropet Loureiro – Galinha Caipira Sítio Lagoa – Posto e Pousada São Pedro – Frigo Boi O Paulão – Panificadora Gomes – Mix Celulares – Bar O Gostosão – Rei do Frango – Maurício Automóveis – Depósito E. C. Mororó – Agroipu – Água Brisa da Serra – Idil Distribuidora – Heineken – vereador Zeca Rufino – vereadora Arlete – vereador Dr. Alberto – vereador Monga – Manoel Palácios “Hexa”.

Governo do Estado comemora Dia do Ceará com atividades em Aquiraz e Fortaleza

bandeira-do-ceara-displaced-mapO Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, comemora nesta sexta-feira (17) os 215 anos de emancipação do Estado. A programação comemorativa ao Dia do Ceará será realizada no município de Aquiraz, primeira capital do Estado, com abertura oficial às 16 horas, na Praça da Matriz, tendo apresentação da banda municipal, e em Fortaleza, com a exposição fotográfica sobre a feitura de rabeca pelo Mestre Vino, luthier de Irauçuba, no Museu do Ceará.

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799.

A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799. A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

Momentos históricos

Em 1817, os cearenses, liderados pela família Alencar, apoiaram a Revolução Pernambucana. O movimento, que se restringiu ao Cariri, especialmente na cidade do Crato, foi rapidamente sufocado. Em 1824, após a independência, foi a vez dos cearenses das cidades do Crato, Icó e Quixeramobim demonstrarem sua insatisfação com o governo imperial. Assim eles aderiram aos revoltosos pernambucanos na Confederação do Equador.

No século XIX, vários fatos marcaram a história do Ceará, como o fim da escravidão no Estado, em 25 de março de 1884, antes da Lei Áurea, assinada em 1888. O Ceará foi, portanto, o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão. Um cearense se destacou nessa época: o jangadeiro Francisco José do Nascimento, que se recusou a transportar escravos em sua jangada. José do Nascimento ficou conhecido como Dragão do Mar, atualmente nome do maior centro cultural do Estado, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Entre 1896 e 1912, o comendador Antônio Pinto Nogueira Accioly governou o Estado de forma autoritária e monolítica. Seu mandato ficou conhecido como a política aciolina, que provocou o surgimento de diversos movimentos messiânicos, alguns deles liderados por Antônio Conselheiro, Padre Ibiapina, Padre Cícero e o beato Zé Lourenço. Os movimentos foram uma forma que a população encontrou de fugir da miséria pela qual passava a região. Foi também nessa época que surgiu o movimento do cangaço, liderado por Lampião.

Nos anos 30, cerca de três mil pessoas se reuniram, sob a liderança do beato Zé Lourenço, na região no sítio Baixa Danta, em Juazeiro do Norte. O sítio prosperou e desagradou a elite cearense. Em setembro de 1936, a comunidade foi dispersa e o sítio incendiado e bombardeado. O beato e seus seguidores rumaram para uma nova comunidade. Alguns moradores resolveram se vingar e prepararam uma emboscada, que culminou num verdadeiro massacre. O episódio ficou conhecido como “Caldeirão”.

Nos anos 40, com a Segunda Guerra Mundial, foi montada uma base norte-americana no Ceará mudando os costumes da população, que passou a realizar diversos manifestos contra o nazismo. Também na mesma década, o governo, a fim de estimular a migração dos sertanejos para a Amazônia, realizou uma intensa propaganda. Esse contingente formou o “Exército da Borracha”, que trabalhou na exploração do látex das seringueiras. Milhares de cearenses migraram para o Norte e acabaram morrendo no combate entre Estados Unidos e Aliados com os exércitos do Eixo, sem os seringais da Ásia para abastecê-los.

Mestre Vino, o luthier de Irauçuba

A exposição no Museu do Ceará é composta por treze fotografias de Francisco Sousa, com curadoria e apresentação do professor Gilmar de Carvalho, incluindo ainda a apresentação de um vídeo de 15 minutos que conta o passo a passo da arte de Mestre Vino, produzido por Darwin Brandão, Helena Martins, Igor Caracas e Chico Célio Vieira. "Silvino Veras d'Ávila (1917-2013). Mestre Vino foi dos mais importantes e atuantes fabricantes de rabeca que o Ceará já teve. Começou como carpinteiro, fazendo telhados, portas, móveis e aviamentos para casas de farinha. Depois, teve a ideia de construir uma rabeca, porque um primo comprou um instrumento, e ele quis também fazer a festa. Fez tantas que perdeu a conta. Tocou nos reisados, acompanhando as danças de São Gonçalo e as “mungangas” dos mamulengos que se apresentavam pelo sertão. Foi na luteria (arte de fabricar rabecas) que ele deixou sua grande marca. Fez rabecas que se espalharam por todo o Ceará. Usava umburana, recorria a instrumentos precários, tinha suas formas e moldes. Mestre Vino tinha um jeito muito especial de fazê-las. Depois de prontas, vinha seu toque mais especial: espremia uma esferográfica de cor vermelha e misturava a tinta com o verniz. Era sua marca registrada, uma espécie de assinatura das rabecas que fazia.

Serviço
Comemorações do Dia do Ceará
Data: Sexta-feira, 17 de janeiro
Programação
Em Aquiraz
Local: Praça da Matriz
9h - Visita guiada ao Museu Sacro São José de Ribamar
16 horas - Abertura com a banda de Música de Aquiraz (executando dobrados e MPB)
16h30min - Execução dos Hinos de Aquiraz, do Ceará e do Hino nacional
16h45min - Hasteamento das bandeiras de Aquiraz, do Ceará e do Brasil
17 horas - Homenagem e entrega da Medalha Capitão Mor
17h15min - Palavra do Secretário de Cultura do Estado, do Prefeito de Aquiraz e do Governador do Estado do Ceará
18 horas - Missa na Igreja Matriz de São José de Ribamar
19 horas - Apresentação do humorista Gil Soares
19h30 - Apresentação de Grupo de Cultura Tradicional Popular do Ciclo Natalino
Em Fortaleza
Exposição fotográfica sobre a feitura de rabeca pelo Mestre Vino, luthier de Irauçuba
Local: Museu do Ceará - Rua São Paulo, 51 - Centro
Horário: 9 às 17 horas

(Da Assessoria de Comunicação da Secult)
 

TAUÁ: Garoto de 7 anos morre esmagado por uma pedra na Vila de Castelo

Um garoto de 7 anos morreu esmagado por uma pedra na Vila de Castelo, distante 18km da cidade de Tauá.
O acidente aconteceu por volta das 17:30h desta quinta-feira, 16, quando Carlos Henrique de Souza Gonçalves, filho de Aristides Gonçalves da Silva Filho(falecido) e Maria Solange Brito de Souza, mas que era criado pelos avós, Francisco Brito de Souza e Francisca das Chagas de Souza, em companhia de outras 4 crianças, estava brincando em cima de umas pedras existentes em um terreno onde o proprietário fazia escavações para remover as rochas para iniciar a construção de uma casa, quando uma das pedras rolou e caiu por cima do garoto.
Imediatamente, populares correram para o local na tentativa de remover a enorme pedra, que segundo o Sgt Nazareno, do Corpo de Bombeiros, pesava cerca de 3 toneladas. Foi um momento de agonia porque o garoto ainda se mexia, mas instantes depois ele morreu.
Equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Pró-cidadania estiveram no local e com a ajuda dos moradores, conseguiram remover a pedra e resgatar o garoto. Somente o rosto da vítima ficou um pouco desfigurado.
O proprietário do terreno onde aconteceu o acidente, Sr. Francisco Gomes da Silva, disse a reportagem que estava fazendo escavações no local e pediu por várias vezes aos garotos que estavam brincando em cima das pedras, para saírem daquele local e de repente a pedra se moveu caindo por cima do menino.Carlos Henrique era criado pelos avós e sua mãe reside em Maracanaú. O pai dele morreu vítima de acidente.
O Delegado Dr. Sérgio Santos, que está respondendo pelo comando da Polícia Civil de Tauá, acompanhado dos inspetores, esteve na residência do proprietário do terreno colhendo informações para as investigações do inquérito policial a ser instaurado para apurar o ocorrido.
O corpo do menino foi conduzido pela viatura do Pró-cidadania até o Hospital de Tauá para ser levado ao IML.

Blog do Wilrismar Holanda
 

Homem é encontrado morto às margens da BR 020 em Parambu

Um homem de 25 anos foi encontrado sem vida às margens da BR 020 em Parambu. O fato só foi percebido por um caminhoneiro que passava pela rodovia no inicio da tarde desta quinta feira (16), próximo à localidade de Pau Preto.

Caído às margens da pista, já sem vida, estava o  jovem Pedro Rogério Alexandrino Feitosa, filho do ex vereador de Tauá Pedro de Deus Alexandrino Feitosa e da Sra. Graça que é funcionária da Prefeitura de Tauá. Sendo a vitima também irmão do atual vereador Chico Neto do SDD de Tauá. Pedro Rogério residia na Rua Joana Angélica em Parambu.
A vitima conduzia uma moto HONDA BROZ, 2013, COR VERMELHA, PLACA ORS 5336 de Parambu que foi recolhida ao pátio da Delegacia Municipal deste município.
O corpo já apresentava rigidez cadavérica levando a crer que a morte tenha acontecido ainda durante a noite do dia anterior. Também no corpo da vítima foram encontrados alguns ferimentos causados por objetos pontiagudos não descartando a possibilidade de homicídio.

O corpo foi levado ao hospital Dr. Alberto Feitosa Lima e depois ao IML de Iguatú.

Ceará enfrenta ameaça de racionamento de álcool e gasolina

O parque de tancagem do Mucuripe, que armazena o combustível que chega ao Ceará, está defasado. Demanda por gasolina cresceu 133% em 14 anos.
 

Donos de postos da Capital temem racionamento de gasolina, álcool e diesel nos próximos dias. A causa é a falta de local para armazenagem dos combustíveis que chegam ao Porto do Mucuripe, onde fica o único parque de tancagem do Ceará. O Porto tem apenas dois terminais ativados para a estocagem do combustível, que chega por meio de navio ou caminhão. O Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos) define a situação como preocupante e diz que os atrasos para entrega podem chegar a três dias.

Os proprietários dizem que a falta de estrutura do Porto do Mucuripe é o grande causador dos atrasos. Na avaliação de Sobral Júnior, proprietário da rede de postos de combustível Sobral & Palácio, Fortaleza dispõe de capacidade limitada de estoque. “Se houvesse um bom estoque, não teríamos esse tipo de problema. Mas é tudo limitado no Mucuripe”, diz.

Questionado sobre a possível falta de combustível nas bombas, ele enfatiza sua preocupação. “Tememos a falta de abastecimento. A logística está comprometida e não há previsão de regularidade. Talvez falte em alguns postos, mas conseguimos segurar o fornecimento aos consumidores da nossa rede por até três dias”.

A mesma reclamação faz o proprietário do Posto HB, Paulo Sérgio Pereira. Segundo ele, o terminal não evoluiu nos últimos 15 anos e a demanda cresceu. Entre 2000 e 2013, o consumo de gasolina no Ceará cresceu 133% segundo dados da Agência Nacional de Petróleo. Nesse período, o Mucuripe teve três terminais para estoque de combustível desativados.

“Está virando uma bola de neve, pedimos 40 mil litros e eles entregam 10 mil. Semana passada, 54% dos postos da Capital ficaram sem gasolina. Não temos mais estoque e os postos não suportam a demanda da Capital”, diz.

O assessor de economia do Sindipostos, Antônio José Costa, diz não acreditar que haverá uma falta total de combustíveis, porém os problemas na distribuição devem se manter. “Sabemos que o gargalo principal é a falta de estrutura do Porto do Mucuripe, mas acredito que não vá haver desabastecimento”.

Antônio José aponta a construção de terminais de estocagem no Terminal Portuário do Pecém como a solução mais viável para o problema. “Enquanto não é definida a situação dos terminais no Pecém, ninguém investe no Mucuripe e a demanda segue crescendo. Uma alternativa seria um ajuste no Mucuripe até a abertura do Pecém”, diz em referência à transferência do parque de tancagem.

Lubnor
De acordo com Alexandre Jardim, gerente geral da Lubnor Petrobras, que estoca combustível no Mucuripe, as empresas aguardam a finalização das obras no Pecém para iniciar o processo de migração. Ele avalia que esse processo deve ocorrer de forma gradativa entre as distribuidoras, mas não citou prazos.  
(Colaborou Yara Peres)
Números

54%
dos postos do Ceará ficaram sem gasolina na semana passada segundo empresário do setor
SERVIÇO

Consulte o preço dos combustíveis no site da ANP

Onde: www.anp.gov.br/preco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário