Terão início nesta segunda-feira, 6, as inscrições para o Sistema de
Seleção Unificada (Sisu 2014). Os candidatos que participaram dos testes
poderão se inscrever até o próximo dia 10 de janeiro no site do
Ministério da Educação.
Até lá, os estudante podem trocar as opções no sistema quantas vezes
quiserem, pois apenas as últimas opções cadastradas serão consideradas
no fechamento das inscrições. A primeira chamada do Sisu do primeiro
semestre de 2014 será divulgado no dia 13 de janeiro. As matrículas
estarão abertas nos dias 17, 20 e 21 de janeiro.
Entre as instituições cearenses, a Universidade Federal do Ceará (UFC)
oferece o maior número de vagas com 6.378 oportunidades para o Estado.
Ao todo, com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Ceará (IFCE) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia
Afro-Brasileira (UNILAB) serão ofertadas 8.437 vagas por meio do Sisu no
Ceará.
O IFCE fica em segundo lugar na oferta de vagas para o Ceará, com 1.865
vagas. Nas 6378 vagas da UFC estão incluída as 720 vagas para a
Universidade Federal do Cariri (UFCA), que a UFC é tutora. A UNULAB
oferta 194 vagas no Campus de redenção.
O curso de Medicina, com 160 vagas abertas, é o que conta com a maior
quantidade de vagas ofertadas, seguido do curso de Agronomia, que
oferece 140 vagas. Engenharia de Energias e Meio Ambiente e Engenharia
Civil, com 120 vagas, ofecem o terceiro maior número de vagas.
Neste ano, o número de instituições participantes cresceu, passando de
101 para 115. Também aumentou a quantia de cursos oferecidos, que em
2013 somavam 3.751 e neste ano é de 4.73.
Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse aqui o site do programa.
Criança de 6 anos é encontrada dentro de mata depois de 6 horas desaparecida
Moradores entraram na mata a procura da criança que teria sido vista por vizinhos próximo a uma entrada de um terreno de mata ao lado da Estação de Tratamento de Água do SAAE - ETA, próximo a casa onde a criança mora com os pais.
Policia Militar, viatura da Guarda Municipal e até o Corpo de Bombeiros de Sobral foram acionados. Vizinhos e pessoas desconhecidas se uniram em busca da criança, até um carro de som foi utilizado para avisar os moradores dos bairros vizinhos sobre o desaparecimento da menina.
Pegadas delas foram encontrada em terreno alagado |
Segundo a mãe a criança mora a pouco tempo, apenas dois dias em Ipu e não conhecia direito a cidade. "Graças a Deus minha filha está viva e não aconteceu nada de grave com ela" enfatiza a Mãe.
Ela foi encontrada por um grupo de pessoas que a encontraram em uma mata fechada próximo a uma fazenda no bairro da Lagoa em Ipu (CE).
Fonte: Ipu Notícias
Fiscalização do trânsito é precária na maioria dos municípios do Interior
No Ceará, 52 cidades têm o sistema de trânsito municipalizado, mas o serviço só funciona efetivamente em cerca de dez delas. Conforme o Detran, mais de 17 mil acidentes foram registrados no Ceará em 2013.
Nas cidades onde existem autarquias ou departamentos municipais de trânsito os flagrantes de impudência e infrações são mais frequentes nos fins de semana. Em Quixadá e Quixeramobim não se vê agentes nas ruas aos sábados e domingos. A Polícia Militar (PM) é quem está fazendo a fiscalização, flagrando motoristas e motociclistas embriagados. Até pouco tempo antes da chegada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) na região, na maioria das vezes as vítimas eram socorridas pelas viaturas da PM.
Nas zonas rurais a situação é mais grave. Até crianças, algumas com menos de 10 anos de idade, pilotam motocicletas. Outras, dirigem até ônibus escolares. As denúncias, anônimas, costumam ser feitas através das emissoras de rádio. Os ouvintes reclamam da falta de fiscalização e da irresponsabilidade dos pais. Outros acusam os gestores municipais de solicitarem ao Governo do Estado a não realização de blitz do Detran nos seus municípios. Os responsáveis pelas autarquias e departamentos de trânsito contestam as denúncias e alegam não terem efetivos suficientes para realização de blitz com mais frequência.
Esse é o caso de Sobral. Com um contingente de 13 agentes na Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a fiscalização na cidade trabalha principalmente com parcerias entre coirmãs como a Policia Rodoviária Federal e Estadual, além de órgãos municipais e empresas privadas para fiscalização do trânsito, de acordo com o responsável pela CTTU, coronel Tadeu Araújo.
Segundo ele, em dois anos, o crescimento da cidade causou uma explosão na frota principalmente de motocicletas. "Esse crescimento de frota, hoje com mais de 80 mil veículos, se considerarmos a frota flutuante, não acompanhou o número de expedições de Carteiras Nacionais de Habilitação, sendo hoje a condução de motocicletas sem carteira o maior problema do trânsito no Município".
Sobre o contingente reduzido, o coronel explica que a expectativa é de, neste ano, o problema seja solucionado, com a realização de concurso público.
No Centro-Sul, o ano novo começa com um problema recorrente na maioria das cidades do Interior do Ceará: a falta de fiscalização no trânsito e o abuso diário de condutores de veículos que insistem em desrespeitar as leis de trânsito. Quem percorre diariamente rodovias estaduais e as ruas das pequenas cidades no sertão cearense se depara com cenas de motos com três ou mais tripulantes, falta de uso de capacete, transporte de crianças de colo, adolescente dirigindo e condutores sem habilitação. Na cidade de Icó, por exemplo, o trânsito é municipalizado, mas falta fiscalização. O risco de acidente é evidente. Na prática, os semáforos instalados não são respeitados.
O uso do capacete não é seguido por motoqueiros. Na zona rural, o problema agrava-se com o excesso de velocidade.
Também em Russas, a precariedade na fiscalização de trânsito se dá pelo baixo contingente de agentes de trânsito, segundo explicou o diretor adjunto do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Gilvan Gonçalves. De acordo com ele, o município possui apenas 14 agentes, onde apenas quatro fazem a ronda diariamente no Centro da cidade. A frota de veículos licenciados no município é de 27 mil. Para o diretor, seria necessário um agente para cada mil veículos. "Não seria o ideal, mas chegaria perto", conta.
Com o número reduzido de pessoal, somente o Centro da cidade é fiscalizado, ficando a periferia exposta à negligencia de condutores. Entre as infrações mais comuns estão pessoas conduzindo motocicletas sem capacete e com o número excedente de passageiros, chegando a três ou quatro pessoas numa moto.
Sem habilitação
A zona rural também sofre com o problema, onde envolve embriaguez ao volante, menores conduzindo motocicletas, alta velocidade, pessoas não habilitadas e a não utilização do capacete. "Para um trabalho mais efetivo no trânsito, tanto na zona urbana quanto na zona rural, seriam necessários 50 agente efetivos. Estamos aguardando um concurso público prometido pela prefeitura", diz ele.
As maiores infrações no trânsito em Crateús são estacionamento proibido na zona urbana e na zona rural, menor ao volante, uso de descargas adulteradas e excesso de velocidade, de acordo com informações do Demutran. Na cidade a situação é regular; há guardas diuturnamente nas ruas, especialmente na área central e moto-patrulhas circulam nas demais vias. É na zona rural onde a situação é crítica, devido à imprudência dos condutores que dirigem pelas ruas e estradas vicinais e a pouca - quase inexistente - fiscalização.
Segundo o Demutran, o contingente de agentes é insuficiente para fiscalizar sede e zona rural. Nove agentes realizam o trabalho na sede. O órgão vai ao Interior quando é acionado pela população ou em parceria com a Polícia Militar.
"Na cidade, conseguimos equacionar soluções, como uso de capacete, obediência às faixas de pedestres e diminuição de menores ao volante. As pessoas estão mais conscientes. Na zona rural não temos contingente para a fiscalização diária, nem semanal. Colocamos sinalização nos distritos, mas fiscalizamos eventualmente, após denúncias da população" diz o diretor do Demutran, Severino Gomes.
Fonte: Diário do Nordeste
Trágico acidente entre Camocim e Granja envolve duas vítimas de Forquilha
Um
trágico e violento acidente de trânsito deixou o saldo negativo de duas
pessoas mortas e uma ferida na manhã deste domingo (05). O sinistro
aconteceu por volta das 05h00 na CE-085, mais precisamente no “Alto do
Pereirinha”, entre Camocim e Granja.
As
primeiras informações colhidas pelo Camocim Polícia 24h é que um casal
que residia na cidade de Forquilhas havia vindo passar o final de semana
na casa de amigos aqui em Camocim e às 05h00 da manhã haviam partido em
uma moto para sua cidade.
O acidente
O
casal trafegava em uma motocicleta Honda Titan de cor preta quando
entre Camocim e Granja, na subida do Alto do Pereirinha colidiu
frontalmente com uma moto Yamaha YBR também de cor preta. A colisão foi
forte e violenta e produziu cenas fortes e marcantes.
O
funcionário da Grendene de Sobral identificado como Joaquim Amaro de
Sousa, 27 anos, o qual conduzia a moto Honda Titan sofreu várias lesões
por todo o corpo e teve morte imediata.
Vítima fatal Joaquim Amaro, residente em Forquilha |
Sua
esposa, a Sra. Patrícia Mendes Rodrigues, 30 anos, também funcionária
da Grendene, sofreu uma forte pancada na perna e foi socorrida por
populares para o hospital Murilo Aguiar e por Deus nada de grave lhe
aconteceu.
A
outra vítima foi o funcionário da COOPTRAS identificado como Francisco
Edilson dos Santos Mendes, 18 anos, natural e residente na cidade de
Granja, o qual trafegava no sentido Granja/Camocim, também sofreu várias
lesões e morreu ainda no local do sinistro.
Vítima fatal Francisco Edilson, residente em Granja |
Informações colhidas pela polícia dão conta que o jovem trabalha para uma mulher dona de transporte alternativo aqui na cidade.
Os
policiais do Ronda de Camocim juntamente com os da P.R.E. de Granja
foram ao local e fizeram o isolamento da área até a chegada da Perícia
Forense. Os dois corpos foram trasladados ao IML da cidade de Sobral
para que fossem tomados os procedimentos de praxe.
Patrícia Mendes Rodrigues saiu lesionada mais passa bem |
Moto conduzida por Francisco Edilson |
Moto em que viajavam o casal de Forquilha |
Fonte: Camocim Polícia 24h
Jovem tira a própria vida em Acopiara
O plantão de polícia em Acopiara registrou na manhã de hoje (05) morte
por enforcamento na localidade de Pitombeira, distante 10 km da sede
urbana.
A vítima foi o frentista Joaquim de Sousa Alves, 23 anos. Ele foi
encontrado pelo pai, no quintal, dependurado em uma árvore pelo sinto.
O rabecão do IML de Iguatu esteve no local e fez a remoção do corpo.
Joaquim trabalhava no posto Lajes, próximo a rótula. A família não soube
explicar o que levou o jovem a tirar a própria vida.
Polícia encontra corpo de crediarista que estava desaparecido em Iguatu
O corpo de Eugênio Cardoso de Araújo, 25 anos, estava jogado em um matagal entre a Vila Moura e o Bairro Chapadinha - Foto: J. Guedes |
Depois de vários dias de buscas foi encontrado morto, na manhã deste
domingo, 5, o crediarista que havia desaparecido desde o dia 30 de
dezembro, após sair de casa para realizar cobranças no bairro João Paulo
II e Vila Neuma. Um bilhete anônimo enviado a um policial militar
indicou o local onde estaria o corpo.
O corpo de Eugênio Cardoso de Araújo, 25 anos, estava jogado em um
matagal entre a Vila Moura e o Bairro Chapadinha, já em estado avançado
de putrefação, e com várias perfurações. Junto estava a bolsa do crediarista, uma camisa pendurada em uma árvore com marcas de perfurações de faca e bala, e um capacete.
Testemunhas chegaram a afirmar para a polícia terem visto a vítima em
companhia de outros homens no bairro da Vila Neuma, no dia do seu
desaparecimento, quando o mesmo trabalhava fazendo cobranças.
A operação foi comandada pelo delegado Agenor Freitas de Queiroz, com
apoio da Polícia Militar. O caso será investigado pela Delegacia
Regional de Polícia Civil de Iguatu.
Eugênio Cardoso saiu de sua residência no dia 30 de dezembro, em uma
motocicleta de placa ORO-3754, e não mais foi visto pela família. Na
manhã do dia 31, sua moto foi encontrada totalmente queimada no lixão,
que fica localizado próximo ao Bairro Chapadinha, às margens da rodovia
que liga o município de Iguatu a Icó.
Polícia Federal ameaça greve durante a Copa do Mundo
Uma ameaça de greve dos agentes da Polícia Federal, que no ano passado realizaram diversas movimentações nos aeroportos brasileiros, preocupa o Governo Federal.
A categoria é a única dos servidores federais que não chegou a acordo salarial no ano passado, por esse motivos, eles se articulam para fazer paralisações na Copa do Mundo.
Mas, o maior temor do governo é que a pressão por reajuste contamine as polícias civis e militares, num período em que a segurança não pode falhar.
Com as eleições, o governo tem prazo até abril para resolver o impasse, já que não pode dar aumento a partir de 180 dias das eleições.
Aiuaba vive clima de tensão política
A cidade de Aiuaba está vivenciando um clima de tensão desde a última sexta-feira. O rompimento político entre o atual prefeito, Airton Araújo, e o ex-prefeito, Ramilson Araújo, deixou os ânimos acirrados, ocorrendo até ameaças entre as duas famílias.
Na sexta-feira passada, o ex-prefeito foi para à sede da Prefeitura pela manhã e permaneceu até o início da tarde. Um grupo de simpatizantes acompanhou o ex-gestor e houve manifestação.
Para evitar confronto, o prefeito não compareceu à Prefeitura. Houve pedido de reforço policial de municípios vizinhos. Os policiais acompanharam à distância o grupo. Há expectativa de que ocorra conflito na manhã de hoje. É que, segundo políticos locais, o gestor atual e o ex-prefeito decidiram comparecer à sede da Prefeitura.
O vereador de oposição, Eduardo Andrade, disse que o clima de tensão é evidente e espera que ocorra responsabilidade no modo de agir dos dois líderes políticos. "A gente quer que o prefeito evite o confronto e procure as autoridades policiais e judiciárias para garantir o seu direito de administrar o município. Infelizmente já circulam informações de que houve ameaças entre as duas famílias".
De acordo com Andrade, o ex-gestor permanecia com forte ingerência administrativa, mas decorrido um ano de disputa interna de poder, o prefeito Airton Araújo resolveu administrar sem interferência do antecessor, ocorrendo o rompimento político entre os dois.
"O ex-prefeito quer continuar mandando e administrando, e isso não é legal e ético. O resultado desse quadro é que a administração enfrenta problemas de pagamento em atraso de salários, fornecedores e prestadores de serviço", frisa Andrade.
Ele conta que no último sábado a confusão continuou, desta vez com familiares dos dois políticos. "O pai do ex-prefeito foi à residência do pai do prefeito e ocorreu discussão entre os dois, inclusive com brigas. Não houve agressão física porque foram separados, mas o clima pesou entre os dois", revela Andrade. Ramilson Araújo administrou o município de Aiuaba por dois mandatos seguidos. Na eleição de 2012, indicou e apoiou o seu primo legítimo, Airton Araújo, que foi eleito.
Ainda segundo o vereador, o prefeito afirmou que hoje entrará na Prefeitura e assumirá a função para a qual foi eleito pelo povo e mudará os assessores. Fará nomeações de acordo com os seus critérios e não mais as pessoas indicadas pelo ex-prefeito.
O vereador informou ainda que há indícios de que a situação se acalme, após comentários de que o governador Cid Gomes manteve contato com o ex-prefeito orientando que ele recuasse e aceitasse o fato de que o prefeito é Aírton Araújo. Citou também que o vice-governador, Domingos Filho, enviou um assessor para acalmar os ânimos entre os dois gestores.
Nas redes sociais circulam informações de que o rompimento ocorreu quando o prefeito decidiu mudar a empresa que faz a contabilidade do município, ligada ao ex-gestor. "Daí Ramilson não gostou da atitude e resolveu invadir o prédio da Prefeitura e disse que quem manda lá é ele. Muitos simpatizantes do ex-prefeito também ficaram de frente ao prédio", postou o internauta Luiz Vasconcelos.
A reportagem do Diário do Nordeste tentou o contato telefônico com o prefeito, mas o celular estava desligado.
Ceará terá R$ 80 bi para infraestrutura até 2018
Com R$ 80,1 bilhões previstos para investimentos em infraestrutura até
2018, o Ceará ocupa a quarta posição no ranking brasileiro de estados
que terão os maiores aportes nessa área. O resultado foi revelado em
pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Tecnologia para
Construção e Mineração (Sobratema), que aponta desembolsos de R$ 1,19
trilhão no País, partindo tanto da iniciativa pública quanto privada.
O estudo, intitulado "Principais Investimentos em Infraestrutura no
Brasil até 2018" e realizado pelas empresas Criactive e Inteligência,
aponta 8.300 obras em andamento, em projeto ou intenção, em oito setores
da economia - óleo e gás, transporte, energia, saneamento, indústria,
infraestrutura de habitação, infraestrutura esportiva, dentre outros.
Com os investimentos programados, o Ceará participa com 6,71% do total,
em recursos financeiros, projetado para o Brasil. Se comparado apenas
com o Nordeste, o Estado fica em primeira colocação, com 28,74% do valor
somado dos nove estados nordestinos. O montante a ser aplicado na
região soma R$ 278,78 bilhões no período de 2013 a 2018 e está
fortemente concentrado em quatro estados: Maranhão (R$ 59,6 bilhões),
Pernambuco (R$ 55,5 bilhões), Bahia (R$ 50,9 bilhões), além do próprio
Ceará. Há ainda outros R$ 10,5 bilhões em investimentos que englobam
vários estados, como é o caso da transposição do Rio São Francisco e da
ferrovia Nova Transnordestina.
"Realmente, o Ceará tem sido agressivo com investimentos nos últimos
anos, tanto por parte da iniciativa pública quanto da privada. Nesta
última, temos, no momento, significantes aportes na área de siderurgia,
com a construção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e da
Siderúrgica Latino-Americana (Silat)", avalia o economista e consultor
internacional Alcântara Macêdo.
Renegociação de dívidas de produtores rurais somou R$ 1,3 bilhão em 2013
A renegociação de dívidas de agricultores familiares e empresariais dos
estados do semiárido brasileiro encerrou o ano com R$ 1,3 bilhão em
débitos liquidados e 114,9 mil operações renegociadas.
A Bahia foi a responsável pela maior parte desse volume, com R$ 250
milhões renegociados. Em segundo lugar ficou o Piauí, com R$ 217
milhões, seguido de Minas Gerais, com R$ 211 milhões. Os dados foram
divulgados pelo Ministério da Integração Nacional.
A renegociação a que se refere o balanço foi instituída pela Lei n°
12.844/2013, especificamente para ajudar agricultores afetados pela
estiagem. A oportunidade é válida para débitos contraídos até dezembro
de 2006.
Na última segunda-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN)
aprovou, ainda, condições especiais de renegociação para produtores
rurais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste que queiram liquidar débitos
contraídos até 2010.
Além de possibilidade de liquidar débitos, o governo instituiu, desde
maio de 2012, linhas de crédito emergenciais para auxiliar a população
atingida pela seca. O prazo para contratação desses empréstimos
encerrou-se em 30 de dezembro de 2013. Por enquanto, não houve
prorrogação.
Poder Judiciário cearense estipula metas de desempenho para 2014
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) estipulou metas de desempenho a serem alcançadas pelas unidades do Poder Judiciário estadual em 2014. Os critérios estão alinhados ao Plano Estratégico e foram fixados pela Portaria n° 1931/13, publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última segunda-feira (30/12). O objetivo é mensurar o trabalho dos servidores e incrementar a produtividade.Entre os indicadores e as metas relativos às unidades judiciárias está o Índice de Estímulo ao Descongestionamento, que estipula a baixa de 80% dos processos julgados até 31 de dezembro de 2013. A meta deve ser atingida pelas secretarias das varas, juizados especiais e turmas recursais. Outra meta é movimentar, até o final deste semestre, 100% de processos enquadrados nas metas 2, 4 e 6 de 2014 do Conselho Nacional de Justiça.
Quanto às unidades administrativas, foram fixadas metas para quantidade de boas práticas implementadas e redução de consumo de papel e copos descartáveis, entre outras. Há ainda percentual para capacitação de servidores em competências estratégicas e índices de satisfação no atendimento.
O cumprimento das metas é necessário para a concessão da Gratificação por Alcance de Metas (GAM). A Comissão Gestora da GAM tem as atribuições de administrar, controlar e acompanhar a concessão do benefício. A equipe é coordenada pela secretária especial de Planejamento e Gestão, Diana Santos Pontes, e pela titular da Secretaria de Gestão de Pessoas, Vládia Santos Teixeira.
Cid descarta Roberto Cláudio e diz que lista é ´torcida´
O governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), minimizou, na tarde da última
sexta-feira (03), em entrevista ao Diário do Nordeste, as declarações do
presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior, de que o partido irá
indicar o candidato a sucessão do chefe do Executivo Estadual nas
eleições de outubro deste ano. Cid diz nunca ter apresentado uma lista
oficial com potenciais candidatos ao dirigente, mas não negou a
possibilidade de quatro dos cinco nomes citados pelo dirigente
concorrerem ao cargo, tendo descartado apenas uma eventual candidatura
do prefeito Roberto Cláudio.
Foto: Beatriz Bley |
Cid Gomes evitou detalhar temas relacionados à eleição deste ano,
mas garantiu que Roberto Cláudio está descartado para disputar o
Governo.
Como publicado na edição de ontem do Diário do Nordeste, Eurípedes admitiu que o PROS vai indicar o candidato à sucessão de Cid Gomes. Segundo ele, a candidatura no Estado já integra o projeto nacional da legenda de ter cinco candidatos a governador no País. O dirigente alega que o próprio governador apresentou uma lista com potenciais candidatos, na qual, além do prefeito, estaria o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; o ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino; o deputado estadual Mauro Filho; e o vice-governador Domingos Filho.
"Entendo como uma torcida natural de um presidente de um partido que queira que seu partido tenha candidatos. Acho que essa declaração dele foi um misto de informações e de especulações da imprensa", comentou o chefe do Executivo Estadual, dizendo que ainda não teve uma conversa formal com o presidente nacional do PROS para tratar do assunto. Apesar de negar que tenha apresentado a lista, Cid afirma que "desses nomes, um é descartado, que é o prefeito de Fortaleza", "porque ele tem que ser prefeito de Fortaleza".
Disciplinado
O governador voltou a dizer que está "disciplinado" a discutir a sucessão eleitoral somente a partir de abril ou maio deste ano e reafirmou que a prioridade é manter a aliança com todos os partidos da base aliada, entre eles o PMBD do senador Eunício Oliveira. "O fundamental é manter a aliança. Por último vamos começar a ver nomes. E todos os partidos da base aliada podem apresentar seus nomes", disse.
Embora já se anuncie e seja anunciado como pré-candidato ao Governo do Estado, assim como Cid Gomes, Eunício Oliveira também tem adotado discurso de que só discutirá aliança com Cid a partir de abril deste ano. Porém, em entrevista à imprensa, o peemedebista tem declarado, reiteradas vezes, querer apoio do chefe do Executivo Estadual para sua candidatura, mas, caso não consiga, "cada um seguirá o seu caminho", cabendo aos eleitores decidirem.
Sobre as declarações do presidente nacional do PROS de que o secretário da Saúde, Ciro Gomes, teria negado convite do dirigente para assumir algum ministério do Governo Dilma Rousseff, Cid Gomes garantiu que, até ontem, não houve nenhum convite formal da presidente para ele ou o irmão assumirem alguma Pasta. De acordo com Eurípedes Júnior, Ciro teria negado convite feito pelo dirigente para assumir a vaga que será ocupada pelo PROS no Governo Federal, sob a alegação que participará ativamente da campanha para sucessão do irmão no Estado.
Desrespeito
"Quem convida para o Ministério é a presidente da República, não é o presidente de partido. Não houve, por parte dela (Dilma), nenhum convite para assumir qualquer Ministério", garantiu o governador, dizendo ser pessoalmente contra a ida do irmão para um Ministério. "Acho que o Ciro faria muita falta aqui no Ceará", disse. "No dia que houver (um convite), pode ter certeza que nós devemos ter a discrição e delicadeza de negar para a presidenta, sem dar a divulgação para isso. É indelicado ficar noticiando que negou. Isso é um desrespeito", alfinetou.
Na entrevista, Cid comentou a repercussão nacional que teve a presença dele em Itapipoca, onde passou cerca de cinco dias ajudando nos reparos da adutora rompida. O governador rechaçou que tenha tomado tal atitude em busca de popularidade, afirmando que a intenção foi motivar o trabalho dos operários da obra. "Eu gosto de acompanhar as obras, todo mundo sabe disso. Mas não é todo dia que você vê um governador dando um mergulho para fechar uma válvula. É um cena inusitada, por isso a repercussão", declara.
Presidente da AL é aposta de aliados
Deputados cearenses não mostraram surpresa no anúncio feito pelo presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior, de que cinco nomes estariam postos para a sucessão de Cid Gomes no comando do Governo do Estado. Demonstrando mais interesse em uma candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque (PROS), os parlamentares ouvidos pelo Diário do Nordeste incluíram na lista o nome da secretária estadual da Educação, Izolda Cela.
Para Manoel Duca (PROS), o nome de sua preferência é o do vice-governador Domingos Filho, que já foi deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa. Ele também defende o nome de José Albuquerque, apontando o conhecimento político do parlamentar.
Lula Morais (PCdoB) afirmou não ter se surpreendido com a lista apresentada por Eurípedes, afirmando ainda que o presidente nacional do PROS não tem conhecimento amplo da política local do Ceará. Ele afirmou também que Izolda Cela é um nome que faz falta na lista. "Nós não temos predileção alguma, porque quem vai conduzir isso é o governador", afirmou.
Já Dedé Teixeira (PT) afirmou que existe uma aliança formada entre PT e PROS, e que o Partido dos Trabalhadores irá apoiar qualquer nome indicado pelo governador Cid Gomes para garantir um apoio ao PT para o Senado Federal. "A escolha vai ser do governador, e nós vamos indicar o senador", ressaltou.
O oposicionista Heitor Férrer (PDT) diz que a escolha do governador ficará entre Leônidas Cristino, José Albuquerque e Izolda Cela. "Tirar o Roberto Cláudio para uma disputa é um desgaste desnecessário". E acrescenta: "Está muito claro que a conversa que o Eunício queria ter com ele para ver se iria ser apoiado por Cid não vai mais acontecer".
Como publicado na edição de ontem do Diário do Nordeste, Eurípedes admitiu que o PROS vai indicar o candidato à sucessão de Cid Gomes. Segundo ele, a candidatura no Estado já integra o projeto nacional da legenda de ter cinco candidatos a governador no País. O dirigente alega que o próprio governador apresentou uma lista com potenciais candidatos, na qual, além do prefeito, estaria o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; o ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino; o deputado estadual Mauro Filho; e o vice-governador Domingos Filho.
"Entendo como uma torcida natural de um presidente de um partido que queira que seu partido tenha candidatos. Acho que essa declaração dele foi um misto de informações e de especulações da imprensa", comentou o chefe do Executivo Estadual, dizendo que ainda não teve uma conversa formal com o presidente nacional do PROS para tratar do assunto. Apesar de negar que tenha apresentado a lista, Cid afirma que "desses nomes, um é descartado, que é o prefeito de Fortaleza", "porque ele tem que ser prefeito de Fortaleza".
Disciplinado
O governador voltou a dizer que está "disciplinado" a discutir a sucessão eleitoral somente a partir de abril ou maio deste ano e reafirmou que a prioridade é manter a aliança com todos os partidos da base aliada, entre eles o PMBD do senador Eunício Oliveira. "O fundamental é manter a aliança. Por último vamos começar a ver nomes. E todos os partidos da base aliada podem apresentar seus nomes", disse.
Embora já se anuncie e seja anunciado como pré-candidato ao Governo do Estado, assim como Cid Gomes, Eunício Oliveira também tem adotado discurso de que só discutirá aliança com Cid a partir de abril deste ano. Porém, em entrevista à imprensa, o peemedebista tem declarado, reiteradas vezes, querer apoio do chefe do Executivo Estadual para sua candidatura, mas, caso não consiga, "cada um seguirá o seu caminho", cabendo aos eleitores decidirem.
Sobre as declarações do presidente nacional do PROS de que o secretário da Saúde, Ciro Gomes, teria negado convite do dirigente para assumir algum ministério do Governo Dilma Rousseff, Cid Gomes garantiu que, até ontem, não houve nenhum convite formal da presidente para ele ou o irmão assumirem alguma Pasta. De acordo com Eurípedes Júnior, Ciro teria negado convite feito pelo dirigente para assumir a vaga que será ocupada pelo PROS no Governo Federal, sob a alegação que participará ativamente da campanha para sucessão do irmão no Estado.
Desrespeito
"Quem convida para o Ministério é a presidente da República, não é o presidente de partido. Não houve, por parte dela (Dilma), nenhum convite para assumir qualquer Ministério", garantiu o governador, dizendo ser pessoalmente contra a ida do irmão para um Ministério. "Acho que o Ciro faria muita falta aqui no Ceará", disse. "No dia que houver (um convite), pode ter certeza que nós devemos ter a discrição e delicadeza de negar para a presidenta, sem dar a divulgação para isso. É indelicado ficar noticiando que negou. Isso é um desrespeito", alfinetou.
Na entrevista, Cid comentou a repercussão nacional que teve a presença dele em Itapipoca, onde passou cerca de cinco dias ajudando nos reparos da adutora rompida. O governador rechaçou que tenha tomado tal atitude em busca de popularidade, afirmando que a intenção foi motivar o trabalho dos operários da obra. "Eu gosto de acompanhar as obras, todo mundo sabe disso. Mas não é todo dia que você vê um governador dando um mergulho para fechar uma válvula. É um cena inusitada, por isso a repercussão", declara.
Presidente da AL é aposta de aliados
Deputados cearenses não mostraram surpresa no anúncio feito pelo presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior, de que cinco nomes estariam postos para a sucessão de Cid Gomes no comando do Governo do Estado. Demonstrando mais interesse em uma candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque (PROS), os parlamentares ouvidos pelo Diário do Nordeste incluíram na lista o nome da secretária estadual da Educação, Izolda Cela.
Para Manoel Duca (PROS), o nome de sua preferência é o do vice-governador Domingos Filho, que já foi deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa. Ele também defende o nome de José Albuquerque, apontando o conhecimento político do parlamentar.
Lula Morais (PCdoB) afirmou não ter se surpreendido com a lista apresentada por Eurípedes, afirmando ainda que o presidente nacional do PROS não tem conhecimento amplo da política local do Ceará. Ele afirmou também que Izolda Cela é um nome que faz falta na lista. "Nós não temos predileção alguma, porque quem vai conduzir isso é o governador", afirmou.
Já Dedé Teixeira (PT) afirmou que existe uma aliança formada entre PT e PROS, e que o Partido dos Trabalhadores irá apoiar qualquer nome indicado pelo governador Cid Gomes para garantir um apoio ao PT para o Senado Federal. "A escolha vai ser do governador, e nós vamos indicar o senador", ressaltou.
O oposicionista Heitor Férrer (PDT) diz que a escolha do governador ficará entre Leônidas Cristino, José Albuquerque e Izolda Cela. "Tirar o Roberto Cláudio para uma disputa é um desgaste desnecessário". E acrescenta: "Está muito claro que a conversa que o Eunício queria ter com ele para ver se iria ser apoiado por Cid não vai mais acontecer".
Do blog Política do Diário do Nordeste
Marina Silva concorda em ser vice de Eduardo Campos
Marian Silva |
Eduardo guarda na memória do seu computador pessoal os resultados de pesquisa recente encomendada pelo PSB sobre a eleição em São Paulo. Uma das questões propostas aos entrevistados testou a popularidade de Marina Silva e o alcance do seu apoio como vice à candidatura de Eduardo.
A popularidade de Marina bateu a casa dos 20%. Com o apoio dela, Eduardo ultrapassa Aécio Neves, aspirante a candidato do PSDB a presidente, nas maiores cidades do Estado. Os resultados da pesquisa convenceram o governador de Pernambuco a acatar o veto de Marina ao nome de Alckmin.
A ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PSB), resiste ao assédio de Marina para ser candidata ao governo do Estado. Eduardo resiste à pressão da cúpula do PSB paulista para que o partido apoie a reeleição de Alckmin e continue fazendo parte do governo dele.
O PSB precisa de candidato próprio em São Paulo para dar palanque a Eduardo. Em breve, Aécio retribuirá o gesto de Eduardo que oficializou em Pernambuco a entrada do PSDB no seu governo. O partido ganhou uma secretaria de Estado e a chefia do Detran. O candidato de Aécio ao governo de Minas Gerais será o atual prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB).
MEC divulga resultado do ENEM
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 já podem
consultar o resultado do exame. O Ministério da Educação (MEC) divulgou
no fim da noite dessa sexta-feira (3) as notas na internet. Para
consultar o resultado, o estudante deve usar a senha do Enem e o número
de inscrição ou o CPF. Quem perdeu a senha pode recuperá-la no próprio
site. No ano passado, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem.
Aqueles que têm dúvida sobre o gabarito, podem consultá-lo nos site do
Ministério da Educação. No entanto, é preciso lembrar que no Enem, a
correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item
(TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de
acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item em que
grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por
essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão
com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. Dessa
forma, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o
número de erros e acertos em cada uma das provas.
Para ajudar a entender o cálculo da nota, o Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou
uma ferramenta no site, onde é possível verificar, de acordo com a
pontuação, as competências dominadas e as que se tem dificuldade.
Os candidatos ainda não têm acesso ao espelho da redação, onde serão
disponibilizadas as notas individuais em cada uma das cinco competências
exigidas no texto. O Inep ainda não tem previsão de data para a
divulgação do espelho da redação. No ano passado, ele foi divulgado um
mês após a nota da prova. A divulgação é apenas para fins pedagógicos.
Nem a nota divulgada nesta sexta-feira, nem a correção da redação cabem
recurso.
A nota do Enem pode ser usada para a participação em programas como o
Sistema de Seleção de Unificada (Sisu) que seleciona estudantes para
vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos
(ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de
Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que
seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso
é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies) e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo
Programa Ciência sem Fronteiras.
Reservatórios das usinas hidrelétricas do Nordeste estão com nível abaixo de 35%
Um atraso no início do período de chuvas tem deixado os reservatórios
das usinas hidrelétricas do país em nível baixo, segundo o Operador
Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na Região Nordeste, o nível está em
34,88%. Já no Sudeste/Centro-Oeste, os reservatórios estão com 43,34% de
sua capacidade.
De acordo com a assessoria de imprensa do ONS, normalmente o chamado
“período molhado” começa em outubro, mas, em 2013, começou apenas em
dezembro. A falta de chuvas provoca a redução do nível dos rios e,
consequentemente, dos reservatórios das hidrelétricas.
É a água acumulada nos reservatórios que movimenta as turbinas geradoras
de energia elétrica da usina. Por isso, quanto menos água, menos
energia pode ser produzida. De acordo com o ONS, para compensar o baixo
nível dos reservatórios, as usinas termelétricas da Região Nordeste, que
produzem uma energia mais cara, estão ligadas.
Com o início das chuvas, a assessoria de imprensa do ONS informou que os
reservatórios devem, aos poucos, se recuperar. As chuvas que atingiram o
Sudeste nas últimas semanas, além de ajudar a encher os reservatórios
na própria região, têm beneficiado as hidrelétricas do Rio São
Francisco, que responde por quase 97% da capacidade instalada no
Nordeste, já que a nascente fica em Minas Gerais.
No Norte, o nível dos reservatórios está em 48,6% e, no Sul, em 57,56%.
Cantor Nelson Ned morre em São Paulo aos 66 anos
O cantor brasileiro Nelson Ned, de 66 anos, morreu na manhã deste domingo após complicações de um quadro de pneumonia, segundo informações do Hospital Regional de Cotia, na Grande São Paulo. Ned, apelidado de "o pequeno gigante da canção" ao longo de sua carreira, foi internado na tarde de ontem em estado grave. O artista é natural de Ubá, Minas Gerais.
Nelson Ned fez sucesso nos anos 60 com repertório de músicas românticas. Sua canção mais famosa é "Tudo Passará", de 1969, e que teve mais de 40 regravações. O cantor sofreu um acidente vascular cerebral em 2003 e, desde então, morava em uma residência assistida em São Paulo.
Ministério da Saúde amplia a oferta no SUS de remédio para combate ao câncer
Em até seis meses, o SUS (Sistema Único de Saúde) deverá garantir a oferta do medicamento rituximabe aos pacientes com linfoma não Hodgkin folicular –hoje, a droga está disponível apenas para aqueles com o tipo mais agressivo do câncer. De acordo com o Ministério da Saúde, a medida vai beneficiar cerca de 1,5 mil pessoas.
Hoje, o rituximabe, usado no processo de quimioterapia, está na lista dos dez medicamentos mais solicitados na Justiça. Desde 2012, o governo incluiu 50 medicamentos e procedimentos no SUS.
A ampliação do uso do medicamento foi decidida em portaria publicada na última segunda-feira (30). A partir de então, o SUS tem um prazo de 180 dias para disponibilizar o medicamento à população. De acordo com o ministério, 3.737 pessoas morreram em 2011 em decorrência do linfoma –115 delas pelo tipo folicular.
Somente no ano passado, as internações por decorrência do linfoma não Hodgkin folicular tiveram um custo de R$ 1,6 milhão. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), 10 mil pessoas vão desenvolver esse tipo de câncer neste ano.
A compra do medicamento terá um custo anual de R$ 28 milhões.
No Ceará, Agente apreende celular escondido em biscoito em cadeia de Juazeiro do Norte
Pacotes com produtos foram adulterados para conter o aparelho celular (Foto: Agência Miséria) |
Segundo os agentes penitenciários, o celular seria entregue por um familiar a um homem condenado por furto qualificado. O adolescente que entregaria o telefone foi detido e levado à Delegacia de Juazeiro do Norte.
Segundo os agentes penitenciários, a alimentação dos presos é garantida pelo Governo do Estado, mas há permissão para entrega de alimentos durante as visitas. A Secretaria da Justiça ressalta que todo o alimento passa por revista antes de repassados aos detentos.
(Do G1 CE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário