Em janeiro deste ano, a nova gestão municipal comandada pelo jovem prefeito Dr. Rafael Pedrosa recebeu o município com índice de infestação pelo mosquito Aedes em 8,5%.
Dr. Rafael, entre outros graves problemas encontrados no início de seu governo, elegeu como prioridade o combate ao vetor transmissor da dengue, zica e chikungunya. Para isso, contratou um especialista neste trabalho, o técnico em endemias Donizete Alves, referência nacional pelo trabalho executado no município de Pedra Branca, que com sua atuação, praticamente zerou os índices de infestação do Aedes naquele município.
Dr. Rafael também reforçou a equipe de Agentes de Endemias, contratando 19 servidores para atuação nesta área. Equipou e deu todas as condições necessárias para o órgão realizar seu trabalho.
Várias ações foram realizadas nos últimos 04 meses, envolvendo todas as secretarias municipais, entre elas, campanhas de conscientização e engajamento da população nesta luta contra o mosquito, limpeza de terrenos baldios, recolhimento de entulhos em toda cidade, telamento e peixamento de reservatórios e caixas-d'água, aumentou o número de visitas domiciliares, etc.
Com isso, após a conclusão do terceiro ciclo epidemiológico realizado pelo Setor de Endemias do município, a gestão municipal comemora o controle e uma taxa de 1,4% de infestação. O índice máximo aceito pelo Ministério da Saúde é em torno de 1% de infestação, portanto, Nova Russas está muito próximo deste índice.
O prefeito Dr. Rafael Pedrosa utilizou sua página pessoal no Facebook para comemorar o êxito do trabalho de todos envolvidos nesta luta: "Em janeiro/17 recebemos o município com índice de infestação pelo mosquito Aedes com 8,5%. Hoje comemoramos o seu controle e uma taxa de 1,4%. Parabéns aos Agentes de Endemias, as Agentes de Saúde e principalmente a população."Finalizou o gestor municipal.
PUBLICIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário