terça-feira, 19 de novembro de 2019

“Operação Rachadinha II” prende 03 pessoas e cumpre mandados de busca e apreensão em Crateús





Na manhã desta terça-feira(19) por volta das 05:30 foi realizada uma operação na cidade de Crateús que cumpriu mandados de busca e apreensão e mandados de prisão.

A operação é a segunda fase da operação denominada de Rachadinha, que teve a primeira etapa realizada há cerca de um mês.

No trabalho realizado hoje pela manhã participaram três promotores de Justiça sendo eles: Dr. Lázaro, Dr. Ivan e Dr. José Haroldo. 



Também participaram do trabalho,inspetores da Policia Civil, 03 Delegados de Polícia, um oficial da PM, policiais do Raio e da Força Tática.

De acordo com Dr. Lázaro, seis mandados judiciais para serem cumpridos, dentre eles, 03 com mandado de prisão preventiva e mandados de busca e apreensão, com ordens para afastamento das funções públicas, baseados em investigações de desvio de dinheiro público.




De acordo com as informações, eram contratados servidores que eram obrigados a repassar parte de seus salários para alguns servidores indiciados.

Três pessoas foram presas preventivamente,todas ligadas à Secretaria Educação .

Foi cumprido também mandado de busca e apreensão na sede da Secretaria de Educação e nas residências dos envolvidos. Foram apreendidos celulares e outros objetos.

Dois diretores de escolas municipais de Patos e Ibiapaba foram afastados de suas funções, pois, segundo informações, também estariam fazendo parte do esquema fraudulento.Nas residências dos mesmos também foram cumpridos mandados.

Ainda de acordo com o promotor Dr.Lázaro, cerca de 60 pessoas estariam envolvidas no esquema. Essas pessoas estão sendo investigadas e a maioria poderá ser ouvida como testemunha, mas caso não colaborarem poderão também ser indiciadas, pois eram contratadas e estariam recebendo um valor e entregando parte desses salários para as pessoas acusadas.

O Ministério Público teve acesso a dados bancários das pessoas envolvidas e de acordo com Dr. Lázaro, após a primeira operação, pessoas foram ameaçadas e orientadas a mentirem em seus depoimentos. Segundo informações, dados de computadores da Secretaria de Educação foram apagados. Outros dados foram alterados.

Os investigados recebiam parte dos salários das pessoas contratadas e alegavam que o dinheiro seria repassado para uma terceira pessoa, só que essas pessoas não existiam.

Segundo o Ministério Público, de início está descartada a participação da Gestão Municipal e da Secretária de Educação no esquema. Por sinal, segundo o Ministério Público, a mesma ficou surpresa quando tomou conhecimento do esquema fraudulento e foi ouvida inclusive como testemunha.

Segundo ainda o Ministério Público, as pessoas acusadas chegaram a construir provas falsas para dificultar as Investigações.Todos os dados estão gravados e de acordo com o Ministério Público, existem várias provas que comprovam o esquema.

O trabalho está sendo feito pelo Ministério Público e pelo juiz da 3ª Vara, Doutor Marcos Aurélio que expediu os mandados. Segundo o Ministério Público, existem provas fortes contra as pessoas acusadas. Entre as pessoas presas está a esposa do vereador Deusimar, que foi alvo na primeira fase da Operação realizada em Crateús. Ele está sendo investigado. Um dos acusados estava pretendendo deixar a cidade de Crateús.

A participação dos diretores de escolas eram contratar pessoas e falsificavam dados e também parte dos salários eram destinados para as pessoas acusadas.

Ainda de acordo com o Ministério Público, quando a Secretária de Educação tomou conhecimento que poderia estar acontecendo esse fato, marcou uma reunião com diretores e os mesmos teriam feito uma reunião antes para combinar o quê diriam.

O fato segue em segredo de Justiça.As pessoas presas foram: Antônia Monalisa Pinheiro da Paz Chaves, Ana Cláudia Teles da Ponte e Luan Júnior Araújo Feitosa, todos funcionários da Secretaria de Educação do município.

Com informações do repórter Tony Sales

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.