ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

terça-feira, 6 de agosto de 2024

A formação geológica mais misteriosa da História

Monte Roraima, fronteira entre Venezuela, Brasil e Guiana


Há mais de 500 anos, cientistas de todo o mundo tentam decifrar a origem geológica do Monte Roraima. Além de erguer-se a quase 3 mil metros acima do nível do mar, a montanha tem uma morfologia diferenciada, que parece ter sido cortada com 'facas' pela precisão de seus ângulos de milhões de anos. 
 
Esta formação rochosa é a maior do tipo em toda a América do Sul e faz parte da cadeia montanhosa do Pakaraima. Há mais de 5 séculos que intriga historiadores, geólogos e outros cientistas por ser uma montanha 'sem ponta'. 
 
O topo do Monte Roraima é totalmente horizontal, ocupa uma área de mais de 30 km quadrados, é cercado por cachoeiras, penhascos e outros acidentes geográficos raros no mundo.
Visto desta forma, poderia ser considerado como uma ilha nas alturas. 
 
O Monte Roraima abriga uma grande diversidade de espécies vegetais e animais endêmicos. Geólogos e biólogos de todo o mundo estimam que no monte se escondem algumas das espécies que a ciência não tem registro, pois há muitos lugares na montanha que ainda se mantêm inexplorados.
Sua origem é um verdadeiro mistério. 
 
Pesquisa de campo é difícil, pois o acesso às áreas virgens é complicado: não há caminho direto para o Monte Roraima. Pelo contrário, é preciso chegar escalando outras montanhas da cadeia do Pakaraima. Caso contrário, somente de helicóptero. 
 
Aqueles que tentaram abrir caminhos pela mata ou mesmo escalando, pereceram nas imensas 'florestas' que cercam o monte. 
 
É necessária uma autorização especial das autoridades locais, para visitar o local e, neste caso, somente com acompanhante homologado pelas autoridades competentes.
 
Expedição Monte Roraima - Saídas Programadas Turismo Sob Medida

Nenhum comentário:

Postar um comentário