ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

sábado, 28 de setembro de 2024

Ematerce e UECE descobrem causas da morte súbita de galinhas no Ceará

 9 fatos sobre a criação de galinhas livres de gaiolas que você precisa  saber – Revista Arco

A Ematerce, em colaboração com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), identificou a ocorrência de mortes súbitas em galinhas no sítio Cipoeiro, propriedade da agropecuarista familiar Maria de Fátima Justino, na zona rural de Quiterianópolis. As aves mortas foram enviadas ao Laboratório de Patologia Animal Comparada (Lapcom) para diagnóstico.

Maria de Fátima, beneficiária do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, reportou aos Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Raí Rebouças Cavalcante e Iarlei Feitosa, a morte súbita de algumas aves, destacando a presença de canibalismo entre elas, que estavam feridas na região da cloaca.

A equipe do Lapcom, liderada pela Profa. Dra. Telma Sousa e composta por bolsistas do curso de veterinária, foi crucial para o diagnóstico. Embora o laudo final dependa de análises microscópicas, um resultado preliminar indicou lipdose hepática, decorrente do acúmulo de gordura no fígado, atribuído a uma nutrição inadequada e ração pobre em proteínas.

Também foram encontrados vermes no trato digestivo e calosidades nas patas, resultados de manejo ambiental inadequado, previamente identificados pelos extensionistas.

A necrópsia realizada pela equipe é fundamental para a assistência técnica em campo, proporcionando dados essenciais para o aprimoramento da agropecuária local.

Entre as recomendações estão a correção da alimentação, com a oferta de ração rica em proteínas e minerais, além de melhorias nas condições de manejo, como aumentar o conforto térmico das aves e oferecer capim para estimular o pastejo. Essas medidas visam reduzir o estresse animal e prevenir o canibalismo observado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário