A Justiça cearense decretou, na quarta-feira (11), a prisão preventiva de dois homens suspeitos de envolvimento no transporte de 145,4 kg de pasta base de cocaína, avaliados em cerca de R$ 4 milhões, nos Sertões de Crateús.
Os entorpecentes foram encontrados escondidos em um fundo falso de um caminhão baú. A Justiça também autorizou a incineração da droga.
Aury Ribeiro Alves e Elton Rodrigues da Silva foram presos em flagrante na última terça-feira (10), durante uma operação das forças de segurança na BR-226, entre os municípios de Crateús e Independência.
Ambos foram autuados por tráfico interestadual de entorpecentes e associação para o tráfico.
A prisão preventiva foi solicitada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que destacou a necessidade da medida “para preservar a ordem pública, diante da gravidade dos crimes e da expressiva quantidade de entorpecentes apreendida”, o que, segundo o órgão, aponta o possível envolvimento da dupla em uma organização criminosa especializada.
Entenda o caso
Durante a abordagem, Aury conduzia um caminhão carregado de colchões, mas em seu interior, ocultos em compartimentos falsos, foram encontrados 120 tabletes de cocaína.
O veículo foi interceptado por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Simultaneamente, um carro modelo HB20, conduzido por Elton Rodrigues, foi parado em Independência. O veículo seria responsável por dar apoio logístico ao transporte da droga, sinalizando o caminho e possíveis riscos.
Com os dois suspeitos foram apreendidos diversos cartões bancários, aparelhos celulares, relógios e dinheiro em espécie. As investigações apontam que a carga teria saído de Belém (PA) com destino a Fortaleza (CE).
A operação contou com a participação de diversas forças de segurança, incluindo a PRF de Sobral, Polícia Militar do Ceará, RAIO e Força Tática de Crateús, BEPI/COTAR, além do serviço de inteligência do 7º Batalhão.