Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (21), por volta das 10h30, no município de Novo Oriente, acusado de posse irregular de arma de fogo e crime ambiental. A ação foi realizada pela equipe do Raio 01, após denúncias de ameaças.
De acordo com informações da polícia, na noite da última quarta-feira (20), por volta das 23h, a vítima havia procurado a base do RAIO relatando estar sendo ameaçada por José Wellington Viana Freitas, 26 anos, residente na localidade Três Irmãos, zona rural do município. A vítima contou que o suspeito utilizava uma espingarda para intimidá-la.
Na manhã seguinte, a vítima voltou a procurar os policiais, reforçando as ameaças e informando ainda que o acusado mantinha pássaros silvestres em cativeiro. Diante das denúncias, os militares se deslocaram ao endereço indicado.
No local, a equipe encontrou seis aves da fauna silvestre em gaiolas no alpendre da residência. A sogra de Wellington, que estava no imóvel, autorizou a entrada da composição e entrou em contato com o genro, que retornou em seguida.
Questionado sobre a arma, Wellington confirmou a posse de uma espingarda cartucheira calibre 32, alegando ser de propriedade de um tio.
Ele entregou o armamento à polícia, que também encontrou no imóvel diversos apetrechos para caça, incluindo chumbinho, espoletas e cartuchos deflagrados.
Diante dos fatos, o suspeito e o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos.
Material apreendido:
· Arma: 01 espingarda cartucheira cal. 32
· Munições: 05 cartuchos cal. 32 deflagrados e 02 cartuchos cal. 32 recarregados
· Aves silvestres: 01 estrelina, 01 azulão, 02 papa-capim, 01 galo de campina e 01 coleira, todas em gaiolas
· Outros: 03 frascos de chumbo, 02 frascos de pólvora, 01 recipiente com espoletas, 02 estojos cal. 32 recarregados
Enquadramento:
· Art. 28, Inc. 1º, III – Crimes Ambientais (Decreto-Lei 9605/98)
· Art. 12 – Estatuto do Desarmamento (Lei 10826/03)
O caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil de Novo Oriente.