quinta-feira, 18 de agosto de 2016

La Niña não deve influenciar chuvas no Ceará em 2017, diz Funceme

Análise mostra 55% de chances de o fenômeno La Niña não atuar no próximo período de estação chuvosa no Ceará. A quadra chuvosa do Ceará pode não receber, no próximo ano, a contribuição do La Niña, um dos fatores que influenciam as precipitações no Estado. Análises da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que o fenômeno pode ser neutralizado nos meses de março, abril e maio de 2017, quando normalmente se esperam os maiores volumes de chuvas no território cearense.

O levantamento da Funceme indica que há 55% de chances de o fenômeno não atuar no período da estação chuvosa. “Se o fenômeno se dissipar precocemente, que é o que estamos observando, não haverá influência dele no período de maiores chuvas”, frisa Raul Fritz, meteorologista da Funceme.

De acordo com ele, o fenômeno deve se estender até meados de março de 2017. No entanto, historicamente, não há registros de que o La Niña traga precipitações durante o segundo semestre nem no período de pré-estação chuvosa (meses de dezembro e janeiro).

A avaliação, porém, não confirma que os meses da quadra invernosa — entre fevereiro a maio — terão chuvas abaixo da média. Para esse prognóstico, deve ser considerado outro sistema meteorológico, a Zona de Convergência Intertropical, que só pode ser analisada a partir de janeiro. O estudo, no entanto, reacende a preocupação de o Estado enfrentar o sexto ano consecutivo de estiagem — seria o período de seca mais longo de que se tem registro no Ceará. A última seca tão prolongada aconteceu entre 1979 e 1983.

O La Niña é um fenômeno que ocorre pelo esfriamento das águas do Oceano Pacífico. Esse cenário favorece a formação de frentes-frias para o Nordeste brasileiro, o que pode ser traduzido com mais chuvas para a região.

Seca excepcional
Parte do território cearense atingiu em julho o nível de “seca excepcional”, o mais drástico na escala de estiagem da Agência Nacional das Águas (ANA). É o pior cenário da estiagem no Estado desde dezembro de 2016. A informação foi publicada ontem pelo O POVO a partir de informações consolidadas pelos Monitor da Seca — ferramenta do Governo Federal que acompanha a evolução da estiagem.
A intensidade da seca no Ceará varia entre moderada, grave, extrema e excepcional. O Estado é um dos quatro do Nordeste cuja situação é mais crítica, acompanhado de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Saiba mais

Para prever como será a repercussão do La Niña na quadra chuvosa, os pesquisadores utilizam informações que são captadas por boias na superfície e na profundeza do Oceano Pacífico.

Esses equipamentos captam as informações de temperatura em vários níveis de profundidade. Os dados são enquadrados em uma série de modelos estatísticos e dinâmicos que permitem lançar previsões de como o fenômeno deve se comportar a curto prazo.

Frase
O ESTUDO DA FUNCEME REACENDE A PREOCUPAÇÃO DE O ESTADO ENFRENTAR O SEXTO ANO CONSECUTIVO DE ESTIAGEM — SERIA O PERÍODO DE SECA MAIS LONGO DE QUE SE TEM REGISTRO NO CEARÁ

O POVO online
Infográfico do O POVO explica o El Niño http://bit.ly/2byUrE6 

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.