O ATO DE VIOLÊNCIA COVARDE ACONTECEU NA TARDE DESTA SEXTA-FEIRA, 20, POR VOLTA DAS 17:30 HORAS, QUANDO A IDOSA, QUASE CENTENÁRIA MARIA GOMES DA SILVA, 99 ANOS DE IDADE, RESIDENTE NA REFERIDA LOCALIDADE, TEVE O FÊMUR DA PERNA DIREITA FRATURADO, APÓS SOFRER AGRESSÃO DE SEU PRÓPRIO GENRO DE NOME ZACARIAS RODRIGUES DE FARIAS, 58 ANOS, QUE FOI PRESO, APÓS A POLÍCIA MILITAR SER INFORMADA DO CASO.
O ACUSADO FOI CONDUZIDO PARA DELEGACIA REGIONAL DE POLÍCIA CIVIL DE CRATEÚS, ONDE FORAM FEITOS OS DEVIDOS PROCEDIMENTOS.A POLÍCIA NÃO INFORMOU OS MOTIVOS DA COVARDIA PRATICADA PELO ACUSADO.
Hoje é Feriado Nacional - Dia de Tiradentes, patrono cívico do Brasil e líder da Inconfidência Mineira, morto nesta data (em 1792).
Sete deputados cearenses não assinam pedido de abertura de CPI do Cachoeira
O Congresso Nacional divulgou nesta sexta-feira (20) a lista dos senadores e deputados que assinaram o requerimento para instalação da CPI que vai investigar as relações de Carlinhos Cachoeira com parlamentares e empresários.No total, 117 parlamentares não apoiaram a CPI, entre eles estão sete deputados federais e um senador. Confira a relação abaixo:
Aníbal Gomes (PMDB-CE)
Arnon Bezerra (PTB-CE)
Eudes Xavier (PT-CE)
José Linhares (PP-CE)
Manoel Salviano (PSD-CE)
Mauro Benevides (PMMDB-CE)
Vicente Arruda (PR-CE)
O senador Eunício Oliveira (PMDB) também não assinou a CPI. De acordo com a lista divulgada, nenhum senador petista deixou de assinar. O presidente licenciado do Senado, José Sarney, também não assinou.
Deputados cearenses que assinaram pela abertura:
André Figueiredo (PDT)
Antonio Balhmann (PSB)
Ariosto Holanda (PSB)
Artur Bruno (PT)
Chico Lopes (PCdoB)
Danilo Forte (PMDB)
Domingos Neto (PSB)
Genecias Noronha (PMDB)
Gera Arruda (PMDB)
Gorete Pereira (PR)
João Ananias (PCdoB)
José Airton (PT)
José Guimarães (PT)
Mário Feitoza (PMDB)
Raimundo Gomes De Matos (PSDB)
Escuta no carro
O aparelho, do tamanho de um celular, estava habilitado para monitorar as rotas de Monteiro em Brasília e transmiti-las para cinco pontos da capital. A dúvida é se a escuta era de fora ou de dentro do governo.
Delúbio Soares de volta aos holofotes
Nova investigação da Polícia Federal envolve o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, personagem de proa do mensalão. Na denúncia da Operação Lee Oswald, deflagrada no Espírito Santo, o empresário investigado Jurandy Nogueira Júnior pede ajuda a Delúbio para expandir negócios que tinha em Presidente Kennedy (ES) para outros municípios do Estado e de Goiás.Em 28 de janeiro, a secretária de Delúbio liga e marca encontro com Jurandy no restaurante 14 Bis, no Rio de Janeiro. O empresário relatou ter obtido nessa conversa promessa de ajuda de Delúbio para negociar projetos de implantação de lousa digital driblando licitações.
A ponte entre Delúbio e o empresário investigado é o deputado estadual Mizael Oliveira (PDT-GO), que, segundo a Polícia Federal, atuava para patrocinar os negócios de Jurandy em Goiás.Na denúncia, Jurandy faz o seguinte relato sobre o que Delúbio teria prometido no almoço, se referindo a Mizael: "É muito difícil, mas vou mexer porque um pedido do meu deputado é praticamente uma ordem".
Cidade tem mais mortos do que vivos
São mais de 15 mil mortos, em uma cidade com 14 mil habitantes
Em
Porecatu, cidade no interior do Paraná, há mais pessoas enterradas, do
que vivas. A cidade foi fundada em 1941 e já chegou a ter quase 30 mil
habitantes, mas hoje, a realidade é muito diferente.O número de pessoas sepultadas no Cemitério Cristo Rei é maior do que a de habitantes em toda Porecatu. São mais de 15 mil mortos, em uma cidade com pouco mais de 14 mil habitantes. A média é de 15 sepultamentos por mês.
Por estar quase lotado, já existe um projeto de um novo cemitério. A explicação para este fato inusitado, é que 30% das pessoas enterradas no local, são de fora da cidade.O chefe de patrimônio do município, Ildefonso do Amaral, afirma que existem facilidades para o sepultamento no local.
Muitas pessoas mudaram da cidade e deixaram os jazigos no local. Quando alguma delas morre, é enterrada por um preço mais baixo.
Bispos assustados com redução de católicos para 67,84%
Ainda na expectativa dos dados coletados pelo Censo de 2010, os 335 prelados que participam da 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão assustados com a queda do número de católicos. A percentagem caiu de 83,34% para 67,84% de 20 anos para cá.Esses números serão ainda mais assustadores de acordo com as informações do IBGE, na previsão do padre jesuíta Thierry Lienard de Guertechin, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (Ibrades), organismo vinculado à CNBB. Ele apresentou ao episcopado quadro das religiões baseado em levantamento da Fundação Getúlio Vargas e das Pesquisas de Orçamentos Familiares do IBGE, resultado de entrevistas com 200 mil famílias realizadas antes do Censo.
Os dados até agora disponíveis subestimam a queda da porcentagem de católicos e o crescimento de igrejas evangélicas pentecostais. “Perdemos o povo, porque, se o número absoluto de católicos cresce, caíram os números relativos, que dizem a verdade”, alertou o ex-arcebispo de Fortaleza e de São Paulo, cardeal dom Cláudio Hummes, também ex-prefeito da Congregação do Clero no Vaticano.
“Não basta fazer uma bela teologia em pequenos grupos, se os católicos que foram batizados não são evangelizados”, disse o cardeal na missa dos bispos, na manhã de ontem, na basílica de Aparecida. Lembrando que o papa Bento XVI está preocupado com a perda da fé ou descristianização em todo o mundo, a começar pela Europa, dom Cláudio afirmou que “é preciso começar pelo começo”, no esforço para garantir a perseverança dos católicos e reconquista daqueles que abandonaram a Igreja.
De acordo com os dados apresentados pelo padre Thierry, os evangélicos representam 21,93% da população, enquanto 6,72% declaram não terem religião e 4,62% dizem praticar religiões alternativas. Em sua avaliação, essas porcentagens teriam de ser analisadas com mais rigor, porque refletem quadro confuso na denominação das crenças.
O termo católico aparece em sete igrejas, incluindo a Católica Romana, enquanto os evangélicos são identificados com mais de 40 denominações. O grupo mais numeroso depois dos católicos é o da Assembleia de Deus, com 5,77%. “O número de seguidores de Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, que aparece com 1% nas pesquisas é na realidade maior”, estimou o padre Thierry.
A prática religiosa pelos batizados é outra coisa que preocupa dos bispos. Os católicos praticantes - aqueles que vão à missa, recebem os sacramentos e participam da comunidade - são apenas 5%, ou cerca de 7 milhões num universo estimado em pouco mais de 130 milhões de fiéis. Entre os evangélicos, a porcentagem é maior. Padre Thierry dá valor relativo ao alto índice de católicos nas últimas décadas do século 19, quando a sua participação na população ultrapassava 99%. É bom lembrar a perseguição sofrida na época pelas religiões afro-brasileiras e os preconceitos sofridos pelos protestantes, diz o diretor do Ibrades. Ao recuar ainda mais na formação religiosa do povo brasileiro, padre Thierry lembra os cristãos-novos ou judeus convertidos à força ao catolicismo, que também eram perseguidos.
Polícia Militar pode entrar em greve novamente no Ceará
A
Polícia Militar do Ceará pode anunciar uma nova paralisação em breve.
Isso porque, segundo o Capitão Wagner, alguns acordos firmados com o
Executivo Estadual não estão sendo cumpridos. “Dos sete pontos da pauta,
apenas três foram cumpridos. A gente não está vendo sinalização para o
cumprimento do restante dos quadros: a questão da promoção,
do reajuste 2013-1014, do Código de Ética e da hora extra. Não
recebemos nem uma proposta do Governo e o prazo se encerra no dia 4 de
maio”, afirmou o líder militar.
De
acordo com Wagner, a indisposição para o cumprimento do acordo firmado
em janeiro pode provocar uma nova paralisação da categoria. “O Governo
não se posicionou e a gente está vendo que há uma dificuldade de cumprir
essa pauta”, concluiu o Capitão.
Duas crianças e uma jovem morrem em acidente no município de Tauá
Um acidente trágico na tarde desta sexta-feira (20) matou duas
crianças e uma jovem na localidade de Riacho dos Cavalos no município de
Tauá, a 337 km de Fortaleza. Uma carreta ocupada por quatro pessoas
tombou na BR-020, no km 53. Os passageiros Ana Leia Alexandre Sousa de 17 anos, Ana Letícia de
Sousa Moreira, de 2 anos e João Pedro de Sousa Oliveira de 7 meses
morreram no local.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente
aconteceu por volta das 17h30, o único sobrevivento do veículo foi o
condutor, Paulo Oliveira Neto, de 35 anos. O homem teve lesões graves e
um dos membros superiores dilacerados, e foi encaminhado para o
Instituto Dr. José Frota.Segundo a PRF, o veículo se dirigia com destino a Capital e estava carregado com milho ou soja.
Aprece promove II Marcha Municipalista do Ceará
A
Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) promoverá a II
MARCHA MUNICIPALISTA DO CEARÁ – "Discutindo a Sustentabilidade dos
Municípios Cearenses", que acontecerá, nos dias 23, 24 e 25 de abril, no
Centro de Negócios do SEBRAE em Fortaleza-Ceará. O evento é destinado
para prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e
demais assessores e cidadãos interessados.
Após
ter gerado um série de resultados positivos aos municípios na sua 1ª
Edição no ano passado, com a divulgação da Carta dos Municípios
Cearenses, contendo as principais reivindicações colhidas no seu Projeto
Aprece Itinerante que visitou todas as regiões do Estado. Agora na sua
2º Edição a Marcha promoverá um debate sobre a sustentabilidade dos
municípios cearenses, colaborando para a construção de uma agenda
propositiva, que priorize o desenvolvimento sustentável dos municípios,
respeitando e valorizando suas vocações.
Durante
os três dias de realização da II Marcha Municipalista do Ceará será
proposta uma discussão técnica e política de temas de impacto para os
gestores municipais nas mais diversas áreas como: saúde, educação, meio
ambiente, infraestrutura. Também será possível estabelecer uma
integração entre os Municípios e o Governo Federal, com a participação
de representantes da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência
da República, e com o Governo Estadual, com a presença do governador Cid
Gomes e toda a sua equipe.
O
encontro municipalista será, também, uma oportunidade para estabelecer
um amplo espaço de exposição de painéis de boas práticas executadas nos
municípios, com a realização da 2ª Edição do Prêmio Aprece Município
Inovador. Nesta edição, o Prêmio irá reconhecer as iniciativas
municipais que trabalham para o cumprimento dos oito objetivos de
desenvolvimento do milênio. Segundo a presidente da Aprece, Eliene
Brasileiro, a premiação é uma forma de fortalecer a troca de
experiências entre as gestões e contribuir para a solução de desafios
que os municípios enfrentam de forma criativa, inovadora e com baixo
custo.
Deputado Vanderley Pedrosa e Governador Cid Gomes, inauguram a Escola Profissionalizante de Ipueiras
Escola de Educação Profissional Dário Catunda Fontenele - Ipueiras |
O Governador Cid Gomes, a Secretária de Educação Izolda Cela e o
Deputado Vanderley Pedrosa inauguraram nesta sexta-feira (20), às 19
horas, em Ipueiras, município da região Norte,
a Escola Estadual de Educação Profissional Dário Catunda Fontenele.Foi a 84ª unidade com esta modalidade de ensino entregue à comunidade.
Foram investidos R$ 7,3 milhões, provenientes exclusivamente do
Tesouro do Estado, para construção, mobiliários e equipamentos.
Na nova escola, o aluno fará o Ensino Médio e escolherá um dos quatro
cursos ofertados: Agronegócio, Edificações, Finanças e Mecânica. Para
defini-los, a Secretaria da Educação (Seduc) observou a vocação
econômica da região. O prédio tem capacidade para atender até 540
alunos, em tempo integral, das 7 horas às 17 horas, de segunda a
sexta-feira. A estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório para
201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Para colocar em
prática o que aprenderam durante as aulas teóricas, os alunos vão dispor
de Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física,
Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo e um teatro de
arena.
Durante o terceiro ano, o Governo do Estado propicia o acesso ao
estágio curricular obrigatório e remunerado. É nesse período que o
estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências
individuais, desenvolvidas durante a sua formação. A nova unidade
integrará a 13ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação
(Crede), localizada em Crateús, que já dispõe de duas Escolas de
Educação Profissional nos municípios de Crateús e Tamboril.
"A Educação é a base do desenvolvimento de um povo. Esta Escola
Profissionalizante trará para Ipueiras e região um novo modelo de
educação, do qual o aluno já sai preparado para enfrentar o mercado de
trabalho", acrescentou o Deputado Vanderley Pedrosa.
Prazo para regularizar título eleitoral vai até o dia 09 de maio
O prazo para a regularização do título de eleitor para as Eleições 2012 está
se esgotando. Encerra-se no próximo dia 9 de maio (quarta-feira) o prazo para
aqueles que desejam se inscrever ou transferir o domicílio do título
eleitoral.
Primeiro voto – A data de 9 de maio também marca o prazo dos eleitores que votarão pela primeira vez. A Constituição Federal dispõe que o voto é obrigatório aos maiores de 18 anos (artigo 14,§1º, I) e facultativo aos analfabetos, maiores de 70 anos e maiores de 16 e menores de 18 anos (artigo 14,§1º, II, alíneas “a”, “b” e “c”).
Os jovens que ainda possuem 15 anos de idade, mas completarão 16 anos até o dia da eleição (7 de outubro de 2012), também podem fazer o cadastramento eleitoral e votar nas eleições municipais.
Necessidades especiais – Os eleitores que possuem deficiência física ou mobilidade reduzida também devem estar atentos ao prazo de 9 de maio para requerer a transferência para seção eleitoral especialmente adaptada.
O Tribunal Superior Eleitoral esclarece que tanto para o alistamento eleitoral quanto para a regularização ou solicitação de atendimento especial, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral com um documento de identidade com foto e comprovante de residência.
Eleições 2012 – As eleições nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, que elegerão prefeitos, vices e vereadores, ocorrerão no dia 7 de outubro. Naqueles municípios onde houver necessidade de segundo turno, a nova votação ocorrerá em 28 de outubro.
Primeiro voto – A data de 9 de maio também marca o prazo dos eleitores que votarão pela primeira vez. A Constituição Federal dispõe que o voto é obrigatório aos maiores de 18 anos (artigo 14,§1º, I) e facultativo aos analfabetos, maiores de 70 anos e maiores de 16 e menores de 18 anos (artigo 14,§1º, II, alíneas “a”, “b” e “c”).
Os jovens que ainda possuem 15 anos de idade, mas completarão 16 anos até o dia da eleição (7 de outubro de 2012), também podem fazer o cadastramento eleitoral e votar nas eleições municipais.
Necessidades especiais – Os eleitores que possuem deficiência física ou mobilidade reduzida também devem estar atentos ao prazo de 9 de maio para requerer a transferência para seção eleitoral especialmente adaptada.
O Tribunal Superior Eleitoral esclarece que tanto para o alistamento eleitoral quanto para a regularização ou solicitação de atendimento especial, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral com um documento de identidade com foto e comprovante de residência.
Eleições 2012 – As eleições nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, que elegerão prefeitos, vices e vereadores, ocorrerão no dia 7 de outubro. Naqueles municípios onde houver necessidade de segundo turno, a nova votação ocorrerá em 28 de outubro.
Red Bull "renasce", e Vettel faz primeira pole do ano no Bahrein
O Grande Prêmio do Bahrein pode marcar a "ressurreição" da Red Bull na
temporada 2012 da Fórmula 1. Repetindo a história vista muitas vezes em
2011, o alemão Sebastian Vettel conquistou a pole position pela primeira
vez neste ano, deixando o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, na segunda
posição.
A superpole no circuito do Sakhir teve uma composição bastante
equilibrada, com oito equipes sendo representadas no top 10. A surpresa
foi o australiano Daniel Ricciardo, o sexto mais rápido a bordo da Toro
Rosso. Ele foi seguido pelo francês Romain Grosjean, da Lotus; pelo
mexicano Sergio Pérez, da Sauber; pelo espanhol Fernando Alonso, da
Ferrari; e pelo escocês Paul di Resta, da Force India.
Confira como ficou o grid de largada para o Grande Prêmio do Bahrein:
1º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) - 1m32s422
2º - Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes) - 1m32s520
3º - Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) - 1m32s637
4º - Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) - 1m32s711
5º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m32s821
6º - Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) - 1m32s912
7º - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m33s008
8º - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m33s394
9º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - sem tempo no Q3
10º - Paul di Resta (GBR/Force India-Mercedes) - sem tempo no Q3
11º - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m33s789
12º - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m33s806
13º - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m33s807
14º - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m33s912
15º - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m34s017
16º - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m36s132
17º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m34s865
18º - Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) - 1m35s014
19º - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m35s823
20º - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m37s683
21º - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m37s883
22º - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - sem tempo no Q2*
23º - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m37s905
24º - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m38s314
Fichas Sujas podem ser obrigados a deixar cargos
Após a Assembleia Legislativa aprovar a proposta de emenda
constitucional (PEC) que aplica os critérios da lei nacional da Ficha
Limpa para a nomeação de servidores estaduais, uma dúvida surgiu entre
os parlamentares. A nova regra atingirá os servidores considerados
“ficha suja” que já ocupam cargos no Estado, ou será aplicada apenas em
futuras nomeações?
Pelo texto final da PEC, fica vedada a
nomeação de servidores para cargos comissionados, ou de confiança, no
Executivo, para o Poder Judiciário, Ministério Público, para compor o
Tribunal de Contas do Estado e o dos Municípios (TCE e TCM) e para as
listas tríplices submetidas a aprovação do Executivo. A emenda só não
atinge os servidores concursados ou com cargos vitalícios, como por
exemplo, desembargadores, juízes e conselheiros de tribunais de contas.
Segundo
o procurador jurídico da Assembleia Legislativa, Reno Ximenes, que
emitiu parecer favorável à matéria, a Ficha Limpa estadual “só não
atinge o ato jurídico perfeito, a coisa julgada e direito adquirido”, ou
seja, os concursados ou com cargos vitalícios. Portanto, todos os
demais servidores estarão sujeitos à nova lei após a sua publicação no
Diário Oficial do Estado, o que deverá ocorrer na próxima semana. Como
se trata de emenda constitucional, a matéria não precisa de sanção do
governador.
DESVIO DE TUDO
Nobres:
O nosso cotidiano político vem
manchado pela prática corrupta de grandes figurões da política considerados
como os guardiões da moral e da ética que se associam as organizações
criminosas do tráfico de influência, do jogo do bicho, dentre outras que
contaminam os mais altos escalões da República e, até nos estados e municípios.
Esses efeitos trazem danos a sociedade que como resposta enseja os desvios de recursos
destinados à setores como a Educação, Saúde, infraestrutura e Segurança Pública
notadamente. Os exemplos são eloquentes e não mais requer tantas citações. Nos
bastidores sempre ocorre sem que leve o conhecimento do povo, embora se tenha formalmente
os Conselhos representativos da sociedade organizada, mas formalmente indicados
pelos gestores. Atos dessa monta são corriqueiros e, em consequência são “ocasionados”
pela constante falta de medicamentos na rede de Saúde, a insegurança física do
cidadão, ocasionada pela presença de assaltantes e também a violência do
transito nos grandes centros e a violação do sistema do transito, que vê como
única opção “fazer quebra molas” nas pequenas cidades do interior que segmentos
irracional da sociedade reivindicam e, em contrapartida o político do poder
aproveita rendimentos no ano eleitoral. Sabemos que o DENATRAN que tem
conhecimento dessa situação e certamente estará pronto a “intervenções” para tomar
responsabilidade para os reais transgressores da legislação. Nesse aspecto
nunca houve campanhas “tidas como educativas”- mas, de cunho politiqueiro-,
tanto é que não houve melhorias neste setor. De forma mais direcionada as
questões que esbarram em desvios para que fossem objetos. O mau uso, desvio ou
qualquer falcatrua como o dinheiro público, essencialmente deveria ser
enquadrado como crime hediondo. Para isso, seria necessária, uma mudança nas
leis, hoje muito brandas. Além disso, se comprovada a culpa, deveriam ter pena
maior, sem gozar de benefícios previstos na execução penal. Por outro lado a
Saúde, o fato marcante do dia, é que um hospital de referência regional no
Estado de São Paulo deixou de atender pacientes no setor emergencial, por falta
de gesso – uma aberração! Imagine, acontece no maior Estado da Federação onde
de certo modo impera a melhor cultura do povo brasileiro – baixando de setor, poucos
têm a coragem de denunciar para o povo, já que autoridades que deveriam tomar
conta dessa situação são “naturalmente” omissas. O que está embasado na
Constituição. é que: “A SAÚDE É DIREITO DO CIDADÃO E, É DEVER DO ESTADO”. –
Será que os “agentes” de fiscalização das leis, que são pagos com o dinheiro do
contribuinte fazem “ouvidos de mercador?” qualquer denuncia de domínio público
é a competente tomada de providências. O rádio serve como condutor do clamor da
sociedade. - Vale ressaltar que tais denúncias que ocorrem corriqueiramente em
unidades de atendimento de forma direcional à saúde pública algumas próprias
dos estados e municípios, diz respeito as unidades, dessa forma, podemos
imaginar o volume de dinheiro dos cofres públicos desperdiçado, ou melhor,
roubado em toda a rede, incluindo municípios, estados e governo federal. É
inconcebível imaginar que esse tipo de gente, que compartilha dessa situação,
que também tem família, filhos etc., não tenham o mínimo de sensibilidade para
enxergar o mal que promovem. E isso serve também para o servidor público. É
preciso uma reformulação das leis, pois essa prática merece a mais alta
punição. Pode parecer exagero, mais são décadas de roubalheiras, prejuízos e
perdas de vida, vitima desse “câncer” chamada corrupção; Pt E FRAUDAÇÕES.
Antônio Scarcela Jorge
Delta pagou mensalão a servidores do Dnit no Ceará
Alvo central de investigações que levaram à CPI do Cachoeira,
concentradas na Região Centro-Oeste, a Delta Construções usou no Ceará
método semelhante ao apontado pela Operação Monte Carlo, da Polícia
Federal.
Escutas autorizadas pela Justiça mostram que a construtora
pagou "mensalão" a servidores e diretores do Dnit no Ceará. Os processos
resultantes de outra operação da PF, a Mão Dupla, de 2010, reforçam o
modo de funcionamento da empreiteira número 1 do Programa de Aceleração
do Crescimento (PAC).
A investigação, que levou à prisão temporária dos envolvidos, originou ainda um processo criminal, na 11ª Vara Criminal Federal do Ceará, que corre sob segredo de Justiça. Ontem, o Ministério Público Federal propôs ação penal contra os servidores do Dnit e contra a construtora Delta por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa.
Escutas autorizadas pela Justiça mostram que a construtora pagou "mensalão" a servidores e diretores do Dnit no Ceará. Segundo processo cível em tramitação na 1ª Vara Federal do Estado, as instalações do Dnit no Ceará eram usadas como escritório que atendia a interesses privados da construtora.
Com base em interceptações telefônicas, a investigação sustenta que "o espaço público no interior da sede do Dnit no Ceará servia a interesses privados".
Segundo o inquérito, havia ainda uma "caixinha" dentro do Dnit. Diálogos, não divulgados no inquérito, mas citados como anexo ao volume entregue à Justiça, mostram o pagamento de propina da Delta em favor de um dirigente do Dnit no Ceará. O processo afirma textualmente que o dirigente "recebia propinas e uma espécie de mensalão".
A Controladoria Geral da União (CGU) identificou ainda que o então dirigente do Dnit no Ceará, tinha "rendimento incompatível com a renda" em 2008. O inquérito mostra que foram constatadas "gravíssimas irregularidades" nas licitações, superfaturamento de obras, desvio de verbas e pagamentos indevidos em projetos do Dnit no Ceará.
Com base em relatórios da CGU e do Tribunal de Contas da União, o MPF aponta como irregulares oito obras, entre elas a reforma da BR-116; a construção da ponte sobre o Rio Jaguaribe; a restauração do trecho urbano da BR-116; e a porção final da BR-116 no Ceará, KMs 314,70 ao 411,80 e KMs 424,90 ao 546,70. O MPF viu problemas ainda na obra da ponte sobre o Riacho São Miguel no KM 122 da BR-222 e na subcontratação ilegal das empresas. O desvio de recursos é estimado em aproximadamente R$ 5 milhões.
Em relação ao processo, a Delta disse que está utilizando "todos os recursos judiciais para demonstrar que não houve nenhuma conduta criminosa". A empresa impetrou "habeas corpus" para pedir a nulidade das provas produzidas no inquérito. O Dnit informou que "as informações solicitadas estão sendo levantadas junto às áreas técnicas".
Deputados
Para a bancada cearense, o caos está instalado nas rodovias federais do Estado. "Temos o Dnit no Ceará ainda sem a nomeação do seu efetivo. Temos a BR-222 com obras paralisadas, com editais não lançados e recursos na ordem de R$ 1 milhões alocados desde junho do ano passado e que não foram empregados", avalia o deputado Danilo Forte (PMDB-CE).
"Sem entrar no mérito se é da Delta ou qual é a empreiteira, o fato é que as BRs no Ceará continuam abandonadas", afirma o deputado tucano Raimundo Gomes de Matos (CE). Segundo o parlamentar, ao se tentar acompanhar o desenvolvimento das obras pelos relatórios governamentais fica impossível definir os problemas de cada trecho.
A investigação, que levou à prisão temporária dos envolvidos, originou ainda um processo criminal, na 11ª Vara Criminal Federal do Ceará, que corre sob segredo de Justiça. Ontem, o Ministério Público Federal propôs ação penal contra os servidores do Dnit e contra a construtora Delta por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa.
Escutas autorizadas pela Justiça mostram que a construtora pagou "mensalão" a servidores e diretores do Dnit no Ceará. Segundo processo cível em tramitação na 1ª Vara Federal do Estado, as instalações do Dnit no Ceará eram usadas como escritório que atendia a interesses privados da construtora.
Com base em interceptações telefônicas, a investigação sustenta que "o espaço público no interior da sede do Dnit no Ceará servia a interesses privados".
Segundo o inquérito, havia ainda uma "caixinha" dentro do Dnit. Diálogos, não divulgados no inquérito, mas citados como anexo ao volume entregue à Justiça, mostram o pagamento de propina da Delta em favor de um dirigente do Dnit no Ceará. O processo afirma textualmente que o dirigente "recebia propinas e uma espécie de mensalão".
A Controladoria Geral da União (CGU) identificou ainda que o então dirigente do Dnit no Ceará, tinha "rendimento incompatível com a renda" em 2008. O inquérito mostra que foram constatadas "gravíssimas irregularidades" nas licitações, superfaturamento de obras, desvio de verbas e pagamentos indevidos em projetos do Dnit no Ceará.
Com base em relatórios da CGU e do Tribunal de Contas da União, o MPF aponta como irregulares oito obras, entre elas a reforma da BR-116; a construção da ponte sobre o Rio Jaguaribe; a restauração do trecho urbano da BR-116; e a porção final da BR-116 no Ceará, KMs 314,70 ao 411,80 e KMs 424,90 ao 546,70. O MPF viu problemas ainda na obra da ponte sobre o Riacho São Miguel no KM 122 da BR-222 e na subcontratação ilegal das empresas. O desvio de recursos é estimado em aproximadamente R$ 5 milhões.
Em relação ao processo, a Delta disse que está utilizando "todos os recursos judiciais para demonstrar que não houve nenhuma conduta criminosa". A empresa impetrou "habeas corpus" para pedir a nulidade das provas produzidas no inquérito. O Dnit informou que "as informações solicitadas estão sendo levantadas junto às áreas técnicas".
Deputados
Para a bancada cearense, o caos está instalado nas rodovias federais do Estado. "Temos o Dnit no Ceará ainda sem a nomeação do seu efetivo. Temos a BR-222 com obras paralisadas, com editais não lançados e recursos na ordem de R$ 1 milhões alocados desde junho do ano passado e que não foram empregados", avalia o deputado Danilo Forte (PMDB-CE).
"Sem entrar no mérito se é da Delta ou qual é a empreiteira, o fato é que as BRs no Ceará continuam abandonadas", afirma o deputado tucano Raimundo Gomes de Matos (CE). Segundo o parlamentar, ao se tentar acompanhar o desenvolvimento das obras pelos relatórios governamentais fica impossível definir os problemas de cada trecho.
Filho do cantor Leonardo deve ficar três dias sedado em coma
O diretor da UTI do Instituto Ortopédico de Goiânia
(IOG), Wandervan Antônio Azevedo, informou na manhã deste sábado que
Pedro, filho do cantor Leonardo, corre risco de morte, mas que sua
situação está sob controle. Exames de tomografia e ressonância magnética
confirmaram um edema cerebral no jovem. Segundo o assessor de Leonardo,
Marcelo Borges, os médicos informaram que Pedro continuará em coma
induzido por pelo menos três dias, para que cérebro volte ao tamanho
normal.
Pedro sofreu um acidente de carro na madrugada de sexta-feira, perto da cidade de Itumbiara, quando se dirigia para Goiânia. Ele havia saído de um show em Uberlândia, Minas Gerais, e seu carro capotou na estrada. Pedro chegou a ser operado na região do abdome pela equipe de emergência no Hospital Municipal de Itumbiara.
O cantor Leonardo esteve no IOG e afirmou que sempre orientou o filho para que não dirigisse após shows. - Eu pedia para ele dormir na cidade e só viajar depois. Mas menino você sabe como é - disse.
CABO DA PM DE FOLGA SOFRE ATENTADO EM FORTALEZA.
Um
policial militar sofreu uma tentativa de assassinato, na tarde ontem,
em plena Avenida Humberto Monte, no bairro Bela Vista. O cabo PM
Francisco Carlos Baltazar Gurgel, destacado no 8º BPM, foi baleado por
dois homens que fugiram em uma motocicleta preta.
O atentado contra o policial militar mobilizou diversas patrulhas do Policiamento Ostensivo Geral (POG), do Ronda do Quarteirão, Batalhão Raio (BpRaio) e do Comando Tático Motorizado (Cotam), mas até a noite passada, nenhum dos acusados havia sido preso.
No local do crime, poucas pessoas quiseram falar sobre o assunto. Aparentemente, o policial estaria de folga, e paisana. Ele recebeu, pelo menos, quatro tiros, sendo no tórax, um na cabeça e outro na perna. Uma viatura do Ronda do Quarteirão socorreu o PM. Ele foi levado, às pressas, para o Instituto Doutor José Frota (IJF), onde, até a noite passada, permanecia em estado considerado grave. O cabo foi levado para a Sala de Ressuscitação.
Fuga
Minutos depois do crime, a Polícia recebeu informações de que os acusados foram vistos em fuga em direção ao bairro Álvaro Weyne em uma motocicleta de cor preta. Um cerco policial foi realizado, mas sem sucesso.
Mensalão pode ser julgado no período eleitoral, diz Cármen Lúcia
A nova presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Cármen Lúcia, disse ontem não ver impedimento em julgar o processo do mensalão durante o recesso do Judiciário, em julho, ou mesmo no segundo semestre deste ano, quando o país estará em pleno processo eleitoral.Indagada se o julgamento do mensalão em período mais próximo ao das eleições municipais de outubro pode interferir nas disputas, a ministra disse: "O eleitor é que vai fazer a leitura [...] Isso interfere? Interfere. A sociedade tem as suas ideias e as ideologias estão aí. Os eleitores vão tomar tudo isso em conta".
O TSE é composto por sete ministros, sendo três deles sempre do Supremo Tribunal Federal --dentre os quais sempre é eleito um presidente da mais alta Corte de Justiça Eleitoral do país. Além de Cármen Lúcia, fazem parte do TSE no momento os ministros Marco Aurélio Mello e José Antonio Dias Toffoli.
A opinião de Cármen Lúcia sobre julgar o mensalão em julho ou mesmo depois contrasta com a de outros colegas da ministra no STF. O presidente dessa Corte, Ayres Britto, já manifestou preocupação sobre essa possibilidade e defende antecipar ao máximo a apreciação desse caso.
Com 58 anos completados anteontem, Cármen Lúcia afirmou em entrevista à Folha que prefere ser chamada de "presidente" e não de "presidenta", como Dilma Rousseff no Planalto.Mineira de Montes Claros, ela disse que o mensalão tem de ser julgado "na hora em que estiver aprontado para ser julgado [...] quanto antes melhor. Não tendo em vista, como marco, eleições. Mas nem para incluir, nem para excluir".
A ministra acredita que é necessário não subestimar a capacidade de discernimento do eleitor. "Eu tenho sempre para mim que o eleitor é sempre mais crítico e mais inteligente, às vezes, do que o que a gente imagina. Ele é muito sagaz para saber separar tudo. E o que ele quiser juntar também, como peças de um certo processo, é direito dele."
O mensalão foi o caso mais grave de corrupção no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Surgiu em 2005 com a acusação de pagamentos regulares, em dinheiro, para congressistas da base aliada ao Planalto. A denúncia foi apresentada ao STF em agosto de 2007. O processo tem 38 réus e cerca de 600 testemunhas. Por essa razão, alguns ministros do Supremo cogitaram usar o recesso do Judiciário em julho para o julgamento.
"Convocação extraordinária [em julho] pode ter. Requer que todos os ministros discutam [...]. A discussão está posta. Se essa decisão for tomada, será em sessão administrativa. É sessão pública, com a presença todas da imprensa. Todos os ministros vão se manifestar. E como em todo julgamento, isso é tomado por maioria de votos, se não houver unanimidade", diz Cármen Lúcia.
Sobre o tom beligerante entre os ministros Cezar Peluso e Joaquim Barbosa, que deram entrevistas se criticando mutuamente, Cármen Lúcia avalia "que não é bom em nenhuma instituição pública, nem privada". Como houve acusações muito fortes, ela diz que a pessoa que fez as críticas "depois se explique ou se manifeste melhor".
Liberal, a nova presidente do TSE defende que seja "repensado" os 60 dias anuais de férias dos juízes e que os magistrados parem de aceitar patrocínio privado para seus congressos e seminários. Ambas as propostas sofrem grande resistência corporativa no Judiciário.
Cármen Lúcia também acha ruim o chamado foro privilegiado, que dá a autoridades o direito de serem julgadas por cortes superiores. "Quanto mais igual for todo o cidadão, melhor", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário