Desde a última terça-feira,08, uma equipe de Oficiais do Exército Brasileiro, responsável pela execução da Operação Carros-pipa em nossa região, está em Nova Russas, e juntamente com o Coordenador da Defesa Civil do Município, Adriano Pereira, estão distribuindo os cartões de abastecimento às famílias que serão beneficiadas com a distribuição de água potável, visando diminuir o sofrimento destas famílias, causado pelo quarto ano de seca que se abate sobre o Estado do Ceará.
Segundo Adriano Pereira, as rotas serão concluídas nesta quinta-feira,10, e dentre em breve, será iniciado o trabalho de distribuição D'água.
COMO FUNCIONA A OPERAÇÃO?
A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela estiagem ou seca. A ação é executada pelo Governo Federal através do Exército Brasileiro e Estado do Ceará através da Defesa Civil (SUDEC) em parceria com os municípios.
A Operação Carros-pipa (OCP) Federal funciona através da mútua cooperação técnica e financeira entre os Ministérios da Integração Nacional e o Ministério da Defesa para a distribuição emergencial de água potável, prioritariamente às populações rurais atingidas por estiagem e seca na região do semiárido nordestino e região norte dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.
A solicitação de atendimento pela Operação Carro-pipa é feita à Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração. A demanda é encaminhada ao Exército, que faz uma avaliação técnica em conjunto com a prefeitura municipal. Constatada a necessidade, o município é incluído na operação e passa a receber água por meio dos carros-pipa contratados pelo Governo Federal.
Conforme o art.10, inciso III, da Portaria Interministerial nº1/MI/MD, de 25 de julho de 2012 , para que o município seja incluso na Operação -Carro Pipa (OCP) Federal é necessário que seu decreto municipal de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública seja reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) através de Portaria Federal, conforme INSTRUCAO NORMATIVA Nº 001 de 24 de agosto de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário