Radialista Denes Lima

A Voz do Sertão! O Portal da Informação!

CONTATO/REDAÇÃO: (88) 9.9934-9091

Para sugestões de matérias, denúncias, etc.

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA
ESPAÇO NUTRINDO VIDAS EM NOVA RUSSAS

Câmara de Nova Russas aprova projeto que concede desconto de até 70% em multas de trânsito

Câmara de Nova Russas aprova projeto que concede desconto de até 70% em multas de trânsito

 

A Câmara Municipal de Nova Russas aprovou, nesta quarta-feira (26/11), durante sessão ordinária, o Projeto de Lei n.º 048/25, de autoria do Executivo, que concede descontos em multas de trânsito aplicadas pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) referentes a infrações cometidas até 31 de dezembro de 2024.

A proposta, assinada pelo prefeito em exercício, Anderson Pedrosa, autoriza redução de 70% do valor total das multas, limitada a 1.000 Ufirces por veículo — o equivalente a cerca de R$ 6 mil. O benefício vale tanto para débitos inscritos quanto não inscritos em Dívida Ativa.

Para aderir ao programa, o proprietário deverá pagar 30% do débito à vista, medida que busca estimular a adimplência, facilitar a regularização dos veículos e recuperar créditos antigos considerados de difícil cobrança.

Os interessados devem procurar o Demutran de Nova Russas, localizado na Rua Antônio Gonçalves Rosa, bairro Universidade, ao lado da Secretaria de Assistência Social.

No local será formalizado o termo de confissão de dívida, documento irretratável que impede a transferência de propriedade do veículo até a quitação total do valor devido.

Segundo justificativa enviada pelo prefeito José Anderson Pedrosa Magalhães, a iniciativa tem caráter de interesse público, atende à Lei de Responsabilidade Fiscal e leva em consideração o cenário socioeconômico do município, no qual muitos proprietários encontram dificuldades para quitar dívidas acumuladas.

Após a formalização, o Demutran encaminhará as informações ao Detran-CE para emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

O projeto estabelece que a remissão não se aplica a multas já pagas antes da publicação da lei e não autoriza devoluções. 

A norma terá vigência imediata após publicação e valerá até 31 de dezembro de 2025, revogando legislação anterior sobre o tema.