José Paulo Graciotti
Um
dos fluxos de recursos na economia refere-se à prestação de serviços e
os serviços jurídicos. De um lado existem pessoas
ou grupo de pessoas (formando escritórios de advocacia ou
departamentos) detentoras desse conhecimento jurídico/legal; e do outro,
pessoas, empresas e negócios carentes de orientação jurídica para
elaboração de suas necessidades.
O
patrimônio de um prestador de serviço jurídico é representado pelas
pessoas que o compõe e seus respectivos conhecimentos
e experiências acumuladas, de modo que esse “ativo” desce o elevador
(ou escadas) e vai para casa todos os dias no final do expediente,
tornando zero o seu valor caso esse “ativo” não retorne na manhã
seguinte!
Desta
forma considero que os quatro pilares de um prestador de serviços são:
seus talentos, representados por sua equipe de
advogados (incluindo os sócios); as informações e dados coletados,
armazenados, indexados e utilizáveis, gerando o conhecimento explícito e
tácito; a tecnologia embarcada nesse ambiente possibilitando a conexão
entre os pilares anteriores e, por fim, a coordenação
geral de tudo isso criando foco e direcionando os esforços em direção
ao resultado.
Os
consumidores de serviços jurídicos estão inseridos no mercado como um
todo e seguem suas tendências esperando dos prestadores
alta qualidade, excelente prestação de serviços e preços competitivos,
gerando nestes últimos a necessidade de se adaptarem ou reinventarem
adotando o mantra de “fazer mais com/por menos”.
A metáfora, por mim adotada, é a de um tabuleiro de xadrez na gestão de um escritório de advocacia, onde a simples movimentação
de um peão pode desencadear uma alteração estratégica que resultará num xeque mate de um ou de outro lado.
Para exemplificar as componentes principais de cada pilar e a interação entre elas, temos:
·
A principal interação entre o pilar da Informação
(governança) e o pilar da Coordenação (representado pelos sócios e gestores) origina a gestão
estratégica.
·
A principal interação entre o pilar da Tecnologia
(representado por todos os sistemas instalados) e o da Informação origina a eficiência, com a utilização correta e rápida dessas informações.
·
A principal interação entre o pilar dos Talentos
(representado pela equipe e sua formação técnica) e o pilar da Tecnologia e da Informação
(representados pelo acesso às informações e ao conhecimento acumulado) origina a qualidade
do trabalho executado.
·
E a principal interação entre o pilar da Coordenação
(representado pelos sócios e/ou gestores) e o pilar de Talentos origina a elaboração
correta e tempestiva dos trabalhos.
O
resultado final produz o que o mercado deseja: um trabalho de qualidade
associado a uma excelente prestação de serviços executado
tempestivamente e com o uso
correto de recursos, agregando valor ao cliente com preços
competitivos.
*José Paulo Graciotti é autor do livro
“Governança Estratégica para escritórios de Advocacia”,
sócio da
Graciotti Assessoria Empresarial, membro da ILTA– International Legal
Technology Association e da ALA – Association of Legal Administrators.
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