ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

sábado, 29 de junho de 2024

Homicídios, furto, apreensão de armas e drogas e outras ocorrências são registradas no plantão policial de Nova Russas e região

 

Cadeirante é executado a bala após ter residência invadida em Boa Viagem

Um brutal homicídio foi registrado na tarde de quarta-feira, 26, na cidade de Boa Viagem, Ceará. Por volta das 13h, a composição policial da viatura 4922 foi acionada via Copom para atender a uma ocorrência de homicídio por arma de fogo na Rua João Amaro Filho, no Bairro Vila Holanda.

Ao chegarem ao local, os policiais constataram a veracidade das informações. A vítima, identificada como Antônio Vilmar Ferreira Brito, conhecido como "Cambota", era cadeirante e irmão de um indivíduo conhecido como "Fofoca".

Testemunhas relataram que dois homens de cor branca e estatura mediana invadiram a residência, indo diretamente aos fundos da casa e perguntando pelo Antônio Vilmar.

Ao localizá-lo no banheiro, os agressores efetuaram vários disparos de arma de fogo, matando-o instantaneamente. Após o crime, os suspeitos fugiram em uma motocicleta Titan de cor branca.

Profissionais de saúde do hospital municipal estiveram no local e confirmaram o óbito. A perícia forense também foi acionada e preliminarmente constatou que a vítima foi atingida por 11 disparos: 3 nas costas, 7 na nuca e 1 na coxa direita. Foram recolhidas 11 cápsulas deflagradas de pistola calibre 9mm.

Equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do BPRAIO realizaram diligências na tentativa de localizar e prender os suspeitos, mas até o momento, não obtiveram êxito.

Antônio Vilmar Ferreira Brito, 37 anos, residia na Rua João Amaro Filho, Bairro Vila Holanda. Registros policiais indicam que a vítima possuía antecedentes criminais, incluindo duas infrações ao artigo 33 da Lei de Entorpecentes, uma infração ao artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, e uma infração ao artigo 329 do Código Penal Brasileiro.

As investigações continuam para esclarecer a motivação do crime e identificar os responsáveis pelo homicídio.

Vítima de espancamento em Santa Quitéria morre em Sobral; Polícia investiga o caso

Faleceu na tarde de quarta-feira (26/06), na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Evanildo Barbosa Paiva, de 53 anos. Ele foi encontrado na semana passada com sinais de violência dentro de sua residência, localizada no centro de Santa Quitéria, e não resistiu à gravidade das lesões.

O corpo foi encaminhado à Perícia Forense, que produziu um laudo para auxiliar a Polícia Civil no esclarecimento da causa da morte. Ele foi encontrado desacordado no corredor do imóvel, apresentando indícios de espancamento.

As diligências continuam em busca de mais informações sobre o ocorrido, que causou grande consternação entre familiares, amigos e a comunidade quiteriense.

Servente é executado a bala no Bairro Ararinha, em Varjota

Mais um crime de execução a bala foi registrado no município de Varjota, aumentando as estatísticas de violência na região. Na madrugada desta quinta-feira, 27, populares relataram ter ouvido disparos no Bairro Ararinha. Ao chegarem ao local, as autoridades encontraram o corpo de um homem com várias perfurações no rosto, já em óbito.

A vítima foi identificada como Maxwell Oliveira do Nascimento, 23 anos, servente de pedreiro, residia na Rua Antônio Florêncio de Araújo, no mesmo bairro onde foi encontrado morto.

O corpo de Maxwell foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Sobral para os procedimentos de praxe. No entanto, a autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. As autoridades estão conduzindo investigações para esclarecer o caso e identificar os responsáveis pela execução.

Este homicídio marca o sexto assassinato registrado no mês de junho na área de atuação do 7° Batalhão de Polícia Militar (BPM).

A polícia reforça o pedido para que a população colabore com informações que possam ajudar na elucidação deste e de outros crimes, garantindo o anonimato dos denunciantes.

A população de Varjota segue abalada com a frequência de tais ocorrências.

Furto de energia é registrado em Santa Quitéria

Um caso de furto de energia elétrica foi registrado na manhã desta quinta-feira no distrito de Lisieux, em Santa Quitéria. Por volta das 09h00, a composição policial de Lisieux foi acionada por uma equipe da ENEL, que constatou um provável furto de energia na localidade.

O acusado, Raimundo Silvio Araújo Pinto, 45 anos, comerciante, residente na Fazenda Nova, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Canindé, sendo aberto um inquérito por portaria antes de ser liberado.

A vítima do furto foi a ENEL, representada por Adriano Tomaz da Silva, seu representante legal, e Derivando Gonçalves de Sousa, prestador de serviço. A ação rápida da equipe de fiscalização da ENEL e das autoridades policiais resultou na identificação e condução do suspeito.

Polícia cumpre mandado judicial contra indivíduo acusado de homicídio em Pires Ferreira

Na manhã desta quinta-feira (27/06), a Polícia Civil do Ceará, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Ipu, deu cumprimento ao mandado de apreensão de um jovem acusado de ser o autor de um homicídio que ocorreu em 17 de outubro de 2023 na cidade de Pires Ferreira (CE).

De acordo com a Polícia, na época do crime, o acusado ainda era adolescente, o que levou a representação por sua apreensão pelo Delegado de Polícia.

O crime, que aconteceu na Rua Domingos de Matos, em um local conhecido como “Morro do Urubu”, vitimou o jovem de 28 anos enquanto dormia na casa de seus avós. De acordo com a Polícia Militar, dois indivíduos em uma motocicleta chegaram ao local e dispararam cerca de 15 tiros contra a vítima.

Força Tática e RAIO apreendem veículo clonado em Nova Russas

Na manhã desta quinta-feira, 27, por volta das 09h00, as equipes da Força Tática de Nova Russas, com o apoio do RAIO, receberam informações sobre uma moto Honda NXR/150 Bros ES, de placa NNR9419, que estava circulando na cidade com suspeita de ser clonada.

Após diligências e investigações, os policiais receberam uma denúncia anônima que indicava a localização do veículo. A moto foi encontrada abandonada na zona rural de Nova Russas, próximo ao Distrito de Espacinha. Durante a inspeção, foram constatados indícios claros de adulteração e clonagem do veículo.

A moto foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Nova Russas para a realização dos procedimentos cabíveis e uma investigação mais aprofundada.

As autoridades continuam a encorajar a população a fornecer informações que possam ajudar na identificação e apreensão de veículos clonados ou qualquer atividade suspeita, assegurando o anonimato dos denunciantes.

Força Tática e Cotar apreendem mais de 50 quilos de maconha em ônibus na cidade de Nova Russas

No início da tarde desta quinta-feira, uma operação conjunta das equipes da Força Tática (FT) de Nova Russas e Crateús resultou na apreensão de 50 tabletes de maconha, totalizando 50,827 kg. A ação foi coordenada pelo Capitão Erivaldo, comandante da 2ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar do Ceará (PMCE).

A operação teve início após a Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) repassar informações sobre um indivíduo identificado como Denílson Bezerra de Sousa Mendes, conhecido como "PDK", de 26 anos, residente na Rua Pedro Paiva, Centro de Reriutaba.

Segundo as informações da polícia, "PDK", que possui vários antecedentes criminais, incluindo tráfico de drogas, estava vindo do Rio de Janeiro com destino ao município de Varjota em um ônibus de turismo da empresa Gado Bravo Turismo, com placa HMA 9B97.

A abordagem foi realizada nas proximidades da rodoviária de Nova Russas, na Rua Joaquim Lopes Pedrosa, por volta das 12h00. Durante a inspeção, os policiais encontraram a grande quantidade de maconha escondida em bolsas pertencentes ao indivíduo. A operação contou com o apoio do Comando Tático Rural (Cotar) na averiguação do veículo.

O ônibus foi interceptado graças ao trabalho de inteligência e monitoramento das rotas de tráfico, que indicavam a possibilidade de transporte de substâncias ilícitas na região. O Capitão Erivaldo destacou a importância da operação para o combate ao tráfico de drogas e elogiou o empenho de sua equipe em garantir a segurança da população.

"A apreensão representa um duro golpe nas atividades criminosas que utilizam rotas clandestinas para distribuir drogas pelo país", afirmou o Capitão Erivaldo. De acordo com a apuração inicial, o entorpecente seria distribuído no município de Varjota.

As autoridades continuam as investigações para identificar e capturar todos os envolvidos na operação de tráfico. Denílson Bezerra de Sousa Mendes, foi conduzido para a Delegacia Regional de Crateús após o flagrante e, em seguida, levado para o centro de triagem de Novo Oriente. A droga apreendida foi encaminhada para Fortaleza para os procedimentos legais.

RAIO de Ipueiras efetua prisão por Tráfico de Drogas em Ararendá

Na noite desta quinta-feira, por volta das 18h30, a equipe da VTR 123 do RAIO Ipueiras realizou uma prisão por tráfico de drogas na zona rural de Ararendá, próximo à localidade de Barriguda. Durante patrulhamento, os policiais avistaram um indivíduo a pé que, ao perceber a viatura, jogou um envolto no matagal.

A equipe rapidamente abordou o suspeito e, após uma busca pelo entorno, encontrou o invólucro arremessado, que continha uma substância análoga a maconha.

Ao ser questionado, o indivíduo confessou que o material ilícito era de sua propriedade e que planejava comercializar o entorpecente em sua residência na cidade de Ararendá.

O acusado, Paulo Henrique de Sousa Nascimento, 21 anos, residente no Centro de Ararendá, recebeu voz de prisão no local. Ele foi conduzido à 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Crateús, sendo autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, conforme o artigo 33 da Lei de Entorpecentes. A substância apreendida foi confirmada como 221 gramas de maconha.

BPRAIO apreende armas, drogas e munições em Novo Oriente

Na noite desta quinta-feira, por volta das 19h50, policiais militares do BPRAIO de Novo Oriente, sob o comando do Capitão Vilar, realizaram uma operação que resultou na apreensão de armas, drogas e munições. A ação ocorreu na Rua Princesa Isabel, Bairro Vila Feliz, após uma denúncia de que uma residência estava sendo utilizada como ponto de venda de drogas.

Ao chegarem no local, os policiais avistaram um indivíduo que, ao perceber a presença das autoridades, fugiu pelos fundos da residência, abandonando uma mochila em um terreno baldio atrás da casa. Dentro da mochila, foram encontrados:

  • Uma pistola calibre .40 da Polícia Civil do Estado do Piauí, com um carregador;
  • 24 munições calibre .40 intactas;
  • 20,4 gramas de maconha;
  • 8,2 gramas de cocaína.

Além disso, próximo ao muro da residência, foi encontrado um revólver INOX calibre 38 com 6 munições intactas. A operação também resultou na apreensão de várias outras munições intactas, uma balança de precisão, mais drogas (cocaína e maconha) e outros itens ilícitos.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Regional da Polícia Civil de Crateús, para os procedimentos cabíveis.

Quatro homens de Tamboril réus por homicídio, são condenados durante julgamento em Crateús

Em um julgamento que durou mais de 12 horas, realizado no fórum da comarca de Crateús, quatro homens do município de Tamboril foram condenados a um total de mais de 113 anos de prisão pelo assassinato do comerciante Josemar Ferreira da Silva, conhecido como Doda. O crime ocorreu em 21 de abril de 2022, no Centro de Tamboril.

Os réus condenados são:

1.  Francisco Ferdinando Matos de Sousa (Ferdinando), residente na Rua do Estádio, Bairro Monte Castelo - Tamboril.

o    Pena: 6 anos, 4 meses e 15 dias pelo homicídio e 2 anos e 6 meses por pertencer a uma organização criminosa.

2.  Francisco Joelson Rodrigues Santos (Favela), no residente Distrito de Açudinho - Tamboril.

o    Pena: 17 anos e 3 meses pelo homicídio e 4 anos, 6 meses e 10 dias por pertencer a uma organização criminosa.

3.  Francisco José da Silva Calaça (Chico da Macaca), residente na cidade de Tamboril.

o    Pena: 23 anos e 3 meses pelo homicídio e 5 anos, 5 meses e 7 dias por pertencer a uma organização criminosa.

o    Total da pena: 28 anos, 8 meses e 7 dias.

4.  Alefe Rodrigues dos Santos Mendes, residente na Rua das Pedrinhas - Tamboril.

o    Pena: 25 anos e 6 meses pelo homicídio e 7 anos, 7 meses e 15 dias por pertencer a uma organização criminosa.

O julgamento, presidido pelo juiz Dr. Felipe Fiene, iniciou às 9h e terminou por volta das 21h. O Ministério Público, representado pelo promotor Dr. Ivan, solicitou o desaforamento do julgamento para Crateús por questões de segurança. A defesa dos réus foi conduzida pelos advogados Dr. Átila Bezerra, Dra. Bruna Pedrosa e o defensor público.

Durante o julgamento, foi decidido que nenhum jurado seria oriundo de Tamboril, a fim de assegurar um processo justo e imparcial. Três dos quatro réus – Ferdinando, Favela e Alefe – já estavam presos e foram levados de volta ao presídio na cidade de Pacatuba após o veredicto. Francisco José da Silva Calaça, conhecido como Chico da Macaca, que se encontra foragido, participou do julgamento de forma virtual/online.

O caso envolveu uma série de crimes, incluindo a execução do comerciante Doda dentro de seu próprio restaurante no Centro de Tamboril, em um ato que chocou a população. As condenações refletem a gravidade dos crimes cometidos e a determinação da justiça em punir os responsáveis.

A operação destaca a efetividade das ações judiciais na região e a cooperação entre as forças de segurança para garantir que crimes tão graves não fiquem impunes.

A busca por Francisco José da Silva Calaça continua, com as autoridades empenhadas em capturá-lo para cumprir sua sentença.

PRF prende mandante da chacina em Viçosa do Ceará, no Mato Grosso do Sul

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na tarde desta quinta-feira (27), o mandante da chacina em Viçosa do Ceará, no Mato Grosso do Sul.

O homem, com identidade ainda não revelada, estava em um veículo modelo Honda Fit e foi abordado na cidade de Jaraguari, km 530, da BR-163.

A captura aconteceu por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-CE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Mato Grosso do Sul.

O homem é apontado como um dos responsáveis pelo massacre na cidade de Viçosa do Ceará que deixou oito mortos, na última quinta-feira (20).

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Sobral, Granja, Nova Russas e Fortim são destaque na gestão municipal, conforme dados do Anuário do Ceará

MTur destina R$ 5 milhões para construção de centro de eventos em Nova  Russas (CE) — Ministério do Turismo

Sobral, Granja, Nova Russas e Fortim são destaque no Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM) publicado no Anuário do Ceará edição 2024-2025.

Os municípios ocupam a primeira posição em seus respectivos grupos populacionais. A listagem estabelece os melhores desempenhos administrativos entre os municípios cearenses.

A determinação do índice segue 13 indicadores, divididos em quatro dimensões: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência.

O cálculo do ICGM corresponde à média aritmética desses indicadores a partir de valores padronizados que variam de 0 a 1. Assim, quanto mais próximo de um, melhor a gestão do município.

A contagem de dados para o ICGM é feita a partir da colaboração entre o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e o Anuário do Ceará. Os municípios são divididos em quatro grupos, a partir de recortes populacionais.

Dentro dos quatro agrupamentos, Sobral lidera o primeiro grupo populacional, que contempla municípios com população acima de 100 mil habitantes.

Abaixo dessa cidade, estão, respectivamente, Crato e Itapipoca. No mesmo grupo, estão nas últimas colocações Maranguape, Maracanaú e Juazeiro do Norte.

O segundo grupo é formado por cidades com população acima de 50 mil habitantes e menor que 100 mil. Granja ocupa o topo dessa lista, em seguida ficam Tauá e Aracati, respectivamente. Ficam por último Iguatu, em 27º lugar Pacatuba, em 28º, e Tianguá, em 29º.

Já o terceiro agrupamento é composto por 60 municípios com população acima de 20 mil habitantes e menor que 50 mil. Com Novas Russas na primeira posição, Novo Oriente aparece em seguida. Depois, Jaguaribe. Nas últimas posições, Amontada, Itapajé e Missão Velha ficam em 58º lugar, 59º e 60º.

Enquanto isso, o quarto grupo conta com 87 localidades com até 20 mil habitantes. Fortim assume o primeiro lugar, na sequência aparecem Ibicuitinga e Jaguaretama, em segundo e terceiro lugares. Ao final da lista desse grupo, estão Santana do Cariri, Umirim e Acarape, em ordem crescente na posição.

O diretor-geral do Ipece, Alfredo José Pessoa de Oliveira, destaca que a importância desse levantamento é "realizar uma análise comparativa dos municípios cearenses, através da qualidade de gestão pública". Além disso, "propor subsidiar, com evidências, a gestão pública para a tomada de decisão em políticas e promover uma competitividade saudável entre os municípios".

Outro fator apontado por Alfredo como resultado da pesquisa é justamente "estimular uma maior integração entre o Governo e a sociedade". "Os resultados do ICGM podem subsidiar, com evidências, a gestão pública para a tomada de decisão em políticas e consequente melhora no desempenho de gestão. Há ainda a competitividade, no nosso entender saudável, entre os municípios. Gera-se uma perspectiva de melhora nos anos futuros a partir da preocupação dos gestores com a performance dos indicadores", resume o diretor.

Para Alfredo, "o anuário é um importante instrumento para publicizar o indicador, visibilizar o Ipece e a preocupação do Estado do Ceará com a gestão pública, orientando gestores na tomada de decisões de políticas públicas".

 

O Povo