Uma pesquisa eleitoral realizada entre os dias 24 e 27 de setembro no Ceará pelo Instituto Opinião indica que o deputado federal Júnior Mano (PSB) é um dos principais favoritos na disputa por uma das duas vagas ao Senado em 2026.
No cenário estimulado, onde os nomes são apresentados com seus apoiadores, Júnior Mano lidera com 30% das intenções de voto, seguido por José Guimarães com 23%.
O levantamento, que ouviu 1.530 eleitores com margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
Os dois candidatos contariam com o apoio do senador Cid Gomes (PSB), do presidente Lula (PT), do ministro da Educação Camilo Santana (PT) e do governador Elmano de Freitas (PT).
Na terceira posição aparece o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira (sem partido), com 18%, que receberia ainda o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PSB).
O primeiro nome da oposição é o deputado estadual Pastor Alcides Fernandes (PL), com 13%, que teria o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) e do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio.
Outros nomes da base governista com porcentagem significativa incluem Eunício Oliveira (MDB) com 13%, Chiquinho Feitosa (Republicanos) com 12% e Romeu Aldigueri (PSB) com 12%.
Pela oposição, após Pastor Alcides, destaca-se a vereadora de Fortaleza Priscila Costa (PL) com 12%, à frente de Capitão Wagner (União Brasil) com 11% e Roberto Cláudio com 10%.
No cenário espontâneo, onde os nomes não são apresentados aos entrevistados, Júnior Mano mantém a liderança com 12%, seguido por José Guimarães com 9%.
Chagas Vieira aparece em terceiro com 8%, enquanto Roberto Cláudio, Eunício Oliveira, Capitão Wagner, Chiquinho Feitosa e Romeu Aldigueri empatam com 7% cada.
A pesquisa revela um eleitorado ainda em formação, com 13% de votos em branco/nulos e 7% que não souberam ou não opinaram no cenário estimulado.
No espontâneo, esses índices caem para 5% e 4%, respectivamente, indicando que a campanha eleitoral continua em fase inicial de definição.